terça-feira, 12 de abril de 2011

TUPIS-GUARANIS

 
A Cultura Indígena                                                                                                                                                                                                          TUPIS-GUARANIS e os GÊS ou TAPUIAS
* Vestuário: Andavam nus (alguns usavam tangas).
* Enfeites: Usaram colares de sementes, dentes de macaco, ossos, etc. Pintavam o corpo com suco de urucum e jenipapo.
* Alimentação: Viviam da caça, pesca, frutas, mandioca, milho, guaraná, cacau e o mate. Alguns praticavam a antropofagia, isto é, comiam a carne de seus inimigos.
* Armas: Usavam arcos, flechas, tacapes e machadinhas de pedra.
* Utensílios: Fabricavam esteiras, redes, cestos e peças de cerâmica, como panelas, potes.
* Religião: O Pajé era o personagem religioso mais importante, o feiticeiro, o sacerdote e o médico da tribo. Acreditavam na imortalidade da alma.
* Governo: O cacique ou morubixaba era o chefe da tribo, era escolhido pela sua coragem.
Tapuia- (tapuia era o apelido que os Tupis-Guaranis davam aos demais índios que não falavam a sua língua). Tal nome era ainda a denominação dada pelos portugueses a indígenas que não falavam línguas do tronco tupi e que habitavam no interior do Brasil.
 Gês ou Tapuia =  Viviam mais no interior: Goitacás, Botocudos, Puris, Papanazes e Masacaris.
Economia: caça, pesca, coleta vegetal, prática rudimentar da agricultura e utilização de fogo no preparo de seus alimentos.Organização social: liderados por um chefe, que possuía obrigações para como os membros e representava a coletividade nas relações com os demais grupos. A família era poligâmica  Religião: Politeístas, havendo uma crença em um deus principal, criador dos homens.
Cultura: Ritos funerários - Geralmente devoravam os mortos (onde havia a pajelança, então os mortos eram sepultados em covas, sendo a terra sobre o corpo fortemente abatida para evitar a volta do espírito, e ao seu lado se acendiam fogueiras para afastar os espíritos maus), danças e música (flauta).
Tupis- os povos que habitavam a estreita faixa da planície litorânea atlântica, desde o Estado do Rio Grande do Sul, para o Norte.Foram reunidos aos guaranis)num grande grupo étnico e lingüístico denominado "Tupi-Guarani". Tupis-guaranis = Viviam no litoral e eram os mais evoluídos: Tupiniquins.
                   Cultura Indígena: Tópico complementar 1 /2º ano EM Tapuias e tupis-guaranis
5-
X




x



C




1-O mesmo que comer carne humana
7-
X






U


2-Modo de vestir
15
X





x


L



3-Pinturas,dentes,sementes eram usadas como...
3-
X






T



4-Era o principal alimento...
8
X




U



5-Eram as principais armas...
11
X




x



R



6-Principal personagem religioso...
13
X








A

7-Chefe da tribo..
14
X
X






X



8-Apelido  dos índios que não falavam o tupi guarani
10
X







I


9-Tipo de religião...
2-
X








N



10-Casavam com mais de uma pessoa(praticavam a
16
X




D


11-Índios que habitavam o litoral atlântico....
9-
X






I



12-grupo indígena mais evoluído ..
1-









G



13-Faziam potes,panelas,esculturas de...
6-
X




E

14-O chefe da tribo era chamado também de
12









N


15-A economia era baseada na caça....
4-
X








A

16-Dormiam em...




A Primeira Grande Guerra

   
COMPLEMENTAR:XIV. A PRIMEIRA GRANDE GUERRA
BELLE ÉPOQUE – Começou na França, mais ou menos em 1880, e se estendeu até a  Primeira Guerra Mundial, em 1914. No Brasil, tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, com o Movimento Modernista e a Semana da Arte Moderna em São Paulo.  Esta é até hoje relembrada como uma época de florescimento do belo, de transformações, avanços e paz. Surgem novas descobertas e tecnologias como o  como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, entre outras invenções, e o cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema. Paris se torna o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta. Este período testemunhou a escalada do socialismo. Mesmo com esta tensão no ar, o contexto desta época é lembrado como a era dourada, subitamente abalada pelo início da 1ª Guerra Mundial.
1ª GRANDE GUERRA MUNDIAL(1914-1918)
Antecedentes – Descontentamento com a partilha da Ásia e da África. ( Alemanha e Itália ficaram fora do processo neocolonial, enquanto França e Inglaterra exploravam diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor). A insatisfação da Itália e da Alemanha, é uma das causas da Grande Guerra, porque no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, na disputa pelos mercados consumidores.  
--Corrida armamentista para se protegerem, ou atacarem. Esta corrida bélica gerava  apreensão e medo, onde um tentava se armar mais do que o outro.
-- Rivalidade entre as duas nações poderosas da época (Inglaterra e França). A França havia perdido a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês esperava para retomar a rica região perdida.
-- O pan-germanismo e o pan-eslavismo. Existia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos.
O início da Grande Guerra- O estopim foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem sérvio, integrante do grupo mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria nos Bálcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, em 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Política de Alianças- Os países europeus fizeram alianças políticas e militares:  Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente, (França, Rússia e Reino Unido). O Brasil participou do lado da Entente, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos.
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. No fim da 1ª guerra, foram utilizados novas tecnologias bélicas (tanques de guerra e aviões). Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres 
  trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
Fim do conflito-Só em 1917 os EUA entraram no conflito ao lado da  Entente, pois havia acordos comerciais a defender com Inglaterra e França (os EUA vendiam armas e outros produtos, se eles perdessem os EUA teriam prejuízos). A entrada dos EUA  marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados  assinaram o Tratado de Versalhes que impunha restrições e punições. A Alemanha teve o exército reduzido, a indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena e teve que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes  influenciou a Segunda Guerra Mundial.A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos. – Depois da Guerra foi criada a Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial. Conseqüências para o Brasil: fortalecimento e desenvolvimento da indústria.
Crise de 29 - Durante a 1ª Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento (os EUA se tornaram o país mais rico do mundo) suas indústrias produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus em guerra. Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam  reconstruindo suas indústrias e cidades e mantiveram suas importações. A situação começou a mudou em 1930. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos dos EUA. Com a diminuição das exportações, as indústrias norte-americanas aumentaram seus estoques. Grande parte destas empresas possuía ações na Bolsa de Valores de NovaYork e milhões de norteamericanos tinham investimentos nestas ações. Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente. Em poucos dias pessoas muito ricas ficaram pobres. O número de falências foi enorme e o desemprego atingiu  30% dos trabalhadores. A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior da história dos EUA. Diversos países  mantinham relações comerciais com os EUA, e a crise se espalhou por quase todos os continentes. Os EUA eram o maior comprador do café brasileiro e com a crise a importação diminuiu e o preço do café caiu. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo comprou e queimou toneladas de café para diminuir a oferta e conseguir manter o preço. Este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores  investiram na industrialização, alavancando a indústria brasileira. A solução para a crise surgiu em 1933. No governo de Roosevelt, com o plano  New Deal ( um plano econômico que controlava os preços e a produção das indústrias e das fazendas). Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc), conseguindo diminuir o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.

  
COMPLEMENTAR:XIV. A PRIMEIRA GRANDE GUERRA.
SOBRE A BELLE ÉPOCA COLOQUE V OU F:

(   ) Começou na França, mais ou menos em 1880, e se estendeu até a  Primeira Guerra Mundial, em 1914.
(   ) No Brasil, tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, com o Movimento Modernista e a Semana da Arte Moderna em São Paulo.  (   ) Foi a época de florescimento do belo, de transformações, avanços e paz.
(   ) Surgiram novas descobertas e tecnologias como o  como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, etc.
(   ) O cenário cultural fervilha era o centro das atenções  com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema.
(   ) Paris se tornou o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards (avenidas) e a alta costura.
(   ) Por causa do clima de paz, e liberdade esse período testemunhou a escalada do socialismo.
(   ) Essa era dourada só foi abalada pelo início da 1ª Guerra Mundial.
COMPLEMENTAR:XIV. A Primeira Grande Guerra.
1- Sobre a 1ª guerra responda   rápido:
a- Quando:
b- Onde:
c- O que queria:
d- Estopim:
e- Marcou seu fim:
3- Sobre a 1ª Guerra marque V ou F
(   ) Os países se enfrentaram na 1ª guerra porque disputavam o mesmo mercado consumidor e território fornecedor de matéria prima.
(   ) O que marcou o início da 1ª guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro.
(   ) Os países europeus se uniram em alianças  políticas militares para se fortalecerem para um possível confronto.
(   ) Fizeram parte da Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha)
(   ) Fizeram parte da Tríplice Entente, (França, Rússia e Reino Unido).
(   ) O Brasil participou do lado da Entente, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos.
(   ) A 1º guerra foi chamada de guerra de trincheiras.
(   ) No fim da 1ª guerra, foram utilizados tanques de guerra e aviões como armas de guerra.
(   ) Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas.
(   ) Os EUA adotaram atitude isolacionista e só em 1917 entraram no conflito ao lado da  Entente, pois havia acordos comerciais a defender com Inglaterra e França (os EUA vendiam armas e outros produtos, se eles perdessem os EUA teriam prejuízos).
(   ) A entrada dos EUA  marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.
(   ) O Tratado de Versalhes impunha restrições e punições aos perdedores da guerra, a  Alemanha teve o exército reduzido, a indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena e teve que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores.
(   ) O revanchismo alemão contra o Tratado de Versalhes  influenciou a Segunda Guerra Mundial

2- O que foi:
a- O pangermanismo-;
b- A guerra de trincheiras-;
c- O tratado de Versalhes;
d- A corrida bélica;
e- A Entente->
f- A tríplice Aliança
4-- Numere (1) para as causa e (2) para as conseqüências da 1ª guerra:
 (   ) Alemanha e Itália fora do processo neocolonial
(   ) Assinatura do tratado de Versalhes e rendição.
(   ) Corrida armamentista para se protegerem, ou atacar.
(   ) Vitória da Entente,
 (   ) EUA como o país mais rico do mundo.
(   ) Forte concorrência comercial entre os países europeus, na disputa pelos   mercados consumidores. 
(   ) A Alemanha com exército reduzido, a indústria bélica controlada
(   ) A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes   prejuízos econômicos.
(   ) O pan-germanismo e o pan-eslavismo. Vontade nacionalista  em unir, em uma nação, todos os países da mesma origem.
 (   ) Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial.
(   ) Fortalecimento e desenvolvimento da indústria brasileira
(   ) Descontentamento da Alemanha e da Itália com a partilha da Ásia e da África.

