segunda-feira, 14 de março de 2011

PLANO DE ENSINO 7º ano Geografia


PLANO DE ENSINO

7º ano – Ensino Fundamental. (Revisão)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
  

REVISÃO DIAGNÓSTICA 7º ANO GEOFRAFIA.  Matéria do 6º ano

TÓPICOS
DESCRITORES
HABILIDADES
CONTEÚDO

Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Tópico 1. Território e territorialidade
Tópico: 2. Paisagens do cotidiano
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer     
Eixo Temático I 
Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer       Complementar II. Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e urbanidade
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Tópico 6. Redes e circulação
Tópico 8. Cultura e natureza
D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios.
D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização.
D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia
D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho.

Reconhecer  mudanças ocorridas no espaço urbano e rural.
Interpretar as paisagens urbanas e rurais .
- Interpretar fenômenos urbanos
Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta
- patrimônio natural(- uso da água, da vegetação, do solo, do relevo, do clima. - florestas, bioma, ecossistema, manejo - florestas tropicais.


Lugar
 Paisagem
 Sociedade
 Natureza
 Cidade
 Lazer
 Qualidade de vida  urbana
Propriedade coletiva e  pública
Limites /  Fronteiras
Bairros / Favelas/ Periferia
Regiões e Estados do Brasil
 Países e continentes
Paisagem urbana e rural
Territórios preservados e os depredados.
Paisagens do cotidiano (discotecas, bares, teatros)
Espaço público e privado
 Região e regionalização do Brasil e do mundo.
. Locais da população: a distribuição dos serviços, loteamentos, equipamentos públicos, praças, parques.
Telecomunicações
Meios de transporte
(aéreos/ferroviários/rodoviários/aquaviários.
meio técnico-científico (Infovias) -   infoespaço
• Semelhanças e diferenças entre as regiões.
• Aspectos relevantes do regionalismo

PLANO DE ENSINO

7º ano – Ensino Fundamental. (1º Bimestre)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:


Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
EIXO TEMÁTICO II  SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS
TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico1. Território e territorialidade

Tópico: 2. Paisagens do cotidiano

Temas complementares:
• Os sistemas técnicos no cotidiano da sociedade de consumo.
• Identidades territoriais e preservação da memória de um povo: estudos de caso.
• Os sítios arqueológicos do território mineiro e sua territorialização como atratividade turística.
A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Complementar: V. Território e territorialidade

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1.2.Compreender no cotidiano as noções de território e territorialidade, aplicando-as nas situações que produzem a vida na cidade e no campo.
2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes .
 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar
-Identificar as fronteiras culturais do território brasileiro, localizando-as no mapa.
-Reconhecer a sociodiversidade da nação brasileira, sua localização no território e suas formas de manifestação e interação.-Mapear nas formas visíveis e concretas do território usado os processos históricos construídos em diferentes tempos.                                               
Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas
D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios.
D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização.
D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa.
D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades.

1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer .
2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer.
3. As noções de território e produção de qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei.
4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das Igrejas, a ciclovia como território do lazer, as Vias Públicas(em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada.
-paisagem urbana as territorialidades construídas em diferentes temporalidades no centro das metrópoles como as gangues, mendigos, crianças de rua e outros sujeitos excluídos do processo de produção.
-territórios urbanos preservados e os depredados,
- papel das políticas públicas na revitalização ou abandono.
- pichações, mendicância, violência do trânsito, comércio informal (classes sociais  excluídas).
• Paisagens urbanas que evidenciam as diferentes formas de trabalho no espaço.
• Paisagens urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer.
• As paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza.
• O trabalho e o lazer nas paisagens de diferentes tempos e espaços.
• Relações entre cultura e trabalho na identidade de um lugar.
• Serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer e direitos à cidadania.

Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC

PLANO DE ENSINO

7º ano – Ensino Fundamental. (2º Bimestre)
E. E. ““.

DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:


Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
EIXO TEMÁTICO II  SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS
TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 3. Cidadania e direitos sociais

Tópico 5. Segregação espacial

Complementar:VI. Populações tradicionais

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3.1.Reconhecer na paisagem urbana e rural, a cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à cidadania. 3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo.
5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
5.3.Reconhecer a cidade na sua territorialidade de bandos, gangues, identificando as demarcações no seu espaço de vivência e relacionando-os com a singularidade ou generalidade de outros cotidianos.
-Identificar e localizar no tempo e no espaço a distribuição das populações tradicionais no território mineiro.
-Relacionar o conteúdo legal dos direitos constitucionais garantidos às populações tradicionais do território brasileiro e seu cumprimento na prática existencial.
- Analisar o modo de vida das populações tradicionais à luz dos padrões de produção e consumo coerentes com uma vida sustentável. 
Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas
5. O BRASIL E SUA REGIONALIZAÇÃO
5.1 O processo de formação territorial
D63 - Relacionar a concentração socioeconômica do Brasil nas áreas próximas ao Atlântico com o processo de colonização do país.
D64 - Associar a atividade da pecuária e da mineração com o processo de interiorização do país.
D65 - Analisar as transformações do território brasileiro decorrentes do desenvolvimento do plantio da cana-de-açúcar e do café.

•Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou mesmo movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania.
•A paisagem urbana e rural:
• Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo.
•países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural;
•noções de trabalho, emprego e desemprego;
•noções de público e privado;
•diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países.
•Planejamento urbano
•Loteamentos periféricos: aspectos de infra-estrutura urbana e serviços relacionados do local ao centro urbano.
•Condomínios fechados, guetos e favelas.
•As territorialidades e os grupos sociais marginalizados socialmente.
- Serviços e equipamentos públicos, a noção de direitos sociais e deveres do governo em relação aos serviços equipamentos, discussão sobre o uso e consumo dos espaços públicos com a ordem de respeito a leis e ao meio ambiente e sobretudo, uma grande reflexão sobre a finalidade da vida urbana e da sociabilidade.
• Distribuição espacial das populações tradicionais no território brasileiro.
• Direitos constitucionais das populações tradicionais do território brasileiro e seu cumprimento na prática existencial.
• Modo de vida das populações tradicionais: padrões de produção e consumo na perspectiva de uma vida sustentável.

Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC





PLANO DE ENSINO

7º ano – Ensino Fundamental. (3º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:






EIXO TEMÁTICO II  SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS
TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer  
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 7. Turismo

Tópico 8. Cultura e natureza

Tópico 9. Sociodiversidade

Complementar:VII. Sistemas técnicos

Complementar: VIII. Paisagem cultural

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7.2.Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico.
8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta;
8.2.Reconhecer a dinâmica cultural moldada em diferentes paisagens no Brasil e no mundo.
9.1. Compreender o conceito de sociodiversidade das paisagens, identificando-o em sua espacialidade municipal e regional.
9.2. Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações culturais nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo. 9.3. Identificar em mapas, gráficos e fotos a população brasileira e mundial, em seu crescimento, tendências e distribuição.

-Identificar em imagens e linguagens diversas os processos contemporâneos que resultam em profundas mudanças no conteúdo técnico do espaço geográfico.
-Reconhecer nos fenômenos espaciais contemporâneos os sistemas técnicos que sinalizam para uma transformação das vivências cotidianas da sociedade de consumo

-Reconhecer, em dimensão multiescalar, diferentes paisagens culturais distinguindo-as em sua singularidade.
-Ler nas paisagens culturais brasileiras a espacialidade e as múltiplas temporalidades socialmente construídas. 

Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas
D71 - Reconhecer as transformações socioeconômicas brasileiras a partir do processo de industrialização e urbanização, através de textos, letras de música, charges,histórias em quadrinhos.
D72 - Relacionar a expansão do modo de vida urbano no Brasil com o surgimento e fortalecimento de movimentos sociais (sindicalismo, associação de moradores, movimento estudantil, mulheres, negros), observando fotografias e lendo reportagens
de jornais e revistas.
D46 - Associar as características destas florestas com a utilização intensiva pela indústria
madeireira.
D47 - Descrever as características do domínio das tundras ou dos desertos, observando gráficos de temperatura e gravuras.
D48 - Compreender as conseqüências dos desmatamentos, em larga escala, nos domínios das florestas tropicais.

• Código de postura para uso e consumo dos espaços de turismo e lazer com vistas à preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares.
• Os parâmetros de turismo sustentável e insustentável.
• A ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta.
• A sustentabilidade cultural a partir da ótica do respeito à diversidade de conhecimentos, tecnologias e práticas de adaptação do homem ao meio.
• O cotidiano das comunidades tradicionais do Brasil
• Representação individual das idéias destacadas do texto "Carta do Cacique Seatle",
- patrimônio natural.
- uso da água, da vegetação, do solo, do relevo, do clima. 
- florestas, bioma, ecossistema, manejo, impacto ambiental e sustentabilidade.
- desmatamento suas conseqüências./- florestas tropicais.
• A sociodiversidade das paisagens em sua espacialidade municipal e regional.
• Localização, distribuição e freqüência dos grupos sociodiversos no conjunto da população brasileira.
• O impacto das transformações culturais das sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
- festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do Rosário.
-descrever  a linha do Equador  em seus aspectos relevantes  da paisagem natural e cultural,
- Clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à sociodiversidade do Equador.
- Modo de vida dos povos do Equador
- Povos da Floresta  e ribeirinhos e modo de  conservação.
- ecossistemas e os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima.
- zonas térmicas da Terra.
• Os processos contemporâneos que resultam em profundas mudanças no conteúdo técnico do espaço geográfico.
• Os sistemas técnicos que sinalizam para uma transformação das vivências cotidianas da sociedade de consumo.
- As paisagens culturais das regiões montanhosas: a cultura e o relevo demarcando paisagens.
- Paisagens culturais brasileiras: aspectos regionais demarcados pela cultura, como os quilombos e os quilombolas.
-Paisagens culturais brasileiras: a presença indígena.
-- A influência humana(rio represado, atmosfera enfumaçada, a cobertura vegetal original danificada e reconstituída por jardins, pomares, campos arados, muros e cercas. São pistas que ajudam a diagnosticar as culturas, e o que elas fizeram: caminhos e estradas, celeiros, habitações, núcleos de povoamentos, plantas cultivadas, arquitetura, vestuários.
- ocupação do território, remanescentes de quilombos, cultura afro-brasileira (Zumbi, Quilombos, Música, Dança, Arte e História). “Secas no Nordeste”
- paisagens culturais moldadas pelo modo de vida indígena- (elementos culturais como alimentos, música, mitos, etc.).
 - tipos brasileiros e seus ambientes (o pantaneiro, o caiçara, o Caboclo, o seringueiro, o gaúcho, o sertanejo, etc.)
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC

  
PLANO DE ENSINO

7º ano – Ensino Fundamental. (4º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:




EIXO TEMÁTICO IV MEIO AMBIENTE E CIDADANIA PLANETÁRIA
TEMA 4 : AMBIENTE, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
EIXO TEMÁTICO II  SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS
TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO               
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 17. Indústria e meio ambiente

Tópico 18. Cidades sustentáveis

Tópico 20. Padrão de produção e consumo

Complementar: IX. Sítios arqueológicos

Complementar: X. Patrimônio e preservação

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17.2.Identificar e analisar os fatores geoestratégicos que vêm determinando os espaços inteligentes da indústria de alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais.
18.1.Explicar o significado do Orçamento Participativo, Plano Diretor e o Código de Posturas avaliando as ações de implementação em seu município. 18.2.Identificar e explicar os desafios a serem superados no caminho construtivo de cidades sustentáveis.
-Descrever as localizações relativas aos sítios arqueológicos tombados pela Unesco no território brasileiro avaliando sua relevância como patrimônio a ser preservado.
-Relacionar a importância de sítios arqueológicos com a preservação da memória e da identidade territorial de um povo.
-Mapear os sítios arqueológicos do território mineiro e avaliar sua territorialização como atratividade turística.

- Explicar como o ecoturismo pode ajudar a preservar e ampliar as áreas de proteção ambiental.- Descrever e localizar, no meio urbano e rural do estado de MG, os aspectos relevantes do regionalismo mineiro manifestado em sua sociodiversidade. ano. 

Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas
D75 - Analisar os aspectos positivos e negativos do Proálcool.
D76 - Associar a produção agroindustrial com a expansão da mão-de-obra assalariada no campo (bóia-fria), através de textos, charges e letras de música.
D77 - Compreender, através do uso de mapas, a distribuição das principais áreas de criação bovina, suína e de aves.
D78 - Identificar, a partir de mapas viários, os fluxos de mercadorias e pessoas pelo território brasileiro.
D79 - Avaliar a importância dos portos e aeroportos para a economia brasileira.
D80 - Avaliar a importância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na luta pela reforma agrária no Brasil.
D81 - Descrever as desigualdades regionais do Brasil, do ponto de vista socioeconômico ou étnico-cultural, a partir dos dados organizados em tabelas ou mapas. 
D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho.
D5 - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as produtoras de matérias-primas.
D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, letras de música ou poesias.
D14 - Associar a questão da migração campo-cidade no mundo capitalista industrializado com a mecanização do campo, observando uma gravura.
D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.
D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia.

• O comportamento das empresas diante da necessidade de utilizar processos ambientalmente mais sustentáveis.
• O uso dos códigos da interpretação geográfica no planejamento e gestão ambiental na indústria extrativa mineral.
• Fatores geo-estratégicos que determinam os espaços inteligentes da indústria de alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais.
• As características das cidades sustentáveis: educação básica, ambiental e patrimonial planejamento e gestão do uso do solo, monitoramento da qualidade ambiental, mobilização social, preservação do patrimônio cultural e artístico, geração de trabalho e renda, erradicação da fome e da exclusão.
• O significado e as ações de implantação do Orçamento Participativo, Plano Diretor e o Código de Posturas em seu município.
• Os desafios a serem superados no caminho construtivo de cidades sustentáveis.
• Os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares, avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade.
• A relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais contemporâneos.
• Os padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista.
• Relacionar a importância de sítios arqueológicos com a preservação da memória e da identidade territorial de um povo.
• Mapear os sítios arqueológicos do território mineiro e avaliar sua territorialização como atratividade turística.
• Descrever as localizações relativas aos sítios arqueológicos tombados pela Unesco no território brasileiro avaliando sua relevância como patrimônio a ser preservado.
- potencial turístico - museus a céu aberto -
• O ecoturismo como possibilidade de promoção da preservação e ampliação de áreas de proteção ambiental.
• O conteúdo cultural e natural do patrimônio e os meios legais para sua preservação.
• A espacialidade e a territorialidade de comunidades que têm referência sobre a importância da preservação do patrimônio de outras que não têm essa referência.

Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC

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