quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Atividade de História 3º ano Ensino Médio

Tópico--XXV. O movimento negro no Brasil e branqueamento.



• Identificar as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
• Analisar e problematizar a idéia da existência de uma democracia racial no Brasil.
O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 30, com a Frente Negra Brasileira. Mas somente em 1978 nasceu o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisa e várias organizações não-governamentais.
Lei contra preconceito
A Lei Afonso Arinos (1951) considerava o preconceito racial uma contravenção e não um crime. Ou seja, ofender um negro não resultava em punição. Em 1989 a comunidade negra de São Paulo fez um enterro simbólico dessa lei e, no mesmo ano, foi aprovada a Lei Caó, que transformou o preconceito em crime. Hoje o Congresso Nacional está estudando uma proposta de lei apresentada pelo Movimento pelas Reparações dos Afro-descendentes (MPR), que propõe que o governo brasileiro indenize todos os 70 milhões de afro-descendentes no Brasil de hoje pelo crime cometido pela escravidão. Cada um receberia 102 mil reais. Comissões de direitos humanos e ONGs avaliam formas de obrigar o governo a investir esse dinheiro nas chamadas ações afirmativas, como cotas para negros em universidades, no mercado de trabalho e nos meios de comunicação.
Democracia Racial é um termo usado por alguns para descrever as relações raciais no Brasil. O termo denota a crença de que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial vista em outros países, mais especificamente, como nos Estados Unidos. Pesquisadores notam que a maioria dos brasileiros não se veem pelas lentes da discriminação racial, e não prejudicam ou promovem pessoas baseadas na raça. Graças a isso, enquanto a mobilidade social dos brasileiros pode ser reduzida por vários fatores, como sexo e classe social, a discriminação racial é considerada irrelevante.
O mito da democracia racial no Brasil
Pierson concluiu que praticamente não havia problemas raciais no Brasil. Harris, embora não comungasse da idéia de um "paraíso tropical", classificou a discriminação existente como de classe e não de raça. Assim, nessa visão, o indivíduo negro ocupava as posições mais baixas na estratificação social, não porque sofresse discriminação de raça, mas sim pela condição de pobreza de seus ancestrais.
Assim, segundo o autor, "só acidentalmente, e sem nenhuma relevância, existiria o fato de que o negro e o mulato concentram-se nas classes proletárias ou mais pobres do campo e da cidade, da pequena e da grande aglomeração urbana."
O ideal do embranquecimento, relata Hasenbalg , criou raízes profundas na sociedade brasileira, levando o próprio negro a sua autonegação. Expõe que a hierarquização das pessoas em termos de sua proximidade a uma aparência branca, ajudou a fazer com que indivíduos de pigmentação escura desprezassem a sua origem africana, cedendo assim a forte pressão do branqueamento, levando-os a fazer o melhor possível para parecerem mais brancos.
Clóvis Moura, apresentando uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no recenseamento de 1980, verificou que os não brancos, ao serem inquiridos sobre qual seria a sua cor, tiveram dificuldade em assumir sua condição de negros ou mestiços, surgindo nas respostas um total de cento e trinta e seis cores diferentes. Para Moura, tal resultado indica que o brasileiro foge da sua realidade étnica, procurando, através de simbolismos de fuga, situar-se o mais próximo do modelo tido como superior e levanta o seguinte questionamento: O que significa isto em um país que se diz uma democracia racial? Significa que, por mecanismos alienadores, a ideologia da elite dominadora introjetou em vastas camadas de não-brancos os seus valores fundamentais. Significa, também, que a nossa realidade étnica, ao contrário do que se diz, não iguala pela miscigenação, mas, pelo contrário, diferencia, hierarquiza e inferioriza socialmente de tal maneira que esses não-brancos procuram criar uma realidade simbólica onde se refugiam, tentando escapar da inferiorização que a sua cor expressa nesse tipo de sociedade..
Fatos alegados pelos críticos
Não é necessário grandes estudos para perceber quão desigual é a distribuição de oportunidades no Brasil, entretanto, quando se pretende uma análise científica sobre as questões sociais brasileiras, torna-se imprescindível que tal afirmação tenha respaldo em dados concretos.
No rol das desigualdades, os cidadãos da raça negra parecem estar entre os grandes prejudicados.Segundo dados do Censo de 2000 , promovido pelo IBGE, o Brasil possui 169,8 milhões de habitantes, dentre os quais 76,4 milhões são pessoas negras (pardos e pretos), o que corresponde a 45% dos habitantes, o que tem levado à afirmação de que o Brasil seria a segunda maior nação negra do mundo fora do Continente africano, como informa Jaccoud e Beghin, o que tem sido contestado pelo movimento mestiço que entende esta idéia despreza as populações mestiças (pardas) de regiões como a Amazônia, onde os caboclos formam a absoluta maioria dos pardos, e também a auto-identificação dos mestiços afrodescendentes.Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), constante na obra de Ricardo Henriques, um de seus pesquisadores, revelam que o Brasil possui um contigente de 53 milhões de pobres e 22 milhões de indigentes. Verificou-se que os negros em 1999 representavam 64% da população pobre e 69% da população indigente. Os brancos por sua vez, sendo 54% da população total brasileira, representavam somente 36% dos pobres e 31% dos indigentes.
Sistema de cotas entende-se como uma medida governamental que cria uma reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para determinados segmentos sociais. É considerada uma forma de ação afirmativa, segundo conceito surgido nos Estados Unidos na década de 1960. A elaboração do conceito.A superação das desigualdades socioecônomicas impõe-se como uma das metas de qualquer sociedade que aspira a uma maior equidade social. Em face aos problemas sociais, algumas alternativas são propostas para atenuação de desigualdades que mantém em condições díspares cidadãos de estratos distintos. Uma das alternativas propostas é o sistema de cotas que visaria a acelerar um processo de inclusão social de grupos à margem da sociedade.
O conceito de cotização de vagas aplica-se a populações específicas, geralmente por tempo determinado. Estas populações podem ser grupos étnicos ou "raciais", classes sociais, imigrantes, deficientes físicos, mulheres, idosos, dentre outros.A justificativa para o sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico depreciativo, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade.

