sexta-feira, 12 de outubro de 2012

atividades sobre problemas ambientais urbanos

ÁREA URBANA E PROBLEMAS AMBIENTAIS
  Os principais problemas ambientais em áreas urbanas são a poluição atmosférica provocada pelo excesso de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) capazes de colocar em risco a biosfera.
  Os principais responsáveis pela poluição do ar são: transportes, instalações industriais, centrais termoelétricas, queimadas, incineração de lixos.
  Os principais poluentes são: monóxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de nitrogênio, chumbo, dióxido de carbono e outros, que provocam desde sérios problemas respiratórios até as chuvas ácidas.
  Inversão térmica: concentração de ar frio junto ao solo impedindo a dispersão de poluentes eventualmente aí lançados; ocorre no inverno em centros urbanos.
  Ilhas de calor: aumento da temperatura nos centros urbanos devido à concentração excessiva de cimento, asfalto, recobrindo o solo e refletindo o calor solar, e à falta de circulação atmosférica.
  Chuvas ácidas: precipitação em que o pH se apresenta abaixo de 5,0; trata-se de associação da água da precipitação com elementos (principalmente enxofre) lançados na atmosfera por fábricas, refinarias, automóveis.
  Destruição da camada de ozônio: gás instável (O3) que se encontra distribuído principalmente na estratosfera e que impede a penetração de raios ultravioletas nocivos à vida. Seu desaparecimento ou diminuição pode vir a provocar câncer de pele. Detectou-se a presença de um "buraco" sobre a Antártida que estaria aumentando. São duas hipóteses para sua formação: natural ou provocada pela emissão de CFC (clorofluorcarbonetos).
  A dispersão de gás carbônico na atmosfera, devido ao uso de combustáveis por parte dos automóveis e industrias, além das queimadas, aumentam o Efeito estufa, que provoca uma retenção das radiações infravermelhas na camada atmosférica, podendo acarretar um aumento da temperatura do planeta e trazendo como consequências o derretimento de gelo nos pólos e o aumento do nível oceânico e de vapor d'água na atmosfera.

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Complete as lacunas e preencha a cruzadinha.
1- O principal problema ambiental em áreas urbanas é a ______
2- Os principais responsáveis pela poluição do ar são: ___________, industriais, termoelétricas, queimadas e incineração de lixos.
3-  Monóxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de nitrogênio, chumbo, dióxido de carbono e outros são os principais _______do ar.
4- A poluição do ar pode causar problemas respiratórios e __________
5-  É a concentração de ar frio junto ao solo impedindo a dispersão de poluentes ocorre no inverno em centros urbanos.
6-  Ilhas de calor é o aumento da temperatura nos centros urbanos devido à concentração excessiva de cimento e ________ que recobre o solo e reflete o calor e a falta de circulação de ar.
7- Chuva ácida é a ____________que associa água com elementos poluentes lançados na atmosfera por fábricas, refinarias, automóveis.
8- A destruição da camada de ozônio pode provocar _________de pele.
9- A __________________é uma barreira de gás instável que se encontra na estratosfera e que impede a penetração de raios ultravioletas nocivos à vida.
10- Detectou-se um"buraco" na camada de ozônio sobre a __________que pode ter causa natural ou ser provocada pela emissão de CFC
11- Os clorofluorcarbonetos são os _______que mais contribuem para o aumento do buraco na camada de ozônio.
12-  O gás que mais intensifica o efeito estufa é o ____________
13- Os principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa são  as indústrias, os automóveis e a _______
14- A principal conseqüência do aumento do efeito estufa é o________
15- O aumento da temperatura do planeta pode causar
o ____________de gelo nos pólos e o aumento do nível oceânico e de vapor d'água na atmosfera.
16- Os principais problemas ambientais são sentidos nas grandes____



ATIVIDADES PAÍSES BRIC

BRIC
A sigla Bric dá nome a um grupo formado por países considerados, nos últimos anos, como potências econômicas emergentes: BrasilRússiaÍndia e China. Entre 2008 e 2009, frente à crise econômica mundial, a importância do grupo ultrapassou a área econômica, e a presença desses quatro países tornou-se indispensável em todas as discussões políticas. Segundo estudos, no decorrer das próximas décadas, Brasil, Rússia, Índia e China deverão ascender ao topo do ranking das maiores economias do planeta, desbancando potências como o Japão e Alemanha. Dentre as consequências dessa evolução, devemos salientar a afluência de uma massa de novos consumidores, já que entre 2005 e 2015, os rendimentos de cerca de 800 milhões de pessoas (nos quatro países) poderão cruzar a marca de 3.000 dólares anuais, a linha divisória para o patamar de consumo de classe média. Considerando-se que há hoje no mundo cerca de 2 bilhões de pessoas nessa faixa de renda, o Bric pode fazer o mercado consumidor global crescer quase 50% em apenas dez anos. Incluir quase 1 bilhão de novos consumidores no mercado certamente causará um impacto sem precedentes sobre a demanda de bens e serviços. Em 2006, 700 milhões de pessoas tinham acesso à telefonia móvel nos Bric - até 2011 serão quase 2 bilhões. A força dos Bric provém, em grande parte, da enorme fatia da população mundial existente nos quatro países, onde vivem 2,7 bilhões de habitantes, o equivalente a 40% da humanidade.Brasil- O Brasil é um dos países que mais ganha com o aumento do intercâmbio com os outros Bric, participando de modo crescente como fornecedor de alimentos e de matérias-primas. Nos últimos anos, por exemplo, as exportações do agronegócio brasileiro para a China, lideradas por soja e carne de porco, cresceram 450%. O Brasil, contudo, é considerado uma incógnita pelos analistas econômicos, especialmente quanto à sua capacidade para lidar com seus três principais problemas: carga tributária pesada, infraestrutura precária e educação deficiente.
Veja, abaixo, as vantagens e desvantagens de Brasil, Rússia, Índia e China: 
PRÓS E CONTRAS
Alguns fatores que impulsionam a expansão econômica de cada um dos Bric e problemas que podem atrapalhar o crescimento desses quatro países emergentes
Brasil
Vantagens
Desvantagens
Potencial para ser o maior fornecedor mundial de produtos agrícolas
Carga tributária pesada e informalidade disseminada em muitos setores
Grandes reservas minerais
Infra-estrutura precária
Parque industrial diversificado
Educação deficiente
Rússia
Vantagens
Desvantagens
Reservas abundantes de petróleo e gás natural
População com média de idade elevada e baixo índice de natalidade
População com bom nível educacional
Altos índices de corrupção e criminalidade
Carga tributária baixa

Índia
Vantagens
Desvantagens
Avanço em setores de tecnologia, como informática
Infra-estrutura precária, com áreas urbanas caóticas
Grande população jovem e em crescimento acelerado
Sociedade organizada por sistema arcaico de castas e dividida por conflitos étnicos e religiosos
Elite bem formada e atuante

China
Vantagens
Desvantagens
Alta capacidade industrial
População com tendência de envelhecimento rápido
Potencial para ter o maior mercado consumidor do mundo
Progresso realizado com grande devastação ambiental
Investimento intensivo em infraestrutura e educação
Sistema político ditatorial
Fonte: Revista Exame
1- O que é a BRIC?
2- O que significa a sigla BRIC?
3- Que economias poderão ser ultrapassadas elos países da BRIC, nas próximas décadas?
4- Que conseqüência pode ter essa ascensão dos países da BRIC para a população?
5- De acordo com o texto, de onde vem a força dos países da BRIC?
6- Por que o Brasil é o país que mais lucra com o comércio entre os países da BRIC?
7- Quais são os três principais problemas que atrapalham o desenvolvimento econômico e social do Brasil?
8- Comente as vantagens e desvantagens que impulsionam a expansão econômica de cada um dos Bric e as desvantagens que podem atrapalhar o crescimento desses quatro países emergentes

Atividades sobre as constituições Brasileiras

1824: Outorgada em 25 de março de 1824 no Império de D. Pedro I, determinava:
Monarquia constitucional, hereditária e vitalícia;
Estado unitário não federativo;
Cargos de senadores  vitalícios;
Voto censitário (sexo masculino para maiores de 25 anos);
Igualdade de todos perante a lei;
Catolicismo como religião oficial;
Igreja Católica fica subordinada ao Estado;
Criação de 4 poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador;
Eleições indiretas;
Províncias governadas por um presidente e um Conselho Geral.
1891: promulgada  no Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca.  Era baseada na Constituição dos EUA e determinava:
Federalismo;
Presidencialismo com mandato de quatro anos;
Extinção do poder moderador e estabelecimento dos três poderes;
Voto aberto, masculino, proibido aos analfabetos, mendigos e praças, além do clero.
Igualdade perante a lei;
Estados autônomos.
1934: promulgada no Governo Provisório de Getúlio Vargas, previa:
· Estados federativos;   Eleições diretas para presidente;
· Mandato presidencial de 4 anos;
· Extinção do cargo presidencial de vice-presidente;
· Limitação das garantias do habeas-corpus;
·Criação do mandato de segurança;
 Instituição da justiça do trabalho; Criação da Justiça Eleitoral;
· Voto universal secreto;     Nacionalização dos bancos;
· Permitia a organização de sindicatos e viabilizava uma melhor organização das massas trabalhadoras;
·Proibições de diferenças salariais para o mesmo trabalho;
·Salário mínimo;Jornada de trabalho de oito horas diárias;
· Proibição do trabalho infantil; ·Repouso semanal;  Férias remuneradas;·Indenização por demissão sem justa causa; Assistência médica;
·Criação da previdência social pública (aposentadoria);
·Extensão do direito de voto a homens e mulheres com mais de 18a
1937: outorgada no Governo de Getúlio Vargas. Veio como aparato legal para o golpe dado por Vargas para implantar o Estado Novo. Conhecida como POLACA, pois foi inspirada nas Constituições fascistas da Itália e da Polônia.
Concentrou todos os poderes nas mãos do presidente;
O presidente podia dissolver o Congresso e expedir decretos-lei;
Extinção dos partidos políticos;
Proibição do direito de greve;
Aboliu-se a liberdade de imprensa;
Instituiu-se a censura;
Estados seriam governados por interventores;
Instituiu-se a pena de morte;
Manutenção das leis trabalhistas.
1946: promulgada durante o governo do general Eurico Gaspar Dutra, determinava:
Autonomia dos Estados;República federativa e democrática;
Eleições diretas e secretas em todos os níveis;
Igualdade de todos perante a lei; Liberdade de manifestação de pensamento; Inviolabilidade do sigilo de correspondência e de domicílio; Liberdade de crença religiosa; Liberdade de associação; Prisão só em flagrante delito ou por ordem escrita da autoridade competente; Garantia de defesa do acusado;
Mandato presidente 5anos; Defesa da propriedade privada;
Instituição do habeas-corpus;  Independência dos3poderes.
1967: promulgada em 24 de janeiro de 1967. Era um arranjo político dos militares para dar legalidade à decretação dos Atos Institucionais.
