MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
HISTÓRIA – 9º ANO ENSINO
FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
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I - HISTÓRIA DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL
E MIGRAÇÕES(étnica, cultural e social
e Migrações em Minas Gerais e Brasil)
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D1
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Compreender a importância do estudo da História para
a formação cidadã.
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D2
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Identificar a diversidade populacional brasileira
através dos processos migratórios, conceituando cultura, mestiçagem,
hibridismo e suas manifestações.
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D3
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Distinguir História e Pré-Hstória e a origem dos
diferentes povoadores, sua evolução e diversidade.
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D4
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Identificar as características da colonização na
América e as bases do capitalismo industrial.
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D5
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Identificar as especificidades dos povos indígenas
brasileiros à época da chegada dos europeus.
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D6
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Caracterizar a presença africana no Brasil colonial,
diferenciando o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na
América Portuguesa.
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D7
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Conceituar e identificar os processos da expansão
colonizadora portuguesa.
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D8
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Relacionar
as atividades econômicas internas e a acumulação de capital na Colônia: abastecimento interno, tráfico
negreiro, escravidão de índios e negros.
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D9
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Compreender o processo de implantação da
agromanufatura do açúcar no Nordeste brasileiro.
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D10
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Analisar a formação da sociedade brasileira,
estabelecendo relações entre as ações dos missionários católicos, escravidão
e poder local.
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D11
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Analisar as disputas sobre o território
sul-americano entre Portugal e outras potências européias no séc.XVIII por meio
dos principais tratados.
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D12
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Identificar a origem dos imigrantes que chegaram no
Brasil e em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.
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II - CONSTRUÇÃO
DO BRASIL: TERRITÓRIO, ESTADO E NAÇÃO
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D13
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Compreender a importância das revoluções
contemporâneas para a construção da cidadania no mundo e no Brasil.
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D14
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Analisar o sistema capitalista emergentes , o progresso científico-tecnológico e a nova
organização dos trabalhadores.
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D15
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Analisar as influências dos ideais liberais no
Brasil colonial.
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D16
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Analisar os antecedentes históricos da vinda da
família real portuguesa para o Brasil e as alterações políticas e sociais
ocorridas no território brasileiro.
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D17
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Caracterizar a Constituição Brasileira de 1824 e
suas implicações na sociedade brasileira.
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D18
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Analisar e caracterizar os conflitos políticos e
sociais no Brasil Imperial.
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D19
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Relacionar o fim do tráfico de escravos aos
interesses ingleses e as medidas favoráveis à abolição, tomadas pelo governo
brasileiro a partir de 1850.
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D20
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Compreender a educação no Brasil Império como
formadora de uma identidade nacional excludente e elitista.
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III - BRASIL, NAÇÃO REPUBLICANA
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D21
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Conceituar e compreender os termos oligarquia,
clientelismo, coronelismo e federalismo, relacionando-os ao regime
republicano brasileiro.
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D22
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Identificar as características da Constituição de
1891 e suas implicações.
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D23
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Estabelecer relação entre o ideal republicano,
modernidade e o processo de urbanização e industrialização no Brasil.
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D24
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Identificar os conflitos políticos e eleitorais na
República Velha.
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D25
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Identificar características dos movimentos sociais
na República Velha e as novas
ideologias partidárias no Brasil.
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IV - NAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA NO BRASIL
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D26
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Compreender o processo de crise do sistema
oligárquico brasileiro.
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D27
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Relacionar e caracterizar o governo autoritário de
Vargas aos regimes totalitários.
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D28
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Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial
e a industrialização no Brasil.
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D29
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Identeficar características do governo do presidente
Eurico Gaspar Dutra.
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D30
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Identificar características do governo JK.
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D31
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Identificar características do presidente Jânio
Quadros.
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D32
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Identificar características de regimes políticos e a
implantação da ditadura militar no Brasil.
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D33
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Identificar o quadro econômico e social no
Brasil durante a ditadura militar.
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D34
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Identificar características dos governos militares no Brasil.
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D35
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Reconhecer os avanços da cidadania expressos na
Constituição de 1988.
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D36
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Analisar as tensões e reinvidicações sociais no
Brasil atual.
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D37
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Relacionar os governos neoliberais da década de
1990.
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D38
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Analisar a atual conjuntura política e econômica
brasileira.
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quarta-feira, 9 de maio de 2012
Matriz de referência de História...PIP II Descritores
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Adorei ter encontrado a matriz de referência de História em seu blog. Forte abraço
ResponderExcluirolá!! gostaria de saber quais os descritores de História devem ser trabalhados no Ensino Médio.
ResponderExcluirolá!! gostaria de saber quais os descritores de História devem ser trabalhados no Ensino Médio.
ResponderExcluirObrigada quanta informação que eu estava procurando.Adorei.
ResponderExcluirObrigado, foi de grande valia a minha atividade profissional, obrigado por participar em nossas aulas, com sua contribuição pedagogica.
ResponderExcluirKlepen Luis Silva de Freitas
Professor de história
Novo Santo Antônio-MT
Que bom! mas pensei que fosse postado também de geografia.
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