Os parâmetros curriculares para o Ensino Médio --Matriz de Referência: Eixos, Temas e Descritores
Eixo 1. Sociedade e natureza
Tema 1.1. Estudos sobre a natureza e sua importância para as sociedades humanas
Descritores
▪ Compreender processos associados às origens, gênese e constituição atual do planeta Terra
▪ Saber utilizar informações sobre o Universo, o Sistema Solar e os corpos celestes para compreender dinâmicas naturais do planeta Terra
▪ Reconhecer os processos de formação e distribuição de continentes e oceanos na superfície da Terra
▪ Compreender aspectos da constituição da litosfera e a ocorrência de movimentos tectônicos,sismos e abalos na crosta terrestre
▪ Reconhecer processos de constituição, formas e níveis de altitude dos diferentes tipos de relevo da superfície da Terra
▪ Reconhecer processos de formação, composição e distribuição de solos em diferentes sistemas naturais
▪ Reconhecer e avaliar a distribuição e disponibilidade de água no Brasil e no mundo
▪ Compreender o funcionamento do ciclo da água considerando características dos diferentes sistemas naturais no Brasil e no mundo
▪ Identificar características das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo e avaliar seu uso e aproveitamento
▪ Identificar e caracterizar tipos climáticos no Brasil e no mundo, considerando as diferentes classificações existentes
▪ Compreender processos de circulação atmosférica e características climáticas (pluviosidade,temperatura, umidade, insolação etc.) de diferentes regiões da superfície da Terra e sua relação com a vida cotidiana
▪ Conhecer sistemas de previsão do tempo e sua importância para as atividades cotidianas
▪ Identificar a distribuição e características de coberturas vegetais no Brasil e no mundo e avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade
▪ Estabelecer relações entre as coberturas vegetais e o clima
▪ Compreender a dinâmica natural de ambientes litorâneos e estuarino‐lagunares e avaliar sua importância para a geração das formas de vida
▪ Identificar e compreender a distribuição da fauna na superfície terrestre e suas interações com os ambientes e sistemas naturais
▪ Reconhecer e analisar formas e interações entre os elementos de origem natural em diferentes paisagens
▪ Compreender e analisar o papel das expedições científicas para a ampliação de conhecimentos sobre a natureza e a vida social no Brasil e no mundo
Tema 1.2. Apropriação e usos da natureza pelas sociedades/Desenvolvimento sustentável --
Descritores
▪ Relacionar as formas de trabalho aos diferentes usos e modos de apropriação da natureza
▪ Compreender as formas de apropriação dos recursos naturais pelos seres humanos ao longo da história e suas conseqüências para a vida no planeta.
▪ Avaliar os atuais padrões de consumo e suas repercussões no uso dos recursos naturais e na vida social como um todo
▪ Estabelecer relações entre formas de relevo e solos e as formas de uso e ocupação de diferentes espaços
▪ Compreender processos históricos de uso e ocupação de diferentes biomas no Brasil e no mundo e avaliar riscos aos ambientes e formas de vida
▪ Avaliar efeitos do desmatamento e das queimadas em florestas tropicais
▪ Compreender e analisar processos de erosão, perda de fertilidade, desertificação e salinização dos solos e sua relação com as atividades humanas
▪ Reconhecer e avaliar efeitos da impermeabilização de solos e ocupação de encostas, fundos de vale e outras áreas de risco nas cidades
▪ Reconhecer e avaliar a produção, deposição e técnicas de coleta e processamento do lixo em diferentes espaços e seus impactos
▪ Conhecer e avaliar causas e efeitos da poluição industrial e atmosférica em diferentes regiões
▪ Reconhecer e analisar dados e fatores relacionados aos processos de mudanças climáticas, emissão de gases‐estufa e aquecimento global e avaliar seus efeitos
▪ Conhecer e avaliar causas e efeitos da contaminação de solos e recursos hídricos no meio rural no Brasil e no mundo
▪ Estabelecer relações entre atividades de extração mineral, desmatamento e contaminação da água e dos solos e avaliar seus efeitos
▪ Conhecer e avaliar usos da natureza e seus eventuais impactos a partir da criação de sistemas de energia, transportes e comunicações
▪ Avaliar impactos da indústria do turismo em diferentes espaços e biomas no Brasil e no mundo
▪ Reconhecer e compreender o papel e a importância de iniciativas sustentáveis para os ambientes, a vida social e a conservação de recursos para as gerações futuras
▪ Identificar espécies da flora e da fauna sob ameaça ou risco de extinção e avaliar iniciativas para a sua preservação
▪ Identificar diferentes técnicas de coleta, reciclagem e reaproveitamento do lixo no Brasil e em outros países
▪ Conhecer e avaliar métodos, técnicas e procedimentos para evitar o desperdício e comprometimento da água e avaliar suas repercussões
▪ Conhecer processos de obtenção e funcionamento fontes alternativas de energia e avaliar seus efeitos para os ambientes e a vida em geral
▪ Compreender o papel de iniciativas e políticas de transporte que reduzam ou eliminem a emissão de gases‐estufa e o nível de poluição atmosférica
▪ Conhecer práticas de turismo sustentável e avaliar sua contribuição para a conservação dos ambientes e para a vida em geral
▪ Analisar iniciativas, técnicas e políticas de conservação e recuperação de coberturas vegetais em diferentes biomas no Brasil e no mundo
▪ Conhecer e analisar práticas agrícolas alternativas e sustentáveis
▪ Conhecer, localizar e analisar usos nas unidades que compõem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação
▪ Localizar e caracterizar zonas de megadiversidade no Brasil e no mundo e reconhecer a importância de sua preservação
▪ Conhecer e avaliar aspectos da legislação ambiental brasileira
▪ Conhecer os principais protocolos, acordos e convenções internacionais sobre desenvolvimento
sustentável e suas repercussões no combate à pobreza, às desigualdades sociais e ao comprometimento dos recursos naturais
▪ Comparar propostas para problemas de natureza socioambiental respeitando os direitos humanos e a diversidade sociocultural
Eixo 2. Linguagens da geografia, história e áreas afins Tema 2.1. Leitura e produção de textos em gêneros diversos
Descritores
▪ Estabelecer diferenças entre as linguagens verbais e não‐verbais utilizadas em estudos geográficos e históricos
▪ Ler e interpretar textos escritos e orais segundo diferentes esferas discursivas e gêneros de texto
▪ Produzir textos orais e escritos segundo diferentes esferas discursivas e gêneros de texto
▪ Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
▪ Desenvolver procedimentos para leitura e interpretação de imagens como fotografias, desenhos, charges, ilustrações, gravuras, pinturas e outras para discutir diferentes fenômenos geográficos e históricos
▪ Desenvolver procedimentos para observar, registrar e descrever fatos, fenômenos e objetos a partir de trabalhos de campo e estudos do meio
▪ Saber utilizar registros e anotações feitos em trabalhos de campo e estudos do meio para expor e explicar fatos, fenômenos, processos e contextos geográficos e históricos
▪ Utilizar dados graficamente representados para interpretar aspectos relacionados à vida econômica e social dos países
▪ Utilizar recursos da leitura e escrita em procedimentos de pesquisa em diferentes fontes,documentos e suportes de texto
▪ Saber utilizar recursos de informática e internet para buscar informações, ler e produzir textos em gêneros diversos
Tema 2.2. Leitura e interpretação de mapas
Descritores
▪ Compreender a linguagem cartográfica como registro visual universal, apropriando‐se de seus símbolos, códigos e convenções
▪ Desenvolver procedimentos para ler e interpretar informações representadas em tabelas, gráficos,mapas e esquemas
▪ Compreender a importância das representações cartográficas para a análise da diversidade de paisagens, lugares e territórios
▪ Reconhecer e utilizar os elementos estruturais de um mapa (título, escala, legenda, projeção,coordenadas geográficas, símbolos e fontes) para sua leitura e interpretação
▪ Reconhecer as modalidades de representação em mapas (ordens, quantidades, diferenças,movimentos) e seus respectivos símbolos, referências gráficas e modos de implantação
▪ Compreender o conceito de escala cartográfica e sua importância para a análise geográfica
▪ Conhecer e utilizar os pontos ou direções cardeais como referenciais para orientação em diferentes representações cartográficas
▪ Reconhecer o sistema de coordenadas geográficas como referenciais para a localização de pontos na superfície terrestre
▪ Ler, interpretar e elaborar legendas de mapas levando em conta variáveis visuais e modos de implantação de informações (ponto, linha e zona)
▪ Ler e interpretar informações representadas em plantas, cartas, mapas e croquis sem escala
▪ Ler e interpretar mapas temáticos para compreender diferentes fenômenos de origem natural ou social
▪ Saber utilizar o mapa de fusos horários em cálculos de tempo, distância e horários de diferentes pontos da superfície da Terra
▪ Reconhecer, ler e interpretar mapas turísticos em diferentes escalas
Eixo 3. O campo e a cidade Tema 3.1. Urbanização brasileira e mundial--
Descritores
▪ Conhecer e analisar processos de crescimento populacional e da urbanização no Brasil e no mundo
▪ Compreender a cidade como objeto espacial construído historicamente e caracterizado pela densidade, concentração e diversidade de pessoas, recursos, atividades e edificações
▪ Compreender as transformações históricas ocorridas nos centros urbanos em função do desenvolvimento econômico
▪ Identificar, localizar e analisar o peso político, econômico, social e cultural das metrópoles mundiais
▪ Conhecer aspectos das origens, gênese e constituição atual da rede urbana brasileira
▪ Compreender e analisar o papel e a distribuição de atividades econômicas em cidades e no meio rural
▪ Compreender a natureza dos fluxos e relações entre cidades a partir dos sistemas de transportes,comunicações e informações
▪ Conhecer e analisar a emergência das cidades médias e das aglomerações urbanas não metropolitanas no Brasil
▪ Compreender as relações campo‐cidade a partir da expansão do modo de vida urbano
▪ Conhecer e avaliar a oferta e distribuição de habitações, equipamentos, infra‐estruturas e serviços públicos em cidades do Brasil e do mundo
▪ Reconhecer e avaliar situações de segregação social/espacial em cidades brasileiras e de outras regiões e países do mundo
▪ Conhecer os vários fluxos imigratórios para o Brasil e analisar seu impacto na vida social e cultural das cidades brasileiras.
▪ Compreender e avaliar causas e efeitos de enchentes, desmoronamentos e constituição de outras áreas de risco em cidades
▪ Compreender e avaliar medidas e políticas públicas de combate à pobreza e garantia do direito à cidade no Brasil e no mundo
▪ Analisar características da produção agropecuária e do extrativismo mineral, vegetal e animal no Brasil e no mundo
▪ Avaliar o papel e a importância de espaços públicos, parques e áreas verdes em diferentes cidades
▪ Identificar e avaliar atividades no meio rural voltadas ao turismo e lazer de populações urbanas
▪ Conhecer e avaliar a expansão e organização do turismo de sol e praia em cidades litorâneas brasileiras
▪ Identificar e analisar infra‐estrutura, serviços e equipamentos voltados ao turismo em cidades brasileiras
Tema 3.2. Cidades: espaço e tempo
Descritores
▪ Analisar a diversidade de paisagens das cidades, reconhecendo os elementos de origem natural e social e seus respectivos arranjos espaciais
▪ Analisar a importância dos diversos conjuntos arquitetônicos urbanos para a preservação da memória e das identidades locais e nacionais
▪ Avaliar o papel dos centros antigos para a preservação da memória e das identidades em diferentes
núcleos urbanos
▪ Compreender o papel de monumentos, museus e edificações de diferentes períodos como patrimônio cultural relacionado à memória e identidade de cidades e regiões
▪ Reconhecer a importância do patrimônio cultural para as atividades de turismo e visitação em diferentes cidades do Brasil e do mundo
▪ Conhecer o estado da preservação das cidades históricas brasileiras e avaliar sua importância para as atividades de turismo e visitação
▪ Conhecer e valorizar práticas sociais de turismo e visitação que preservem o patrimônio cultural de diferentes cidades e sítios históricos
Eixo 4. Mobilidade geográfica Tema 4.1. Redes de energia, transportes, comunicações e informações Descritores
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico e a distribuição das redes de transporte ferroviário e seu papel na integração do território no Brasil e em outros países
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico e a distribuição das redes de transporte rodoviário e seu papel na integração do território no Brasil e em outros países
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico do transporte aeroviário, a distribuição e categorias dos aeroportos e seu papel nos fluxos e integração do território no Brasil e no mundo
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico do transporte marítimo e fluvial, a distribuição e categorias dos portos e seu papel nos fluxos e integração do território no Brasil e no mundo
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico e distribuição das redes de energia no Brasil e no mundo e analisar seu papel nos fluxos econômicos e na integração social e territorial
▪ Estabelecer relações entre energia, meios de transporte e meio ambiente
▪ Conhecer e avaliar o desenvolvimento técnico, implantação e difusão dos sistemas de telecomunicações e informações no Brasil e no mundo
▪ Avaliar o papel das tecnologias de informática na difusão de informações e na integração entre países e regiões
▪ Refletir sobre o papel e a condição das redes técnicas de transportes e comunicações como fator de mobilidade e acessibilidade e da circulação de bens, pessoas e informações
▪ Analisar políticas de transporte urbano e metropolitano, avaliando o papel dos transportes coletivos e do automóvel individual
Tema 4.2. Fluxos e deslocamentos
Descritores
▪ Conhecer e analisar a natureza, características, fluxos e direções dos deslocamentos populacionais atuais (migrações de trabalho, refugiados políticos, guerras e conflitos regionais, turismo e visitação,atividades econômicas e outras)
▪ Reconhecer os fluxos turísticos internacionais atuais, analisando intensidades, direções e principais áreas emissoras e receptoras
▪ Reconhecer e avaliar direções, natureza e intensidade dos fluxos turísticos no Brasil hoje
▪ Compreender as transformações da intensidade, natureza e direção dos fluxos migratórios no Brasil e no mundo
▪ Estabelecer relações entre deslocamentos e políticas de controle da entrada de estrangeiros e da imigração em diferentes países
Tema 4.3. Viagem e turismo--
Descritores
▪ Conhecer e analisar a evolução histórica das atividades de turismo e viagem no Brasil e no mundo
▪ Conhecer a natureza, funções e organização espacial de diferentes lugares turísticos
▪ Analisar registros de viajantes sobre o Brasil em diferentes períodos históricos
▪ Compreender e avaliar características das principais áreas emissoras e receptoras de fluxos turísticos no Brasil e no mundo
▪ Analisar dinâmicas e intensidade de fluxos turísticos entre países do Mercosul e da América do Sul
▪ Analisar fluxos turísticos a partir do embarque e desembarque de passageiros em diferentes meios de transporte
▪ Conhecer e analisar indicadores derivados das atividades características do turismo (ACT):equipamentos ou serviços de agências de viagem, hospedagem, alimentação, transporte, cultura,lazer e entretenimento
▪ Conhecer e analisar dados e indicadores de receitas e geração de emprego e renda decorrentes das atividades de turismo no Brasil e em outros países
▪ Conhecer e analisar categorias e modalidades de turismo e perfis do turista segundo a faixa etária,renda, motivação e características dos espaços turísticos visitados
▪ Compreender processos históricos de constituição de lugares turísticos e avaliar suas repercussões
▪ Avaliar o papel do turismo de massa no comprometimento de recursos naturais, humanos,econômicos e sociais dos diferentes espaços de visitação
▪ Conhecer e avaliar novas modalidades de turismo em áreas rurais e ecoturismo, analisando fluxos,direções e características dos espaços de visitação
▪ Identificar e analisar equipamentos, serviços, infra‐estruturas e receitas do turismo ligado a eventos, negócios e convenções em cidades brasileiras
▪ Conhecer e avaliar políticas públicas para o turismo em escala local, regional e nacional no Brasil
Eixo 5. Um só mundo, muitos cenários geográficos e históricos--Tema 5.1. Diversidade cultural--Descritores
▪ Reconhecer a diversidade de paisagens no Brasil e no mundo e seus elementos de origem natural e cultural
▪ Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade do patrimônio cultural material e imaterial em diferentes sociedades
▪ Identificar características de diferentes patrimônios étnico‐culturais e artísticos no Brasil e em outros países
▪ Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade lingüística e religiosa no Brasil e no mundo
▪ Identificar e analisar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico‐cultural para a preservação da memória e das identidades nacionais
▪ Compreender e analisar as diferentes temporalidades e modos de vida presentes nas sociedades indígenas brasileiras
▪ Conhecer os processos de constituição e localizar terras indígenas e comunidades descendentes de quilombolas
▪ Estabelecer diferenças entre os modos de vida urbano e rural no Brasil e no mundo atual
▪ Reconhecer os espaços de diferentes minorias étnicas ou nacionais no Brasil e no mundo
▪ Compreender a diversidade regional como elemento da organização do espaço geográfico nacional
▪ Conhecer, valorizar e respeitar manifestações artísticas e culturais das diferentes regiões brasileiras, envolvendo produção de obras de arte, festas, danças, ritmos musicais e hábitos alimentares
▪ Conhecer e analisar propostas de combate ao preconceito e discriminação de raça, gênero, origem e orientação sexual no Brasil e no mundo
▪ Identificar características da vida social e cultural brasileira durante o período colonial
▪ Identificar elementos relacionados à diversidade cultural do Brasil, tendo em vista a história da colonização
▪ Compreender o significado dos achados arqueológicos para o estudo da organização social e da vida cultural de povos ▪ Compreender a organização social e a vida cultural dos seres humanos que viveram na pré‐história a partir de achados
▪ Compreender fatos da vida social e cultural do presente a partir da análise do passado
Tema 5.2. Quadro político e econômico--
Descritores
▪ Compreender as singularidades dos lugares e suas interações sociais, econômicas e culturais com o mundo
▪ Compreender as principais características dos processos de constituição dos Estados nacionais modernos
▪ Compreender o processo histórico de constituição do Estado brasileiro
▪ Localizar países, regiões e continentes no mapa‐múndi político e em mapas regionais
▪ Compreender e avaliar as relações de poder entre as nações e quadro geopolítico atual
▪ Identificar e analisar a ocorrência de guerras e conflitos regionais em diferentes países e continentes
▪ Reconhecer e avaliar o papel dos arsenais bélico‐nucleares como fonte de poder no mundo contemporâneo
▪ Compreender movimentos nacionalistas e separatistas e sua relação com a criação de novos Estados nacionais, considerando aspectos históricos
▪ Reconhecer e analisar aspectos da produção econômica em diferentes setores de atividade no Brasil e no mundo
▪ Compreender e analisar as dinâmicas demográficas em diferentes países, sociedades e culturas,levando‐se em conta indicadores de natalidade, mortalidade e migrações
▪ Avaliar o grau de desenvolvimento humano e econômico‐social de países e regiões a partir de indicadores diversos
▪ Compreender processos de constituição da globalização como nova escala de relações humanas eavaliar seus efeitos
▪ Analisar e compreender a inserção do Brasil na economia mundial no contexto atual da globalização
▪ Compreender o papel dos territórios e das redes geográficas como expressões da espacialidade do mundo atual
▪ Compreender e analisar a atuação do Brasil no plano externo levando em conta os seus interesses econômicos e geopolíticos diante de outros países e blocos regionais
▪ Reconhecer as mudanças nas fronteiras e extensão de Estados a partir da emergência de blocos comerciais regionais e o surgimento ou desaparecimento de soberanias nacionais
▪ Compreender e avaliar as dinâmicas e conflitos em zonas de fronteira em diferentes regiões e continentes
▪ Reconhecer e avaliar o papel dos sistemas de energia, transporte, comunicação e informação para a constituição de uma esfera global de relações humanas
▪ Compreender a organização de atividades econômicas transnacionais no contexto da globalização
▪ Compreender o papel das inovações tecnológicas e da produção de conhecimentos para a vida econômica e social no mundo contemporâneo
▪ Avaliar a desigual distribuição e apropriação de bens de alta tecnologia nas diferentes sociedades
▪ Compreender a organização político‐social e a vida cultural dos povos da América antes da chegada dos europeus
▪ Analisar e interpretar as transformações econômicas e sociais vividas pelos países comunistas ao longo do séc XX e XXI
▪ Compreender a organização política e o significado das guerras para as sociedades da Antiguidade
▪ Reconhecer em diferentes documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social contemporânea
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fale comigo - Cláudia
Arquivo do blog
-
▼
2009
(32)
-
▼
outubro
(8)
-
▼
out. 17
(6)
- EXEMPLOS DE QUESTÕES DO ENEM 2009
- Como elaborar questões de acordo com a proposta do...
- Os parâmetros curriculares para o Ensino Médio --M...
- Descritores de Língua Portuguesa em Geografia e Hi...
- Descritores de Língua Portuguesa, conforme distrib...
- Conteúdo para ser trabalhado no 3º ano--Ensino Méd...
-
▼
out. 17
(6)
-
▼
outubro
(8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário