domingo, 27 de fevereiro de 2011

Atividades de Geografia Recursos hídricos


ATIVIDADE   3º ano EM
a)    Embora o Brasil seja um país privilegiado em matéria de recursos hídricos, em vários lugares vem se agravando uma crise de escassez da água. É possível reduzir o seu consumo? De que forma?
Avalie as sugestões para seu controle de acordo com o jornalista ambientalista Washington Novaes.
[] Instalação de hidrômetro em cada apartamento, ao invés da atual conta coletiva do edifício.
[] criação um sistema de financiamento que permita a substituição de equipamentos obsoletos principalmente caixas de descarga em latrinas que consomem muito mais água que o necessário.
[] Implantação pelas indústrias de programas de reciclagem e reuso da água.
[] Instalação de formas simples para captar água de chuva em cada imóvel e utilizá-la para regar jardins e hortas lavar carros. Economizaria água e ajudaria a evitar inundações.
[] Controle rigoroso de vazamentos através de programas de manutenção das redes de água financiados pelos bancos oficiais. Hoje, eles financiam programas de grandes obras, como a construção de reservatórios, adutoras e estações de tratamento, que são muito mais caros que os programas de manutenção das redes.
b) Como se não bastasse a gravidade da escassez, tem se multiplicado os casos de contaminação da água principalmente pelo despejo de resíduos industriais, esgotos urbanos sem tratamento, lixo e chorume que escorre dos lixões. Faça uma lista de medidas para mudar esse quadro ambiental.
c) Explique a contradição: São Paulo e Rio de Janeiro sofrem, simultaneamente, de falta de água e de enchentes.

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d) Atividade cartográfica:
- Organização de uma legenda identificando cada uma das bacias hidrográficas.
e)- Leitura do poema e da espacialidade e territorialidade das águas do espaço de vivência, registre suas considerações sobre o poema.
“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.
(...) O Tejo desce de Espanha/ E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso./ Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai/ E donde ele vem.
E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.
Pelo Tejo vai-se para o Mundo./ Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram./ Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia./  O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.”
                         Fonte: Fernando Pessoa. Obra poética. Rio de Janeiro: Aguilar, 1972, p.215-216.

Atividades da Revista Semeando

1- FONTES DE CONHECIMENTO


1- -Diante do texto podemos marcar como verdadeiras as seguintes alternativas. D1
I- A culinária mineira se destaca pela criação de receitas com influência da cultura negra e indígena.
II- A cultura popular hoje já não tem nenhuma influência no campo.
III- As pessoas do campo tiram seu sustento da terra e fornecem alimentos para a cidade.
IV- O campo não é muito importante para a zona urbana, porque as cidades são auto-suficientes em produção de alimentos.
São verdadeiras :
a) apenas I, II e III. b) apenas I, e III. c) apenas I, II e IV. d)I, II, III e IV


2- O tema central do texto é:D4
b) a culinária de MG. b) a cultura indígena. c) a cultura popular. d ) a vida no campo.


3- O alimento de cultura indígena, que aparece no texto é:D1
a) carne saldada. b) farinha. c) queijo. d)leite.


4- O alimento que representa a cultura mineira é:D2
a) arroz com pequi. b) comida dos tropeiros. c) queijo. feijoada.


5- De acordo com o texto o homem do campo sabe quando plantar e colher por que:D1
a) aprendeu com os índios, negros e portugueses.
b) conhece a natureza e as estações do ano.
c) é muito inteligente e desenvolve um bom trabalho.
d)é muito diferente do homem da cidade.




2A origem das cidades.




1- O tema central do texto é:D4


a) a industrialização b) a formação das cidades. c) as tecnologias. d) a plantação perto de rios


2- A descoberta mais importante do período neolítico foi:D1


a) a pedra polida. b) a prática que deu origem á agricultura


c) a prática do nomadismo. d) os grandes centros urbanos.


3- Sobre as cidades a sequência correta de sua evolução é:D1


a) aldeias agrícolas, cidades estados, feudos(reinos) centros urbanos.


b) cidades estados, feudos(reinos) , centros urbanos, aldeias agrícolas.


c) aldeias agrícolas, feudos(reinos), cidades estados, centros urbanos.


d) feudos(reinos) centros urbanos, aldeias agrícolas, cidades estados.




