quarta-feira, 9 de maio de 2012

Matriz de referência de História...PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
HISTÓRIA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
I - HISTÓRIA DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E  MIGRAÇÕES(étnica, cultural e social e Migrações em Minas Gerais e Brasil)
D1
Compreender a importância do estudo da História para a formação cidadã.
D2
Identificar a diversidade populacional brasileira através dos processos migratórios, conceituando cultura, mestiçagem, hibridismo e suas manifestações.
D3
Distinguir História e Pré-Hstória e a origem dos diferentes povoadores, sua evolução e diversidade.
D4
Identificar as características da colonização na América e as bases do capitalismo industrial.
D5
Identificar as especificidades dos povos indígenas brasileiros à época da chegada dos europeus.
D6         
Caracterizar a presença africana no Brasil colonial, diferenciando o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na América Portuguesa.
D7
Conceituar e identificar os processos da expansão colonizadora portuguesa.
D8
Relacionar   as atividades econômicas internas e a acumulação de capital  na Colônia: abastecimento interno, tráfico negreiro, escravidão de índios e negros.  
D9
Compreender o processo de implantação da agromanufatura do açúcar no Nordeste brasileiro.
D10
Analisar a formação da sociedade brasileira, estabelecendo relações entre as ações dos missionários católicos, escravidão e poder local.
D11
Analisar as disputas sobre o território sul-americano entre Portugal e outras potências européias no séc.XVIII por meio dos principais tratados.
D12
Identificar a origem dos imigrantes que chegaram no Brasil e em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.
II - CONSTRUÇÃO  DO BRASIL: TERRITÓRIO, ESTADO E NAÇÃO
D13
Compreender a importância das revoluções contemporâneas para a construção da cidadania no mundo e no Brasil.
D14
Analisar o sistema capitalista emergentes , o  progresso científico-tecnológico e a nova organização dos trabalhadores.      
D15
Analisar as influências dos ideais liberais no Brasil colonial.
D16
Analisar os antecedentes históricos da vinda da família real portuguesa para o Brasil e as alterações políticas e sociais ocorridas no território brasileiro.
D17
Caracterizar a Constituição Brasileira de 1824 e suas implicações na sociedade brasileira.
D18
Analisar e caracterizar os conflitos políticos e sociais no Brasil Imperial.
D19
Relacionar o fim do tráfico de escravos aos interesses ingleses e as medidas favoráveis à abolição, tomadas pelo governo brasileiro a partir de 1850.
D20
Compreender a educação no Brasil Império como formadora de uma identidade nacional excludente e elitista.

III - BRASIL, NAÇÃO REPUBLICANA
D21
Conceituar e compreender os termos oligarquia, clientelismo, coronelismo e federalismo, relacionando-os ao regime republicano brasileiro.
D22
Identificar as características da Constituição de 1891 e suas implicações.
D23
Estabelecer relação entre o ideal republicano, modernidade e o processo de urbanização e industrialização no Brasil.
D24
Identificar os conflitos políticos e eleitorais na República Velha.
D25
Identificar características dos movimentos sociais na República  Velha e as novas ideologias partidárias no Brasil.
IV - NAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA NO BRASIL
D26
Compreender o processo de crise do sistema oligárquico brasileiro.
D27
Relacionar e caracterizar o governo autoritário de Vargas aos regimes totalitários.
D28
Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e a industrialização no Brasil.
D29
Identeficar características do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra.
D30
Identificar características do governo JK.
D31     
Identificar características do presidente Jânio Quadros.
D32
Identificar características de regimes políticos e a implantação da ditadura militar no Brasil.
D33
Identificar o quadro econômico e social no Brasil  durante a ditadura militar.
D34
Identificar características dos  governos militares no Brasil.
D35
Reconhecer os avanços da cidadania expressos na Constituição de 1988.
D36
Analisar as tensões e reinvidicações sociais no Brasil atual.
D37
Relacionar os governos neoliberais da década de 1990.
D38
Analisar a atual conjuntura política e econômica brasileira.

Matriz de referência de Geografia..PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
GEOGRAFIA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E SEUS DESCRITORES
I – GEOGRAFIAS DO COTIDIANO
D1
Comparar paisagem urbana e rural a partir da observação de imagens de diferentes tempos.
D2
Identificar nas paisagens urbanas e rurais suas oportunidades de trabalho, lazer e cultura.
D3
Identificar os tipos de relações sociais existentes no território considerando estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
D4
Reconhecer impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbano e rural.
D5
Identificar as redes que possibilitam a circulação de informações, mercadorias e pessoas no mundo linhada a Revolução tecno-científica.
D6
Identificar o IDH local e/ou regional considerando o uso e a apropriação do espaço.
II- A SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO-CULTURAIS
D7
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável.
D8
Reconhecer a dinâmica cultural moldada em diferentes paisagens no Brasil e no mundo.
D9
Identificar o impacto das transformações culturais nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
D10
Reconhecer e localizar o patrimônio histórico, cultural e natural brasileiro.
D11
Compreender a dinâmica da população brasileira e mundial.
D12
Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos e geomorfológicos e hidrológicos.
D13
Reconhecer os aspectos principais dos diferentes tipos de clima no Brasil e no mundo.
III – GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
D14
Identificar as diferentes formas de regionalização do especo mundial e brasileiro.
D15
Relacionar a “Antiga” e a Nova Ordem Mundial na lógica da globalização e da fragmentação.
D16
Localizar conflitos mundiais, movimentos separatistas, étnicos e religiosos.
D17
Identificar os avanços técnicos da Terceira Revolução Industrial (técnico-científica).
D18
Identificar as formas de organização industrial desde a Segunda Revolução Industrial até os dias atuais.
D19
Identificar as crises e conflitos de fronteiras, relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o processo de fragmentação mundial.
D20
Ler e interpretar documentos que discutem os impactos da globalização no espaço geográfico.
IV – MEIO AMBIENTE E CIDADANIA PLANETÁRIA
D21
Reconhecer e comparar os padrões culturais de consumo estabelecidos pela globalização em detrimento às identidades regionais.
D22
Reconhecer as diferentes técnicas de produção de alimentos e seus impactos no espaço geográfico.
D23
Relacionar o consumo da natureza e a sustentabilidade ambiental.
D24
Reconhecer na Agenda XXI a importância de suas diretrizes na construção de sociedades sustentáveis.
D25
Compreender a relação entre padrão de consumo, desequilíbrio dos ecossistemas e problemas ambientais contemporâneos.
D26
Reconhecer a importância da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na difusão da temática ambiental em nível planetário.
D27
Identificar políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade.
V- CARTOGRAFIA
D28
Identificar em diferentes tipos de mapa seus elementos (legenda, escala, orientação, fonte, título).
D29
Localizar fenômenos naturais, socioeconômicos e culturais em diferentes tipos de mapas.
D30
Reconhecer a ocorrência de um fenômeno no espaço à partir dos mecanismos de orientação (rosa dos ventos, bússola, GPS, coordenadas geográficas).
D31
Interpretar em gráficos e tabelas diferentes fenômenos geográficos.