PLANO DE ENSINO
6º ano – Ensino Fundamental. (Revisão)
E. E. “ “.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
REVISÃO DIAGNÓSTICA 6º ANO GEOFRAFIA. Matéria do 5º ano, séries iniciais | ||||
TÓPICOS | DESCRITORES. 5º ano | HABILIDADES | CONTEÚDO | |
TÓPICO-1. ESPAÇO VIVIDO E PERCEBIDO TÓPICO-2. ESPAÇO REPRESENTADO TÓPICO-3. O AMBIENTE | D1 - Agrupar pessoas por sexo, idade, cor. D10 - Descrever as atividades profissionais. D11 - Associar as profissões aos locais de trabalho, campo e cidade. D12 - Indicar atividades de lazer. D16 - Identificar os meios de transporte. D18 - Diferenciar os principais meios de comunicação. D23 - Interpretar o Estatuto da Criança e do Adolescente D26 - Identificar elementos à direita e à esquerda. D29 - Identificar o leste utilizando-se de uma figura. D31 - Identificar na rosa-dos-ventos os pontos cardeais e colaterais. D42 - Identificar, a partir do mapa político do Brasil e dos pontos cardeais e colaterais, os estados vizinhos ao seu. D43 – Reconhecer elementos do ambiente do campo ou da cidade. D44 - Reconhecer, a partir de uma lista de produtos, se são produzidos no campo ou na cidade. D45 - Caracterizar a vida na cidade e/ou no campo. D49 - Reconhecer elementos da natureza. D52 - Identificar as estações do ano. D56 - Reconhecer, a partir de um desenho, os principais tipos de formação vegetal (florestas, campos, cerrado, caatinga, vegetação de montanha, deserto e tundra). D57 - Reconhecer, a partir de um mapa-mundi, os continentes, os oceanos. D67 - Indicar, no mapa político da América do Sul, o Brasil. | Reconhecer a importância do estudo da geografia. Identificar paisagem natural e cultural. Identificar Estados e capitais do Brasil. Reconhecer regiões do IBGE. Identificar a América. Identificar paralelos e meridianos. Identificar continentes e oceanos. | Figuras cartográficas (tipos de gráficos e mapas) Campo e cidade Direitos da criança. Meios de comunicação. Pontos cardeais e rosa dos ventos. Paisagem natural e cultural. Continentes e oceanos. Vegetação. Relevo. | |
PLANO DE ENSINO
6º ano – Ensino Fundamental. (1º Bimestre.)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia.
PROFESSORA:
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 1. Território e territorialidade Tópico: 2. Paisagens do cotidiano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar I. Região e regionalização | 4 6 | 1.1.Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade. 2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes . 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização. D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa. D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. | 1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos(produção do espaço urbano do lazer). 2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer. 3. As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei. 4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das Igrejas, a ciclovia como território do lazer, as Vias Públicas(em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada. -paisagem urbana as territorialidades construídas em diferentes temporalidades no centro das metrópoles como as gangues, mendigos, crianças de rua e outros sujeitos excluídos do processo de produção. -territórios urbanos preservados e os depredados, - papel das políticas públicas na revitalização ou abandono. - pichações, mendicância, violência do trânsito, comércio informal (classes sociais excluídas). |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
6º ano – Ensino Fundamental. (2º Bimestre.)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 3. Cidadania e direitos sociais Tópico 4. Lazer Tópico 5. Segregação espacial Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. | 4 4 4 8 4 | 3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. 4.1.Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais. 4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer. 5.1.Identificar as questões que envolvem a segregação espacial em imagens, textos e na observação da vida cotidiana. 5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas. | Interpretação de textos; Arguição oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas Cruzadinha Exercício de fixação. | D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. | •Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania. •A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de cada região, de diferentes povos. • Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. •países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural; •noções de trabalho, emprego e desemprego; •noções de público e privado; •diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países. |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
6º ano – Ensino Fundamental. (3º Bimestre.)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 6. Redes e circulação Tópico 7. Turismo Tópico 8. Cultura e natureza Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar III. Patrimônio e ambiente | 4 8 6 | 6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano. 7.1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas. 8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta; - Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação. -Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos. - Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos. | Interpretação de textos e imagens Bingo; Arguição oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas Elaboração de jornal, reconto e reconstituição da história. Cruzadinha Exercício de fixação. | D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. | - Fenômenos urbanos - guetos. - manifestações populares - trabalho e a falta de trabalho, o emprego e o desemprego, - economia informal, |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
6º ano – Ensino Fundamental. (4º Bimestre.)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro. Eixo Temático IV Meio Ambiente e Cidadania Planetária Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade BIL Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer IDADES | |||||
Tópicos | Aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 10. Cultura e natureza Tópico 19. Agenda 21 Tópico 20. Padrão de produção e consumo Temas complementares • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar IV. Espacialidade | 6 8 6 | 10.1.Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrológicos e as transformações culturais regionais. 10.2.Reconhecer os aspectos principais dos diferentes tipos de clima no mundo e no Brasil. 19.1. Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis. 19.2. Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade. 20.1.Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. - Comparar fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade. - Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los. | Interpretação de textos e imagens Bingo; Arguição oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas Reconto e reconstituição da história. Cruzadinha Exercício de fixação. | D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, ou poesias. D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. D54 - Comparar, observando o planisfério, as principais áreas de reserva e produção de petróleo, cobre, ferro, manganês, carvão, bauxita e cassiterita. D55 - Comparar os processos de produção de energia da termelétrica e da hidrelétrica. D56 - Identificar os países, a partir de gráficos, quanto à utilização das diversas fontes de energia. D57 - Analisar as condições ambientais necessárias para a construção de hidrelétrica. D58 - Reconhecer os riscos ambientais das usinas nucleares ou das usinas hidrelétricas | •O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro: importância dos saberes e fazeres - Patrimônio humano, artístico e científico brasileiro (biomas brasileiros). - Povos indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas. • Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de energia. • Medidas de conservação dos ambientes naturais (reservas extrativistas). - Manejo sustentável dos recursos florestais amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria - Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
Olá!boa tarde, gostaria de que possível você me enviasse os descritores de geografia.
ResponderExcluirOlá!boa tarde, gostaria de que possível você me enviasse os descritores de geografia.
ResponderExcluirsuas atividades são boas ,mas não da para imprimir ,saem muito apagadas e não da para mexer por estar em PDF,Preciso das atividades de geografia com descritores imprimi mas ficarão todas inelegíveis.Se possível mande as para mim no meu email scorpionramos2010@gmail.com
ResponderExcluir