terça-feira, 10 de novembro de 2009

Atividade de História 3º ano Ensino Médio

Ditadura Militar no Brasil---
Complete as lacunas com as palavras abaixo:

1-)----------------------------------------------------- foi o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
2-)A crise política se arrastava desde a renúncia de ------------------------------em 1961.
3-)O vice -------------------------------------(1961-1964)teve seu governo marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras,
4-) temiam um golpe ---------------------------------
5-)os --------------------------organizam uma manifestação contra as João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.
6-)Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os ------------------------------ tomam o poder.
7-)É decretado o Ato Institucional Número 1 (-------). Este, cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.
8-)-------------------------, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República
Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos.
9-)Em seu governo, foi instituído o-------------------------------------. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.
10-)O governo militar impõe, em janeiro de 1967, uma nova -----------------para o país. Aprovada neste mesmo ano, a Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.
11-)Em 1967, assume a presidência o general------------------------, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país.
12-)A UNE (União Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil.o governo decreta o Ato Institucional Número 5 (----------). Este foi o mais duro, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
13-)Em 1969, é eleito indiretamente o general----------------------------. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ". A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país.
14-)O DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de Operações de Defesa Interna ) atua como centro de ----------------------------------------------do governo militar.
15)Na área econômica o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do--------------------------------------. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país. Algumas obras, consideradas faraônicas, foram executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niteroi. Porém, isso gerou uma enorme dívida externa .
16-)Em 1974 assume a presidência o general ----------------------------que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.
17-)O presidente então anuncia a ------------------------------------lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço.
18-)Os militares de------------------------------, não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas dependências do DOI-Codi em São Paulo.
19-)Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da -----------------------------no Brasil.
O general João Baptista Figueiredo decreta a----------------------------, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos.
20-)Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o -----------------------------------no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores ( PT ) e o Partido Democrático Trabalhista ( PDT ).
21-)a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos,milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria ------------------------------------------para presidente .
22-)Em 1985, o Colégio Eleitoral escolhe ---------------------------------, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Porém ele fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.

Arthur da Costa e Silva --Ditadura Militar.. AI-5 --Jânio Quadros... Garrastazu Medici --João Goulart---comunista. Militares--- Castello Branco--- bipartidarismo ----Ernesto Geisel --- Milagre Econômico ---conservadores-- AI-1--Constituição-- eleições diretas-- Tancredo Neves -- investigação e repressão-- abertura política-- Lei da Anistia--- linha dura—democracia-- pluripartidarismo

Um comentário:

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog