domingo, 30 de setembro de 2012

Avaliação de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria 2

                                                         E.E “DR. JOAQUIM VILELA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

PROFESSOR:
ALUNO (A): _______________________________Nº_______
DATA: _________________
01. O primeiro país a se industrializar na Europa foi:
a) a França
b) os Estados Unidos
c) a Inglaterra
d) a Bélgica
02. "O produto da atividade humana é separado de seu produtor e esse produto é desfrutado por  uma pequena minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem."
A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:
a) fez acontecer a hegemonia do capitalista, na figura do empresário, na produção social criando o proletariado.
b) tornou a indústria uma alternativa caso o artesanato  manual  não fosse suficiente para atender aos consumidores.
c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção;
d) tornou o homem mais importante que a máquina;
03. Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:
a) assegurava o fornecimento de matéria-prima que era levado da Inglaterra para os países das colônias;
b) permitia um maior desenvolvimento técnico, porque a Inglaterra importava tecnologia dos EUA;
c) eliminava a concorrência francesa que não tinha acesso ao mar;
d) assegurava o mercado para os produtos manufaturados porque facilitava o escoamento da produção.
04. A Revolução Industrial foi possível por uma série de fatores. Em relação a grande quantidade de mão de obra disponível para trabalhar nas fábricas podemos afirmar que está relacionada:
a) ao processo de expulsão do povo dos campos provocado pelo cercamento da terra e criando o êxodo rural;
b) a substituição dos grandes fazendas pelos pequenos produtores, cuja rentabilidade era maior;
c) uma maior concentração de mão-de-obra agrícola para deter a migração para as cidades;
d) foi um fenômeno exclusivo da Inglaterra, não aparecendo em nenhum outro país.
05. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população rural e sensível êxodo urbano.
b) maior divisão do trabalho, utilização de máquinas, êxodo rural e urbanização  e capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das manufaturas e aumento da redução rural.
d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
06. Sobre as condições dos trabalhadores nas fábricas considere as afirmativas:
I – O ambiente de trabalho nas fábricas era péssimo devido a pouca iluminação, sujeira e o abafamento.
II- O trabalho das mulheres e crianças era bem remunerado, pois, os patrões tratavam-nos com respeito e dignidade.
III- Nas fábricas os empregados trabalhavam até 18h por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
IV- Os direitos trabalhistas eram garantidos pelos sindicatos que atuavam de forma efetiva em favor dos operários.
São verdadeiras as afirmativas:
a) I,II,III                                           b) II, III, IV                           
c) Apenas I e III                              d) Apenas I e IV
07. Relacione as colunas:
(1) Trade Unions
(2) Cartismo
(3) Ludismo
(   ) Era contrários à mecanização de trabalho, invadiam as fábricas e quebravam as máquinas em protesto contra as condições de trabalho. Quebradores de máquinas
(   ) Exigia a inclusão dos trabalhadores na política, queriam o voto secreto, e direito de voto para todos os homens.
(   ) Eram os sindicatos que lutavam com o objetivo de melhorar as condições de trabalho.


08. O motivo da vinda da Família Real para o Brasil decorreu, entre outros fatores:
 a) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
d) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
9.  Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
 a) declarar a libertação dos escravos;
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia;

10. No século XIX, a Revolução Industrial alcançou outros países europeus. Na França, teve impulso na época de Napoleão Bonaparte que passou a ter a Inglaterra como grande rival. No contexto dessa rivalidade, Napoleão Bonaparte, em 1806, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL que estabelecia: 
a)   a proibição dos países europeus de comercializarem com a Inglaterra.
b)    o acordo entre a França e Alemanha para destruir o sólido comércio inglês na Europa.
c)    a ordem de invadir a Inglaterra e tomar posse de suas poderosas indústrias.
d)   o tratado entre a França e o restante da Europa para impedir o avanço industrial na Inglaterra.

11.  Em 1.821, D. João VI, tem que voltar a Portugal, em função de um conturbado movimento que por lá acontecia, que ficou conhecido como:
a-Revolta dos alfaiates
b- revolução de Avis
c-Revolução dos Portos
d- Revolta da chibata.









12- Lenovo é uma inovadora companhia de tecnologia internacional resultante da aquisição pelo Grupo Lenovo da Divisão de Computação Pessoal da IBM. s sedes executivas da Lenovo estão situadas em Purchase, New York, E.U.A., e as operações principais em Beijing,China, e Raleigh, North Carolina, EUA, com uma rede empresarial de vendas abrangendo 160 países. A companhia emprega mais de 19.000 pessoas no mundo inteiro.
(www.lenovo.com. Acessada em 15.10.2007.)
O conteúdo apresentado pode ser sintetizado com as seguintes palavras-chave:
a) choque de civilizações, novos países industriais, 2.ª Revolução Industrial.
b) Guerra Fria, crise do socialismo, países em desenvolvimento.
c) mão de obra barata, expansão das multinacionais, globalização.
d) países desenvolvidos, empresas multinacionais, bipolarização.
13- Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.
14- Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial na chamada ordem Multipolar - Estados Unidos, União Européia e Japão - afirma-se, corretamente:
a) A maior potência nuclear do planeta continua sendo os Estados Unidos.
b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos da Alemanha.
c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia.
d) A moeda única da UE (o Euro) tem cada vez menos valor como moeda de troca.

15 - No mundo globalizado, as regionalizações e a formação de acordos entre países tem marcado a nova maneira de produzir o espaço. O BRIC é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que são as maiores economias em desenvolvimento do planeta. Como fórum regional, qual é a maior reivindicação que levou os países que compõem o Bric a se organizar como um bloco?

A) Exigir maior poder de decisão e políticas específicas para países em desenvolvimento, os denominados países “emergentes”.
B) Mandar nas negociações e no diálogo internacional, já que representam 90% do PIB mundial.
C) Reunir todos os países do mundo, objetivando a cooperação internacional.
D) Fazer parte do G7, grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo.
16- O socialismo real e o capitalismo, dois modelos societários alternativos e antagônicos, criaram uma ordem mundial que vigorou de 1945 a 1989/91, chamada de ordem
a)  multipolar.
b)  monopolar.
c)  bipolar.
d)  molecular.

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