sábado, 17 de outubro de 2009

Descritores de Língua Portuguesa em Geografia e História,

GEOGRAFIA


Linguagem cartográfica
Desenvolver a capacidade de fazer a leitura do espaço, utilizando-se da linguagem cartográfica como forma de orientação,locomoção e localização.Contextualização sócio-espacial
Sentir-se membro integrante da humanidade,consciente das contradições historicamente construídas e sujeitas a mudanças que estará capacitado a propor.
Situar-se no espaço e no tempo sentindo-se sujeito da organização e capaz, através do pensamento reflexivo, de interferir na construção e reconstrução destes.
Perceber-se como ser humano agente de sua história e da história universal, podendo assim contribuir no desenvolvimento individual e coletivo.Interação/ação
Compreender a dinâmica das mudanças sociais ao longo do tempo e do espaço, para intervir e interagir como agente modificador via conhecimento adquirido, na busca de melhor qualidade de vida.
Compreender o processo de desenvolvimento da sociedade, como sendo decorrente das relações espaciais homem-naturezasociedade em seus desdobramentos, a fim de que possa ousar propor mudanças ou resistir às imposições.
Perceber as relações do local/global como espaços de conflitos, de forças antagônicas na busca do entendimento dos processos socioeconômicos, nas quais o agente está inserido, promovendo justiça social,distribuição econômica e equilíbrio ambiental.
Entender os fatores que geram a mobilidade social, buscando formas de mudança (autogestão)preservando a identidade num mundo globalizado.
Utilizar o conhecimento ecológico, para organizar propostas de utilização racional dos recursos energéticos e hídricos, na melhoria da qualidade de vida da sociedade atual e gerações futuras, atuando na transformação e na preservação do meio.
HISTÓRIA
Ser humano situado no tempo e no espaço
Entender-se como sujeito histórico situado no tempo e no espaço, interagindo nas relações sociais e nos princípios da cidadania.
Compreender a organização das sociedades nos diferentes tempos e espaços.
Entender o mundo em que vive e dimensionaros vários e simultâneos tempos históricos.
Ser humano sujeito da história
Perceber-se como um ser político socialmente ativo.
Compreender as relações de produção e suainfluência na formação da sociedade.
Aplicar o conhecimento histórico no cotidiano de suas relações sociais e culturais.
Situar-se como agente construtor da História,numa sociedade em constante transformação, relacionando presente –passado – presente, numa perspectiva local –global – local.
Agir como um sujeito livre, crítico e autônomo,capaz de intervir nas relações sociais existentes.
Ser humano cultural e social
Valorizar a herança histórico-cultural percebendo suas interferências no mundo contemporâneo.
Construir identidades pessoal e social,desenvolvendo valores e atitudes,respeitando a diversidade.

Descritores de Língua Portuguesa, conforme distribuição de prioridades, na 3ª série do ensino médio*

 Descritores de Língua Portuguesa, conforme distribuição de prioridades, na 3ª série do ensino médio*

Tópico I – Prioridade 3 Procedimentos de Leitura
D1 Localizar informações explícitas em um texto. P3
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. P2
D4 Inferir uma informação implícita em um texto. P1
D6 Identificar o tema de um texto. P3
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. P4
Tópico II - Prioridade 5 Implicações do Suporte, do Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto
D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,quadrinhos, foto, etc.). P1
D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. P1
Tópico III – Prioridade 4 Relação entre Textos
D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. P1
D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. P1
Tópico IV - Prioridade 1 Coerência e Coesão no Processamento de Textos
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. P2
D7 Identificar a tese de um texto. P1
D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. P1
D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. P1
D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. P2
D11 Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto. P1
D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. P1
Tópico V - Prioridade 2 Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. P1
D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. P3
D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. P2
D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. P3
Tópico VI - Prioridade 5 Variação Lingüística
D13 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. P1

 São modalidades estruturais da inteligência: conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer.
o que são competências cognitivas?Quais aspectos cognitivos serão Avaliados
 saber inferir;
 Atribuir sentido;
 Articular partes e todo;
 Excluir;
 Comparar;
 Observar;
 Identificar;
 Tomar decisões;
 Reconhecer;
 Fazer correspondências.

O que é?
A Matriz de Referência é um documento que dispõe sobre Eixos, Temas e Descritores definidos para elaborar as provas
Como os educadores podem utilizar a Matriz? Como referência para organizarem planos de estudos.
Qual é a estrutura da Matriz de Referência? A Matriz de Referência está estruturada em Eixos, Temas e Descritores. Os Eixos e Temas são campos de estudo da geografia, história e áreas afins a serem desenvolvidos na escola, com vistas à compreensão das diferentes realidades econômicas, sociais, políticas e culturais. Eles servirão como roteiro aos estudantes e educadores em sua participação nas diferentes etapas do Desafio.
São cinco Eixos:
1. Sociedade e natureza
2. Linguagens da geografia, história e áreas afins
3. O campo e a cidade
4. Mobilidade geográfica
5. Um só mundo, muitos cenários geográficos e históricos

Conteúdo para ser trabalhado no 3º ano--Ensino Médio História--


CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA 3º ANO ENSINO MÉDIO. 1º BIM
EIXO TEMÁTICO VII TEMA 7 : A RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA EM QUESTÃO
SUBTEMAS
• Regiões hidroconflitivas do planeta Terra
• Desertificação climática, desertificação ecológica
• Megadiversidade brasileira: mito ou realidade?
Quadrilátero Ferrífero: domínios da natureza e políticas ambientais
Mutações no Mundo Natural
TÓPICOS--26. RECURSOS HÍDRICOS -  OP—25-- RECURSOS HÍDRICOS R.A—28-- RECURSOS HÍDRICOS.
HABILIDADES--26.1. Avaliar os acordos e controles da gestão ambiental da água.
26.1.1. Analisar as políticas públicas em nível nacional e internacional para o resguardo do patrimônio ambiental do planeta.
CONCEITUAR:
água potável - qualidade de vida - esgoto, lixo, efluentes industriais - mercúrio dos garimpos clandestinos - desmatamentos -  queimadas - lençol freático - planeta superpovoado - sistema hidrológico global - conflitos de territorialização da água doce no planeta -  as implicações socioambientais da construção de hidrelétricas - desenvolvimento sustentável - gestão ambiental da água  
O QUE ENSINAR
- As regiões hidroconflitivas do planeta, avaliando as políticas em nível nacional e internacional para sua gestão
- Fenômenos meteorológicos relacionados aos recursos hídricos contidos em linguagens cartográfica e estatística
- Transformações geográficas nas regiões atingidas pela construção de barragens identificando as críticas e contestações de que é alvo problematizando a gestão e a gestão ambiental da água.

TÓPICO--27. PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO OP—26-- PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO. R.A—31— PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO.
HABILIDADES--27.1. Prognosticar sobre o futuro do planeta, tendo como referência os padrões de produção e consumo do capitalismo global.
27.1.1. Explicar, na perspectiva da sustentabilidade, os padrões de produção e de consumo que têm referenciado o desenvolvimento econômico do capitalismo global.
CONCEITUAR- consumo sustentável - Cúpula Rio-92 -  consumo e produção insustentáveis - fontes de energias renováveis - Capitalismo econômico.- Desenvolvimento econômico.- Processos climáticos e hidrológicos.
O QUE ENSINAR
• Os padrões de produção e consumo que têm referenciado o desenvolvimento econômico capitalista sob a ótica da sustentabilidade
• A relação entre o efeito estufa e o buraco da camada de ozônio com o padrão de produção e consumo
• Confronto de dados entre o consumo dos países centrais com os países periféricos.
DESCRITORES:
D84 - Comparar os principais usos e formas de ocupação dos diversos domínios naturais e suas implicações socioambientais.
D85 - Comparar as principais bacias hidrográficas do mundo, do ponto de vista físico e socioeconômico.
D86 - Reconhecer o potencial de uso dos oceanos: maricultura, exploração de petróleo,extração mineral.
D39 - Associar o mapa hipsométrico, o mapa das bacias hidrográficas e o potencial
energético dos rios brasileiros.
D89 - Avaliar, através de textos, gráficos e tabelas, a importância dos recursos hídricos para a vida dos seres humanos.
AVALIAÇÂO:
1) O aumento da demanda por água é provocado pelo crescimento da população,pelo desenvolvimento industrial e pela expansão da agricultura irrigada. Busque comprovação da afirmativa em reportagens divulgadas na mídia escrita e eletrônica. Faça um resumo da informação e apresente à turma. Problematize e participe do debate.
Debate: como estimular o cidadão do espaço de vivência/brasileiro a produzir e consumir de forma sustentável?




CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA  3º ANO ENSINO MÉDIO. 2º BIM

TÓPICO--28. DINÂMICA TERRESTRE OP—27-- DINÂMICA TERRESTRE. R.A—29-- DINÂMICA TERRESTRE.
HABILIDADES--28.1. Reconhecer os fenômenos responsáveis pela dinâmica terrestre.
28.1.1. Explicar os fenômenos da dinâmica terrestre relacionados ao tectonismo e vulcanismo, tendo como referência o movimento das placas tectônicas.
28.1.2. Explicar os fenômenos relacionados à litosfera, hidrosfera e atmosfera.
CONCEITUAR; dinâmica  terrestre - uso/abuso pela dos ecossistemas terrestres -  litosfera – vulcanismo -
- Gestão insustentável/sustentável dos recursos do território - poluição urbano-industrial -  chuva ácida/ilhas de calor/efeito estufa/aquecimento global - explosão do turismo -  furacões - monções
O QUE ENSINAR
• Paisagens que evidenciam a dinâmica terrestre e seu uso como atratividade das áreas turísticas.
Impactos do vulcanismo em regiões da terra.
Os tornados, furacões e suas conseqüências.                  O El Niño e La Nina.
• Impactos do aquecimento global na dinâmica terrestre
• Mecanismo da formação de ilhas de calor, da chuva ácida e do efeito estufa
TÓPICO--29. DESERTIFICAÇÃO  OP—28—DESERTIFICAÇÃO. R.A—30—DESERTIFICAÇÃO.
29.1. Reconhecer os processos ecológicos e antrópicos da desertificação
29.1.1. Analisar textos, mapas, gráfi cos, tabelas e imagens sobre a desertificação em processo no Norte de Minas Gerais: área de abrangência, localização geográfica, municípios em situação de risco e suas conseqüências em âmbito natural, social, urbano, institucional.
29.1.2. Analisar textos, mapas, gráfi cos, tabelas e imagens sobre a desertificação e arenização em processo no Brasil.
CONCEITUAR: Agenda 21 – Desertificação - semi-áridas -  subúmidas - variações climáticas pastoreio - uso agrícola - mineração predatória - desmatamentos - clima árido -  espécies xerófilas – erosão - intemperismo -  decomposição química das rochas - vazios demográficos - evaporação - precipitação - caráter antrópico predatório - Tipos de solos.
O QUE ENSINAR
As habilidades propostas para o desenvolvimento deste tópico focalizam:
• Os custos da desertificação em nível de impactos naturais, sociais, econômicos, urbanos e institucionais através de comparação de dados expressos em mapas e gráficos
• O fenômeno da desertificação ecológica no mundo relacionando sua área de abrangência com as características dos países endividados e periféricos
• A desertificação no estado de Minas Gerais: área de abrangência, localização geográfica, municípios em situação de risco e elaborar um texto sobre conseqüências de âmbito natural, social, urbano, institucional, os programas de combate e os resultados obtidos.
TÓPICO--30. DIVERSIDADE BIOLÓGICA OP—29-- DIVERSIDADE BIOLÓGICA. R.A—32--DIVERSIDADE BIOLÓGICA.
-30.1. Avaliar o potencial da biodiversidade dos ambientes tropicais.
30.1.1. Avaliar os limites e possibilidades do trabalho compartilhado entre Organizações Não-Governamentais (ONG) e empresas transnacionais com vistas à manutenção da diversidade biológica e o combate à biopirataria.
CONCEITUAR: material - maior patrimônio genético do planeta - Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92) - recursos biológicos  - povos indígenas e comunidades tradicionais (seringueiros, ribeirinhos, quilombolas) - conhecimento tradicional  -  Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). – megadiversidade- biodiversidade
biotecnologias -  engenharia genética
O QUE ENSINAR
A megadiversidade brasileira                Conhecimento tradicional.                 Biopirataria
Limites e possibilidades do trabalho compartilhado entre organizações não-governamentais e empresas transnacionais com vistas à manutenção da diversidade biológica
Projetos integrados do ponto de vista social, econômico e ecológico em áreas de ocorrência da Mata Atlântica.
DESCRITORES:
D88 - Analisar as razões do crescimento do movimento ambientalista no mundo, com base em artigos de jornais e revistas.
D90 - Compreender as transformações ambientais decorrentes do efeito estufa.
D91 - Relacionar as práticas turísticas em diferentes áreas do globo com as características ambientais dos lugares.
D87 - Analisar as conseqüências da diminuição da camada de ozônio para a vida na Terra

CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA  3º ANO ENSINO MÉDIO. 3º BIM

EIXO TEMÁTICO VIITEMA 8 : AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL: OS TERRITÓRIOS NAS NOVAS REGIONALIZAÇÕES
SUBTEMAS:
• Globalização e pluralidade cultural
• O papel das instituições internacionais na regulação do território mundial
• As telecomunicações unindo o mundo em redes digitais
• O crescimento dos países emergentes no movimento da globalização
Os Cenários da Globalização e Fragmentação.
TÓPICOS--31. TERCEIRO SETOR - OP—30-- TERCEIRO SETOR. R.A—33--TERCEIRO SETOR.
HABILIDADES--31.1. Reconhecer a importância do terceiro setor e os projetos de inclusão social nos países periféricos.
31.1.1. Interpretar textos, mapas, tabelas e gráficos como portadores de informação de tipos de organização, freqüência, distribuição e localização do Terceiro Setor no Brasil e no mundo.
CONCEITUAR:
- papel do Estado - primeiro setor - setor privado - segundo setor- terceiro setor - ONGs - globalização e fragmentação - segregação espacial - redes de solidariedade.
O QUE ENSINAR
• O que é o terceiro setor, quem participa, como funciona, como interfere na configuração espacial
• O terceiro setor como alternativa de inclusão social: as rádios comunitárias, os projetos de primeiro emprego, a responsabilidade social de empresas e o desenvolvimento local
• O terceiro setor no espaço globalizado: onde cresce (países) e como interfere nas políticas e no desenvolvimento
TÓPICO--32. FLUXOS ECONÔMICOS  OP—34-- FLUXOS ECONÔMICOS. R.A—36--FLUXOS ECONÔMICOS. OP—
32.1. Analisar os fluxos econômicos que expressam uma territorialidade visível, tais como: Nafta, Mercosul, União Européia, Apec e Asean.
32.1.1. Avaliar as contradições que envolvem a relação MERCOSUL e ALCA
CONCEITUAR -meio técnico científico - fluxos econômicos-  globalização - corporações multinacionais -  Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento - blocos econômicos- democracia liberal- geografia dos excluídos - mecanismos jurídicos, nacionais e supranacionais democráticos e solidários como OIT (Organização Mundial do Trabalho), UNESCO, Conselho Mundial de Igrejas, sindicatos, comunidades solidárias, organizações não-governamentais, Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras, Anistia Internacional e grupos de Defesa dos Direitos Humanos. Incorpora-se a estas instituições, a economia solidária, do terceiro setor, agrupando de forma superficial e imprecisa, filantropia e caridade; e, também, as ONG's, empresas privadas, institutos, fundações e organizações sem fins lucrativos
O QUE ENSINAR
• Os fluxos econômicos e as relações comerciais entre blocos econômicos e países
• As redes e os fluxos, a territorialidade da infra-estrutura para a globalização expressando diferentes paisagens
• Os fluxos financeiros e suas implicações na reorganização do capital, no atual estágio da globalização
• As relações geopolíticas decorrentes dos fluxos econômicos
33--DESTERRITORIALIZAÇÃO E REDES DE SOLIDARIEDADE R.A—37-- DESTERRITORIALIZAÇÃO E REDES DE SOLIDARIEDADE.
O QUE ENSINAR
- A migração e o desemprego recriando novas territorializações na espacialidade das cidades globais
- Os desafios da gestão solidária do território
- As políticas públicas de inclusão e a emergência do terceiro setor refletindo sobre a construção das redes de solidariedade
- O movimento da população na contemporaneidade mundial e as múltiplas desterritorialidades político, sociais e culturais
- As redes de solidariedade a exclusão social
- O mapa da exclusão social no Brasil e no mundo
CONCEITUAR:desterritorializadas ou em trânsito na busca de novos países e da solidariedade humana. São eles:México, Gibraltar, Rússia, Vietnã, Afeganistão, Líbano, Curdistão, Croácia, Sudão, Tanzânia, Ruanda, Zaire, Angola, Moçambique, Equador, Amazônia, Honduras, Índia, Filipinas. - refugiados, - migrantes ilegais, dos despatriados.
Médicos Sem Fronteiras, Cruz Vermelha, os Grupos de Defesa dos Direitos Humanos, as ONG’s
DESCRITORES:
D58 - Diferenciar Nação (questão cultural) de Estado Nacional (territorial e político).
D59 - Analisar a concepção de Estado a partir do surgimento do Estado alemão.
D60 - Analisar, a partir de textos e mapas geopolíticos, o cenário mundial no período entre guerras e pós-II Guerra Mundial.
D61 - Analisar o fortalecimento dos Estados Unidos a partir da implementação política do New Deal.
D62 - Relacionar os principais aspectos do nazi-facismo com estabelececimento do
terceiro Reich alemão.
D63 - Associar os resultados da Conferência de Yalta com fortalecimento da URSS no contexto europeu e da Conferência de Potsdam à divisão da Alemanha. (O)
D64 - Diferenciar os sistemas político-econômicos que se estabelecem na Alemanha dividida.
D65 - Analisar a importância da ONU nas relações internacionais de poder do mundo pós-guerra.
D66 - Analisar a Doutrina Truman e sua influência política através da Teoria da Contenção,econômica, através do Plano Marshall, e militar, através da OTAN. (G)
D67 - Reconhecer os objetivos da OTAN e suas alterações ao longo do tempo. (B)
D68 - Associar a Doutrina Monroe com a atuação dos Estados Unidos na América Latina,destacando-se Cuba.
D69 - Analisar o arranjo geopolítico mundial a partir da queda do muro de Berlim.
D70 - Analisar, do ponto de vista histórico e geopolítico, o conflito árabe-israelense.
4.2 O processo de descolonização afro-asiática e a ideologia terceiro-mundista
D71 - Analisar, com o auxílio de um planisfério ou textos, o processo de descolonização afro-asiático.
D72 - Relacionar o enfraquecimento geopolítico das potências européias com o processo de descolonização afro-asiático.
D73 - Identificar os principais objetivos da Conferência de Bandung e o surgimento da concepção terceiro-mundista.
4.3 Redefinições da Ordem Mundial: crises do Sistema Soviético e as transformações do Leste Europeu
D74 - Avaliar os problemas político-econômicos da URSS durante os governos de Stálin até Gorbatchev e os principais objetivos da perestroika e da glasnost.
D75 - Relacionar a desintegração da URSS com as recentes transformações sociopolíticas econômicas no Leste Europeu e na Alemanha unificada.
2.6 Os blocos econômicos e a formação dos grandes mercados
D34 - Analisar historicamente a formação dos Blocos Econômicos como a União Européia,
NAFTA, o MERCOSUL e dos Tigres Asiáticos (Nic’s). (G)
D35 - Explicar o funcionamento da União Européia, do NAFTA e do MERCOSUL.
AVALIAÇÂO
Debates destacando a constituição do MERCOSUL e da ALCA, analisando os aspectos importantes envolvendo os fluxos econômicos e o desenvolvimento do Brasil


CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA  3º ANO ENSINO MÉDIO. 4º BIM

TÓPICO--34. FRONTEIRAS OP—31--FRONTEIRAS. R.A—35--FRONTEIRAS.
HABILIDADES--34.1. Analisar as causas e os efeitos da migração clandestina nos países centrais e periféricos.
34.1.1. Avaliar as conseqüências do fechamento das fronteiras dos países de maior desenvolvimento econômico.
34.1.2. Analisar o deslocamento populacional no jogo de forças entre globalização e fragmentação.
CONCEITUAR: Fronteiras, limites, territórios - imposição de língua, costumes, religião, tradições, - conflitos religiosos, étnicos, políticos/estratégicos, culturais, econômicos, nacionais. - pátria, estado, território, povo, - exclusão-  fluxos migratórios - comércio internacional de mercadorias, inclusive de consumo proibido - drogas ilícitas - fronteiras: políticas, administrativas, culturais, comerciais, religiosas - mobilidade (legal/ilegal) de pessoas, de mercadorias, os grupos étnicos, religiosos, culturais
 O QUE ENSINAR
• A tipologia de fronteiras – não há fronteiras para uma minoria qualificada, que transita de modo contínuo nos seus trabalhos e se transferem de um país a outro quando o desejam; podem ser ultrapassadas desde que autorizadas pelos governos aos turistas com disponibilidade em suas contas bancárias e cartões de crédito internacionais; dificilmente são ultrapassadas legalmente por uma classe de excluídos que, atraídos pela possibilidade de melhoria de suas condições de vida, tentam utilizar-se de mecanismos ilegais de imigração.
• Semelhanças, distinções: fronteiras e limites
• Fragmentação e incorporação de territórios
• As fronteiras na escala nacional: a soberania do Estado restringe-se ao território delimitado pelas fronteiras nacionais.
• As fronteiras na escala internacional: não há um poder geral que submete os Estados a leis e regras. O sistema internacional de Estados é formado por unidades geopolíticas soberanas que cooperam ou conflitam de acordo com o que definem ser seus interesses particulares.
• O papel que o território e a territorialização, os limites e as fronteiras assumem no sistema mundial de estados-nações, interferindo em sua dinâmica como restrição ou como incentivo ao lucro.
• As fronteiras como pontos estratégicos do território e o controle sobre elas.

TÓPICO--35. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO OP—32— SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO R.A—34— SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
HABILIDADES --35.1. Avaliar a importância das redes mundiais de informação na produção do espaço mundial.
35.1.1. Identificar os pontos de interconexão das redes mundiais de informação com os fluxos do turismo e dos serviços culturais.
CONCEITUAR:
Sociedade Pós-Industrial - globalização - rede global de informática e comunicações - microeletrônica e as telecomunicações.
O QUE ENSINAR
• As diversas representações da globalização
• Os pontos de interconexão das redes mundiais nos fluxos de turismo e serviços culturais
• O mundo globalizado, informatizado e a massa de excluídos.
DESCRITORES:
D18 - Analisar as principais teorias racistas (apartheid, anti-semismo e o neonazismo),com o auxílio de textos.
D19 - Avaliar a questão racial no Brasil, com o auxílio de textos e dados socioeconômicos da população negra ou indígena.
D20 - Explicar os principais conflitos étnicos e religiosos do mundo atual.

domingo, 31 de maio de 2009

Atividades sobre Período Pré Colonial no Brasil e brasil pré Colônia



BRASIL PRÉ COLÔNIA E COLÔNIA (CONTRIBUIÇÂO INDÍGENA E NEGRA PARA A CULTURA BRASILEIRA)

BRASIL PRÉ COLÔNIA E COLÔNIA (CONTRIBUIÇÂO INDÍGENA E NEGRA PARA A CULTURA BRASILEIRA)

1 - Marque X na resposta certa: a-- Quando o Brasil foi descoberto o rei de Portugal era : (A) D .João I (b) D Pedro I (C ) D Manuel I b--O Principal objetivo da expedição de Cabral era : (A)Tomar posse do Brasil. ( B) Descobrir terras no ocidente. ( C )Fortalecer o comércio as Índias. c--O primeiro ponto do Brasil que a esquadra de Cabral avistou foi: (A )Monte Pascoal (B) Baía de Todos os Santos ( C ) Salvador. d--O autor de cartas que narra a viagem de Cabral ao Brasil é: (A)Américo Vespúcio (B) Pero Vaz de Caminha ( C) Gonçalo Coelho. As e--duas primeiras missas foram celebradas por: (A )Frei Henrique de Coimbra. ( B)Padre Manoel da Nóbrega. (C ) Frei José de Anchieta. f--Os colonos expulsaram os índios de suas terras porque queriam utilizá-las no plantio de: (A )Pau- Brasil ( B) Cana de açúcar ( C) Café . g--O trabalho escravo introduzido pelos português não agradava aos índios porque: (A)era muito pesado. (B) eles eram preguiçosos (c )eles estavam acostumados a trabalhar livremente,atender as suas próprias necessidades. h--Com o fracasso da escravização dos indígenas os colonos tiveram que escravizas os: (A) negros africanos (B) imigrantes italianos (C )índios amigos. i—Maior líder do Quilombo dos Palmares. (A) Zumbi (B) Princesa Isabel ( C) Martin Luther King j—Uma das palavras abaixo não é de origem africana : (A)cachimbo (B) moleque (c )mandioca l—Bandeirante contratado pelos colonos para destruir o Quilombo de Palmares: (A) Domingo Jorge Velho (B) Fernão Dias (c )Borba Gato

2-Relacione: a---(1 )Feitorias (2)Índios (3 )Rei de Portugal ( )Cortavam e transportavam pau – Brasil ( )Só ele podia autorizar a exploração do pau – Brasil. ( ) Eram construídas para armazenar pau –brasil.

b---(1)Cafuzo (2) Mulato (3 ) Mameluco ( )filho de branco e negro ( )filho de negro e índio ( )filho de branco e índio


3- Procure no diagrama os nomes dos 5 principais grupos indígenas do Brasil

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Encontre no diagrama nomes de instrumentos de tortura usados para castigar os negros

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4-Identifique no jogo de palavras algumas contribuições do negro para a cultura brasileira.


A- culto religioso. B—tipo de comida. C- enfeites usados pelas mulheres. D-lugar onde se vendia frutas e hortaliças. E- feitiço. F- local de prática dos cultos religiosos. G –tipo de jogo bastante difundido na Bahia. H- culto religioso. I – ritmo de dança muito popular em Pernambuco . j –Continha de vidro usada para bordar. L-Tipo de comida. M- principal ritmo da música popular brasileira.



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Encontre no diagrama ao lado nome de invenções que contribuíram para o desenvolvimento das navegações.

1)-Marque X na resposta certa: 1-Eram a elite agrária da época do Brasil colônia... (a ) funcionários públicos ( b) comerciantes. (c )senhores de engenho . 2-Era atribuição da sinhá: ( a) ajudar o marido no trabalho. (b) ajudar a cuidar dos escravos. (c )dirigir os serviços domésticos. 3-As moças casavam-se muito jovens e geralmente com um primo ou tio porque: (a )os jovens ricos preferiam as moças estrangeiras. (b) a família não queria dividir as propriedades com estranhos. (c ) tinham liberdade para escolher marido. 4-Era um barracão sujo,mal iluminado,sem iluminação,sem banheiro.as pessoas dormiam amontoadas no chão: (a) sobrado (b)senzala ( C) oca 2)-Complete a cruzadinha. a- Tipo de família em que o pai exerce poder total. b-Nome pelo qual eram chamadas as escravas que faziam as tarefas caseiras. c-Nome pelo qual a mulher do senhor de engenho era chamada. d- Moradia dos senhores de engenho. e- Padres que introduziram o ensino no Brasil. f-Onde iam estudar os jovens que podiam cursar faculdade.

a-











b-









c-







d-











e-










f-








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