A expansão capitalista e o imperialismo


Complementar: XIII. A expansão capitalista e o imperialismo : Sobre as fases do capitalismo relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) 1ª Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo- Séc. XV
(2) 2ª Fase: Capitalismo Industrial Séc. XVIII
(3) 3ª Fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro séc. XX
(   ) Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias
(   ) A burguesia e a nobreza começam a buscar riquezas, procuram ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas na Europa.
(   ) Os comerciantes burgueses, financiados por reis e nobres, chegam à América e começam a exploração com objetivo de o enriquecimento e acúmulo de capital
(   ) teve com característica a busca do lucro, uso de mão-de-obra escrava, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e   desigualdades sociais.
(   ) Teve início com a  Revolução Industrial, na Inglaterra.
(   ) Nesse período aconteceu a colonização e exploração da América.
(   ) Fortalece o capitalismo, modifica o sistema de produção (coloca a máquina para fazer o trabalho dos artesãos). O dono da fábrica aumenta seu lucro, pois a produção é mais rápida.
(   ) Trouxe benefícios como queda no preço das mercadorias, mas trouxe malefícios como desemprego, baixos salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas máquinas.
(   ) Nesse período aconteceu a neocolonização na África e Ásia,  a matéria prima e a riqueza foram exploradas, a população foi dominada, forçada a trabalhar em jazidas minerais e a consumir produtos industrializados da Europa.
(   ) Acontece até hoje com o sistema bancário, as grandes corporações financeiras e o mercado globalizado.
(   ) A globalização permite às grandes corporações multinacionais produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, reduzir os custos e dentro de uma economia de mercado, vender seus produtos para vários países.
(   ) Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo real.
(   ) Apesar das indústrias e do comércio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são os que mais lucram e acumulam capitais.
Complementar: XIII. A expansão capitalista e o imperialismo: História do Imperialismo e Neocolonialismo. Coloque V ou F no que se refere ao neocolonialismo:
(   ) Já em 1850, Inglaterra, FrançaAlemanhaBélgicaItália e EUA, eram grandes potências industriais.
(   ) Com o objetivo de aumentarem seu lucro,  estes países imperialistas dominaram e exploraram a  África, Ásia e Oceania.
(   ) O colonialismo na América, séculos XV e XVI, utilizou como desculpa para a exploração a divulgação do cristianismo; e o o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo. 
(   ) Os países europeus dividiram entre si o território africano e asiático,  foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia, pois queriam o reconhecimento industrial internacional.
(   ) Os colonizadores lutaram entre si para se sobressaírem comercialmente, conseguindo maior território.
(   ) Os EUA lutaram com a Espanha por Cuba. Vencida a Espanha teve que ceder as Filipinas aos EUA. 
(   ) Com a derrota dos chineses durante a Guerra do Ópio. A China teve que assinar o Tratado de Nanquim, que favorecia os ingleses. A dominação britânica foi marcada de crueldade e só teve fim com a  da revolução comunista na China. 
(   ) Outros conflitos imperialistas acabaram levando a 2ª Guerra Mundial.
(   ) Os colonialistas só se interessavam pelo lucro das colônias. Foi somente no século XX que as colônias conseguiram suas independências, porém herdaram dos europeus  países marcados pela exploração, subdesenvolvimento e dificuldades políticas.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA 6º ano


  
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA  6º ano
Professora:
Aluno(a)_________________________________________ nº: ____
 1- Tópico : Território e territorialidade
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª
População urbana       (  ) é a zona rural
População rural           (  ) é a zona urbana
A cidade                      (  )formada por pessoas que moram no campo
O campo                      (  ) formada por pessoas que moram na cidade
2-Complete com as palavras zona urbana ou zona rural.
Eu moro na _________________________________.
Eu faço parte da população ___________________.
3- O que você acha do lugar onde mora? Complete.
Do que eu mais gosto:_____________________________________.
Do que eu não gosto:______________________________________.
4- Qual é o maior problema do lugar onde você mora? Como você acha que esse problema pode ser resolvido?
5- Escreva a frase colocando as palavras em ordem.
 E caminhos da terra. - zona urbana   -  ruas movimentadas – prédios – há – e – bancos, - restaurantes, - Na – escritórios – lojas,

6- OP – Região e Regionalização
Desenhe o lugar onde você mora e complete:
A) Nome do município onde moro:________________________________.
B)Eu moro na localidade ou no bairro denominado:____________________.
C) Produto fabricado o meu município:______________________________.
D) Uma estrada ou um bairro de sua cidade ou município:_______________. 
7- RA1 – Paisagens do Cotidiano
As cidades
As cidades podem ser pequenas, médias e grandes.  Quanto maior é a cidade, mais movimentada ela é, e maiores os seus problemas: falta de moradia, favelas, poluição, transporte, violência. A cidade é formada por uma parte central, chamada de centro, e pelos bairros. O centro da cidade é o lugar mais movimentado e com o maior número de lojas,bancos, escritórios, cinemas, hotéis.  As pessoas costumam fazer compras no centro da cidade, porque o comércio é mais variado.  Nas cidades maiores, as pessoas costumam também fazer compras em shoppings centers, que possuem um comércio variado e concentrado num único lugar.
1-    Nas cidades existem várias opções de lazer. Escreva um pequeno texto vivenciando as opções de lazer que você tenha vivenciado na sua cidade ou município. 

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog