PLANO DE ENSINO
7º ano – Ensino Fundamental. (Revisão)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
REVISÃO DIAGNÓSTICA 7º ANO GEOFRAFIA. Matéria do 6º ano | |||
TÓPICOS | DESCRITORES | HABILIDADES | CONTEÚDO |
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 1. Território e territorialidade Tópico: 2. Paisagens do cotidiano Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Complementar II. Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e urbanidade Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 6. Redes e circulação Tópico 8. Cultura e natureza | D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização. D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho. | Reconhecer mudanças ocorridas no espaço urbano e rural. Interpretar as paisagens urbanas e rurais . - Interpretar fenômenos urbanos Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta - patrimônio natural(- uso da água, da vegetação, do solo, do relevo, do clima. - florestas, bioma, ecossistema, manejo - florestas tropicais. | Lugar Paisagem Sociedade Natureza Cidade Lazer Qualidade de vida urbana Propriedade coletiva e pública Limites / Fronteiras Bairros / Favelas/ Periferia Regiões e Estados do Brasil Países e continentes Paisagem urbana e rural Territórios preservados e os depredados. Paisagens do cotidiano (discotecas, bares, teatros) Espaço público e privado Região e regionalização do Brasil e do mundo. . Locais da população: a distribuição dos serviços, loteamentos, equipamentos públicos, praças, parques. Telecomunicações Meios de transporte (aéreos/ferroviários/rodoviários/aquaviários. meio técnico-científico (Infovias) - infoespaço • Semelhanças e diferenças entre as regiões. • Aspectos relevantes do regionalismo |
PLANO DE ENSINO
7º ano – Ensino Fundamental. (1º Bimestre)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer EIXO TEMÁTICO II SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico1. Território e territorialidade Tópico: 2. Paisagens do cotidiano Temas complementares: • Os sistemas técnicos no cotidiano da sociedade de consumo. • Identidades territoriais e preservação da memória de um povo: estudos de caso. • Os sítios arqueológicos do território mineiro e sua territorialização como atratividade turística. A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Complementar: V. Território e territorialidade | 6 4 | 1.2.Compreender no cotidiano as noções de território e territorialidade, aplicando-as nas situações que produzem a vida na cidade e no campo. 2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes . 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar -Identificar as fronteiras culturais do território brasileiro, localizando-as no mapa. -Reconhecer a sociodiversidade da nação brasileira, sua localização no território e suas formas de manifestação e interação.-Mapear nas formas visíveis e concretas do território usado os processos históricos construídos em diferentes tempos. | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização. D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. | 1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer . 2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer. 3. As noções de território e produção de qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei. 4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das Igrejas, a ciclovia como território do lazer, as Vias Públicas(em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada. -paisagem urbana as territorialidades construídas em diferentes temporalidades no centro das metrópoles como as gangues, mendigos, crianças de rua e outros sujeitos excluídos do processo de produção. -territórios urbanos preservados e os depredados, - papel das políticas públicas na revitalização ou abandono. - pichações, mendicância, violência do trânsito, comércio informal (classes sociais excluídas). • Paisagens urbanas que evidenciam as diferentes formas de trabalho no espaço. • Paisagens urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer. • As paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza. • O trabalho e o lazer nas paisagens de diferentes tempos e espaços. • Relações entre cultura e trabalho na identidade de um lugar. • Serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer e direitos à cidadania. |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
7º ano – Ensino Fundamental. (2º Bimestre)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
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Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer EIXO TEMÁTICO II SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 3. Cidadania e direitos sociais Tópico 5. Segregação espacial Complementar:VI. Populações tradicionais | 7 6 4 4 | 3.1.Reconhecer na paisagem urbana e rural, a cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à cidadania. 3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. 5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas. 5.3.Reconhecer a cidade na sua territorialidade de bandos, gangues, identificando as demarcações no seu espaço de vivência e relacionando-os com a singularidade ou generalidade de outros cotidianos. -Identificar e localizar no tempo e no espaço a distribuição das populações tradicionais no território mineiro. -Relacionar o conteúdo legal dos direitos constitucionais garantidos às populações tradicionais do território brasileiro e seu cumprimento na prática existencial. - Analisar o modo de vida das populações tradicionais à luz dos padrões de produção e consumo coerentes com uma vida sustentável. | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | 5. O BRASIL E SUA REGIONALIZAÇÃO 5.1 O processo de formação territorial D63 - Relacionar a concentração socioeconômica do Brasil nas áreas próximas ao Atlântico com o processo de colonização do país. D64 - Associar a atividade da pecuária e da mineração com o processo de interiorização do país. D65 - Analisar as transformações do território brasileiro decorrentes do desenvolvimento do plantio da cana-de-açúcar e do café. | •Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou mesmo movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania. •A paisagem urbana e rural: • Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. •países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural; •noções de trabalho, emprego e desemprego; •noções de público e privado; •diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países. •Planejamento urbano •Loteamentos periféricos: aspectos de infra-estrutura urbana e serviços relacionados do local ao centro urbano. •Condomínios fechados, guetos e favelas. •As territorialidades e os grupos sociais marginalizados socialmente. - Serviços e equipamentos públicos, a noção de direitos sociais e deveres do governo em relação aos serviços equipamentos, discussão sobre o uso e consumo dos espaços públicos com a ordem de respeito a leis e ao meio ambiente e sobretudo, uma grande reflexão sobre a finalidade da vida urbana e da sociabilidade. • Distribuição espacial das populações tradicionais no território brasileiro. • Direitos constitucionais das populações tradicionais do território brasileiro e seu cumprimento na prática existencial. • Modo de vida das populações tradicionais: padrões de produção e consumo na perspectiva de uma vida sustentável. |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
7º ano – Ensino Fundamental. (3º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
EIXO TEMÁTICO II SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 7. Turismo Tópico 8. Cultura e natureza Tópico 9. Sociodiversidade Complementar:VII. Sistemas técnicos Complementar: VIII. Paisagem cultural | 4 6 4 6 8 6 | 7.2.Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico. 8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta; 8.2.Reconhecer a dinâmica cultural moldada em diferentes paisagens no Brasil e no mundo. 9.1. Compreender o conceito de sociodiversidade das paisagens, identificando-o em sua espacialidade municipal e regional. 9.2. Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações culturais nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo. 9.3. Identificar em mapas, gráficos e fotos a população brasileira e mundial, em seu crescimento, tendências e distribuição. -Identificar em imagens e linguagens diversas os processos contemporâneos que resultam em profundas mudanças no conteúdo técnico do espaço geográfico. -Reconhecer nos fenômenos espaciais contemporâneos os sistemas técnicos que sinalizam para uma transformação das vivências cotidianas da sociedade de consumo -Reconhecer, em dimensão multiescalar, diferentes paisagens culturais distinguindo-as em sua singularidade. -Ler nas paisagens culturais brasileiras a espacialidade e as múltiplas temporalidades socialmente construídas. | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D71 - Reconhecer as transformações socioeconômicas brasileiras a partir do processo de industrialização e urbanização, através de textos, letras de música, charges,histórias em quadrinhos. D72 - Relacionar a expansão do modo de vida urbano no Brasil com o surgimento e fortalecimento de movimentos sociais (sindicalismo, associação de moradores, movimento estudantil, mulheres, negros), observando fotografias e lendo reportagens de jornais e revistas. D46 - Associar as características destas florestas com a utilização intensiva pela indústria madeireira. D47 - Descrever as características do domínio das tundras ou dos desertos, observando gráficos de temperatura e gravuras. D48 - Compreender as conseqüências dos desmatamentos, em larga escala, nos domínios das florestas tropicais. | • Código de postura para uso e consumo dos espaços de turismo e lazer com vistas à preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares. • Os parâmetros de turismo sustentável e insustentável. • A ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta. • A sustentabilidade cultural a partir da ótica do respeito à diversidade de conhecimentos, tecnologias e práticas de adaptação do homem ao meio. • O cotidiano das comunidades tradicionais do Brasil • Representação individual das idéias destacadas do texto "Carta do Cacique Seatle", - patrimônio natural. - uso da água, da vegetação, do solo, do relevo, do clima. - florestas, bioma, ecossistema, manejo, impacto ambiental e sustentabilidade. - desmatamento suas conseqüências./- florestas tropicais. • A sociodiversidade das paisagens em sua espacialidade municipal e regional. • Localização, distribuição e freqüência dos grupos sociodiversos no conjunto da população brasileira. • O impacto das transformações culturais das sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo. - festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do Rosário. -descrever a linha do Equador em seus aspectos relevantes da paisagem natural e cultural, - Clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à sociodiversidade do Equador. - Modo de vida dos povos do Equador - Povos da Floresta e ribeirinhos e modo de conservação. - ecossistemas e os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima. - zonas térmicas da Terra. • Os processos contemporâneos que resultam em profundas mudanças no conteúdo técnico do espaço geográfico. • Os sistemas técnicos que sinalizam para uma transformação das vivências cotidianas da sociedade de consumo. - As paisagens culturais das regiões montanhosas: a cultura e o relevo demarcando paisagens. - Paisagens culturais brasileiras: aspectos regionais demarcados pela cultura, como os quilombos e os quilombolas. -Paisagens culturais brasileiras: a presença indígena. -- A influência humana(rio represado, atmosfera enfumaçada, a cobertura vegetal original danificada e reconstituída por jardins, pomares, campos arados, muros e cercas. São pistas que ajudam a diagnosticar as culturas, e o que elas fizeram: caminhos e estradas, celeiros, habitações, núcleos de povoamentos, plantas cultivadas, arquitetura, vestuários. - ocupação do território, remanescentes de quilombos, cultura afro-brasileira (Zumbi, Quilombos, Música, Dança, Arte e História). “Secas no Nordeste” - paisagens culturais moldadas pelo modo de vida indígena- (elementos culturais como alimentos, música, mitos, etc.). - tipos brasileiros e seus ambientes (o pantaneiro, o caiçara, o Caboclo, o seringueiro, o gaúcho, o sertanejo, etc.) |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
7º ano – Ensino Fundamental. (4º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
EIXO TEMÁTICO IV MEIO AMBIENTE E CIDADANIA PLANETÁRIA TEMA 4 : AMBIENTE, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE EIXO TEMÁTICO II SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO | |||||
Tópicos | aulas | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
Tópico 17. Indústria e meio ambiente Tópico 18. Cidades sustentáveis Tópico 20. Padrão de produção e consumo Complementar: IX. Sítios arqueológicos Complementar: X. Patrimônio e preservação | 6 4 4 4 | 17.2.Identificar e analisar os fatores geoestratégicos que vêm determinando os espaços inteligentes da indústria de alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais. 18.1.Explicar o significado do Orçamento Participativo, Plano Diretor e o Código de Posturas avaliando as ações de implementação em seu município. 18.2.Identificar e explicar os desafios a serem superados no caminho construtivo de cidades sustentáveis. -Descrever as localizações relativas aos sítios arqueológicos tombados pela Unesco no território brasileiro avaliando sua relevância como patrimônio a ser preservado. -Relacionar a importância de sítios arqueológicos com a preservação da memória e da identidade territorial de um povo. -Mapear os sítios arqueológicos do território mineiro e avaliar sua territorialização como atratividade turística. - Explicar como o ecoturismo pode ajudar a preservar e ampliar as áreas de proteção ambiental.- Descrever e localizar, no meio urbano e rural do estado de MG, os aspectos relevantes do regionalismo mineiro manifestado em sua sociodiversidade. ano. | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D75 - Analisar os aspectos positivos e negativos do Proálcool. D76 - Associar a produção agroindustrial com a expansão da mão-de-obra assalariada no campo (bóia-fria), através de textos, charges e letras de música. D77 - Compreender, através do uso de mapas, a distribuição das principais áreas de criação bovina, suína e de aves. D78 - Identificar, a partir de mapas viários, os fluxos de mercadorias e pessoas pelo território brasileiro. D79 - Avaliar a importância dos portos e aeroportos para a economia brasileira. D80 - Avaliar a importância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na luta pela reforma agrária no Brasil. D81 - Descrever as desigualdades regionais do Brasil, do ponto de vista socioeconômico ou étnico-cultural, a partir dos dados organizados em tabelas ou mapas. D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho. D5 - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as produtoras de matérias-primas. D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, letras de música ou poesias. D14 - Associar a questão da migração campo-cidade no mundo capitalista industrializado com a mecanização do campo, observando uma gravura. D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. | • O comportamento das empresas diante da necessidade de utilizar processos ambientalmente mais sustentáveis. • O uso dos códigos da interpretação geográfica no planejamento e gestão ambiental na indústria extrativa mineral. • Fatores geo-estratégicos que determinam os espaços inteligentes da indústria de alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais. • As características das cidades sustentáveis: educação básica, ambiental e patrimonial planejamento e gestão do uso do solo, monitoramento da qualidade ambiental, mobilização social, preservação do patrimônio cultural e artístico, geração de trabalho e renda, erradicação da fome e da exclusão. • O significado e as ações de implantação do Orçamento Participativo, Plano Diretor e o Código de Posturas em seu município. • Os desafios a serem superados no caminho construtivo de cidades sustentáveis. • Os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares, avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. • A relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais contemporâneos. • Os padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista. • Relacionar a importância de sítios arqueológicos com a preservação da memória e da identidade territorial de um povo. • Mapear os sítios arqueológicos do território mineiro e avaliar sua territorialização como atratividade turística. • Descrever as localizações relativas aos sítios arqueológicos tombados pela Unesco no território brasileiro avaliando sua relevância como patrimônio a ser preservado. - potencial turístico - museus a céu aberto - • O ecoturismo como possibilidade de promoção da preservação e ampliação de áreas de proteção ambiental. • O conteúdo cultural e natural do patrimônio e os meios legais para sua preservação. • A espacialidade e a territorialidade de comunidades que têm referência sobre a importância da preservação do patrimônio de outras que não têm essa referência. |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
ADORO AS ATIVIDADES QUE VC POSTA NO SSEU BLOG. ELAS TÊM SIDO MUITO ÚTIL PARA MIM. A ÁREA DE GEOGRAFIA PRECISAVA DE ATIVIDADES ASSIM, PENSANTES E INTERESSANTES. ATÉ MAIS
ResponderExcluirGostaria de receber Avaliações do 7º ano com descritores e gabaritos de todos os Bimestres
ResponderExcluirMuito obrigado,
Parabéns pelo trabalho,
Bjossssss.