terça-feira, 9 de outubro de 2012

Prova de História 2

E.E.”CASIMIRO SILVA”
AVALIAÇÂO DE  HISTÓRIA -  2 bim/ 2012       DATA:__/__/__
ALUNO (A):________________Nº___               SÉRIE: 1º ano
 PROFESSOR: ____________                           VALOR: _____                                                                         NOTA:   _______                               

Leia o trecho abaixo e responda a questão
 Pelas suas andanças nos sertões, os paulistas descobriram, por volta de 1695, metais preciosos em abundância na região do rio das Velhas, em  terras dos atuais  municípios mineiros de Sabará e Caeté. Em 1696, a descoberta de novas jazidas deu inicio à ocupação do vale do Ouro Preto. Os anos seguintes viram ser abertos caminhos auríferos em Mato Grosso e Goiás e, ao lado do ouro, a descoberta de diamantes no norte de Minas, na região do Serro Frio. MOTA, Myriam B. e BRAICK, Patrícia R. História  das cavernas ao Terceiro Milênio.São Paulo,Ática, 1996. p.228. 
QUESTÃO 01 (Descritor: analisar a postura de Portugal diante da região mineradora)
Assinale a alternativa que define a política tributária da Coroa Portuguesa nas áreas mineradoras.

a)  A Coroa buscava controlar totalmente a extração do ouro através do dízimo, imposto cobrado pela Câmara Municipal.
b)  A cobrança de impostos sobre as áreas mineradoras não era rigorosa o que contribuiu para o contrabando.
c)  A cobrança de impostos era feita diretamente pelos nobres portugueses, que vinham á colônia para fazer o serviço.
d)  A Coroa cobrava diversos impostos sobre as áreas mineradoras, o mais importante deles era o Quinto.

 QUESTÃO 02 (Descritor: analisar as características do tráfico negreiro brasileiro)
Durante mais de três séculos, o tráfico negreiro trouxe para o Brasil mais de três milhões de escravos.
            A respeito  do tráfico negreiro leia as afirmativas abaixo, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta.
 (    ) Muitas famílias brasileiras, residentes na África, capturavam os negros para vende-los aos portugueses.
(    ) Os negros eram transportados da África para o Brasil em navios negreiros.
(    ) Os escravos africanos eram trocados por tabaco e aguardente procedentes da América Portuguesa.
(    ) Como mercadorias, os negros ficavam expostos em mercados a espera de um comprador.
a)   F , V , V , V
b)   V , V , F , V
c)    F , F , F , V
d)    V , V , V , V

  
QUESTÃO 03 (Descritor: identificar as características dos quilombos)
 Fugir, aliás, sempre foi uma forma de resistência dos cativos africanos, desde  que começaram a chegar na América, em 1502, com Nicolas de Orando, governador de Hispaniola (hoje ilha de São Domingos). Ele veio para o Novo Mundo substituir Cristóvão Colombo e trouxe consigo uns 2500 colonos, de todas as procedências. Não se sabe quantos negros havia, apenas que alguns foram trazidos por seus senhores. Um deles fugiu. Foi, pode-se dizer, o primeiro quilombola.   Marcus J. M. de Carvalho, Revista Nossa História, 07/2004. p.74.
 Considere as opções verdadeiras
I) A vida dos quilombos girava em torno da agricultura, da caça e da pesca.
II) Os quilombos viviam isolados no meio das matas, por isso nunca desenvolveram nem um tipo de comércio.
III) Os quilombolas tiveram como seu principal representante, Zumbi.
IV) Os quilombos se disseminaram por toda a América Portuguesa e o mais conhecido foi  Palmares.
Estão corretas as alternativas.
 a)   Apenas I
b)   II e III
c)    I, III e IV
d)    I e II e III

QUESTÃO 04 (Descritor:  caracterizar a escravidão branca ou contemporânea)                   
A escravidão, onde a liberdade e a vontade são inexistentes, ainda existe no Brasil. Esses casos de escravidão na atualidade são chamados de escravidão branca ou contemporânea.
A respeito da escravidão contemporânea é INCORRETO afirmar:
 a) As autoridades não tem feito nada para combater esse tipo de crime no país.
b) Não existe jornada de trabalho limitada; enquanto for possível se trabalhar, se trabalha.
c)  As condições do alojamento são péssimas desde as instalações até a água, muitas vezes contaminada. 
d) Para que a coerção sobre os trabalhadores seja eficiente, eles são recrutados para prestar o serviço longe do seu local de origem.
  QUESTÃO 05 (Descritor: analisar as medidas adotadas por Portugal, diante da ausência de metais preciosos no Brasil)     Observe a charge abaixo.


NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo, Ática, 2003. P. 40. 
No contexto imediatamente posterior à sua chegada ao Brasil, os portugueses

a)  Investiram na produção cafeeira, na tentativa de lucrar com a  venda desse produto na Europa.
b) Exploraram o pau brasil, madeira que foi muito  valorizada na Europa.
c) Continuaram a privilegiar o comércio oriental e não fizeram nenhum tipo de comercio com o Brasil.
d) Concentraram seus esforços no tráfico negreiro, pois garantiam lucros para a colônia e a metrópole.
  
 QUESTÃO 06 (Descritor: identificar a mão-de-obra utilizada pelos portuguesas na extração do pau-brasil)
 Leia o trecho abaixo.
Embora muito inferior às mercadorias orientais, o único produto de algum valor comercial que os portugueses sabiam existir no Brasil era uma  espécie vegetal da qual se extraia uma tinta muito empregada na tinturaria. Trata-se do pau-brasil, encontrado em grande parte do litoral brasileiro, sendo o de melhor qualidade localizado em terras do atual estado de Pernambuco.
O tipo de mão-de-obra  utilizada pelos portugueses na extração do pau-brasil foi:

a)         escrava indígena
b)         servos coloniais
c)         escrava africana
d)         imigrantes europeus

 Leia o trecho abaixo e responda a questão 07.
 Quem está ou foi privado de liberdade sabe quanto ela faz falta. É doloroso viver preso em poucos metros quadrados. A liberdade é para o homem o que o céu é para o condor, como diria Castro Alves. Vida e liberdade quase sempre se confundem. (...). Todo mundo  quer ser livre. Por causa da liberdade, quantas discussões nas famílias, nos edifícios, nos colégios e na Sociedade. Até os animais gostam de usufruir de sua “liberdade”.

 QUESTÃO 07 (Descritor: identificar as características dos movimentos pela independência do Brasil.)

A  liberdade foi a inspiração para um movimento insurrecional ocorrido da colônia no ano de 1789 conhecido como:
 a)         Inconfidência Baiana                                                   b)         Guerra dos Emboabas
c)         Revolta de Felipe dos Santos                                      d)         Inconfidência Mineira

QUESTÃO 08 (Descritor: relacionar dados da tabela com a época da produção)





O gráfico acima pode indicar que: Transforme os séculos em dada para encontrar a resposta certa.
a)   a exportação de açúcar, no final do século XVI, diminuiu..
b)   a produção açucareira manteve-se regular durante todo o século XVII.
c)    o declínio das exportações de açúcar começaram depois de meados do século XVII.
d)   em meados do século XVI a exportação de açúcar  foi a maior do Brasil colônia..


 QUESTÃO 09 (Descritor: identificar na tabela dados sobre a produção aurífera em Minas Gerais)
 Ano
Total (Kg)
1700-1710
29400
1711-1720
65000
1721-1729
80500
1730-1739
115670
1740-1749
144795
1750-1759
141880
1760-1769
101290
1770-1779
84485
1780-1789
55975
1790-1799
44545
(Fonte Virgílio Noya Pinto. O ouro brasileiro e o comércio anglo português. SP, Nacional, 1979.)
A tabela ao lado refere-se à produção de ouro na sociedade mineradora do século XVIII. A partir das informações contidas na tabela e da realidade da sociedade mineradora pode-se concluir que:

a)  A produção de ouro manteve-se estável durante todo o século XVIII devido a um processo criterioso de exploração desse minério.
b)  A maior produção de ouro acontece, exatamente, entre 1700 e 1720 devido ao grande fluxo de garimpeiros que se estabelecem na região de Minas.
c)  As décadas de30,  40, 50 e 60 podem ser consideradas as mais produtivas, apresentando um declínio da produção a partir da década de 70.
d) Mesmo no período de maior produção, 1770-1779, o ouro de Minas Gerais não pode ser considerado significativo para Portugal.

 QUESTÃO 10 (Descritor: identificar na música o caráter multirracial do Brasil como um processo histórico que tem origem na colônia) 
(...) Olhe a nossa história. Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha Índio, Branco Amarelo, Preto
Nascemos da mistura, então por que preconceito?
Barrigas cresceram. O tempo passou...
Nasceram brasileiros cada um com sua cor
Uns com pele clara outros, mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse. Racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final. Faça uma lavagem cerebral.
 (Gabriel, o Pensador, Lavagem Cerebral, 1993)
A letra da música de Gabriel, o pensador faz referência a idéia de um Brasil multirracial. Podemos entender esse termo como:
 a) um fenômeno fruto do processo de miscigenação que tem origem, ainda no período colonial, a partir da   fusão de negros, índios e brancos.
b) um processo de curta duração iniciado no final do século XVIII com as idéias iluministas e o fim do sistema colonial.
c)  a mistura de culturas, com predomínio da visão de mundo dos africanos.
d)  uma mera expressão do racismo, uma vez que o Brasil, historicamente, sempre foi dividido em raças que viviam harmoniosamente


  QUESTÃO 11 (Descritor: identificar e selecionar informações centrais e periféricas em diferentes fontes históricas.)
As imagens de Debret reforçam a idéia de que:
 a) os negros foram vítimas da violência do homem branco durante o período da escravidão, mas muitas vezes eram vitimas dos próprios negros.
b) o Brasil manteve um sistema escravocrata que possibilitava a ascensão do negro à sociedade.
c) o Brasil do período da escravidão não havia desigualdade social.
d) a escravidão é algo que pertence ao passado e não existe nenhuma relação com os dias atuais.


  QUESTÃO 12 (Descritor: associar as representações culturais, os modos de comunicação e as formas de organização do cotidiano (hábitos, valores, idéias) dos diferentes grupos étnicos formadores da sociedade brasileira  à sua identidade pessoal e social e ao seu respectivo processo histórico.)
“Negro drama / entre o sucesso e a lama / Dinheiro, problemas, inveja, luxo, fama / Negro drama / Cabelo crespo e a pele escura / a ferida, a chaga, à procura da cura / Negro drama / Tenta ver e não vê nada / a não ser uma estrela / longe, meio ofuscada / Sente o drama, o preço, a cobrança / no amor, no ódio, a insana vingança / Negro drama / Eu sei quem trama e quem tá comigo / o trauma que eu carrego / pra não ser mais um preto fodido / O drama da cadeia e favela / túmulo, sangue, sirene, choros e velas / Passageiros do Brasil, São Paulo / agonia que sobrevive / em meio à zorra e covardias / Periferias, vielas, cortiços / Você deve estar pensando o que você tem a ver com isso / Desde o início, por ouro e prata / olha quem morre, então veja você quem mata / Recebe o mérito a farda que pratica o mal / Me ver pobre, preso ou morto já é cultural [...] “ (Negro drama, Edy Rock e Mano Brown)
A letra da música acima expressa:

a) a situação de marginalização dos negros no Brasil, herança de um passado escravocrata.
b) a certeza de que a condição do negro no Brasil é fruto de um contexto internacional marcado pelo apartheid.
c) a vida do negro, vítima de preconceito, problema que surge no Brasil na década de 50.
d) a idéia de que o preconceito racial surgiu no Brasil nas favelas do Rio de Janeiro.


 QUESTÃO 13 (Descritor: identificar características da exploração do pau-brasil)
O pau-brasil -  Os portugueses se decepcionaram muito quando chegaram às terras brasileiras e não encontraram as maravilhosas riquezas que eles encontraram nas Índias e que vendiam na Europa com enormes lucros. No Brasil dos primeiros tempos, só encontravam a madeira cor de brasa, denominada pau-brasil, da qual os europeus extraíam tinta para tingir tecidos.

NOVAES Carlos Eduardo, LOBO César - História do Brasil para principiantes –- Editora Ática – São Paulo – p.40





 A charge  se refere a uma das características da exploração do pau-brasil. A característica da exploração do pau-brasil retratada na charge é:
a)       O pau-brasil era monopólio da Coroa Portuguesa.
b)       O comércio do pau-brasil era feito através do escambo.
c)       O governo português cobrava 1/5 do valor do pau-brasil extraído.
d)       As feitorias serviam para armazenar o pau-brasil.

 QUESTÃO 15(Descritor: caracterizar o Brasil após o fim da monarquia)
Ferida de morte desde a Abolição, a Monarquia Constitucional foi definitivamente sepultada a 15 de novembro de 1889. A nova forma de governo surgiu como resultado de cúpula de uma conspiração militar a que o povo assistiu apático e distante sem compreender direito o que se passava. (REY, Marcos. Proclamação da República. 9. ed. São Paulo, Ática. 1999. p . 2.)
O texto se refere a
 a)  a Independência do Brasil.
b)  a Proclamação da República do Brasil.
c)  a Inconfidência Mineira e morte de Tiradentes.
d)  a Descoberta do Brasil e abolição da escravidão.

domingo, 30 de setembro de 2012

PROVA DE HISTÓRIA XVI. Guerra Fria e mundo bipolar XVII. A queda do Muro de Berlim XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 XXI. Indústria cultural x identidades culturais

E.E. “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA –

Professor:
Aluno(a): _________________________________________nº_______
Data: _________________
Em tese o ser humano deve seguir normas e “etiquetas” para conviver, ser aceito e se desenvolver. Algo que venha a sair do “padrão” de comportamento torna-se alvo de repressão. Segundo Freud  e vários estudiosos, os instintos e certos comportamentos são reprimidos para que não ocorram desequilíbrios nas relações interpessoais numa sociedade. Na década de 60, nos Estados Unidos, surge o movimento da contracultura como forma de contestar o caráter social e cultural da sociedade. O movimento da contracultura valorizava : - A natureza; - Luta pela paz e fim da repressão; - viver em Comunidade; - Alimentação natural; - Liberdade sexual e amorosa; - Valorização da religiosidade oriental; - Crítica a veículos de massa;
- Forma despojada e livre de expressão artística;
1. O movimento de contra cultura a que se refere o texto é:
(a) Rock and Holl.                (b) Rap
(c) Hippie                             (d) Black Power

O que seria contracultura hoje em dia, época em que temos a proliferação de múltiplas culturas em tempo real na internet? Pois é, será que há espaço para cultura e contracultura hoje? Vivemos uma diversidade  cultural, não uma só  "cultura" – nós caminhamos entre pessoas que vivem em mundos abstratos totalmente diversos dos nossos. E não era assim 50 anos atrás: as pessoas tinham papéis bem definidos e assemelhados até nas eventuais diferenças. Hoje, não há suficiente homogeneidade para uma cultura, quanto mais para uma contracultura. Por outro lado, as forças do conservadorismo (moral) estão mais fortes do que nunca. Os conservadores são pessoas que são contra o divórcio, anticoncepcionais, legalização de drogas etc. Por outro lado as forças que defendem o liberalismo (moral) são tão fortes e tão numerosa que não dá para falar mais em "contra" cultura.  É importante salientar que os direitos civis estão diretamente vinculados a essa disputa: os escravagistas eram os conservadores de duzentos anos atrás. Uma pessoa tem menos direitos por uma questão de gênero ou orientação sexual, isso também é uma questão de direitos civis. Transformar tudo isso em questões de direitos civis foi uma conquista da contracultura. Hoje essas disputas não morreram então nesse sentido a contracultura não morreu.
2. Marque a alternativa que justifica em que sentido a contracultura continua viva

(a) As pessoas ainda buscam seus direitos
(b) A internet  faz o sentido de contra cultura aumentar porque une culturas diferentes.
(c) Já não existe quem lute pela liberação moral.
(d)  Hoje, os pensamentos são diferentes aceitos por toda  sociedade.


O Tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. Teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas como, por exemplo, a pop art, inovou também em misturar vários estilos musicais (rock, bossa nova, baiãosamba, bolero). As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa. O movimento não possuía como objetivo principal utilizar a música como “arma” de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi criticado por aqueles que defendiam as músicas de protesto. Os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma revolucionária, foi criticado também  por usas  guitarras elétricas, pois os músicos  nacionalistas, acreditavam que isso era influência da cultura americana e que prejudicava a música brasileira. Os principais representantes do tropicalismo foram: - Caetano Veloso, - Gilberto Gil, - Os Mutantes, - Jorge Bem, - Gal Gosta, -
3. Sobre o Tropicalismo assinale a alternativa correta

(a) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para protestar  contra a ditadura militar e  teve grande influência sobre o fim da ditadura militar no Brasil.
(b)  O tropicalismo foi muito importante porque protestou contra a influencia norte americana no Brasil, se negando a usar ou comprar produtos dessa origem.
(c) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário.
(d) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para influenciar a juventude para que não aceitassem a dominação estrangeira e nem a dominação política.




4. Sobre a imagem ao lado podemos afirmar:

a) Trata-se do muro de Berlin e a Alemanha dividida durante o mundo Bipolar.
b) Trata-se da influencia exercida por EUA  e Alemanha no mundo durante a guerra fria.
c) Refere-se à destruição do muro de Berlin e fim do capitalismo no leste europeu.
d) Retrata a construção e destruição do muro de Berlin, principal símbolo da segunda guerra mundial.


05. Berlim Ocidental (organizada e em processo de reconstrução) representava o capitalismo . Foi então que em 1948, Stálin, dirigente da URSS ordenou que as comunicações entre a República Federal da Alemanha e Berlim ocidental fossem cortadas. Porém, tal iniciativa não deu certo. Assim, Berlim Ocidental continuou a crescer e as pessoas começaram a comparar Berlim Ocidental e Berlim Oriental e viram que o capitalismo era melhor que o socialismo.
Como consequência houve uma emigração de pessoas muito qualificadas para Berlim Ocidental e com isso Berlim Oriental ficava abandonada. O Governo Oriental se irritou e deu início
(a) a construção de um muro isolando as duas Alemanhas.
(b) a guerra fria  separando capitalistas de socialistas.
(c) a corrida armamentista bombardeando o lado ocidental
(d) a corrida espacial mandando o primeiro homem para o espaço.




 06. Entre EUA E URSS aconteceu a chamada ________________. Onde disputavam quem seria capaz de produzir tecnologias bélicas mais modernas,  Mesmo assim, esses dois países jamais se enfrentaram durante a Guerra Fria, embora apoiassem guerras entre países menores (cada superpotência apoiando um dos lados rivais), como por exemplo, na Guerra da Coréia entre 1950 e 1953. A que acontecimento da guerra fria o texto e a imagem se referem?
(a) Corrida espacial                                        (b) Corrida armamentista
(c) Desarmamento nuclear                     (d) Corrida ideológica

07. De acordo com a imagem quem era a maior potência nuclear
(a) Japão                         (b) China              (c) URSS                (d) USA

08. As disputas entre EUA e URSS continuavam para ver quem era o melhor, atingindo inclusive a área dos esportes. Nas Olimpíadas, por exemplo, os dois países lutavam para ver quem ganhava mais medalhas de ouro.

De acordo com seus conhecimentos e o texto ao lado é verdade afirmar que:
(I) Por causa das guerras em que se envolveram EUA e URSS ganharam poucas medalhas durante a guerra fria
(II) URRS foi impedida de participar das olimpíadas de 1948 porque foi acusada de começar as duas guerras mundiais.
(III) Nas últimas três olimpíadas EUA e Federação Russa disputaram primeiro e segundo lugar no quadro de medalhas.
(IV) EUA e URSS foram os países que mais ganharam medalhas de ouro nas olimpíadas.
(V) EUA e URSS, durante a guerra fria, só não participaram  dos jogos olímpicos quando aconteceram no país inimigo.
 São verdadeiras as afirmativas:
(a) I, II, III
(b) II e IV
(c) IV e V
(d) I, II, III, IV e V


No final da Segunda Guerra, a Alemanha foi invadida por todos os lados; além de ter sido separada da Áustria, ficando assim dividida em dois países: - Alemanha Ocidental – capitalista - Alemanha Oriental  – governada pelos comunistas.

09. Que lado da Alemanha ficou sob comando da antiga URSS?
(a) Leste                             (b) Oeste
(c) Norte                             (d) Sul

10. Que países mais tiveram influencia sobre a Alemanha dividida?
(a) Inglaterra e França
(b) EUA e URSS
(c) América e Berlim
(d) Inglaterra e EUA


11. A imagem ao lado representa:
(a) O cuidado e a necessidade de uma legislação de proteção aos animais em todo o planeta.
(b) A influência de EUA e URSS sobre o planeta durante a guerra fria.
(c) A falta de um programa de lazer que una as comunidades diferentes.
(d) A força dos EUA sobre o meio ambiente dos outros países, principalmente a Amazônia brasileira.


12. De 1945 a 1991, o mundo tornou-se bipolar, dividido entre o bloco capitalista e socialista. A crescente tensão entre eles e suas implicações no mundo caracterizaram a Guerra Fria. No sentido da guerra ter sido chamada de guerra fria marque a alternativa que interpreta corretamente a imagem ao lado
(a) A imagem mostra a fúria entre os rivais
(b) A imagem mostra o cuidado com que os rivais se enfrentavam por causa do medo de uma guerra atômica, já que os dois tinham o maior arsenal atômico do planeta.
(c) A imagem mostra a insuficiência militar dos dois lados que não possuíam armas de grande poder.
(d) A imagem mostra a dificuldade que os rivais tiveram em se enfrentar em um lugar frio, o que foi decisivo para o fim do conflito.
13. Sobre o  surgimento da internet  em plena Guerra Fria considere apenas as alternativas verdadeiras.
(I). A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu com objetivos militares e seria uma formas das forças armadas norte-americanas manter as comunicações em caso de ataques inimigos
(II) Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico.
(IV) Professores e cientistas, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Estão corretas
(a) I e II
(b) II e III
(c) I, II e III
(d) I e III

Avaliação de História Revolução Russa, Primeira Guerra, Segunda Guerra, Guerra Fria

  E.E. “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

Professor: 
Aluno(a): _________________________________________nº_______
Data: _________________
1. Sobre a imagem abaixo podemos afirmar:
a) Trata-se do muro de Berlin e a Alemanha dividida durante o mundo Bipolar.
b) Trata-se da influencia exercida por EUA  e Alemanha no mundo durante a guerra fria.
c) Refere-se à destruição do muro de Berlin e fim do capitalismo no leste europeu.
d) Retrata a construção e destruição do muro de Berlin, principal símbolo da segunda guerra mundial.

2. “... Com eles vieram receitas culinárias, inusitadas formas de falar e vestir. Com eles vieram brincadeiras infantis, canções e até mesmo diferentes maneiras de exercitar a fé. Com eles vieram ofícios e técnicas que dariam novos rumos às  relações sociais da Província. Acima de tudo, com eles vieram sonhos que iam muito além dos limites  de um grande cafezal.”   (Reviver Raízes. Folheto de exposição histórico-fotográfico. São Paulo: Memorial de Imigrante, 1996.) A participação dos imigrantes na economia brasileira não se limitou aos cafezais, eles foram de extrema importância para as nascentes indústrias no país porque:
a)   Possuíam muito capital disponível para investir nesse setor.
b)  Criticavam abertamente as ideias comunistas que já faziam parte da cultura  operária brasileira.
c)   Defendiam a união entre o capitalismo e o Estado como o caminho para o progresso
d)   Possuíam habilidades manuais e técnicas, além da maioria ser alfabetizado.

 3. “Imigrantes, Imigrantes
Gente que veio de longe
Que não sabe para onde vai
Gente triste, gente estranha.
Estampada a dor na face,
Tristeza no coração.
Eles estão com os olhos voltados para longe
Para suas terras perdidas.” A imigração foi um fenômeno que se iniciou no Império, mas durante o período republicano ainda eram muitos os europeus que chegavam ao Brasil. Sobre os imigrantes no Brasil é CORRETO afirmar:
 a) vieram para o Brasil com a única preocupação de enriquecimento com o investimento industrial.
b) foram os responsáveis pelo início do movimento operário brasileiro.
c) foram os responsáveis pelo início das práticas agrícolas na região do Oeste Paulista.
d) garantiram o sucesso do modelo de desenvolvimento industrial na República Velha.

4.  “Crianças de 9 a 14 anos trabalhavam comumente nas fábricas, recaindo sobre elas castigos físicos pesados. Crianças de cinco anos trabalhavam ocasionalmente nas indústrias e não escapavam de surras e castigos. Brincadeiras, conversas, vaias, ausências ao serviço, demora no banheiro eram consideradas faltas passíveis de punição, além da participação em greves, filiação aos sindicatos, erros no serviço, desobediência a quaisquer ordens e assim por diante. “Não devemos nos espantar, portanto, de que as fábricas tenham sido frequentemente comparadas a cárceres e prisões.”(DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo de. Indústria, trabalho e cotidiano: Brasil 1889 a 1930, p. 14) A descrição do trabalho infantil aponta para um período da história do Brasil em que:
 a) por falta de uma legislação trabalhista, as crianças eram submetidas a uma situação que remonta ao período da Revolução Industrial na Inglaterra.
b) apesar de haver uma detalhada legislação trabalhista, não havia o devido respeito por ela.
c) o esforço por uma legislação trabalhista que desfizesse a injustiça no ambiente de trabalho era a preocupação dos grandes proprietários industriais brasileiros desde o final do século XIX.
d) a legislação trabalhista era rígida, mas dava amplos poderes aos empresários para que pudessem abusar da sua mão-de-obra.

5. Quais os dois acontecimentos que definiram o desfecho da guerra a partir de 1917 ?
a) A saída da Rússia e entrada dos Estados Unidos no conflito.
b) A propagação do conflito as demais nações do globo e entrada dos Estados Unidos no conflito.
c) A saída da Rússia e a entrada da Itália no conflito.
d) A propagação dos ideais republicanos na França e a entrada dos Estados Unidos na guerra.
6. Ao final da 2º Guerra podemos afirmar que:
a) Os EUA consolida-se como maior potencia mundial e o enfraquecimento das antigas potencias europeias.
b) A Rússia consolida-se como superpotência europeia e vence os EUA com seu poderio militar mundial.
c) A Alemanha apesar de ter perdido a guerra continua sendo o maior império europeu e a Inglaterra perde sua posição.
d) O Tratado de Versalhes representou um justo acordo entre vencidos e vencedores.

7. Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
a) O não cumprimento do Tratado de Versalhes pela Alemanha.
b) Assassinato do primeiro-ministro francês General De Gaulle.
c) Assassinato do príncipe herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando.
d) A Revolução Socialista em 1917 na URSS.

8. Por que a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?
a) Porque a Rússia passava por uma revolução socialista.
b) Porque o Czar Nicolau II morre.
c) Porque a Rússia foi derrotada pelos alemães.
d) Porque a Rússia rompe com os aliados Inglaterra e Áustria.
9. Quem mudou de lado durante as duas guerras mundiais?
a) Japão.
b) França.
c) Itália.
d) Estados Unidos.

10. Que conflito foi chamado de guerra de trincheiras?
a) primeira guerra mundial
b) segunda guerra mundial
c) guerra fria
d) guerra do Iraque

Avaliação de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria 2

                                                         E.E “DR. JOAQUIM VILELA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

PROFESSOR:
ALUNO (A): _______________________________Nº_______
DATA: _________________
01. O primeiro país a se industrializar na Europa foi:
a) a França
b) os Estados Unidos
c) a Inglaterra
d) a Bélgica
02. "O produto da atividade humana é separado de seu produtor e esse produto é desfrutado por  uma pequena minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem."
A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:
a) fez acontecer a hegemonia do capitalista, na figura do empresário, na produção social criando o proletariado.
b) tornou a indústria uma alternativa caso o artesanato  manual  não fosse suficiente para atender aos consumidores.
c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção;
d) tornou o homem mais importante que a máquina;
03. Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:
a) assegurava o fornecimento de matéria-prima que era levado da Inglaterra para os países das colônias;
b) permitia um maior desenvolvimento técnico, porque a Inglaterra importava tecnologia dos EUA;
c) eliminava a concorrência francesa que não tinha acesso ao mar;
d) assegurava o mercado para os produtos manufaturados porque facilitava o escoamento da produção.
04. A Revolução Industrial foi possível por uma série de fatores. Em relação a grande quantidade de mão de obra disponível para trabalhar nas fábricas podemos afirmar que está relacionada:
a) ao processo de expulsão do povo dos campos provocado pelo cercamento da terra e criando o êxodo rural;
b) a substituição dos grandes fazendas pelos pequenos produtores, cuja rentabilidade era maior;
c) uma maior concentração de mão-de-obra agrícola para deter a migração para as cidades;
d) foi um fenômeno exclusivo da Inglaterra, não aparecendo em nenhum outro país.
05. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população rural e sensível êxodo urbano.
b) maior divisão do trabalho, utilização de máquinas, êxodo rural e urbanização  e capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das manufaturas e aumento da redução rural.
d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
06. Sobre as condições dos trabalhadores nas fábricas considere as afirmativas:
I – O ambiente de trabalho nas fábricas era péssimo devido a pouca iluminação, sujeira e o abafamento.
II- O trabalho das mulheres e crianças era bem remunerado, pois, os patrões tratavam-nos com respeito e dignidade.
III- Nas fábricas os empregados trabalhavam até 18h por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
IV- Os direitos trabalhistas eram garantidos pelos sindicatos que atuavam de forma efetiva em favor dos operários.
São verdadeiras as afirmativas:
a) I,II,III                                           b) II, III, IV                           
c) Apenas I e III                              d) Apenas I e IV
07. Relacione as colunas:
(1) Trade Unions
(2) Cartismo
(3) Ludismo
(   ) Era contrários à mecanização de trabalho, invadiam as fábricas e quebravam as máquinas em protesto contra as condições de trabalho. Quebradores de máquinas
(   ) Exigia a inclusão dos trabalhadores na política, queriam o voto secreto, e direito de voto para todos os homens.
(   ) Eram os sindicatos que lutavam com o objetivo de melhorar as condições de trabalho.


08. O motivo da vinda da Família Real para o Brasil decorreu, entre outros fatores:
 a) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
d) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
9.  Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
 a) declarar a libertação dos escravos;
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia;

10. No século XIX, a Revolução Industrial alcançou outros países europeus. Na França, teve impulso na época de Napoleão Bonaparte que passou a ter a Inglaterra como grande rival. No contexto dessa rivalidade, Napoleão Bonaparte, em 1806, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL que estabelecia: 
a)   a proibição dos países europeus de comercializarem com a Inglaterra.
b)    o acordo entre a França e Alemanha para destruir o sólido comércio inglês na Europa.
c)    a ordem de invadir a Inglaterra e tomar posse de suas poderosas indústrias.
d)   o tratado entre a França e o restante da Europa para impedir o avanço industrial na Inglaterra.

11.  Em 1.821, D. João VI, tem que voltar a Portugal, em função de um conturbado movimento que por lá acontecia, que ficou conhecido como:
a-Revolta dos alfaiates
b- revolução de Avis
c-Revolução dos Portos
d- Revolta da chibata.









12- Lenovo é uma inovadora companhia de tecnologia internacional resultante da aquisição pelo Grupo Lenovo da Divisão de Computação Pessoal da IBM. s sedes executivas da Lenovo estão situadas em Purchase, New York, E.U.A., e as operações principais em Beijing,China, e Raleigh, North Carolina, EUA, com uma rede empresarial de vendas abrangendo 160 países. A companhia emprega mais de 19.000 pessoas no mundo inteiro.
(www.lenovo.com. Acessada em 15.10.2007.)
O conteúdo apresentado pode ser sintetizado com as seguintes palavras-chave:
a) choque de civilizações, novos países industriais, 2.ª Revolução Industrial.
b) Guerra Fria, crise do socialismo, países em desenvolvimento.
c) mão de obra barata, expansão das multinacionais, globalização.
d) países desenvolvidos, empresas multinacionais, bipolarização.
13- Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.
14- Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial na chamada ordem Multipolar - Estados Unidos, União Européia e Japão - afirma-se, corretamente:
a) A maior potência nuclear do planeta continua sendo os Estados Unidos.
b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos da Alemanha.
c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia.
d) A moeda única da UE (o Euro) tem cada vez menos valor como moeda de troca.

15 - No mundo globalizado, as regionalizações e a formação de acordos entre países tem marcado a nova maneira de produzir o espaço. O BRIC é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que são as maiores economias em desenvolvimento do planeta. Como fórum regional, qual é a maior reivindicação que levou os países que compõem o Bric a se organizar como um bloco?

A) Exigir maior poder de decisão e políticas específicas para países em desenvolvimento, os denominados países “emergentes”.
B) Mandar nas negociações e no diálogo internacional, já que representam 90% do PIB mundial.
C) Reunir todos os países do mundo, objetivando a cooperação internacional.
D) Fazer parte do G7, grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo.
16- O socialismo real e o capitalismo, dois modelos societários alternativos e antagônicos, criaram uma ordem mundial que vigorou de 1945 a 1989/91, chamada de ordem
a)  multipolar.
b)  monopolar.
c)  bipolar.
d)  molecular.

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