quarta-feira, 9 de maio de 2012

Matriz de referência de História...PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
HISTÓRIA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
I - HISTÓRIA DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E  MIGRAÇÕES(étnica, cultural e social e Migrações em Minas Gerais e Brasil)
D1
Compreender a importância do estudo da História para a formação cidadã.
D2
Identificar a diversidade populacional brasileira através dos processos migratórios, conceituando cultura, mestiçagem, hibridismo e suas manifestações.
D3
Distinguir História e Pré-Hstória e a origem dos diferentes povoadores, sua evolução e diversidade.
D4
Identificar as características da colonização na América e as bases do capitalismo industrial.
D5
Identificar as especificidades dos povos indígenas brasileiros à época da chegada dos europeus.
D6         
Caracterizar a presença africana no Brasil colonial, diferenciando o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na América Portuguesa.
D7
Conceituar e identificar os processos da expansão colonizadora portuguesa.
D8
Relacionar   as atividades econômicas internas e a acumulação de capital  na Colônia: abastecimento interno, tráfico negreiro, escravidão de índios e negros.  
D9
Compreender o processo de implantação da agromanufatura do açúcar no Nordeste brasileiro.
D10
Analisar a formação da sociedade brasileira, estabelecendo relações entre as ações dos missionários católicos, escravidão e poder local.
D11
Analisar as disputas sobre o território sul-americano entre Portugal e outras potências européias no séc.XVIII por meio dos principais tratados.
D12
Identificar a origem dos imigrantes que chegaram no Brasil e em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.
II - CONSTRUÇÃO  DO BRASIL: TERRITÓRIO, ESTADO E NAÇÃO
D13
Compreender a importância das revoluções contemporâneas para a construção da cidadania no mundo e no Brasil.
D14
Analisar o sistema capitalista emergentes , o  progresso científico-tecnológico e a nova organização dos trabalhadores.      
D15
Analisar as influências dos ideais liberais no Brasil colonial.
D16
Analisar os antecedentes históricos da vinda da família real portuguesa para o Brasil e as alterações políticas e sociais ocorridas no território brasileiro.
D17
Caracterizar a Constituição Brasileira de 1824 e suas implicações na sociedade brasileira.
D18
Analisar e caracterizar os conflitos políticos e sociais no Brasil Imperial.
D19
Relacionar o fim do tráfico de escravos aos interesses ingleses e as medidas favoráveis à abolição, tomadas pelo governo brasileiro a partir de 1850.
D20
Compreender a educação no Brasil Império como formadora de uma identidade nacional excludente e elitista.

III - BRASIL, NAÇÃO REPUBLICANA
D21
Conceituar e compreender os termos oligarquia, clientelismo, coronelismo e federalismo, relacionando-os ao regime republicano brasileiro.
D22
Identificar as características da Constituição de 1891 e suas implicações.
D23
Estabelecer relação entre o ideal republicano, modernidade e o processo de urbanização e industrialização no Brasil.
D24
Identificar os conflitos políticos e eleitorais na República Velha.
D25
Identificar características dos movimentos sociais na República  Velha e as novas ideologias partidárias no Brasil.
IV - NAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA NO BRASIL
D26
Compreender o processo de crise do sistema oligárquico brasileiro.
D27
Relacionar e caracterizar o governo autoritário de Vargas aos regimes totalitários.
D28
Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e a industrialização no Brasil.
D29
Identeficar características do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra.
D30
Identificar características do governo JK.
D31     
Identificar características do presidente Jânio Quadros.
D32
Identificar características de regimes políticos e a implantação da ditadura militar no Brasil.
D33
Identificar o quadro econômico e social no Brasil  durante a ditadura militar.
D34
Identificar características dos  governos militares no Brasil.
D35
Reconhecer os avanços da cidadania expressos na Constituição de 1988.
D36
Analisar as tensões e reinvidicações sociais no Brasil atual.
D37
Relacionar os governos neoliberais da década de 1990.
D38
Analisar a atual conjuntura política e econômica brasileira.

6 comentários:

  1. Adorei ter encontrado a matriz de referência de História em seu blog. Forte abraço

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  2. olá!! gostaria de saber quais os descritores de História devem ser trabalhados no Ensino Médio.

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  3. olá!! gostaria de saber quais os descritores de História devem ser trabalhados no Ensino Médio.

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  4. Obrigada quanta informação que eu estava procurando.Adorei.

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  5. Obrigado, foi de grande valia a minha atividade profissional, obrigado por participar em nossas aulas, com sua contribuição pedagogica.

    Klepen Luis Silva de Freitas
    Professor de história
    Novo Santo Antônio-MT

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  6. Que bom! mas pensei que fosse postado também de geografia.

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