TIPOS DE POLUIÇÃO
A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente,como as outras poluições,mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras, transporte,etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas,como: Insônia;· Estresse· Depressão· Perda de audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória· Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera· Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez . A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som).Nível de ruído:- torneira gotejando (20 db)- música baixa (40 db)- conversa tranqüila (40-50 db)- restaurante com movimento (70 db)- secador de cabelo (90 db)- caminhão (100 db)- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)- tiro de arma de fogo próximo (140 db). 7 de maio o Dia do Silêncio.- Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro.
Poluição das águas –As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos. através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.Por isso, os governos, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil.Problemas gerados pela poluição das águas :cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável,por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano, Como solução para os problemas dos recursos hídricos , foi realizado no Japão,2003, o III Fórum Mundial de Água.Foram aprovadas medidas de preservação dos recursos hídricos.Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte , alguns desafios devem ser superados: o atendimento das necessidades básicas da população,a proteção dos ecossistemas e mananciais,a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.
Poluição do ar: Começou com a Revolução Industrial..As grandes cidades sofrem os efeitos dessa poluição São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo(gasolina e diesel) A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis geram a energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil.Esta poluição tem gerado doenças respiratórias(a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma) .E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado ,está aumentando a temperatura do planeta
|
1- Complete as lacunas abaixo e preencha a cruzadinha
1-Principal conseqüência da poluição do ar___________
2-Destroi plantas e até corroi monumentos___________
3-Problema de saúde causado pela poluição doar______
4-a poluição do ar só começou a partir da____________
5-poluição que não se acumula no ambiente__________
6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo_________
7-A queima dos poluentes é importante porque________
8-A poluição se dá pela queima de combustíveis_______
9-Os principais poluidores do ar são petróleo e_______
10-A queima de combustíveis fosseis joga no ar_______
11-Aparelho que mede o som ___________________
12-Uma das formas de contaminação da água________
13-----são grandes reservas de água subterrânea______
14-A poluição da água causa a falta de_____________
15-O fórum Mundial das águas aprovou medidas de preservação dos_______________________
16-Aguífero da América do Sul___________________
17-O acordo Japonês p/preservação da água aconteceu no______________
|
2- Marque
(1) para problemas da poluição sonora
(2) para problemas da poluição das águas
(3) para problemas da poluição do ar
|
( ) Dores de Cabeça
( )Pessoas não têm acesso à água potável
( ) doenças respiratórias
( ) diarréia
( )aquecimento global
|
( ) Estresse
( ) Perda de atenção e concentração
( ) hepatite e febre tifóide
( ) Cansaço
( ) chuva ácida
|
3- Segundo o Forum Mundial da Água,que desafios devem ser superados para que a água não falte?
O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes de a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização) e criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
|
Atividades:
1)O que é ISO 14000?
2) O que significa a sigla ISO?
3) Para que foi criada a ISO14000?
4)O que uma empresa tem que fazer para receber o certificado ISO?
5)Por que esse certificado é importante?
6)Na sua opinião por que uma empresa com certificado ISO ganha a concorrência com produtos de uma empresa que não tenha o certificado?
|
Extinção de animais - Com a redução das florestas e o tráfico de animais silvestres,muitas espécies de animais estão entrando em extinção.Milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos e, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para doenças.O relatório Planeta Vivo aponta uma grande diminuição de espécies entre 1970 a 1995. 35% dos animais de água doce e 44% das espécies marinhas foram extintos.Um quarto das espécies conhecidas ,hoje,estão ameaçadas de extinção. Entre este:o panda gigante ,o elefante, o cervo-da-tailândia, o cavalo selvagem da Europa, o bisão da França, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, etc.Entre os vegetais, podem desaparecer as orquídeas,do México, e as bromélias da Am. e Áf.No Brasil: ararinha, arara-azul,Cachorro-vinagre,Cervo-do-Pantanal,jaguatirica,lobo-guará,mono-carvoeiro, mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, veado-campeiro, etc.As regiões que concentram o maior nºde animais em vias de extinção:são:as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlântica e Cerrado Brasileiro.
|
Atividades:
1)Quais as principais causas da extinção de animais?
2)Em que região estão a maioria dos animais ameaçados de extinção?
3)Quais são os animais brasileiros que estão ameaçados de extinção?
4)Porque você acha que 35% dos animais de água doce e 40% dos animais marinhos foram extintos justamente no período de 1970 até 1995?
|
A água - O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. Aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
|
ATIVIDADES:
1-O que pode causar a escassez de água potável?
2- De acordo com o texto, quem mais sofre com a escassez de água potável?
3- Que lugares do globo mais sofrem com a falta de água potável?4- Porque o consumo de água aumentou entre os anos de 1990 e 1995?
5-Quanto % da água do planeta é doce?
6- A que lugares o texto se refere quando diz que a água doce é acessível.
7- Que lugares inacessíveis a água doce também pode ser encontrada?
|
Biodiersidade (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.
A biodiversidade pode ser subdividida em três níveis:
1º diversidade genética: que corresponde a diversidade dos genes numa espécie (diversidade intra-específica); 2º diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais; 3º diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta.
- Em 2010 foi comomorado o Ano Internacional da Biodiversidade?
|
Atividades:
1-O que significa biodiversidade?
2- O que é a biodiversidade na genética?
3- O que é a biodiversidade específica?
4- O que é a Biodiversidade ecIossistémica?
|
Encontre no diagrama palavrRas referentes a destruição da Biodiversidade ( 9 PALAVRAS)
M
|
P
|
I
|
O
|
P
|
Q
|
W
|
E
|
R
|
D
|
Y
|
U
|
A
|
A
|
O
|
P
|
Q
|
U
|
U
|
´Q
|
O
|
W
|
E
|
R
|
T
|
Y
|
U
|
E
|
O
|
P
|
Q
|
I
|
I
|
O
|
U
|
R
|
D
|
Q
|
W
|
L
|
E
|
R
|
T
|
Y
|
U
|
S
|
U
|
I
|
U
|
R
|
U
|
I
|
U
|
B
|
A
|
Q
|
E
|
Z
|
U
|
K
|
J
|
G
|
D
|
M
|
S
|
X
|
E
|
A
|
Q
|
Q
|
O
|
A
|
N
|
U
|
R
|
X
|
N
|
I
|
K
|
H
|
F
|
A
|
D
|
C
|
C
|
T
|
W
|
W
|
I
|
N
|
Ç
|
E
|
E
|
Z
|
M
|
K
|
Ç
|
G
|
D
|
T
|
S
|
X
|
I
|
A
|
E
|
E
|
O
|
I
|
A
|
I
|
R
|
X
|
N
|
L
|
J
|
Ã
|
F
|
A
|
D
|
C
|
M
|
R
|
R
|
R
|
L
|
Z
|
S
|
M
|
E
|
Z
|
M
|
K
|
K
|
G
|
O
|
M
|
S
|
X
|
E
|
I
|
T
|
T
|
K
|
A
|
C
|
A
|
R
|
X
|
N
|
L
|
J
|
H
|
D
|
E
|
D
|
C
|
N
|
P
|
Y
|
Y
|
J
|
Ç
|
L
|
D
|
C
|
A
|
O
|
A
|
J
|
G
|
F
|
N
|
S
|
X
|
T
|
O
|
H
|
U
|
H
|
Ã
|
I
|
A
|
E
|
Z
|
N
|
K
|
K
|
H
|
D
|
T
|
D
|
C
|
O
|
I
|
G
|
I
|
G
|
O
|
M
|
S
|
R
|
X
|
M
|
L
|
J
|
G
|
F
|
O
|
S
|
X
|
G
|
B
|
D
|
O
|
A
|
A
|
Á
|
C
|
A
|
Ç
|
A
|
I
|
L
|
E
|
G
|
A
|
L
|
C
|
L
|
X
|
A
|
P
|
S
|
S
|
T
|
W
|
E
|
Z
|
N
|
K
|
J
|
G
|
D
|
A
|
S
|
X
|
O
|
C
|
S
|
O
|
D
|
D
|
I
|
E
|
R
|
X
|
M
|
L
|
K
|
H
|
F
|
S
|
D
|
C
|
B
|
X
|
Z
|
I
|
F
|
A
|
C
|
W
|
E
|
Z
|
N
|
K
|
J
|
G
|
D
|
A
|
S
|
X
|
A
|
C
|
X
|
Y
|
G
|
S
|
A
|
E
|
E
|
X
|
M
|
L
|
K
|
H
|
F
|
S
|
D
|
C
|
L
|
X
|
C
|
T
|
H
|
D
|
S
|
D
|
E
|
R
|
R
|
E
|
T
|
I
|
M
|
E
|
N
|
T
|
O
|
P
|
O
|
L
|
A
|
R
|
Desequilíbrio Ecológico --
A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. Causas--A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas. Ex:Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies.
ATIVIDADES:
1- Quando acontece o desequilíbrio ecológico?
2- Quem provoca o desequilíbrio ecológico?
3- Que ações provocam o desequilíbrio ecológico?
Sabemos que o desequilíbrio ecológico provoca reação em cadeia então, observe o exemplo de desequilíbrio ecológico dado no texto pesquise outro e copie aqui.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário