domingo, 20 de maio de 2012
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Matriz de referência de História...PIP II Descritores
MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
HISTÓRIA – 9º ANO ENSINO
FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
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I - HISTÓRIA DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL
E MIGRAÇÕES(étnica, cultural e social
e Migrações em Minas Gerais e Brasil)
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D1
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Compreender a importância do estudo da História para
a formação cidadã.
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D2
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Identificar a diversidade populacional brasileira
através dos processos migratórios, conceituando cultura, mestiçagem,
hibridismo e suas manifestações.
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D3
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Distinguir História e Pré-Hstória e a origem dos
diferentes povoadores, sua evolução e diversidade.
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D4
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Identificar as características da colonização na
América e as bases do capitalismo industrial.
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D5
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Identificar as especificidades dos povos indígenas
brasileiros à época da chegada dos europeus.
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D6
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Caracterizar a presença africana no Brasil colonial,
diferenciando o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na
América Portuguesa.
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D7
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Conceituar e identificar os processos da expansão
colonizadora portuguesa.
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D8
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Relacionar
as atividades econômicas internas e a acumulação de capital na Colônia: abastecimento interno, tráfico
negreiro, escravidão de índios e negros.
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D9
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Compreender o processo de implantação da
agromanufatura do açúcar no Nordeste brasileiro.
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D10
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Analisar a formação da sociedade brasileira,
estabelecendo relações entre as ações dos missionários católicos, escravidão
e poder local.
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D11
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Analisar as disputas sobre o território
sul-americano entre Portugal e outras potências européias no séc.XVIII por meio
dos principais tratados.
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D12
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Identificar a origem dos imigrantes que chegaram no
Brasil e em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.
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II - CONSTRUÇÃO
DO BRASIL: TERRITÓRIO, ESTADO E NAÇÃO
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D13
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Compreender a importância das revoluções
contemporâneas para a construção da cidadania no mundo e no Brasil.
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D14
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Analisar o sistema capitalista emergentes , o progresso científico-tecnológico e a nova
organização dos trabalhadores.
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D15
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Analisar as influências dos ideais liberais no
Brasil colonial.
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D16
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Analisar os antecedentes históricos da vinda da
família real portuguesa para o Brasil e as alterações políticas e sociais
ocorridas no território brasileiro.
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D17
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Caracterizar a Constituição Brasileira de 1824 e
suas implicações na sociedade brasileira.
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D18
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Analisar e caracterizar os conflitos políticos e
sociais no Brasil Imperial.
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D19
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Relacionar o fim do tráfico de escravos aos
interesses ingleses e as medidas favoráveis à abolição, tomadas pelo governo
brasileiro a partir de 1850.
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D20
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Compreender a educação no Brasil Império como
formadora de uma identidade nacional excludente e elitista.
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III - BRASIL, NAÇÃO REPUBLICANA
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D21
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Conceituar e compreender os termos oligarquia,
clientelismo, coronelismo e federalismo, relacionando-os ao regime
republicano brasileiro.
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D22
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Identificar as características da Constituição de
1891 e suas implicações.
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D23
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Estabelecer relação entre o ideal republicano,
modernidade e o processo de urbanização e industrialização no Brasil.
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D24
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Identificar os conflitos políticos e eleitorais na
República Velha.
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D25
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Identificar características dos movimentos sociais
na República Velha e as novas
ideologias partidárias no Brasil.
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IV - NAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA NO BRASIL
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D26
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Compreender o processo de crise do sistema
oligárquico brasileiro.
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D27
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Relacionar e caracterizar o governo autoritário de
Vargas aos regimes totalitários.
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D28
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Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial
e a industrialização no Brasil.
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D29
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Identeficar características do governo do presidente
Eurico Gaspar Dutra.
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D30
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Identificar características do governo JK.
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D31
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Identificar características do presidente Jânio
Quadros.
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D32
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Identificar características de regimes políticos e a
implantação da ditadura militar no Brasil.
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D33
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Identificar o quadro econômico e social no
Brasil durante a ditadura militar.
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D34
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Identificar características dos governos militares no Brasil.
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D35
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Reconhecer os avanços da cidadania expressos na
Constituição de 1988.
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D36
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Analisar as tensões e reinvidicações sociais no
Brasil atual.
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D37
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Relacionar os governos neoliberais da década de
1990.
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D38
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Analisar a atual conjuntura política e econômica
brasileira.
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