Atividades:
1- Identifique as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
2- Existe realmente uma democracia racial no Brasil?
3- O que é a teoria do branqueamento?
4- O que é o sistema de cotas?
5- Onde existe o maior contingente de negros fará da África?
6-Qual é a porcentagem de negros no Brasil?
7-O que foi a lei Afonso Arinos?
8-O que foi a lei Caó?
9-O que seria uma democracia racial?
10- Quais são os principais problemas enfrentados pelo população negra no Brasil?
11-O que é o sistema de costa e que parcelas da população pode beneficiar?:

Atividade de História 2º ano Ensino Médio

Complementar 10—trabalho e indústria—2º ano E.Médio


1)Sobre a Revolução técnico científica ou 3ª Revolução industrial ,marque V ou F :
( )iniciou-se ligo após a II guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( )ocorreu na segunda metade do séc XX
( )aumenta o processo de produção nas indústrias provocando um enorme desemprego
( )desenvolveu-se a tecnologia de ponta e a robótica.
( )substituição da mão de obra)e aumentando o lucro dos donos dos meios de produção e das grandes empresas.
( )Uma das conseqüências dessa revolução é que a mão de obra migrou para o setor terciário,que requer mais estudo e conhecimento.
( )É caracterizada pelas indústrias avançadas, associadas a centros de pesquisa, formada pelos chamados "cérebros" (cientistas)- e marcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".-

2) Numere:
( 1 ) 1ª fase da R.Industrial.
( 2 ) 2ª fase da R.Industrial.
( 3 ) 3ª fase da R.Industrial.
( ) desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( ) tear mecânico; máquina a vapor; fundição do ferro; progressos na agricultura.
( ) dínamo; petróleo; motor de combustão interna; máquinas automáticas.

Marque x na resposta certa:
3-Sabendo que sistema técnico é o conjunto de meios instrumentais e sociais, que se realiza na vida social e, ao mesmo tempo, se produz e se cria o espaço geográfico.podemos dizer que todos os itens abaixo foram sistemas técnicos no Brasil e que o mais antigo meio de transformação do espaço foi:
( )pecuária ( ) cotonicultura ( ) extrativismo do pau- brasil ( ) agroindústria ( ) turismo.

4- Revolução tecnológica: o mundo passou por 3 revoluções tecnológicas: a primeira, foi a revolução industrial, baseada no recurso energético:-------------------------; a segunda baseada no -------------------- fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a -----------------------------baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da informação.
Respectivamente ,foram as bases das fases das 3 revoluções Industriais:
(a) carvão,petróleo e informatização(computadores)
(b) carvão, informatização(computadores) e petróleo
(c)petróleo ,carvão e informatização(computadores)

5-)Cruzadinha
3 R 
4 E
1 V
8 O
11 L
9 U
12 Ç
16 Ã
14 O

6  I
5  N
20 D
10 U
13 S
18 T
19 R
15 I
7   A - 
17  L

1- Na 1ª Revolução Industrial,---------------------e trens a vapor (facilitou o transporte de pessoas e cargas)
2- péssimas condições de trabalho- salários baixos e castigos físicos- caracterizavam o trabalho ------------
3-No Neocolonialismo ,os europeus dividem a -------------------------- entre si- Inicia-se uma época de violência e exploração em busca de matérias-primas e recursos vegetais.
4-A -----------------------------------chegou na frente e foi o 1º país a se industrializar.
O processo da industrialização exigiu:
5- desenvolvimento técnico e -------------------------------------
6- investimento de grandes --------------------------------.
7- fornecimento de--------------------------------------------
8- ----------------------------------------------------para os produtos transformados
A Revolução Industrial proporcionou:
9- a passagem da sociedade rural para a sociedade ---------------------------------
10- a mecanização da indústria e da --------------------------------------------
11- o desenvolvimento do sistema ------------------------------
12- o desenvolvimento dos transportes e -----------------------------------------------
13- a expansão do ----------------------------------------
Situação nas fábricas:
14-carga ----------------------------------- elevada.
15- ausência de ------------------------------------.
16- barulho e -----------------------------------
As reações dos trabalhadores foram:
17-O ------------------------------- -- os trabalhadores quebraram as máquinas.
18- Criaram as trade unions ,o que deu origem aos --------------------------(luta por direitos)-
19- Foi seguido o ------------------------------que dava direitos políticos para os trabalhadores .
20-A Revolução Industrial surgiu da necessidade de ----------------cada vez mais e mais rápido.

Poluição—ludismo----Capitalismo----Navios-—científico----infantil/feminino-—direitos----capitais-fabrli---África / Ásia---matéria prima---consumidores—Inglaterra---comunicações.---industrial---agricultura—horária---sindicatos—cartismo—produzir.

Meio técnico-científico –é a interdependência da ciência e da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo.Esse meio é marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo, migrações, tercerização e urbanização
6) De acordo com o texto acima podemos considerar como verdadeiras quais das alternativas abaixo?
(I) com a industrialização aumentou a urbanização.
(II ) com a industrialização diminuiu a necessidade de pessoas nas fabricas que robotizaram o trabalho.
(III ) a terceirização do trabalho é uma das conseqüências da Ver.Industrial
(IV)A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.
(v) Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.
(VI) A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas da Revolução Industrial.
São verdadeiras:
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I),(II) , (III) e(IV)
(c) Apenas (I),(II) , (III) e(V) (d ) ( I),(II) , (III) ,(IV),(V) e (VI)
Cercamentos das terras comunais, também chamados de Enclosures, na Inglaterra. Tal medida foi o cercamento de terras pertencentes aos camponeses, em prol da nobreza inglesa, que passou a, predominantemente, criar ovelhas. Isso foi duplamente importante para o avanço industrial inglês: primeiramente, oferecia a matéria prima necessária: a lã; Alem disso, deixou muitos camponeses desempregados, que então passaram a migrar para o meio urbano, onde constituiriam o proletariado do crescente número de fábricas.
7)De acordo com o texto é certo afirmar:
(I)Os cercamentos provocaram o êxodo rural porque expulsaram os camponeses da terra.
(II)Os cercamentos aumentaram a população urbana e favoreceram o crescimento das cidades.
(III) Os cercamentos favoreceram o surgimento de uma nova parcela da população _o proletariado_trabalhadores urbanos pobres -os operários.
(IV)Os cercamentos não tiveram muita importância no processo de industrialização.
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I) e(II) (c) Apenas (I),(II) e(IV) (d ) ( I),(II) , (III) e(IV)
O capitalismo industrial é uma nova fase do capitalismo, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caráter artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial. A maior fonte de riqueza era a propriedade dos meios de produção (fábricas e equipamentos) pelos capitalistas (aqueles que têm o capital, ou seja, o dinheiro para adquirir esses meios). Já a maior parte das outras pessoas da sociedade, que não tinham esses recursos, viam-se forçados a se empregar nas fábricas, vendendo seu trabalho em troca de um salário. Através do trabalho, os operários (também chamados de proletários) geram riqueza para os capitalistas. Estes, além de cobrir seus custos com a produção, também conseguem obter lucros. O capitalismo industrial, firmando-se como novo modo de vida, fez com que o trabalho assalariado se tornasse generalizado. O homem passou, assim, a comprar o trabalho de outro homem por meio de salário. A Revolução Industrial tornou mais intensa a competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender seus produtos no mundo, fazendo surgir um novo colonialismo no século XIX – o imperialismo.
8)Sobre o capitalismo Industrial podemos afirmar como verdadeiras:
( I) A maior fonte de riqueza era a propriedade dos meios de produção (fábricas e equipamentos) pelos capitalistas.
(II) Os trabalhadores passaram a vender sua força de trabalho em troca de um salário.E o trabalho assalariado ultrapassou o trabalho escravo por causa da necessidade de consumidores.
(III) A competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender fez surgir o imperialismo._dominação econômica de um país pelo outro.
(IV) O capitalismo mercantil foi baseado na exploração comercial de outros países e o industrial ajudou os outros países a se industrializar para que tivessem concorrência para seus produtos.
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I) e(II) (c) Apenas (I),(II) e(IV) (d ) ( I),(II) , (III) e(IV)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Atividade de Geografia-E.Fundamental 8° ano

Tópico- 11 Regionalização e mercados
11.1. Compreender as formas de regionalizar o mundo, analisando os principais critérios de classificações.

11.2. Reconhecer nas formas de produção regional o desenvolvimento desigual do território brasileiro.

REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO EM BLOCOS ECONÔMICOS-CONSIDERAÇÕES GERAIS:
O fim da Guerra Fria embaralhou as cartas do jogo planetário. A dissolução do bloco soviético, uma aparente vitória da superpotência da América do Norte, descortinou realidades novas, que prefiguram o próximo século. O poder mundial tende a se concentrar em macro-áreas do hemisfério norte que aglutinam a riqueza e a capacidade de inovação tecnológica. A economia mundial globaliza-se e, simultaneamente, argumentas-se em blocos regionais. A partilha do mercado mundial envolve as estratégicas das grandes corporações econômicas e as políticas dos estados. A geoeconomia do poder mundial em arranjo faz emergirem mega-blocos geoeconômicos como a União Européia,o Nafta e a Bacia do Pacífico. Esse movimento de integração e abertura de mercados repercute sobre área do mundo subdesenvolvidos, assumindo formas e expressões as mais variadas. O México integra-se ao bloco comercial liderado pelos Estados Unidos; os novos países industrializados do Sudeste Asiático (Tigres Asiáticos) estreitam laços comerciais com o Japão; antigos satélites da ex-URSS no Leste Europeu reestruturaram as suas economias à sombra da Alemanha reunificada. A atual Ordem Mundial (multipolar) foi construída no ambiente da Ordem Bipolar, quando os Estados Unidos,objetivando conter a expansão socialista, criaram planos econômicos, o Plano Marshall (1947), na Europa, reestruturando a economia Alemã e o Plano Colombo (1950), reestruturando a economia japonesa, originando respectivamente a Comunidade Européia e a Bacia do Pacífico, que a partir da desintegração soviética multipolarizaram economicamente o espaço mundial consolidando alguns e originando outros Blocos econômicos Regionais e Sub-Regionais.

TIPOS DE REGIONALIZAÇÃO:
􀂪 Leste-Oeste:Capitalismo x Socialismo
􀂪 Três Mundos:
1º Mundo: Capitalistas Desenvolvidos-
2º Mundo: Socialistas--
3º Mundo: Capitalistas Subdesenvolvidos
􀂪 Norte-Sul:
Países Ricos(Desenvolvidos Economicamente)no Norte x Países Pobres(Subdesenvolvidos)na Sul.
􀂪 Multipolaridade:
BlocosEconômicos- Nafta(EUA), União Européia(Alemanha) e Bacia do Pacífico(Japão)
Causas:
􀂾 Desmembramento da União Soviética (1991).
􀂾 Reestruturação econômica Alemã e Japonesa (década de 60).
BLOCOS ECONÔMICOS:
São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si por meio de tratados que visam o aumento da prosperidade geral dos membros e podem ser classificados, segundo o grau de complexidade.Os blocos comerciais são normalmente agrupados em quatro categorias distintas, sendo: Zona de Livre Comércio,União Aduaneira e Mercado Comum.
Área ou Zona de livre Comércio
Estágio inicial da Organização Econômica, onde se encontra o nafta- liderado pelos EUA-l
􀂪 Livre circulação de Mercadorias.􀂪 Livre circulação de investimentos.􀂪 Moeda Nacional é Mantida.
Mercado Comum –.
O Mercosul- liderado pelo Brasil -encontra-se neste estágio.
􀂪 Livre circulação de Mercadorias.􀂪 Livre circulação de investimentos.􀂪 Circulação parcial de pessoas.
União Aduaneira
A União Européia- liderado pela Alemanha- encontrava-se neste estágio.
􀂪 Livre circulação de Mercadorias.􀂪 Livre circulação de investimentos.􀂪 Circulação total de pessoas.􀂪 Serviços.
União Econômica e Monetária
A União Européia- liderado pela Alemanha- encontra-se neste estágio.
􀂪 Livre de Mercadorias.􀂪 Livre circulação de investimentos.􀂪 Circulação total de pessoas.􀂪 Serviços.
􀂪 Moeda Única
Organizações Econômicas Internacionais:
􀂾 União Européia (ex- M.C.E.)- Alemanha
􀂾 Bacia do Pacifico- Japão
􀂾 Nafta- Estados Unidos
􀂾 APEC: Ásia –Pacífico (bloco emergente)Japão –Pacific Economic Community
􀂾 ALCA: Área de Livre Comércio das Américas (deveria entra em vigor a partir de 2005).

Atividades.
1-Quais são os tipos de regionalização do mundo?
2-Quando o mundo passou a ser regionalizado em blocos econômicos?
3- Como são chamados os novos países industrializados do Sudeste Asiático?Com que país se unem para fortalecer seu comércio?
4-Como foi chamado o plano feito pelos EUA para reestruturar a economia da Europa depois da guerra?
5- Como foi chamado o plano feito pelos EUA para reestruturar a economia do japão depois da guerra?
6-Como é chamada a ordem econômica que vivemos hoje?porque?
7--Como era chamada a ordem econômica em que EUA e URSS dividiam a influencia no planeta?
Na regionalização Leste /Oeste do Planeta Que dois sistemas econômicos disputavam hegemonia no mundo?
8-Como era a regionalização do planeta em três mundos?
9-Como é a regionalização do planeta em Norte e Sul?
10-Como é a atual regionalização multipolar do planeta? _multipolaridade-E quais são suas moedas?
11-Quais as causas dessa nova ordem multipolar?
12-O que são Blocos Econômicos?
13-Quais são as categorias em que são agrupados os blocos econômicos?
14-Em que estágio encontra –se cada líder da economia mundial atual,inclusive o Brasil?
15-Quais são as principais organizações econômicas internacionais da atualidade da atualidade?
16-Quais são as características de cada categoria dos blocos econômicos ?
Zona de livre Comércio-
Mercado Comum-
União Aduaneira-
União Econômica e Monetária-
                                                                                                                                 Bom trabalho.!!

Atividade de História 2º ano Ensino Médio

Tópico X: Transnacionalização da economia e da cultura no início do Mundo Moderno


Década de 1970 Documento 1: Seu Zé nasceu na Bahia, perto da cidade de Poções. Já com 8 anos trabalha na pequena propriedade do pai. Ainda jovem vai para Itabuna, “pra zona do cacau, caçando empreitada e morando em alojamento”.Casado, mudou-se para a Zona da Mata onde “fiquei 8 anos de colono, tinha casa. Tive também 15 filhos. A mulher só pode criar 8, 7 morreram. [...] os patrões não têm relógio nem horário. A gente trabalha até a noite chegar, com suor de torcer a camisa. E o dinheiro que a gente ganha é tão pouco que nem dá pra comprar uma corda pra morrer enforcado. [...]A roça não dá. (...) Então o jeito é migrar. Tomei um Vera Cruz e vim direto pra São Paulo. Nem no Rio parei. Vim por fora... à busca de ganho. [...]” Com a ajuda de parentes, chega à favela de Cidade Jardim, onde compra um barraco. Como pedreiro ou caseiro trabalha na condição de assalariado. Aos poucos, torna-se um trabalhador autônomo em serviços de jardinagem. “Agora a gente mora aqui, pra poder mandar um pouco de dinheiro pra nossa gente na Bahia e na favela as pessoas se ajudam muito. Se eu sair daqui eu sofro solidão. Sinto falta deste povo.[...] Se eu pudesse eu agasalhava todo esse povo. Olha, moço, o fraco só fala com o fraco mesmo. Tem os mais fracos do que eu. Tem uns que a fraqueza maltrata mais. O forte não tem que trabalhar. O fraco não vira forte. A não ser que um revés de uma sorte eu acertasse um jogo. Por trabalho não vou arranjar nada não. Não dá pra sobrar do custo de vida. Quero vencer na cidade: quero ganhar 1.000 cruzeiros. Ter 20 jardins pra cuidar. Atualmente ganho 400. Tenho 10.”

Documento 2:Pernambuco tem 24 anos. Tem força para vender. Trabalha como servente de pedreiro e nos fins de semana como copeiro num restaurante. Nasceu no interior de Pernambuco, onde o pai era colono de meia. “Quando menino fui trabalhar em olaria [...] Depois fui trabalhar num engenho, porque queria ganhar melhor e ter um emprego de indústria, não de roça que não tem futuro. Mas não consegui trabalhar nas caldeiras. Me puseram pra cortar cana: trabalho de qualquer, de roça, de salário baixo. Daí vim embora. Tinha um cara que trabalhou uns tempos em São Paulo e depois foi pra minha terra contando muita vantagem dos ganhos. Então eu pensei: eu sou forte e moço, bom de trabalho, se eu vou pra lá posso ganhar o meu e partir pra adquirir um estudo e melhorar de vez.[...] Não gosto de vagabundo. Quem pede esmola não tem vergonha na cara; o sujeito chega onde quiser se trabalhar direito e pra valer. Eu vou estudar pra ver se consigo ser engenheiro. Aí sim. Tenho uma profissão de respeito. Porque bom de trabalho eu sou: o que me falta é o conhecimento, o diploma, saber falar inglês, essas coisas. Eu sou forte e moço, bom de trabalho. Eu vou tentando. Eu vou tentando. Eu, sabe como é, eu sou bom de trabalho.

Documento 3:Zé Luiz vive na favela de Cidade Jardim desde 1972, quando construiu um barraco. Nasceu em Minas Gerais, onde o pai tinha uma propriedade rural: “nosso terreno tinha mais ou menos uma base de 300 alqueires ou mais. Só nosso. Mas nós não plantávamos nada nele, porque a terra era ruim. Não dava nada. Era só sapé. Trabalhava na terra dos outros. Não sei o que aconteceu nessa terra toda. Todo mundo morreu. Uns morreram. Outros foram embora. A terra ficou lá. Quem é bonito, tem dinheiro, passa a mão. E é deles. Tenho oito irmãos. Não vi mais nenhum. Vi um. Sete nunca mais vi. Podem estar aqui em São Paulo. Eu não sei.” Sua vida é marcada por prisões, fugas e facadas, por um número incontável de trabalhos e mulheres. “Esse cara que nasceu pobre, pra ser servente, lavrador, trabalhar na roça, tá lascado. Tá do modo que o diabo gosta. [...] o pobre trabalha pro rico sustentar, porque o rico tem dinheiro pra comprar do pobre. Compreendeu como é que é? Aqui tem trabalho. Se trabalhar, come. Se não trabalhar, come a mesma coisa.” Quase todas as noites e os fins de semana, Zé Luiz chega em casa, toma banho, janta, põe a roupa de mendicância e vai para as igrejas, onde tem missa, batizado ou casamento, com Dirce e os três filhos: “Totonho vai no colo; Zé Ricardo e Roberto Alexandre já sabem como é preciso fazer.” Além dessa atividade, a mais rendosa, Zé Luiz é servente de pedreiro: faz concreto, massa de cimento. É registrado e ganha salário mínimo.(Todos documentos foram tirados de Lúcio Kowarick. A Espoliação Urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.)

1-O que os documentos têm em comum?
2-Identifique as diferentes visões de mundo em relação ao trabalho, nos três depoimentos:
3-O que fez com que o personagem do texto 1 migrasse de sua região?
4-De onde saiu e onde chegou?
5- Que visão ele tinha em relação ao trabalho?(texto 1)
6-Por que você acha que essa região foi escolhida pelo personagem?
7- Que fragmento do texto 1 mostra a falta de mobilidade social?
8-No texto 2 qual era o sonho de Pernambuco?
9-Qual era sua visão em relação ao trabalho?(texto 2)
10-No texto 3 porque Zé Luiz deixou suas terras em MG?
11-O que aconteceu com a terra abandonada?
12-O que aconteceu com a família de Zé Luiz?
13-Que visão Zé Luiz tem em relação ao trabalho?E que visão ele tem em relação ao rico?
14-Que tipos de trabalho são desenvolvidos por Zé Luiz?

Atividade de Geografia-E.Fundamental 7° ano

7º ano 2 Tópico complementar—VI . Populacões tradicionais-- OP—14-- Populacões tradicionais-- R.A—
características das culturas tradicionais:
• Dependência e até simbiose com a natureza, os ciclos naturais e os recursos naturais renováveis a partir do qual se constrói um "modo de vida";
• Conhecimento aprofundado da natureza e de seus ciclos que se reflete na elaboração de estratégias de uso e de manejo dos recursos naturais. Esse conhecimento é transferido de geração em geração por via oral;
• Noção de território ou espaço onde o grupo se reproduz econômica e socialmente;
• Moradia e ocupação desse território por várias gerações, ainda que alguns membros individuais possam ter-se deslocado para os centros urbanos e voltado para a terra dos seus antepassados;
• Importância das atividades de subsistência, ainda que a produção de mercadorias possa estar mais ou menos desenvolvida, o que implica numa relação com o mercado;
• Reduzida acumulação de capital;
• Importância dada à unidade familiar, doméstica ou comunal e às relações de parentesco ou de compadrio para o exercício das atividades econômicas, sociais e culturais;
• Importância de mito e rituais associados à caça, à pesca e a atividades extrativistas;
• A tecnologia utilizada é relativamente simples, de impacto limitado sobre o meio ambiente. Há uma reduzida divisão técnica e social do trabalho, sobressaindo o trabalho artesanal. Nele, o produtor e sua família, dominam o processo de trabalho até o produto final;
• Fraco poder político, que em geral reside com os grupos de poder dos centros urbanos;
• Auto-identificação ou identificação pelos outro de se pertencer a uma cultura distinta das outras.
Sugere-se o resgate e a sistematização em texto coletivo dos conhecimentos prévios dos alunos sobre “populações tradicionais”, tendo como referência questões como as que seguem.
1. Que conhecimentos vocês têm sobre os povos quilombolas, indígenas, caiçaras, ribeirinhos denominados por “populações tradicionais”?
2. O que denominamos por tradicional encerra valores que podem e devem ser perpetuados. Em relação às populações tradicionais quê tradições e culturas seriam esses?
3. Que sistema de valores constitui a essência de uma população tradicional?
4. Por serem "ilhas" de biodiversidade as áreas onde vivem as populações tradicionais têm sido alvo da biopirataria internacional. O que vocês sabem sobre isso?

Atividade de Geografia-E.Fundamental 9° ano

XIX. Revolução técnico-científica/VII. Sistemas técnicos OP—13— Sistemas técnicos.. R.A—11— O túnel do tempo: os sistemas técnicos mudando a vida das pessoas
A atividade 1 consiste em identificar, no texto, as palavras que dão significado aos sistemas técnicos inventados pelo homem, localizando-os no tempo histórico e mostrando sua relevância. Exemplo: “Computador - sistema técnico ---> tecnologia da informação; origem ---> década de 1970; implicações ---> revolução na forma de gerar, processar e transmitir a informação.”
A atividade 2 é um desafio que consiste em identificar as palavras que expressam as inovações tecnológicas no período entre 1988 (data do poema de Drummond) e 2005. Exemplo: telefone celular, notebook ou laptop, biodíesel, clonagem, entre outros.

Entre Palavras -- Carlos Drummond de Andrade.
“Entre coisas e palavras - principalmente entre palavras - circulamos. A maioria delas não figura nos dicionários de há trinta anos, ou figura com outras acepções. A todo momento impõe-se tomar conhecimento de novas palavras e combinações de.Você que me lê, preste atenção. Não deixe passar nenhuma palavra ou locução atual, pelo seu ouvido, sem registrá-la. Amanhã, pode precisar dela. E cuidado ao conversar com seu avô; talvez ele não entenda o que você diz.O malote, o cassete, o spray, o fuscão, o copião, a Vemaguet, a chacrete, o linóleo, o nylon, o nycron, o ditafone, a informática, a dublagem, o sinteco, o telex... existiam em 1940 ? Ponha aí o computador, os anticoncepcionais, os mísseis, a motoneta, o Velo-Solex, o biquini, o módulo lunar, o antibiótico, o enfarte, a acupuntura, a biônica, o acrílico, o tá legal, o apartheid, o som pop, a arte pop, as estruturas e infra-estrutura.Não esqueça também (seria imperdoável) o Terceiro Mundo, a descapitalização, o desenvolvimento,o unissex, o bandeirinha, o mass media, o Ibope, a renda per capita, a mixagem.Só ? Não. Tem seu lugar ao sol a metalinguagem, o servomecanismo, as algias, a coca-cola, o superego, a Futurologia,a homeostasia, a Adecif, a Transamazônica , a Sudene, o Incra, a Unesco, o Isop, a OEA e a ONU.Estão reclamando, porque não citei a conotação, o conglomerado, a diagramação, o ideogema, o idioleto, o ICM, a IBM, o falou, as operações triangulares, o zoom e a guitara elétrica. (...) Olhe aí a fila - quem? Embreagem, defasagem, barra tensora, vela de ignição, engarrafamento, Detran, poliéster, filhotes de bonificação , letra imobiliária, conservacionismo, carnet da girafa, poluição.(...) Fundos de investimentos, e daí? Também os de incentivos fiscais, know how. Barbeador elétrico de noventa microrranhuras. Fenolite-Baquelit. LP e CD. Alimentos supercongelados. Viagens pelo crediário. Circuito fechado de TV na Rodoviária . Argh ! Pow ! Click ! Não havia nada disso no jornal do tempo de Venceslau Brás, ou mesmo, de Washington Luis. Algumas dessas coisas começam a aparecer sob Getúlio Vargas. Hoje estão ali na esquina, para consumo geral. A enumeração caótica não é uma invenção crítica de Leo Spitzer. Está aí, na vida de todos os dias. Entre palavras circulamos, vivemos, morremos, e palavras somos, finalmente, mas com que significado ?”
1-Identifique, no poema e circulem de vermelho, as palavras que representam objetos técnicos antigos.
2- Identifique, no poema e circulem de azul, as palavras que representam objetos técnicos do nosso tempo.
3- Que palavras fazem parte do cotidiano dos colegas, em casa, na escola e em outros lugares, como usuários de sistemas técnicos? Registrem-nas.
4- Selecionem um objeto técnico (por ex. TV) para investigar
5)Sobre a Revolução técnico científica ou 3ª Revolução industrial ,marque V ou F :
(  )iniciou-se ligo após a II guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
(  )ocorreu na segunda metade do séc XX
( )aumenta o processo de produção nas indústrias provocando um enorme desemprego
( )desenvolveu-se a tecnologia de ponta e a robótica.
( )substituição da mão de obra)e aumentando o lucro dos donos dos meios de produção e das grandes empresas.
( )Uma das conseqüências dessa revolução é que a mão de obra migrou para o setor terciário,que requer mais estudo e conhecimento.
( )É caracterizada pelas indústrias avançadas, associadas a centros de pesquisa, formada pelos chamados "cérebros" (cientistas)- e marcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".-
6) Numere:
( 1 ) 1ª fase da R.Industrial.
( 2 ) 2ª fase da R.Industrial.
( 3 ) 3ª fase da R.Industrial.
( ) desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( ) tear mecânico; máquina a vapor; fundição do ferro; progressos na agricultura.
( ) dínamo; petróleo; motor de combustão interna; máquinas automáticas.
Marque x na resposta certa:
7-Sabendo que sistema técnico é o conjunto de meios instrumentais e sociais, que se realiza na vida social e, ao mesmo tempo, se produz e se cria o espaço geográfico.podemos dizer que todos os itens abaixo foram sistemas técnicos no Brasil e que o mais antigo meio de transformação do espaço foi:
( )pecuária ( ) cotonicultura ( ) extrativismo do pau- brasil ( ) agroindústria ( ) turismo.
8- Revolução tecnológica: o mundo passou por 3 revoluções tecnológicas: a primeira, foi a revolução industrial, baseada no recurso energético:-------------------------; a segunda baseada no -------------------- fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a -----------------------------baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da informação.
Respectivamente ,foram as bases das fases das 3 revoluções Industriais:
(a) carvão,petróleo e informatização(computadores)
(b) carvão, informatização(computadores) e petróleo
(c)petróleo ,carvão e informatização(computadores)
9-)Cruzadinha
3 R *
4 E
1 V
8 O
11 L
9 U
12 Ç
16 Ã
14 O
2 *
6 I
5 N
20 D
10 U
13 S
18 T
19 R
15 I
7 A - x
17 L x
1- Na 1ª Revolução Industrial,---------------------e trens a vapor (facilitou o transporte de pessoas e cargas)
2- péssimas condições de trabalho- salários baixos e castigos físicos- caracterizavam o trabalho ------------
3-No Neocolonialismo ,os europeus dividem a -------------------------- entre si- Inicia-se uma época de violência e exploração em busca de matérias-primas e recursos vegetais.
4-A -----------------------------------chegou na frente e foi o 1º país a se industrializar.
O processo da industrialização exigiu:
5- desenvolvimento técnico e -------------------------------------
6- investimento de grandes --------------------------------.
7- fornecimento de--------------------------------------------
8- ----------------------------------------------------para os produtos transformados
A Revolução Industrial proporcionou:
9- a passagem da sociedade rural para a sociedade ---------------------------------
10- a mecanização da indústria e da --------------------------------------------
11- o desenvolvimento do sistema ------------------------------
12- o desenvolvimento dos transportes e -----------------------------------------------
13- a expansão do ----------------------------------------
Situação nas fábricas:
14-carga ----------------------------------- elevada.
15- ausência de ------------------------------------.
16- barulho e -----------------------------------
As reações dos trabalhadores foram:
17-O ------------------------------- -- os trabalhadores quebraram as máquinas.
18- Criaram as trade unions ,o que deu origem aos --------------------------(luta por direitos)-
19- Foi seguido o ------------------------------que dava direitos políticos para os trabalhadores .
20-A Revolução Industrial surgiu da necessidade de ----------------cada vez mais e mais rápido.
Poluição—ludismo----Capitalismo----Navios-—científico----infantil/feminino-—direitos----capitais-fabrli---África / Ásia---matéria prima---consumidores—Inglaterra---comunicações.---industrial---agricultura—horária---sindicatos—cartismo—produzir.
Meio técnico-científico –é a interdependência da ciência e da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo.Esse meio é marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo, migrações, tercerização e urbanização
10) De acordo com o texto acima podemos considerar como verdadeiras quais das alternativas abaixo?
(a) com a industrialização aumentou a urbanização.
(b ) com a industrialização diminuiu a necessidade de pessoas nas fabricas que robotizaram o trabalho.
(c ) a terceirização do trabalho é uma das conseqüências da Ver.Industrial
11-Auto-avaliação: Elaborar um texto de síntese do aprendizado abordando
...O que aprendi sobre os sistemas técnicos e as transformações no mundo que me permite dizer que o mundo hoje é mais artificial, ou seja, mais técnico-científico e informacional...

Atividade de História 3º ano Ensino Médio

Ditadura Militar no Brasil---
Complete as lacunas com as palavras abaixo:

1-)----------------------------------------------------- foi o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
2-)A crise política se arrastava desde a renúncia de ------------------------------em 1961.
3-)O vice -------------------------------------(1961-1964)teve seu governo marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras,
4-) temiam um golpe ---------------------------------
5-)os --------------------------organizam uma manifestação contra as João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.
6-)Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os ------------------------------ tomam o poder.
7-)É decretado o Ato Institucional Número 1 (-------). Este, cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.
8-)-------------------------, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República
Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos.
9-)Em seu governo, foi instituído o-------------------------------------. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.
10-)O governo militar impõe, em janeiro de 1967, uma nova -----------------para o país. Aprovada neste mesmo ano, a Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.
11-)Em 1967, assume a presidência o general------------------------, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país.
12-)A UNE (União Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil.o governo decreta o Ato Institucional Número 5 (----------). Este foi o mais duro, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
13-)Em 1969, é eleito indiretamente o general----------------------------. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ". A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país.
14-)O DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de Operações de Defesa Interna ) atua como centro de ----------------------------------------------do governo militar.
15)Na área econômica o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do--------------------------------------. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país. Algumas obras, consideradas faraônicas, foram executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niteroi. Porém, isso gerou uma enorme dívida externa .
16-)Em 1974 assume a presidência o general ----------------------------que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.
17-)O presidente então anuncia a ------------------------------------lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço.
18-)Os militares de------------------------------, não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas dependências do DOI-Codi em São Paulo.
19-)Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da -----------------------------no Brasil.
O general João Baptista Figueiredo decreta a----------------------------, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos.
20-)Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o -----------------------------------no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores ( PT ) e o Partido Democrático Trabalhista ( PDT ).
21-)a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos,milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria ------------------------------------------para presidente .
22-)Em 1985, o Colégio Eleitoral escolhe ---------------------------------, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Porém ele fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.

Arthur da Costa e Silva --Ditadura Militar.. AI-5 --Jânio Quadros... Garrastazu Medici --João Goulart---comunista. Militares--- Castello Branco--- bipartidarismo ----Ernesto Geisel --- Milagre Econômico ---conservadores-- AI-1--Constituição-- eleições diretas-- Tancredo Neves -- investigação e repressão-- abertura política-- Lei da Anistia--- linha dura—democracia-- pluripartidarismo

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