4- De acordo com o texto é correto afirmar que:


I- as primeiras cidades se desenvolveram a margem de rios.


II- No Egito e Mesopotâmia se desenvolveram as primeiras cidades.


III- O rio Nilo fica no Iraque, antiga Mesopotâmia.


IV- Os rios tigres e Eufrates banham o Iraque.


São verdadeiras :


a) apenas I, II e III. b) apenas I, e III. c)apenas I, II e IV. d)I, II, III e IV


5- Com a descoberta da agricultura, está implícito no texto a idéia de que:D2


a) Houve disputa pelas terras e necessidade de reforma agrária.


b) O homem se fixou na terra o houve uma melhoria na qualidade de vida.


c) O homem se mudou para as cidades e passou a desenvolver as tecnologias.


d) O homem deixou as cidades e foi para o campo plantar.


6- Sobre os centro urbanos é verdade afirmar:D1


a) deve oferecer energia elétrica, telefonia e saneamento básico.


b) é pólo de comércio e industrialização.


c) nas cidades ficam as sedes de governo.


d) presta serviços de saúde, transporte e educação.


São verdadeiras :


a) apenas I, II e III. b) apenas I, e III. c) apenas I, II e IV. d) I, II, III e IV.


7- Em fragmento do texto o autor mostra a relação entre campo / origem das cidade? D7


a) o que pouca gente sabe é que os centros urbanos surgiram em torno da atividade agrícola.


b) o homem promoveu melhorias em suas habitações.


c) começam a surgir as cidades-estados e pequenos reinos com poder centralizado.


d) começavam a desenvolver agricultura irrigada nas planícies.




3 Brasil, Celeiro do Mundo.


1- O tema central do texto é:D5




a) abastecimento de alimentos. c) o crescimento das cidades.


b) o consumismo d) o êxodo rural.




2- O processo de migração do campo para a cidade recebe o nome de: D7


a) emigração b) êxodo rural. c) retirante d) urbanização.




3- De acordo com o texto a industrialização brasileira só foi possível por que: D1


a) a mão de obra barata se concentrava nas cidades.


b) não tinha mais pessoas para trabalhar no campo.


c) o Brasil tinha muita tecnologia.


d) o capital gerado pela agricultura propiciou a instalação das indústrias.




4- A inflação é caracterizada: D1


a) pelo difícil acesso a alimentação c) pela estabilidade da economia.


b) pela instabilidade econômica. d) pelos maus hábitos da população.


5- Sobre o texto é verdade afirmar: D1


I- A migração aconteceu no nordeste por causa da fome e da seca.


II- A segurança alimentar se preocupa com a saúde, e o fornecimento de alimentos.


III- O plano real estabilizou a economia brasileira.


IV- O povo nordestino, foi o principal grupo de migrantes em SP.


São verdadeiras :


a) apenas I, II e III. b) apenas I, e III. c) apenas I, II e IV. d) I, II, III e IV.






6- Benefícios para produtores e consumidores.




As barraginhas são mini açudes construídos para receber água da enxurrada
com o objetivo de recarregar o lençol freático e fornecer água em tempo de seca.
1) Pode-se concluir sobre as afirmativas acima que:-D2
a) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
b) a segunda é verdadeira e a primeira é falsa.
c) as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
d) as duas são verdadeiras mas não tem relação entre si.


2) As barraginhas protegem o meio ambiente, por que:
a) alimenta os lençóis freáticos.
b) deixa o solo úmido e ajuda a combater a seca.
c) fornece água para os animais e a plantação
d) protege o solo da erosão.
São verdadeiras :
a) apenas I, II e III. b) apenas I, e III. c) apenas I, II e IV. d) I, II, III e IV.


3) O processo de irrigação fornece água às plantações quando há seca.
Quase metade dos alimentos consumidos no mundo são produzidos com irrigação
Pode-se concluir sobre as afirmativas acima que:-D2
a) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
b) a segunda é verdadeira e a primeira é falsa.
c) as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
d) as duas são verdadeiras mas não tem relação entre si.


4) Sobre o sistema de irrigação por gotejamento é verdade afirmar que:
I- diminui o consumo de água.
II- diminui o surgimento de doenças nas plantas, porque não umedece muito.
III- favorece a produção de alimentos durante a seca
IV- preserva os rios de onde é retirada.
São verdadeiras :
a) apenas I, II e III. c) apenas I, e III.
b) apenas I, II e IV. d) I, II, III e IV.


5) O tema central do texto é:
a) impactos ambientais.
b) preservação do meio ambiente.
c) tecnologia no campo.
d) uso correto da água.

Encontro para estudo do CBC


segunda-feira, 10 de maio de 2010

ATIVIDADE PARA O 2º ANO EM-GEOGRAFIA

- Conteúdo: Decifrando o enigma das cidades
- Objetivos: Compreender diferentes contextos sociais e econômicos no espaço geográfico.
  • Identificar-se como parte integrante do espaço em que vive.
  • Identificar os processos de urbanização no Brasil e no mundo.
recorte de jornais revistas notícias e gravuras relacionadas com as principais metrópoles do Brasil e do mundo.
Localize no mapa do estado a sua cidade.

 (MAPA DE MG)


v  Como é a cidade onde vocês vivem?
v  Qual aspecto dela de que vocês mais gostam? E o de que menos gostam?
v  Pesquise a História de sua cidade descobrindo:
a)    Quando foi fundada e por quem?
b)    A origem do nome.
c)    As características principais das moradias.
d)    Quais os principais meios de transporte?
e)    Quais os principais meios de comunicação?
f)     Tem áreas de lazer?
g)    Em sua cidade há bibliotecas, creches, universidades, postos de  saúde, hospitais, corpo de bombeiro?

Exemplos de metrópoles
Metrópoles : são cidades cujas áreas de influência se estendem por grandes regiões continentais ou mesmo mundiais que se destacam na esfera econômica mundial como TóquioNova IorqueSão Paulo e Berlim ; na esfera política como WashingtonMoscou e Londres; na esfera cultural como Paris e Milão,
Identifique as metrópoles acima no mapa.(MAPA MUNDI)

principais metrópoles brasileiras---Colora e destaque a legenda.(MAPA DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS)

IBGE caracteriza a rede urbana da seguinte forma:
1Cidade pequena: 500 a 100 000 habitantes;
2Cidade média: 100 001 a 500 000 habitantes;
3Cidade grande: acima de 500 000 habitantes;
4Metrópole: acima de 1 000 000 de habitantes;
5Megacidade: acima de 10 000 000 de habitantes.
Numere as cidades abaixo de acordo com a classificação da rede urbana pelo IBGE.
Aguanil- 3.749 habitantes
Ilicínea 11.429 habitantes
Nova Iguaçu-865.089/hab
Santos- 417.098 /hab
Governador Valadares- 263.274 /hab
Boa Esperança- 39.254 habitantes
São Paulo 11.037.593/hab
Campinas-1.064.669/hab
Jundiaí- 349.929/hab
Passos- 107.619/hab
Campos Gerais- 32.112 habitantes
Rio de Janeiro-6.186.710/hab
Sorocaba- 584.313/hab
Londrina- 510.705/hab
Perdões 30.536/bab
 Uberlândia-634.345/hab
Varginha- 121.000 /hab
Teófilo Otoni- 130.000/ hab
Viçosa- 74.171/Hab
Santa Rita do Sapucaí 33.802/hab
Betim- 429.507/Hab
Belo Horizonte5.397.438/hab




Megacidades:
COLOQUE O CONTINENTE E O PAÌS ONDE SE LOCALIZA CADA MEGACIDADE.E EXPLIQUE USANDO A DIVISÃO NORTE E SUL PORQUE ESSAS CIDADES SE LOCALIZAM NESSES PAÍSES.
1- Tóquio ( Japão )---------------------
2- Cidade do México ( ----------------------- )--------------------
 e Mumbai -----------------       ( Antiga Bombaim, ---------------------- )  
4- São Paulo (----------------------- ) ------------------- 
5- Nova Iorque ( -------------------- )  ------------------------
6- Lagos (-------------------------- )-----------------------------  
7- Los Angeles ( --------------------- )  --------------------------
8- Calcutá (--------------------- ) ---------------------
e Xangai ( ----------------------------- ) --------------------------- 
10- Buenos Aires ( ---------------------------- )----------------------

Recorte as palavras e as definições,depois cole as correspondentes.
Cidade

rural
urbano
migração
Imigrante

emigrante
metrópole
rede urbana
região metropolitana

conurbação
população urbana
população rural
Que, ou pessoa que emigra ou emigrou. Que sai do seu pais de origem.
Diz-se de uma grande cidade e núcleos de população.
A totalidade dos indivíduos que habitam uma cidade.
Ato de passar de um país para outro .Movimento espacial de um habitat para outro.

