CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA 3º ANO ENSINO MÉDIO. 1º BIM EIXO TEMÁTICO VII TEMA 7 : A RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA EM QUESTÃO SUBTEMAS • Regiões hidroconflitivas do planeta Terra • Desertificação climática, desertificação ecológica • Megadiversidade brasileira: mito ou realidade? Quadrilátero Ferrífero: domínios da natureza e políticas ambientais Mutações no Mundo Natural TÓPICOS--26. RECURSOS HÍDRICOS - OP—25-- RECURSOS HÍDRICOS R.A—28-- RECURSOS HÍDRICOS. HABILIDADES--26.1. Avaliar os acordos e controles da gestão ambiental da água. 26.1.1. Analisar as políticas públicas em nível nacional e internacional para o resguardo do patrimônio ambiental do planeta. CONCEITUAR: água potável - qualidade de vida - esgoto, lixo, efluentes industriais - mercúrio dos garimpos clandestinos - desmatamentos - queimadas - lençol freático - planeta superpovoado - sistema hidrológico global - conflitos de territorialização da água doce no planeta - as implicações socioambientais da construção de hidrelétricas - desenvolvimento sustentável - gestão ambiental da água O QUE ENSINAR - As regiões hidroconflitivas do planeta, avaliando as políticas em nível nacional e internacional para sua gestão - Fenômenos meteorológicos relacionados aos recursos hídricos contidos em linguagens cartográfica e estatística - Transformações geográficas nas regiões atingidas pela construção de barragens identificando as críticas e contestações de que é alvo problematizando a gestão e a gestão ambiental da água. TÓPICO--27. PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO OP—26-- PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO. R.A—31— PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO. HABILIDADES--27.1. Prognosticar sobre o futuro do planeta, tendo como referência os padrões de produção e consumo do capitalismo global. 27.1.1. Explicar, na perspectiva da sustentabilidade, os padrões de produção e de consumo que têm referenciado o desenvolvimento econômico do capitalismo global. CONCEITUAR- consumo sustentável - Cúpula Rio-92 - consumo e produção insustentáveis - fontes de energias renováveis - Capitalismo econômico.- Desenvolvimento econômico.- Processos climáticos e hidrológicos. O QUE ENSINAR • Os padrões de produção e consumo que têm referenciado o desenvolvimento econômico capitalista sob a ótica da sustentabilidade • A relação entre o efeito estufa e o buraco da camada de ozônio com o padrão de produção e consumo • Confronto de dados entre o consumo dos países centrais com os países periféricos. DESCRITORES: D84 - Comparar os principais usos e formas de ocupação dos diversos domínios naturais e suas implicações socioambientais. D85 - Comparar as principais bacias hidrográficas do mundo, do ponto de vista físico e socioeconômico. D86 - Reconhecer o potencial de uso dos oceanos: maricultura, exploração de petróleo,extração mineral. D39 - Associar o mapa hipsométrico, o mapa das bacias hidrográficas e o potencial energético dos rios brasileiros. D89 - Avaliar, através de textos, gráficos e tabelas, a importância dos recursos hídricos para a vida dos seres humanos. AVALIAÇÂO: 1) O aumento da demanda por água é provocado pelo crescimento da população,pelo desenvolvimento industrial e pela expansão da agricultura irrigada. Busque comprovação da afirmativa em reportagens divulgadas na mídia escrita e eletrônica. Faça um resumo da informação e apresente à turma. Problematize e participe do debate. Debate: como estimular o cidadão do espaço de vivência/brasileiro a produzir e consumir de forma sustentável? |
CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA 3º ANO ENSINO MÉDIO. 2º BIM TÓPICO--28. DINÂMICA TERRESTRE OP—27-- DINÂMICA TERRESTRE. R.A—29-- DINÂMICA TERRESTRE. HABILIDADES--28.1. Reconhecer os fenômenos responsáveis pela dinâmica terrestre. 28.1.1. Explicar os fenômenos da dinâmica terrestre relacionados ao tectonismo e vulcanismo, tendo como referência o movimento das placas tectônicas. 28.1.2. Explicar os fenômenos relacionados à litosfera, hidrosfera e atmosfera. CONCEITUAR; dinâmica terrestre - uso/abuso pela dos ecossistemas terrestres - litosfera – vulcanismo - - Gestão insustentável/sustentável dos recursos do território - poluição urbano-industrial - chuva ácida/ilhas de calor/efeito estufa/aquecimento global - explosão do turismo - furacões - monções O QUE ENSINAR • Paisagens que evidenciam a dinâmica terrestre e seu uso como atratividade das áreas turísticas. Impactos do vulcanismo em regiões da terra. Os tornados, furacões e suas conseqüências. O El Niño e La Nina. • Impactos do aquecimento global na dinâmica terrestre • Mecanismo da formação de ilhas de calor, da chuva ácida e do efeito estufa TÓPICO--29. DESERTIFICAÇÃO OP—28—DESERTIFICAÇÃO. R.A—30—DESERTIFICAÇÃO. 29.1. Reconhecer os processos ecológicos e antrópicos da desertificação 29.1.1. Analisar textos, mapas, gráfi cos, tabelas e imagens sobre a desertificação em processo no Norte de Minas Gerais: área de abrangência, localização geográfica, municípios em situação de risco e suas conseqüências em âmbito natural, social, urbano, institucional. 29.1.2. Analisar textos, mapas, gráfi cos, tabelas e imagens sobre a desertificação e arenização em processo no Brasil. CONCEITUAR: Agenda 21 – Desertificação - semi-áridas - subúmidas - variações climáticas pastoreio - uso agrícola - mineração predatória - desmatamentos - clima árido - espécies xerófilas – erosão - intemperismo - decomposição química das rochas - vazios demográficos - evaporação - precipitação - caráter antrópico predatório - Tipos de solos. O QUE ENSINAR As habilidades propostas para o desenvolvimento deste tópico focalizam: • Os custos da desertificação em nível de impactos naturais, sociais, econômicos, urbanos e institucionais através de comparação de dados expressos em mapas e gráficos • O fenômeno da desertificação ecológica no mundo relacionando sua área de abrangência com as características dos países endividados e periféricos • A desertificação no estado de Minas Gerais: área de abrangência, localização geográfica, municípios em situação de risco e elaborar um texto sobre conseqüências de âmbito natural, social, urbano, institucional, os programas de combate e os resultados obtidos. TÓPICO--30. DIVERSIDADE BIOLÓGICA OP—29-- DIVERSIDADE BIOLÓGICA. R.A—32--DIVERSIDADE BIOLÓGICA. -30.1. Avaliar o potencial da biodiversidade dos ambientes tropicais. 30.1.1. Avaliar os limites e possibilidades do trabalho compartilhado entre Organizações Não-Governamentais (ONG) e empresas transnacionais com vistas à manutenção da diversidade biológica e o combate à biopirataria. CONCEITUAR: material - maior patrimônio genético do planeta - Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92) - recursos biológicos - povos indígenas e comunidades tradicionais (seringueiros, ribeirinhos, quilombolas) - conhecimento tradicional - Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). – megadiversidade- biodiversidade biotecnologias - engenharia genética O QUE ENSINAR A megadiversidade brasileira Conhecimento tradicional. Biopirataria Limites e possibilidades do trabalho compartilhado entre organizações não-governamentais e empresas transnacionais com vistas à manutenção da diversidade biológica Projetos integrados do ponto de vista social, econômico e ecológico em áreas de ocorrência da Mata Atlântica. DESCRITORES: D88 - Analisar as razões do crescimento do movimento ambientalista no mundo, com base em artigos de jornais e revistas. D90 - Compreender as transformações ambientais decorrentes do efeito estufa. D91 - Relacionar as práticas turísticas em diferentes áreas do globo com as características ambientais dos lugares. D87 - Analisar as conseqüências da diminuição da camada de ozônio para a vida na Terra | |
|
CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA 3º ANO ENSINO MÉDIO. 4º BIM • TÓPICO--34. FRONTEIRAS OP—31--FRONTEIRAS. R.A—35--FRONTEIRAS. HABILIDADES--34.1. Analisar as causas e os efeitos da migração clandestina nos países centrais e periféricos. 34.1.1. Avaliar as conseqüências do fechamento das fronteiras dos países de maior desenvolvimento econômico. 34.1.2. Analisar o deslocamento populacional no jogo de forças entre globalização e fragmentação. CONCEITUAR: Fronteiras, limites, territórios - imposição de língua, costumes, religião, tradições, - conflitos religiosos, étnicos, políticos/estratégicos, culturais, econômicos, nacionais. - pátria, estado, território, povo, - exclusão- fluxos migratórios - comércio internacional de mercadorias, inclusive de consumo proibido - drogas ilícitas - fronteiras: políticas, administrativas, culturais, comerciais, religiosas - mobilidade (legal/ilegal) de pessoas, de mercadorias, os grupos étnicos, religiosos, culturais O QUE ENSINAR • A tipologia de fronteiras – não há fronteiras para uma minoria qualificada, que transita de modo contínuo nos seus trabalhos e se transferem de um país a outro quando o desejam; podem ser ultrapassadas desde que autorizadas pelos governos aos turistas com disponibilidade em suas contas bancárias e cartões de crédito internacionais; dificilmente são ultrapassadas legalmente por uma classe de excluídos que, atraídos pela possibilidade de melhoria de suas condições de vida, tentam utilizar-se de mecanismos ilegais de imigração. • Semelhanças, distinções: fronteiras e limites • Fragmentação e incorporação de territórios • As fronteiras na escala nacional: a soberania do Estado restringe-se ao território delimitado pelas fronteiras nacionais. • As fronteiras na escala internacional: não há um poder geral que submete os Estados a leis e regras. O sistema internacional de Estados é formado por unidades geopolíticas soberanas que cooperam ou conflitam de acordo com o que definem ser seus interesses particulares. • O papel que o território e a territorialização, os limites e as fronteiras assumem no sistema mundial de estados-nações, interferindo em sua dinâmica como restrição ou como incentivo ao lucro. • As fronteiras como pontos estratégicos do território e o controle sobre elas. TÓPICO--35. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO OP—32— SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO R.A—34— SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO HABILIDADES --35.1. Avaliar a importância das redes mundiais de informação na produção do espaço mundial. 35.1.1. Identificar os pontos de interconexão das redes mundiais de informação com os fluxos do turismo e dos serviços culturais. CONCEITUAR: Sociedade Pós-Industrial - globalização - rede global de informática e comunicações - microeletrônica e as telecomunicações. O QUE ENSINAR • As diversas representações da globalização • Os pontos de interconexão das redes mundiais nos fluxos de turismo e serviços culturais • O mundo globalizado, informatizado e a massa de excluídos. DESCRITORES: D18 - Analisar as principais teorias racistas (apartheid, anti-semismo e o neonazismo),com o auxílio de textos. D19 - Avaliar a questão racial no Brasil, com o auxílio de textos e dados socioeconômicos da população negra ou indígena. D20 - Explicar os principais conflitos étnicos e religiosos do mundo atual. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário