PLANO DE ENSINO
6º ano – Ensino Fundamental. (Revisão)
E. E. “ “.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
REVISÃO DIAGNÓSTICA 6º ANO GEOFRAFIA. Matéria do 5º ano, séries iniciais | ||||
TÓPICOS | DESCRITORES. 5º ano | HABILIDADES | CONTEÚDO | |
TÓPICO-1. ESPAÇO VIVIDO E PERCEBIDO TÓPICO-2. ESPAÇO REPRESENTADO TÓPICO-3. O AMBIENTE | D1 - Agrupar pessoas por sexo, idade, cor. D10 - Descrever as atividades profissionais. D11 - Associar as profissões aos locais de trabalho, campo e cidade. D12 - Indicar atividades de lazer. D16 - Identificar os meios de transporte. D18 - Diferenciar os principais meios de comunicação. D23 - Interpretar o Estatuto da Criança e do Adolescente D26 - Identificar elementos à direita e à esquerda. D29 - Identificar o leste utilizando-se de uma figura. D31 - Identificar na rosa-dos-ventos os pontos cardeais e colaterais. D42 - Identificar, a partir do mapa político do Brasil e dos pontos cardeais e colaterais, os estados vizinhos ao seu. D43 – Reconhecer elementos do ambiente do campo ou da cidade. D44 - Reconhecer, a partir de uma lista de produtos, se são produzidos no campo ou na cidade. D45 - Caracterizar a vida na cidade e/ou no campo. D49 - Reconhecer elementos da natureza. D52 - Identificar as estações do ano. D56 - Reconhecer, a partir de um desenho, os principais tipos de formação vegetal (florestas, campos, cerrado, caatinga, vegetação de montanha, deserto e tundra). D57 - Reconhecer, a partir de um mapa-mundi, os continentes, os oceanos. D67 - Indicar, no mapa político da América do Sul, o Brasil. | Reconhecer a importância do estudo da geografia. Identificar paisagem natural e cultural. Identificar Estados e capitais do Brasil. Reconhecer regiões do IBGE. Identificar a América. Identificar paralelos e meridianos. Identificar continentes e oceanos. | Figuras cartográficas (tipos de gráficos e mapas) Campo e cidade Direitos da criança. Meios de comunicação. Pontos cardeais e rosa dos ventos. Paisagem natural e cultural. Continentes e oceanos. Vegetação. Relevo. | |
PLANO DE ENSINO
6º ano – Ensino Fundamental. (1º Bimestre.)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia.
PROFESSORA:
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 1. Território e territorialidade Tópico: 2. Paisagens do cotidiano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar I. Região e regionalização | 4 6 | 1.1.Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade. 2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes . 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização. D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa. D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. | 1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos(produção do espaço urbano do lazer). 2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer. 3. As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei. 4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das Igrejas, a ciclovia como território do lazer, as Vias Públicas(em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada. -paisagem urbana as territorialidades construídas em diferentes temporalidades no centro das metrópoles como as gangues, mendigos, crianças de rua e outros sujeitos excluídos do processo de produção. -territórios urbanos preservados e os depredados, - papel das políticas públicas na revitalização ou abandono. - pichações, mendicância, violência do trânsito, comércio informal (classes sociais excluídas). |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
6º ano – Ensino Fundamental. (2º Bimestre.)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 3. Cidadania e direitos sociais Tópico 4. Lazer Tópico 5. Segregação espacial Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. | 4 4 4 8 4 | 3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. 4.1.Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais. 4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer. 5.1.Identificar as questões que envolvem a segregação espacial em imagens, textos e na observação da vida cotidiana. 5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas. | Interpretação de textos; Arguição oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas Cruzadinha Exercício de fixação. | D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. | •Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania. •A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de cada região, de diferentes povos. • Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. •países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural; •noções de trabalho, emprego e desemprego; •noções de público e privado; •diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países. |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
6º ano – Ensino Fundamental. (3º Bimestre.)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 6. Redes e circulação Tópico 7. Turismo Tópico 8. Cultura e natureza Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar III. Patrimônio e ambiente | 4 8 6 | 6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano. 7.1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas. 8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta; - Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação. -Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos. - Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos. | Interpretação de textos e imagens Bingo; Arguição oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas Elaboração de jornal, reconto e reconstituição da história. Cruzadinha Exercício de fixação. | D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. | - Fenômenos urbanos - guetos. - manifestações populares - trabalho e a falta de trabalho, o emprego e o desemprego, - economia informal, |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
6º ano – Ensino Fundamental. (4º Bimestre.)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro. Eixo Temático IV Meio Ambiente e Cidadania Planetária Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade BIL Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer IDADES | |||||
Tópicos | Aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 10. Cultura e natureza Tópico 19. Agenda 21 Tópico 20. Padrão de produção e consumo Temas complementares • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar IV. Espacialidade | 6 8 6 | 10.1.Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrológicos e as transformações culturais regionais. 10.2.Reconhecer os aspectos principais dos diferentes tipos de clima no mundo e no Brasil. 19.1. Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis. 19.2. Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade. 20.1.Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. - Comparar fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade. - Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los. | Interpretação de textos e imagens Bingo; Arguição oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas Reconto e reconstituição da história. Cruzadinha Exercício de fixação. | D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, ou poesias. D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. D54 - Comparar, observando o planisfério, as principais áreas de reserva e produção de petróleo, cobre, ferro, manganês, carvão, bauxita e cassiterita. D55 - Comparar os processos de produção de energia da termelétrica e da hidrelétrica. D56 - Identificar os países, a partir de gráficos, quanto à utilização das diversas fontes de energia. D57 - Analisar as condições ambientais necessárias para a construção de hidrelétrica. D58 - Reconhecer os riscos ambientais das usinas nucleares ou das usinas hidrelétricas | •O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro: importância dos saberes e fazeres - Patrimônio humano, artístico e científico brasileiro (biomas brasileiros). - Povos indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas. • Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de energia. • Medidas de conservação dos ambientes naturais (reservas extrativistas). - Manejo sustentável dos recursos florestais amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria - Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC