Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

sábado, 17 de outubro de 2009

Descritores de Língua Portuguesa, conforme distribuição de prioridades, na 3ª série do ensino médio*

 Descritores de Língua Portuguesa, conforme distribuição de prioridades, na 3ª série do ensino médio*

Tópico I – Prioridade 3 Procedimentos de Leitura
D1 Localizar informações explícitas em um texto. P3
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. P2
D4 Inferir uma informação implícita em um texto. P1
D6 Identificar o tema de um texto. P3
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. P4
Tópico II - Prioridade 5 Implicações do Suporte, do Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto
D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,quadrinhos, foto, etc.). P1
D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. P1
Tópico III – Prioridade 4 Relação entre Textos
D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. P1
D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. P1
Tópico IV - Prioridade 1 Coerência e Coesão no Processamento de Textos
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. P2
D7 Identificar a tese de um texto. P1
D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. P1
D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. P1
D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. P2
D11 Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto. P1
D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. P1
Tópico V - Prioridade 2 Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. P1
D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. P3
D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. P2
D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. P3
Tópico VI - Prioridade 5 Variação Lingüística
D13 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. P1

 São modalidades estruturais da inteligência: conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer.
o que são competências cognitivas?Quais aspectos cognitivos serão Avaliados
 saber inferir;
 Atribuir sentido;
 Articular partes e todo;
 Excluir;
 Comparar;
 Observar;
 Identificar;
 Tomar decisões;
 Reconhecer;
 Fazer correspondências.

O que é?
A Matriz de Referência é um documento que dispõe sobre Eixos, Temas e Descritores definidos para elaborar as provas
Como os educadores podem utilizar a Matriz? Como referência para organizarem planos de estudos.
Qual é a estrutura da Matriz de Referência? A Matriz de Referência está estruturada em Eixos, Temas e Descritores. Os Eixos e Temas são campos de estudo da geografia, história e áreas afins a serem desenvolvidos na escola, com vistas à compreensão das diferentes realidades econômicas, sociais, políticas e culturais. Eles servirão como roteiro aos estudantes e educadores em sua participação nas diferentes etapas do Desafio.
São cinco Eixos:
1. Sociedade e natureza
2. Linguagens da geografia, história e áreas afins
3. O campo e a cidade
4. Mobilidade geográfica
5. Um só mundo, muitos cenários geográficos e históricos

4 comentários:

  1. gostaria de receber o Plano de ensino 3.ano do ensino medio geografia..atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, deixe seu email que ficarei feliz em atende-la...abraço

      Excluir
  2. leciono na com geografia ensino medio e os PAV (progjetos 6.e 7 anos e 8.e 9.anos) adoro seus trabalhos é de grande ajuda ...peço mais ajuda ainda gostaria que mim mande o Plano de ensino do 3.ano de GEOGRAFIA...ATENCIOSAMENTE.mARCIA

    ResponderExcluir