SÍTIO
ARQUEOLÓGICO
A
palavra arqueologia vem do grego: arkhaios significa antigo, e logos, ciência,
portanto é o estudo das antiguidades. Refere-se ao estudo das sociedades
através da cultura material fabricada e utilizada por elas e estuda as
sociedades antigas e atuais, mantendo viva a nossa história para que possamos
aprender com nossos antepassados. O caminho para isso é o resgate da história
da humanidade contida nos sítios arqueológicos. Sítio arqueológico é um lugar
onde se encontram vestígios da vida e da cultura material dos povos do
passado. Tais vestígios podem estar a céu aberto, como as Pirâmides do Egito,
a cidade de Machu Picchu, o Fórum Romano, uma aldeia indígena abandonada, uma
fortaleza do século XVIII, as ruínas de uma igreja. Ou enterradas, como, um
sambaqui (locais à beira do mar onde se acumularam conchas, ossos, restos de
alimentos e utensílios utilizados por grupos humanos que ali viveram),
fragmentos de cerâmica, ou como Pompéia, que estava soterrada pelas cinzas do
vulcão Vesúvio. Os vestígios a céu aberto sofrem o impacto da poluição
atmosférica e do vandalismo. Os localizados no subsolo são impactados pelas
obras de engenharia (aeroportos, usinas hidrelétricas, estradas),
extrativismo mineral e pelo uso agrícola do solo. Os sítios arqueológicos são
protegidos por Lei e destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio
Nacional.
|
|
ATIVIDADES:
1.
O que é arqueologia?
2.
O que é Sítio Arqueológico?
3.
Que vestígios a céu aberto menciona o texto?
|
4.
De quais vestígios enterrados fala o texto?
5.
Como os vestígios do passado são impactados pelo
homem?
6.
Como é o nome do crime de destruição dos sítios
arqueológicos?
|
PATRIMÔNIO
E PRESERVAÇÃO
A criação de uma mentalidade
brasileira de preservação dos monumentos e dos sítios históricos remonta aos
anos de 1930, sob a inspiração do escritor modernista Mário de Andrade. Sob
sua influência, Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional – IPHAN
– em 1932, responsável pela política de proteção do patrimônio cultural do
país. O êxodo rural dos anos 60/70, foi acompanhado de um período de
crescimento urbano-industrial nunca visto na história do país, bem como da
exacerbação das desigualdades sociais. Neste clima de conflito entre
preservação e crescimento urbano, os estados e municípios foram convocados a
participar do esforço de preservação patrimonial com a criação do IEPHA – Instituto Estadual do
Patrimônio Histórico e Artístico, como o IEPHA/MG. Os conflitos e
contradições entre desenvolvimento e preservação de valores culturais/
ecológicos, ameaças aos sítios históricos e arqueológicos era também um
problema mundial. Em resposta, a UNESCO - órgão das Nações Unidas para a
Ciência, a Educação e a Cultura -, criou a Convenção do Patrimônio Mundial. O
Brasil tem 17 bens patrimoniais tombados pela UNESCO como Patrimônios da
Humanidade. Os municípios e comunidades foram efetivamente convocados a
participar do esforço de preservação patrimonial a partir da Constituição
Federal de 1988, como indica o Plano Diretor e de gestão da cidade.
PATRIMONIAIS
BRASILEIROS TOMBADOS PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE
1
- Parque Nacional do Jaú - é o maior parque do mundo em floresta tropical
úmida e intacta.
2 - A cidade histórica de Ouro Preto, antiga capital das Minas Gerais, tem origem na descoberta do ouro. Cidade está ligada à Inconfidência Mineira, movimento pela Independência do Brasil. 3 - O centro histórico de Olinda. 4 - As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões - RS, antiga região espanhola, a Província Jesuítica do Paraguai. 5 - O centro histórico de Salvador - Fundada por Thomé de Souza
6
- O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em
Congonhas é
a obra-prima de Aleijadinho.
7 - Parque Nacional do Iguaçu - água grande, em Guarani. 8 - Brasília (Plano Piloto) 9 - Parque Nacional Serra da Capivara - no Município de São Raimundo Nonato, PI, foi criado para preservar os vestígios da mais antiga ocupação humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos. 10 - Centro Histórico de São Luís 11 - Diamantina - 12 - Pantanal Matogrossense - é a mais extensa área úmida contínua do planeta. 13 - Costa do Descobrimento - Reserva da Mata Atlântica com excepcional valor do ponto de vista da ciência e da preservação de ecossistema de interesse universal. 14 - Reserva Mata Atlântica - Depois de mais de 500 anos de ocupação, apenas uma área de 7% da Mata Atlântica ainda permanece de pé.
15
- Reservas do Cerrado - O Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da
Chapada dos Veadeiros, localizados no Estado de Goiás.
16
- Centro Histórico de Goiás -
17 - O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco |
1- ENCONTRE NO DIAGRAMA OS PATRIMONIAIS
BRASILEIROS TOMBADOS PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE
P
|
A
|
R
|
Q
|
U
|
E
|
D
|
O
|
J
|
A
|
Ú
|
A
|
S
|
R
|
T
|
Y
|
U
|
I
|
O
|
P
|
´Q
|
W
|
E
|
R
|
O
|
Q
|
W
|
E
|
R
|
T
|
Y
|
U
|
I
|
O
|
O
|
P
|
D
|
I
|
A
|
M
|
A
|
N
|
T
|
I
|
N
|
A
|
A
|
S
|
D
|
L
|
S
|
A
|
P
|
S
|
A
|
S
|
A
|
S
|
A
|
S
|
A
|
S
|
D
|
F
|
G
|
H
|
J
|
K
|
L
|
Ç
|
Õ
|
P
|
´P
|
O
|
I
|
Ã
|
A
|
A
|
E
|
P
|
A
|
R
|
Q
|
U
|
E
|
D
|
O
|
I
|
G
|
U
|
A
|
Ç
|
U
|
A
|
S
|
A
|
S
|
A
|
S
|
N
|
O
|
S
|
N
|
R
|
Q
|
W
|
E
|
R
|
T
|
Y
|
U
|
I
|
O
|
P
|
O
|
I
|
U
|
Y
|
T
|
R
|
E
|
W
|
Q
|
A
|
D
|
L
|
D
|
T
|
T
|
C
|
O
|
S
|
T
|
A
|
D
|
O
|
D
|
E
|
S
|
C
|
O
|
B
|
R
|
I
|
M
|
E
|
N
|
T
|
O
|
A
|
U
|
A
|
A
|
T
|
Y
|
U
|
U
|
Y
|
Y
|
U
|
I
|
U
|
O
|
P
|
O
|
A
|
S
|
D
|
F
|
G
|
H
|
J
|
K
|
L
|
L
|
Í
|
C
|
N
|
S
|
Ã
|
O
|
M
|
I
|
G
|
U
|
E
|
L
|
D
|
A
|
S
|
M
|
I
|
S
|
S
|
Õ
|
E
|
S
|
Q
|
S
|
Q
|
S
|
I
|
A
|
S
|
A
|
S
|
A
|
S
|
A
|
H
|
N
|
O
|
R
|
O
|
N
|
E
|
D
|
O
|
D
|
N
|
A
|
N
|
R
|
E
|
F
|
Q
|
T
|
L
|
A
|
A
|
A
|
Z
|
D
|
F
|
G
|
H
|
J
|
K
|
L
|
Ç
|
I
|
\
|
B
|
V
|
B
|
N
|
A
|
S
|
A
|
Q
|
A
|
N
|
Q
|
L
|
S
|
S
|
X
|
P
|
L
|
A
|
N
|
O
|
P
|
I
|
L
|
O
|
T
|
O
|
A
|
S
|
D
|
F
|
G
|
H
|
J
|
Q
|
A
|
W
|
V
|
D
|
A
|
C
|
L
|
K
|
J
|
H
|
G
|
G
|
H
|
J
|
H
|
K
|
I
|
U
|
O
|
P
|
Q
|
W
|
A
|
S
|
A
|
L
|
Q
|
A
|
F
|
X
|
V
|
Z
|
X
|
Z
|
V
|
B
|
V
|
B
|
N
|
M
|
N
|
M
|
O
|
D
|
A
|
R
|
R
|
E
|
C
|
Q
|
T
|
W
|
D
|
G
|
C
|
B
|
M
|
A
|
T
|
O
|
S
|
I
|
N
|
H
|
O
|
S
|
Z
|
X
|
Z
|
X
|
Z
|
N
|
M
|
U
|
A
|
A
|
Q
|
O
|
H
|
V
|
N
|
A
|
S
|
D
|
F
|
G
|
H
|
J
|
K
|
L
|
Ç
|
L
|
Ç
|
L
|
Ç
|
L
|
Ç
|
S
|
M
|
D
|
A
|
R
|
R
|
J
|
B
|
M
|
A
|
S
|
D
|
F
|
G
|
H
|
J
|
K
|
L
|
Ç
|
Ç
|
Ç
|
A
|
S
|
D
|
A
|
Á
|
F
|
S
|
T
|
A
|
Q
|
K
|
S
|
E
|
R
|
R
|
A
|
D
|
A
|
C
|
A
|
P
|
I
|
V
|
A
|
R
|
A
|
A
|
S
|
D
|
I
|
A
|
D
|
A
|
S
|
A
|
L
|
B
|
N
|
A
|
S
|
D
|
F
|
G
|
H
|
J
|
K
|
L
|
Ç
|
P
|
O
|
I
|
Q
|
W
|
E
|
O
|
Q
|
D
|
M
|
A
|
A
|
Ç
|
N
|
M
|
Z
|
X
|
C
|
V
|
O
|
U
|
R
|
O
|
P
|
R
|
E
|
T
|
O
|
Z
|
X
|
Z
|
G
|
Z
|
RESPONDA:
1.
O que é IPHAN?
2.
Que presidente criou o IPHAN? Sob influência de que
escritor famoso?
3.
O que é IEPHA?
4.
O que é UNESCO?
Seminário de textos: PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO - Ordem Ambiental Internacional
Texto
1:
Texto
2:
Texto
3:
Texto
4:
Texto
5:
Texto
6:
|
ATIVIDADES:
1-
Onde
se encontram as raízes da desarmonia que tem resultado na degradação ambiental
do planeta Terra: Na natureza? Ou na sociedade humana?
2-
O
que significa WWF? Qual a atuação dessa ONG?
3-
Que conclusão pode-se tirar do texto 1?
4-
O que é sustentabilidade e como surgiu?
5-
O que é pegada ecológica?
6-
Que conclusão pode-se tirar sobre as pegadas nos
países pobres e nos ricos?
7-
Por
que o texto 4 diz que o mundo vive hoje um padrão de produção e consumo
insustentável?
8-
De
acordo com o texto 4, quais são as ameaças mais graves á sobrevivência humana?
9-
De
acordo com o texto 4 a que é dado mais atenção do que à fome, à miséria e à
destruição do meio ambiente?
10- De acordo com os textos, quantas pessoas têm
no mundo hoje? Dessas quantas passam fome?
11- Que observação é feita no texto 5sobre sobre o consumismo dos EUA e
Europa? Porque o consumo nesses continentes é maior?
12- De açodo com o texto 6, o que é o
“grande vilão ambiental”?
13- O que FHC diz sobre a globalização?
14- De acordo com o texto 6, porque se deve buscar uma sustentabilidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário