MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
GEOGRAFIA – 9º
ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E
SEUS DESCRITORES
|
|
I – GEOGRAFIAS DO COTIDIANO
|
|
D1
|
Comparar paisagem urbana e rural a partir da
observação de imagens de diferentes tempos.
|
D2
|
Identificar nas paisagens urbanas e rurais suas
oportunidades de trabalho, lazer e cultura.
|
D3
|
Identificar os tipos de relações sociais
existentes no território considerando estratégias de segregação e exclusão
das populações marginalizadas.
|
D4
|
Reconhecer impactos ambientais produzidos pela
relação sociedade e natureza nos cotidianos urbano e rural.
|
D5
|
Identificar as redes que possibilitam a circulação
de informações, mercadorias e pessoas no mundo linhada a Revolução
tecno-científica.
|
D6
|
Identificar o IDH local e/ou regional considerando
o uso e a apropriação do espaço.
|
II- A SOCIODIVERSIDADE DAS
PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO-CULTURAIS
|
|
D7
|
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e
insustentável.
|
D8
|
Reconhecer a dinâmica cultural moldada em
diferentes paisagens no Brasil e no mundo.
|
D9
|
Identificar o impacto das transformações culturais
nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
|
D10
|
Reconhecer e localizar o patrimônio histórico,
cultural e natural brasileiro.
|
D11
|
Compreender a dinâmica da população brasileira e
mundial.
|
D12
|
Identificar os elementos da natureza em seus
aspectos geológicos e geomorfológicos e hidrológicos.
|
D13
|
Reconhecer os aspectos principais dos diferentes
tipos de clima no Brasil e no mundo.
|
III – GLOBALIZAÇÃO E
REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
|
|
D14
|
Identificar as diferentes formas de regionalização
do especo mundial e brasileiro.
|
D15
|
Relacionar a “Antiga” e a Nova Ordem Mundial na
lógica da globalização e da fragmentação.
|
D16
|
Localizar conflitos mundiais, movimentos
separatistas, étnicos e religiosos.
|
D17
|
Identificar os avanços técnicos da Terceira
Revolução Industrial (técnico-científica).
|
D18
|
Identificar as formas de organização industrial
desde a Segunda Revolução Industrial até os dias atuais.
|
D19
|
Identificar as crises e conflitos de fronteiras,
relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o
processo de fragmentação mundial.
|
D20
|
Ler e interpretar documentos que discutem os
impactos da globalização no espaço geográfico.
|
IV – MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
PLANETÁRIA
|
|
D21
|
Reconhecer e comparar os padrões culturais de
consumo estabelecidos pela globalização em detrimento às identidades
regionais.
|
D22
|
Reconhecer as diferentes técnicas de produção de
alimentos e seus impactos no espaço geográfico.
|
D23
|
Relacionar o consumo da natureza e a
sustentabilidade ambiental.
|
D24
|
Reconhecer na Agenda XXI a importância de suas
diretrizes na construção de sociedades sustentáveis.
|
D25
|
Compreender a relação entre padrão de consumo,
desequilíbrio dos ecossistemas e problemas ambientais contemporâneos.
|
D26
|
Reconhecer a importância da Conferência das Nações
Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na difusão da temática
ambiental em nível planetário.
|
D27
|
Identificar políticas públicas que compõem o
Programa Nacional da Biodiversidade.
|
V- CARTOGRAFIA
|
|
D28
|
Identificar em diferentes tipos de mapa seus
elementos (legenda, escala, orientação, fonte, título).
|
D29
|
Localizar fenômenos naturais, socioeconômicos e
culturais em diferentes tipos de mapas.
|
D30
|
Reconhecer a ocorrência de um fenômeno no espaço à
partir dos mecanismos de orientação (rosa dos ventos, bússola, GPS,
coordenadas geográficas).
|
D31
|
Interpretar em gráficos e tabelas diferentes
fenômenos geográficos.
|
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Matriz de referência de Geografia..PIP II Descritores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Professora, existe algum site oficial com todos os descritores de Geografia? De onde tirastes estes? O que significam as letras (O) e (B) do lado dos descritores que encontramos em outros sites? Obrigado
ResponderExcluiresseas matrizes são apenas para 9 ano
ResponderExcluir