sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Atividades sobre Meio Ambiente 2

Atividades sobre meio ambiente 2

Mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta . Podem ocorrer: nas temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.São provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.
As Mudanças climáticas  ocorrem rapidamente e com efeitos devastadores, nos últimos anos foram ondas de calor de até 40 graus em regiões de temperaturas amenas, o número de desertos aumentou, o aumento da temperatura fez com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos e com isso ocorrem fortes furacões  tufões e ciclones e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas).O aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. O Crescimento e surgimento de desertos se intensifica com o aumento da temperatura e provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.
Atividades:
1-O que são mudanças climáticas?
2-Como são provocadas as mudanças climáticas?
3- A partir de qual acontecimento começaram as mudanças climáticas no mundo? Porque?
4- Como se manifestam as mudanças climáticas?
5- O que pode acontecer se as calotas polares continuarem derretendo?
6- Qual é a principal conseqüência das mudanças climáticas?
7-Como as regiões desérticas estão sendo aumentadas?


Principais leis de proteção ambiental no Brasil
 - Código Florestal Brasileiro -  promulgada durante o segundo ano do governo militar, estabeleceu que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País.
Política Nacional do Meio Ambiente -- tornou obrigatório o licenciamento ambiental para atividades que possam degradar o meio ambiente. Aumentou a fiscalização e criou regras mais rígidas para atividades de mineração, construção de rodovias, exploração de madeira e construção de hidrelétricas.
Lei de Crimes Ambientais instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza. Atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais.
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SUNC) - - definiu critérios e normas para a criação e funcionamento das Unidades de Conservação Ambiental.
Lei de Biossegurança -- fiscalização sobre as atividades que envolvem organismos modificados geneticamente em laboratório. Abrange o uso de transgênicos e outras modificações genéticas.
Numere:
(1)- Código Florestal Brasileiro

(2)- Política Nacional do Meio Ambiente

(3)- Lei de Crimes Ambientais

(4)- Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SUNC)

(5)- Lei de Biossegurança

(   )  definiu critérios e normas para a criação e funcionamento das Unidades de Conservação Ambiental.
(   )  fiscaliza atividades que envolvem organismos modificados geneticamente.
(   )  tornou obrigatório o licenciamento ambiental para atividades que possam degradar o meio ambiente.
(   ) Aumentou a fiscalização e criou regras mais rígidas para atividades de mineração, construção de rodovias, exploração de madeira e construção de hidrelétricas.
(   ) Depois dessa política, atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais.
 (   ) estabeleceu que as florestas e demais vegetações desse território, são bens de interesse comum a todos os brasileiros.
(   ) instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza.

Ilhas de calor -- fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.
Uma das causas é a grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas,outro fator é a pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.
A formação e presença de ilhas de calor no mundo são negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensificação do fenômeno do aquecimento global.
Medidas para evitar a formação das ilhas de calor urbanas:
- Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes.- diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.
Exemplos de ilhas de calor:- São Paulo (Brasil)- Rio de Janeiro (Brasil)- Nova Iorque (Estados Unidos da América)- Cidade do México (México)- Pequim (China)- Nova Deli (Índia)
O que são ilhas de calor?
O que causa o fenômeno ilha de calor?
O que o fenômeno ilha de calor é prejudicial para o mundo?
O que pode evitar a formação de ilhas de calor?
Onde acontece as principais formações de ilhas de calor?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ATUALIDADES PARA O ENEM

ATUALIDADES PARA O ENEM:
-RÚSSIA VERSUS GEÓRGIA- conflito no Cáucaso
CRISE NA SÍRIA: Atentado aumenta tensão em Damasco (PRIMAVERA ÁRABE)Egito, Tunísia, Líbia, Iêmen, Barein e síria. 
- GUERRA DAS MALVINAS - Três décadas após a guerra entre a Argentina e Reino Unido pela soberania das Ilhas Malvinas ou Falklands, a presidente Cristina Kirchner reivindica as ilhas. " nacionalismo argentino – 
 - HAITI- A pobreza no Haiti agravada pelo terremoto que devastou o país em 2010 tem consequências no Brasil. 
 - CRISE NA ZONA DO EURO - A crise na Europa tem assustado investidores e posto em xeque a existência do Euro, moeda única europeia. "Destaque para os PIIGS, grupo formado por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha –
  - NOVO CÓDIGO FLORESTAL -  conjunto de leis que define regras para a produção agrícola e para a preservação ambiental. 
 - MONARQUIA CONSTITUCIONAL - "O jubileu de Diamante (60 anos) da Rainha Elizabeth II do Reino Unido diferença entre regimes absolutistas e monarquias constitucionais. 
- CONFERÊNCIAS DA ONU SOBRE MEIO AMBIENTE-  Rio+20, conferência de Estocolmo (1972); Eco 92 (Rio de Janeiro) e Rio+10 (Johanesburgo). 
 - PRODUÇÃO DE ENERGIA hidrelétrica  e a usina de Belo Monte


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade sustentabilidade: Pegada ecológica


companheiros essa é a moda da sustentabilidade agora..rsrsrs...pegada ecologica... 

primeiro eu fiz a sondagem...rsrsrs depois a introdução do que é a pegada...depois a sistematização... mandei eles desenharem o próprio pé e tudo que eles consomem dentro do pé...e essa atividade que tem um questionário para eles medirem o tamanho da pegada...depois um debate onde todos falaram o tamanho da pegada e o tanto de planeta que seria necessário se o mundo consumisse do tanto dele... isso é a consolidação...depois dou uma provinha para avaliar...amarrei a sequencia didática... 

PS..O questionário é necessário para se calcular a pegada...kkkkk



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

atividades sobre problemas ambientais urbanos

ÁREA URBANA E PROBLEMAS AMBIENTAIS
  Os principais problemas ambientais em áreas urbanas são a poluição atmosférica provocada pelo excesso de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) capazes de colocar em risco a biosfera.
  Os principais responsáveis pela poluição do ar são: transportes, instalações industriais, centrais termoelétricas, queimadas, incineração de lixos.
  Os principais poluentes são: monóxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de nitrogênio, chumbo, dióxido de carbono e outros, que provocam desde sérios problemas respiratórios até as chuvas ácidas.
  Inversão térmica: concentração de ar frio junto ao solo impedindo a dispersão de poluentes eventualmente aí lançados; ocorre no inverno em centros urbanos.
  Ilhas de calor: aumento da temperatura nos centros urbanos devido à concentração excessiva de cimento, asfalto, recobrindo o solo e refletindo o calor solar, e à falta de circulação atmosférica.
  Chuvas ácidas: precipitação em que o pH se apresenta abaixo de 5,0; trata-se de associação da água da precipitação com elementos (principalmente enxofre) lançados na atmosfera por fábricas, refinarias, automóveis.
  Destruição da camada de ozônio: gás instável (O3) que se encontra distribuído principalmente na estratosfera e que impede a penetração de raios ultravioletas nocivos à vida. Seu desaparecimento ou diminuição pode vir a provocar câncer de pele. Detectou-se a presença de um "buraco" sobre a Antártida que estaria aumentando. São duas hipóteses para sua formação: natural ou provocada pela emissão de CFC (clorofluorcarbonetos).
  A dispersão de gás carbônico na atmosfera, devido ao uso de combustáveis por parte dos automóveis e industrias, além das queimadas, aumentam o Efeito estufa, que provoca uma retenção das radiações infravermelhas na camada atmosférica, podendo acarretar um aumento da temperatura do planeta e trazendo como consequências o derretimento de gelo nos pólos e o aumento do nível oceânico e de vapor d'água na atmosfera.

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Complete as lacunas e preencha a cruzadinha.
1- O principal problema ambiental em áreas urbanas é a ______
2- Os principais responsáveis pela poluição do ar são: ___________, industriais, termoelétricas, queimadas e incineração de lixos.
3-  Monóxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de nitrogênio, chumbo, dióxido de carbono e outros são os principais _______do ar.
4- A poluição do ar pode causar problemas respiratórios e __________
5-  É a concentração de ar frio junto ao solo impedindo a dispersão de poluentes ocorre no inverno em centros urbanos.
6-  Ilhas de calor é o aumento da temperatura nos centros urbanos devido à concentração excessiva de cimento e ________ que recobre o solo e reflete o calor e a falta de circulação de ar.
7- Chuva ácida é a ____________que associa água com elementos poluentes lançados na atmosfera por fábricas, refinarias, automóveis.
8- A destruição da camada de ozônio pode provocar _________de pele.
9- A __________________é uma barreira de gás instável que se encontra na estratosfera e que impede a penetração de raios ultravioletas nocivos à vida.
10- Detectou-se um"buraco" na camada de ozônio sobre a __________que pode ter causa natural ou ser provocada pela emissão de CFC
11- Os clorofluorcarbonetos são os _______que mais contribuem para o aumento do buraco na camada de ozônio.
12-  O gás que mais intensifica o efeito estufa é o ____________
13- Os principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa são  as indústrias, os automóveis e a _______
14- A principal conseqüência do aumento do efeito estufa é o________
15- O aumento da temperatura do planeta pode causar
o ____________de gelo nos pólos e o aumento do nível oceânico e de vapor d'água na atmosfera.
16- Os principais problemas ambientais são sentidos nas grandes____



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