Dava ar de legalidade ao regime da Ditadura;
Mantinha o Brasil como federação;
Estados com menos poderes;
Executivo fortalecido;
Eleições indiretas;
Extinção dos partidos políticos.
Ao todo, foram dezessete Atos Institucionais, mas os cinco primeiros tiveram extrema importância no aparato da ditadura.
Ato Institucional – 1
·  Poder de alterar a Constituição; Cassar mandatos e suspender políticos;  Estabelecia eleições indiretas para presidência.
Ato Institucional – 2
· Determinou eleição indireta para presidência da República;
· Extinguiu os partidos políticos;· Ampliou o número de ministros do STF; Intervenção nos Estados.
Ato Institucional – 3
· Determinava eleições indiretas para governador e vice-governador e nomeação de prefeitos pelos governadores.
Ato Institucional – 4
· Submissão do Poder do Legislativo pelo Executivo.
Ato Institucional – 5
· Fechamento do Congresso Nacional; Cassação dos mandatos eletivos;· Suspensão dos direitos políticos e liberdades individuais; · Proibição de manifestações públicas;· Ao Poder Executivo foi dada a prerrogativa de legislar com supremacia sobre todos os temas.
1988: promulgada em 05 de outubro de 1988 no Governo de José Sarney. Foi elaborada em conformidade com os anseios da população.
Eleições diretas para todos os cargos políticos;
Eliminação da fidelidade partidária;
Direito de voto aos analfabetos;
Liberdade de criação de partidos políticos;
Direito de representação política aos moradores do Distrito Federal;
Garantia dos direitos humanos contra as arbitrariedades do Estado;
Proibição da pena de morte e da tortura;
Igualdade de direitos entre homens e mulheres;
Racismo é crime inafiançável;
Fim da censura;
Jornada de trabalho de 44 horas semanais;
13º salário para aposentados;
Liberdade sindical; Eleições em dois turnos em cidades  com mais de 200 mil eleitores; Mandatos de 4 anos; Proteção ao índio; Licença maternidade de 120 dias e paternidade de 5;
Ampliação dos direitos do Congresso.
Sobre as informações acima, responda:
1- Quantas constituições foram criadas durante o Brasil império?
2- Porque  não existia constituição brasileira durante o Brasil colonial?
3- Que constituição brasileira colocou a religião católica como oficial no Brasil?
4- Quantos poderes regem o pais?
5- Em qual constituição foi criado um quarto poder? Por quem foi criado, que poder era esse?
6- Qual foi a primeira constituição da república, foi criada no governo de qual presidente?
7- Que constituição instituiu a presidencialismo no Brasil, pondo fim ao reinado?
8- Quando foi permitido o voto feminino? No governo de qual presidente?
9- O que significa voto universal?
10- Quando e por qual presidente foi criado a justiça do trabalho?
11- Em qual constituição não existia poder para as federações?
12- Em que constituição e no governo de qual presidente, foi instituído a pena de morte no Brasil?
13- Que constituição permitia a liberdade de culto ao povo?
14- Que constituições extinguiram os partidos políticos no Brasil e que regime político acontecia em cada época?
15- Em que constituição é dado poder total somente ao presidente?
16- Em que constituição é garantida dos direitos humanos ao cidadão?

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Atividades sobre redes de comunicação

O MUNDO EM REDE  Por (Fábio Barbosa)

A Interdependência veio para ficar e já está alterando, há algum tempo, a relação entre os países. Tendências como os fluxos migratórios, problemas ambientais e crises financeiras têm passado por cima das fronteiras, demonstrando até pouco respeito à independência de cada país. Uma crise num mercado se alastra rapidamente para outro e, portanto, aumenta a necessidade de coordenação entre os países. Acordos financeiros globais são negociados em Basileia, acordos ambientais, em Kyoto e em Copenhague, e negociações sobre fluxos migratórios são tratadas entre blocos econômicos, quando não através de (frustradas e frustrantes) construções de muros.
A independência de um país para definir o destino dentro dos seus domínios está sendo cada vez mais abalada pela interdependência que se sobrepõe. Os governos não estão aparelhados para lidar com essa crescente onda de problemas supranacionais e só agora começam verdadeiramente a buscar novos caminhos, pressionados pelos novos tempos.
A notícia é que a interdependência será cada vez maior, goste-se ou não. A justificativa para essa interdependência cada vez maior  é que com 5,3 bilhões de celulares no mundo e com cerca de 2 bilhões de pessoas conectadas pela internet (dados da União Internacional de Telecomunicações), a comunicação está mais rápida do que nossos padrões de conhecimento conseguem compreender. Isso impacta a todos, mas se dá de forma mais acentuada, claro, entre os jovens. Um fato recente que tem chamado muito a atenção é o que está acontecendo em vários países do mundo árabe. Não vou explorar o aspecto político, mas destacar o papel dos jovens na mobilização da sociedade pelas redes sociais. Foi com esse mecanismo pouco estruturado, mas muito eficiente, que concentrações enormes foram articuladas. Da forma como estão organizados, os governos também não estão conseguindo compreender e muito menos controlar essa rede de informações. É tudo muito rápido e muito fluido. Os tempos do que se chamava de “comando e controle” estão ficando para trás. Caso recente e ilustrativo é o de alguns congressistas de países ocidentais que ficaram perplexos com os acontecimentos no mundo árabe. O foco dessa perplexidade, porém, não é no que aconteceu em si, mas em como lidar com essa nova situação em que a informação sobre as mobilizações chega diretamente a eles e a todos, via redes sociais, antes mesmo que seus sofisticados serviços de informação secretos tenham tido tempo de saber, entender e interpretar.
O fenômeno das redes sociais impacta também as empresas e, por conta disso, elas precisam aprender a tratar com novas mídias dentro de casa (blogs) e nas relações com o mercado (Facebook, internet, blogs e Twitter).
A fonte de notícias não é mais somente a mídia tradicional. Além de TVs, jornais, revistas e rádio, a divulgação das informações também já está definitivamente on-line, pulverizada e democratizada, caracterizando os “novos tempos”!!!.
Muitos hábitos dos jovens também estão mudando por conta disso e sua fonte de informações é muito diversa. Por exemplo, no caso de produtos e serviços, os jovens se informam não só pela propaganda dos anunciantes, mas querem saber pelas redes sociais o que seus amigos acham da experiência que tiveram com determinado produto ou serviço. Difícil dizer quais serão as implicações de todas as mudanças causadas nesse mundo conectado. Arrisco-me, porém, a dizer que serão mudanças muito positivas, pois teremos mais transparência, mais participação, mais engajamento. Vejo os jovens do mundo inteiro ávidos por serem protagonistas desse mundo interdependente, contando agora com um instrumento de comunicação e participação -as redes sociais- que é formado por eles, consolidando, agora, sim, a aldeia global. Com a boa-nova de que esses jovens estão conectados de maneira mais intensa e com consciência social e ambiental maior do que a geração anterior. O mundo já está e ficará ainda mais transparente e interdependente. E isso é uma excelente notícia.
Interpretação de texto.

1- Sobre o texto acima marque V ou F
(   ) O mundo em redes mostra a interdependência entre os países.
(   ) Com o mundo conectado em redes as fronteiras físicas não impedem a interrelação entre as pessoas.
(   ) Os jovens do mundo árabe se organizaram através das redes sociais para as manifestações que tiram do poder vários ditadores na região.
(   ) Os jovens árabes se organizaram pelo facebook contra os governos ditadores, só não tiveram sucesso porque  os sofisticados serviços de informação secretos do governo tiveram tempo de saber, entender e interpretar a negociação por causa da lentidão das redes.
(   ) Para o autor do texto com as redes sociais os jovens estão conectados de maneira mais intensa e com consciência social e ambiental maior do que a geração anterior.
(   ) Para o autor do texto, por causa das redes sociais e da facilidade de informação da internet o mundo  ficará ainda mais transparente e interdependente

2- Copie do texto a parte que exemplifica  a interdependência entre os países.
3- Copie do texto a parte que justifica uma interdependência cada vez maior entre os países.
4- Que redes de informação aparecem no texto?
5- No texto, o que é chamado de mídia tradicional?
6- No texto, o que caracteriza os “novos tempos”?
7- Na opinião do autor quais serão as implicações causadas  pela democratização da informação, já que o mundo está conectado?

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