Pertencente ou relativo ao campo ou à vida agrícola;campestre.Agrícola, campesino, camponês, rústico.
Toda sede de município, qualquer que seja a sua importância
A totalidade dos indivíduos que habitam o  campo.
fluxos, conexões entre cidades, por meio de produtos, idéias, pessoas, trabalho, cultura, informação, lazer, fluxo financeiro, fusões de transnacionais

Relação de várias cidades e sua fusão em uma única área metropolitana.
Que, ou quem imigra; que, ou quem vem estabelecer-se num país estranho.Que entra num pais estranho.
Relativo ou pertencente a cidade. 2Habitante da cidade
Centro de civilização ou comércio. M. nacional: Cidade que, por sua importância, possui uma influência nacional e até internacional. Ex: São Paulo.



Cidades mais ricas do mundo.Coloque o país onde se localiza cada cidade mais rica do mundo e faça uma conclusão dessa localização

Posição  ↓
Cidade  ↓
País  ↓
PIB/bi US$ 
1
Flag of Japan.svg
$ 1479
2
Flag of the United States.svg
$ 1406
3
Flag of the United States.svg 
$ 792
4
Flag of the United States.svg 
$ 574
5
Flag of the United Kingdom.svg 
$ 565
6
Bandeira da França 
$ 564
7
Flag of Japan.svg 
$ 417
8
Flag of Mexico.svg 
$ 390
9
Flag of the United States.svg 
$ 388
10
Brasil ------------------
$ 388

Dominó de conceitos—Recorte e cole :conceito e definição
metrópole nacional 
metrópole regional
são metrópoles globais:Ex:
metrópoles regionais:Ex
 
metrópoles nacionais.Ex:

É o encontro ou junção entre duas ou mais cidades em virtude de seu crescimento horizontal. Em geral, esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.
É a cidade principal
É a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos do país.
cidade que possui os melhores equipamentos urbanos de uma grande região do país
É o  conjunto de municípios conurbados  a uma metrópole e que desfrutam de infra-estrutura e serviços em comum nessa rede.
É um centro urbano com mais de dez milhões de habitantes. Hoje, em torno de 21 cidades no mundo  são megacidades destas, 17 estão em países subdesenvolvidos. No Brasil, apenas S. P e R. J
É uma região tecnológica, ou seja, locais onde se desenvolvem pesquisas de ponta. EX:o Vale do Silício, na nos EUA,  Tsukuba, no Japão , Campinas e Vale do Paraíba,no Brasil
São as cidades que polarizam todo o país e fazem a ligação entre este e o resto do mundo. Possuem o melhor equipamento urbano do país, e concentrarem as sedes das instituições que controlam as redes mundiais, como bolsas de valores, bancos, industriais etc.
É o processo de crescimento urbano que se manifesta através da proliferação de edifícios. A verticalização demonstra valorização do solo urbano, ou seja: quanto mais verticalizado, mais valorizado
Principais megalópoles—Recorte e cole as megalópoles com as suas principais cidades.




Renana


O nome vem de "Boston a Washington, DC";NE dos EUA.Metrópoles abran -gentes:BostonNova Iorque    Filadélfia,Baltimore e Washington , DC
Localização:  região dos Grandes Lagos;Metrópoles abrangentes: 
Localização:SE do Japão;
Metrópoles abrangentes :  TóquioKawasaki e Yokohama

Localização: Sudeste do Brasil;
Metrópoles abrangentes: São PauloRio de JaneiroCampinas e Santos
Localização: junto ao vale do rio reno;Metrópoles abrangentes : AmsterdãDüsseldorfColôniaBonn e Stuttgart


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