quarta-feira, 27 de junho de 2012

Padrão de Produção e consumo/ Sítio Arqueológico


SÍTIO ARQUEOLÓGICO
A palavra arqueologia vem do grego: arkhaios significa antigo, e logos, ciência, portanto é o estudo das antiguidades. Refere-se ao estudo das sociedades através da cultura material fabricada e utilizada por elas e estuda as sociedades antigas e atuais, mantendo viva a nossa história para que possamos aprender com nossos antepassados. O caminho para isso é o resgate da história da humanidade contida nos sítios arqueológicos. Sítio arqueológico é um lugar onde se encontram vestígios da vida e da cultura material dos povos do passado. Tais vestígios podem estar a céu aberto, como as Pirâmides do Egito, a cidade de Machu Picchu, o Fórum Romano, uma aldeia indígena abandonada, uma fortaleza do século XVIII, as ruínas de uma igreja. Ou enterradas, como, um sambaqui (locais à beira do mar onde se acumularam conchas, ossos, restos de alimentos e utensílios utilizados por grupos humanos que ali viveram), fragmentos de cerâmica, ou como Pompéia, que estava soterrada pelas cinzas do vulcão Vesúvio. Os vestígios a céu aberto sofrem o impacto da poluição atmosférica e do vandalismo. Os localizados no subsolo são impactados pelas obras de engenharia (aeroportos, usinas hidrelétricas, estradas), extrativismo mineral e pelo uso agrícola do solo. Os sítios arqueológicos são protegidos por Lei e destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional.
ATIVIDADES:
1.     O que é arqueologia?
2.     O que é Sítio Arqueológico?
3.     Que vestígios a céu aberto menciona o texto?
4.     De quais vestígios enterrados fala o texto?
5.     Como os vestígios do passado são impactados pelo homem?
6.     Como é o nome do crime de destruição dos sítios arqueológicos?



PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO
A criação de uma mentalidade brasileira de preservação dos monumentos e dos sítios históricos remonta aos anos de 1930, sob a inspiração do escritor modernista Mário de Andrade. Sob sua influência, Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – em 1932, responsável pela política de proteção do patrimônio cultural do país. O êxodo rural dos anos 60/70, foi acompanhado de um período de crescimento urbano-industrial nunca visto na história do país, bem como da exacerbação das desigualdades sociais. Neste clima de conflito entre preservação e crescimento urbano, os estados e municípios foram convocados a participar do esforço de preservação patrimonial com a criação do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, como o IEPHA/MG. Os conflitos e contradições entre desenvolvimento e preservação de valores culturais/ ecológicos, ameaças aos sítios históricos e arqueológicos era também um problema mundial. Em resposta, a UNESCO - órgão das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura -, criou a Convenção do Patrimônio Mundial. O Brasil tem 17 bens patrimoniais tombados pela UNESCO como Patrimônios da Humanidade. Os municípios e comunidades foram efetivamente convocados a participar do esforço de preservação patrimonial a partir da Constituição Federal de 1988, como indica o Plano Diretor e de gestão da cidade.
PATRIMONIAIS BRASILEIROS TOMBADOS PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE
1 - Parque Nacional do Jaú - é o maior parque do mundo em floresta tropical úmida e intacta.
2 -
A cidade histórica de Ouro Preto, antiga capital das Minas Gerais, tem origem na descoberta do ouro. Cidade está ligada à Inconfidência Mineira, movimento pela Independência do Brasil.
3 -  O centro histórico de Olinda.
4 -
As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões - RS, antiga região espanhola, a Província Jesuítica do Paraguai. 
5 -
O centro histórico de Salvador - Fundada por Thomé de Souza
6 - O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas é a obra-prima de  Aleijadinho. 
7 - Parque Nacional do Iguaçu -  água grande, em Guarani. 
8 -
Brasília (Plano Piloto)
9 - Parque Nacional Serra da Capivara - no Município de São Raimundo Nonato, PI, foi criado para preservar os vestígios da mais antiga ocupação humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos. 
10 - Centro Histórico de São Luís
11 - Diamantina -
12 - Pantanal Matogrossense - é a mais extensa área úmida contínua do planeta.
13 - Costa do Descobrimento -  Reserva da Mata Atlântica com excepcional valor do ponto de vista da ciência e da preservação de ecossistema de interesse universal. 
14 - Reserva Mata Atlântica - Depois de mais de 500 anos de ocupação, apenas uma área de 7% da Mata Atlântica ainda permanece de pé.
15 - Reservas do Cerrado - O Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizados no Estado de Goiás.
16 - Centro Histórico de Goiás -
17 - O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco
1- ENCONTRE NO DIAGRAMA OS PATRIMONIAIS BRASILEIROS TOMBADOS PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE
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RESPONDA:
1.    O que é IPHAN?
2.    Que presidente criou o IPHAN? Sob influência de que escritor famoso?
3.    O que é IEPHA?
4.    O que é UNESCO?
Seminário de textos:    PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO - Ordem Ambiental Internacional
Texto 1:
“O planeta tem 11,4 bilhões de hectares de terra e espaço marinho produtivos, ou seja, 1,9 hectares de área per capita para produção de grãos, peixes e crustáceos, carne e derivados. E hoje, no mundo, estão sendo usados em média, 2,3 hectares por habitante.” (Elisabeth Grimberg)
Texto 2:
“A sustentabilidade ou desenvolvimento sustentado é um novo modelo de desenvolvimento em processo de construção que tem o objetivo de continuar o desenvolvimento, mas poupando os recursos naturais para as gerações futuras, surgiu no final do século 20 como resposta ao esgotamento de um modelo que o relatório brasileiro para a Rio-92 descreve como `ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto.” (André trigueiro)
Texto 3:
O conceito “pegada ecológica” foi proposto apela ONG WWF, “World Wildlife Fund” “Fundo Mundial da Natureza”, para qualificar a pressão populacional sobre o ambiente natural. Pois bem, “há profundas diferenças entre os países quanto à pegada média de um habitante. Na África e Ásia, atinge 1,4 hectares por pessoa. Já a pegada média dos cidadãos da Europa Ocidental atinge cerca de 5 hectares e a dos norte-americanos 9,6 hectares! No Brasil, está em torno de 2,3 hectares”. (Elisabeth Grimberg)
Texto 4:
O mundo vive hoje um padrão de produção e consumo insustentável. O consumo sustentável é uma questão de cidadania. "Hoje nós estamos consumindo no mundo mais de 20% além de sua capacidade de reposição, nós estamos fazendo como uma família que gasta mais que seu orçamento e caminha para falência. O mais grave ainda é que tudo isso acontece num momento em que 1 bilhão de pessoas no mundo passam fome todos os dias. (...) O nosso foco hoje centrado exclusivamente na questão do terrorismo, está impedindo de ver que as ameaças mais graves à sobrevivência da espécie humana estão nos problemas das mudanças climáticas e na questão dos padrões de produção e consumo, além da capacidade de reposição da nossa biosfera". (Whashington Novaes)
Texto 5:
"O atual padrão de produção e consumo é injusto e insustentável. Para satisfazer as necessidades de água, materiais e energia dos mais de 7 bilhões de seres humanos que hoje vivem na Terra, consumimos 40% a mais do que o planeta pode oferecer. Seriam necessárias mais quatro Terras para permitir que todos os indivíduos do mundo consumissem tanto quanto norte-americanos e europeus. Estes fatos colocam a humanidade frente a um grande desafio histórico: criar uma sociedade economicamente próspera, ecologicamente sustentável e socialmente justa sobre um planeta limitado.” (Instituto Akatu)
Texto 6:
LEITURA/DISCUSSÃO DE TRECHO DE ENTREVISTA COM O JORNALISTA E AMBIENTALISTA ANDRÉ TRIGUEIRO E DISCUSSÃO DAS IDEIAS POR ELE APRESENTADAS
Amai-vos: interesses econômicos globais são responsáveis por todo o desmando que existe na área do meio ambiente?
André Trigueiro: os atuais padrões de produção e de consumo respondem pela maior parte dos estragos ao meio ambiente. Esse modelo de desenvolvimento forjado na Revolução Industrial há quase 300 anos e que hoje, nas asas da globalização, dissemina padrões de consumo incompatíveis com a capacidade de suporte do planeta, é o grande vilão ambiental do século 21. Segundo a organização não governamental WWF, a capacidade de o planeta suprir, na nossa sanha de produção e consumo, está defasada em 20%. Exaurimos os recursos naturais não renováveis para alimentar um sistema excludente e concentrador de renda. De acordo com o Banco Mundial, 1,1 bilhão de pessoas vivem com menos de 1 dólar por dia e quase 3 bilhões de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia. A globalização assimétrica, segundo o ex-presidente Fernando Henrique, privatiza os lucros e democratiza a pobreza. Ou se corrige o rumo, buscando o caminho da sustentabilidade, ou agravaremos irresponsavelmente o fosso que separa os poucos que se locupletam, na farra consumista dos que não conseguem metabolizar a quantidade mínima de quilocalorias necessárias à manutenção da saúde e da vida.
ATIVIDADES:
1-     Onde se encontram as raízes da desarmonia que tem resultado na degradação ambiental do planeta Terra: Na natureza? Ou na sociedade humana?
2-     O que significa WWF? Qual a atuação dessa ONG?
3-     Que conclusão pode-se tirar do texto 1?
4-     O que é sustentabilidade e como surgiu?
5-     O que é pegada ecológica?
6-     Que conclusão pode-se tirar sobre as pegadas nos países pobres e nos ricos?
7-     Por que o texto 4 diz que o mundo vive hoje um padrão de produção e consumo insustentável?
8-     De acordo com o texto 4, quais são as ameaças mais graves á sobrevivência humana?
9-     De acordo com o texto 4 a que é dado mais atenção do que à fome, à miséria e à destruição do meio ambiente?
10-   De acordo com os textos, quantas pessoas têm no mundo hoje? Dessas quantas passam fome?
11-  Que observação é feita no texto 5sobre sobre o consumismo dos EUA e Europa? Porque o consumo nesses continentes é maior?
12-   De açodo com o texto 6, o que é o “grande vilão ambiental”?
13-  O que FHC diz sobre a globalização?
14-  De acordo com o texto 6, porque se deve buscar uma sustentabilidade? 

redes de solidariedade


DESTERRITORIALIZAÇÃO E REDES DE SOLIDARIEDADE
Faz parte da realidade vivenciada pelos jovens, o processo de desenvolvimento técnico científico-informacional, sob a égide do capitalismo e da democracia liberal. Esses avanços da tecnologia e da ciência, no final do século XX, disponibilizaram grande produção de bens de serviço, mas não criaram mecanismos para reduzir as desigualdades e a exclusão social: pobreza, miséria, fome, analfabetismo, doenças, epidemias, desemprego, moradia, incluindo, no rol da exclusão os discriminados por gênero, cor, credo, preferência sexual, portadores de deficiência, etc. Por isso faz parte da visibilidade das cenas urbanas e rurais o grito dos excluídos, por comida, casa, terra, educação, trabalho, saúde e respeito à diferença. Esta exclusão socioespacial gera os desterritorializados de terra, de alimentação, de educação, de saúde, de emprego, de identidades culturais, etc. São milhões de crianças e adultos que desconhecem o progresso, a qualidade de vida e a justiça social. Nessa perspectiva, as relações da sociedade com os setores econômicos nos países subdesenvolvidos e emergentes visam cada vez mais a produção para o mercado em constante expansão sem políticas sociais para reduzir as desigualdades entre ricos e pobres. Tais desigualdades afetam as relações culturais na sociedade, discriminando e segregando sujeitos, cujas práticas socioculturais, distanciam-se das qualificações impostas pela modernidade tecnológica da globalização.

Leia o texto acima e responda:
1-No contexto acima o que significa desterritorializado?
2-Que tipo de pessoas pode fazer parte dos excluídos?
3- O que precisa ser reduzido para que a exclusão social seja diminuída?
4- De acordo com o texto, porque a globalização e o crescimento do mercado externo prejudicam milhões de pessoas?

O final da Guerra Fria e da geopolítica bipolar vem demarcando uma nova territorialidade que resulta numa espacialidade mundial em crise de fronteiras. O grande problema passou a ser o Estado Nacional (o país)e seu cenário espacial: as migrações forçando a formação de favelas, guetos, acampamentos de sem terra, campos de refugiados, ocupações desordenadas evidenciam um espaço em movimento. São novos territórios de vida provisória retratando a desqualificação para a vida humana. Com seus limites, sua história de lutas, conquistas, dominação, imposição de língua, costumes, religião, tradições, povos e grupos, redefinem e fragmentam as fronteiras configurando um novo mapa do mundo. Como se organizam os excluídos? Eles reterritorializam os lugares de ocupação? Conflitam e fragmentam o território ou aprendem a conviver com a desterritorialidade? Para Haesbaert (1998), esses povos desterritorializados vivem em total desamparo político, social e econômico constituindo os “aglomerados de exclusão”. Mas, seriam eles amparados por movimentos de solidariedade? O que esses movimentos representam? Quais suas intenções? Por que crescem pelo mundo?
No auge da mundialização, questiona-se, de forma pública e democrática, os pressupostos éticos e antropológicos do sistema sócio-político mundial. Dessa forma, os sentidos, sentimentos, atitudes, valores, inerentes à condição humana são restaurados num processo de flexibilização solidária, recriando as redes simbólicas da solidariedade. Elas representam avanços de mecanismos jurídicos, nacionais e supranacionais democráticos e solidários como OIT (Organização Mundial do Trabalho), UNESCO, Conselho Mundial de Igrejas, sindicatos, comunidades solidárias, organizações não-governamentais, Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras, Anistia Internacional e grupos de Defesa dos Direitos Humanos. Incorpora-se a estas instituições, a economia solidária, do terceiro setor, agrupando de forma superficial e imprecisa, filantropia e caridade; e, também, as ONG's, empresas privadas, institutos, fundações e organizações sem fins lucrativos destinados a prestar serviços à comunidade. A esse conjunto de ações humanitárias denominamos solidariedade. A rede é estimulada por fluxos e movimentos de articulação solidária aos circuitos da economia e dos serviços por meio de estratégias simbólicas que buscam na cooperação e interação a construção de laços de sociabilidade humana. Nesse processo é criada uma rede de idéias e sensibilidade solidárias convergentes, concretizada sob a forma de redes comunicativas que interconectam múltiplas responsabilidades e engajamento de grupos, pessoas, instituições públicas e privadas com dimensões que vão da filantropia e da caridade à formação de sujeitos socioculturais e sedimentação da cidadania.
ATIVIDADES:
1-De acordo com o texto que problemas estão acontecendo nos países depois do fim da Guerra Fria, por causa das migrações forçadas?
2- De acordo com o texto o que redefine e ao mesmo tempo fragmenta as fronteiras do novo mapa do mundo?
3- Que redes solidárias(terceiro Setor) aparecem no texto?
4- Que conceito o texto dá a solidariedade?
5- Comente o trecho sublinhado. De sua opinião sobre o que acontece com os desterritorializados.

 Leia os textos sobre “As políticas públicas de inclusão e a emergência do terceiro setor refletindo sobre a construção das redes de solidariedade” e responda as questões abaixo:
Texto 1 - “ O que leva uma jovem bonita deixar o conforto de sua família na Bélgica para mergulhar na miséria, às vezes arriscando a vida, como uma missionária religiosa? Antes do Brasil, ela já havia trabalhado em Ruanda, Guiné, Congo e Chade.(...) esses médicos sem qualquer fronteira – geográfica, política, ideológica ou religiosa – gostam do que fazem, tem prazer e, depois, recebem em reconhecimento e afeto.” Fonte: Revista Época.25/10/99
Texto 5 - “A certeza de que não há respostas parciais para problemas que são globais determinou a existência do projeto Greenpeace América Latina, no qual o Brasil está inserido. Contando com a experiência e as informações acumuladas em 26 anos de existência, o Greenpeace une-se aos esforços que já realizam diversas entidades ecológicas brasileiras para conter a destruição da natureza. E luta para que a questão ambiental deixe de ser encarada como coisa supérflua ou modismo. O desafio é grande e envolve adversários poderosos, movidos por interesses que pouco tem contribuído para a proteção dos recursos naturais. Mas, o que está em jogo é, antes de tudo, a vida – do planeta e de todos os seus habitantes. Greenpeace/SP. Tel: 08000-112510
Texto 2 - “ A C&A, de origem holandesa, é uma das pioneiras. Ela mobiliza os conhecimentos técnicos de seus funcionários para financiar projetos, como a montagem de padarias comunitárias, que garantem o sustento financeiro de várias entidades assistenciais espalhadas pelo país, isso sem retorno financeira para a empresa.” Fonte: Revista Época. 25/10/99.
Texto 3 - “A campanha Ação da Cidadania contra a fome, a miséria e pela vida continua viva. O Natal sem fome mobiliza milhares de pessoas, mas não se sabe ao certo o que restou dos 5000 comitês de voluntários criados em todo país em 1994.” Fonte: Revista Época25/10/99.
Texto 6 - “Uma em cada 5 pessoas sofre de pobreza extenuante e sobrevive com menos de um dólar diário; mais de um bilhão de pessoas carece de serviços básicos; uma em cada 100 pessoas é migrante ou refugiada, e em cada quatro adultos se conta um analfabeto. Um planeta onde a cada dia 1/5 da população não tem o que comer, enquanto que 800 bilhões de dólares – equivalentes à renda da metade mundial- são gastos anualmente em programas militares.” DREIFUSS: 1997,p.13.
Texto 4 - As populações desterritorializadas ou em trânsito na busca de novos países e da solidariedade humana são: México, Gibraltar, Rússia, Vietnã, Afeganistão, Líbano, Curdistão, Croácia, Sudão, Tanzânia, Ruanda, Zaire, Angola, Moçambique, Equador, Amazônia, Honduras, Índia, Filipinas. Esses vivem o drama de serem refugiados, ou migrantes ilegais, ou despatriados.
1-Que rede solidária aparece no texto 1?
2- O que no texto 2 caracteriza “Filantropia”?
3- Retire do texto 3 uma das características de uma ONG?
4- No texto 4 os países citados sofrem com a desterritorialização. Que desterritorialidades são essas?
5- Que ONG aparece no texto 5? Em que área atua principalmente essa ONG?
6- Do texto  retire a quantidade de pessoas que:
- Vive com menos de um dólar por dia(R$1,50 hoje)---------------------
-Não tem serviços básicos como água, luz e esgoto ---------------------
- é imigrante ou refugiada------------------------------------------------------
-é analfabeto----------------------------------------------------------------------
- Não tem o que comer--------------------------------------------------------

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