sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Atividades sobre Meio Ambiente 1

TIPOS DE POLUIÇÃO
A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente,como as outras poluições,mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras,  transporte,etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas,como: Insônia;· Estresse· Depressão· Perda de audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória· Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera· Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez . A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som).Nível de ruído:- torneira gotejando (20 db)- música baixa (40 db)- conversa tranqüila (40-50 db)- restaurante com movimento (70 db)- secador de cabelo (90 db)- caminhão (100 db)- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)- tiro de arma de fogo próximo (140 db). 7 de maio o Dia do Silêncio.- Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro.                                                                                                                                  

Poluição das águas –As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos. através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.Por isso, os governos, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil.Problemas gerados pela poluição das águas :cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável,por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano, Como solução para os problemas dos recursos hídricos , foi realizado no Japão,2003, o III Fórum Mundial de Água.Foram aprovadas medidas  de preservação dos recursos hídricos.Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte , alguns desafios devem ser  superados: o atendimento das necessidades básicas da população,a proteção dos ecossistemas e mananciais,a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.                                            

Poluição do ar: Começou com a  Revolução Industrial..As grandes cidades sofrem os efeitos dessa poluição São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo(gasolina e diesel)  A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis  geram a energia que  alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil.Esta poluição tem gerado doenças respiratórias(a bronquite, rinite alérgicaalergias e asma) .E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado ,está aumentando a temperatura do planeta

1- Complete as lacunas abaixo e preencha a cruzadinha

1-Principal conseqüência da poluição do ar___________
2-Destroi  plantas e até corroi monumentos___________
3-Problema de saúde causado pela poluição doar______
4-a poluição do ar só começou a partir da____________
5-poluição que não se acumula no ambiente__________
6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo_________
7-A queima dos poluentes é importante porque________
8-A poluição se dá pela queima de combustíveis_______
9-Os principais poluidores do ar são petróleo e_______
10-A queima de combustíveis fosseis  joga no ar_______
11-Aparelho que mede o som ___________________ 
12-Uma das formas de contaminação da água________
13-----são grandes reservas de água subterrânea______
14-A poluição da água causa a falta de_____________
15-O fórum Mundial das águas aprovou medidas  de preservação dos_______________________
16-Aguífero da América do Sul___________________
17-O acordo Japonês p/preservação da água aconteceu no______________
2- Marque
(1) para problemas da poluição sonora
(2) para problemas da poluição das águas 
(3) para problemas da poluição do ar
(   ) Dores de Cabeça  
(   )Pessoas não têm acesso à água potável 
(   )alergias e asma                                                        
(   ) diarréia           
(   )aquecimento global   
(   ) Estresse        
(   ) Perda de atenção e concentração                     
(   ) hepatite e febre tifóide     
(   ) Cansaço 
(   ) chuva ácida
3- Segundo o  Forum Mundial da Água,que desafios devem ser superados para que a água não falte?


O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes de a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização) e  criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
Atividades:
1)O que é ISO 14000?
2) O que significa a sigla ISO?
3) Para que foi criada a ISO14000?
4)O que uma empresa tem que fazer para receber o certificado ISO?
5)Por que esse certificado é importante?
6)Na sua opinião por que uma empresa com certificado ISO ganha a concorrência com produtos de uma empresa que não tenha o certificado?

Extinção de animais - Com a redução das florestas e o tráfico de animais silvestres,muitas espécies de animais estão entrando em extinção.Milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos e, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para doenças.O relatório Planeta Vivo aponta uma grande diminuição de espécies entre 1970 a 1995. 35% dos animais de água doce e 44% das espécies marinhas foram extintos.Um quarto das espécies conhecidas ,hoje,estão ameaçadas de extinção. Entre este:o panda gigante ,o elefante, o cervo-da-tailândia, o cavalo selvagem da Europa, o bisão da França, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, etc.Entre os vegetais, podem desaparecer as orquídeas,do México, e as bromélias da Am. e Áf.No Brasil: ararinha, arara-azul,Cachorro-vinagre,Cervo-do-Pantanal,jaguatirica,lobo-guará,mono-carvoeiro, mico-leão-douradoonça-pintada, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, veado-campeiro, etc.As regiões que concentram o maior nºde animais em vias de extinção:são:as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlântica e Cerrado Brasileiro.
Atividades:
1)Quais as principais causas da extinção de animais?

2)Em que região estão a maioria dos animais ameaçados de extinção?

3)Quais são os animais brasileiros que estão ameaçados de  extinção?

4)Porque você acha que 35% dos animais de água doce e 40% dos animais marinhos foram extintos justamente no período de 1970 até 1995?

A água - O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. Aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
ATIVIDADES:
1-O que pode causar a escassez de água potável?
2- De acordo com o texto, quem mais sofre com a escassez de água potável?
3- Que lugares do globo mais sofrem com a falta de água potável?4- Porque o consumo de água aumentou entre os anos de 1990 e 1995?
5-Quanto % da água do planeta é doce?
6- A que lugares o  texto se refere quando diz que a água doce é acessível.
7- Que lugares inacessíveis a água doce também pode ser encontrada?

Biodiersidade (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.
A biodiversidade pode ser subdividida em três níveis:
1º diversidade genética: que corresponde a diversidade dos genes numa espécie (diversidade intra-específica);
2º diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais;
3º diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta.  
- Em  2010 foi comomorado o Ano Internacional da Biodiversidade?
Atividades:
1-O que significa biodiversidade?
2- O que é a biodiversidade na genética?
3- O que é a biodiversidade específica?
4- O que é a Biodiversidade ecIossistémica?
Encontre no diagrama palavrRas referentes a destruição da Biodiversidade ( 9 PALAVRAS)

M
P
I
O
P
Q
W
E
R
D
Y
U
A
A
O
P
Q
U
U
´Q
O
W
E
R
T
Y
U
E
O
P
Q
I
I
O
U
R
D
Q
W
L
E
R
T
Y
U
S
U
I
U
R
U
I
U
B
A
Q
E
Z
U
K
J
G
D
M
S
X
E
A
Q
Q
O
A
N
U
R
X
N
I
K
H
F
A
D
C
C
T
W
W
I
N
Ç
E
E
Z
M
K
Ç
G
D
T
S
X
I
A
E
E
O
I
A
I
R
X
N
L
J
Ã
F
A
D
C
M
R
R
R
L
Z
S
M
E
Z
M
K
K
G
O
M
S
X
E
I
T
T
K
A
C
A
R
X
N
L
J
H
D
E
D
C
N
P
Y
Y
J
Ç
L
D
C
A
O
A
J
G
F
N
S
X
T
O
H
U
H
Ã
I
A
E
Z
N
K
K
H
D
T
D
C
O
I
G
I
G
O
M
S
R
X
M
L
J
G
F
O
S
X
G
B
D
O
A
A
Á
C
A
Ç
A
I
L
E
G
A
L
C
L
X
A
P
S
S
T
W
E
Z
N
K
J
G
D
A
S
X
O
C
S
O
D
D
I
E
R
X
M
L
K
H
F
S
D
C
B
X
Z
I
F
A
C
W
E
Z
N
K
J
G
D
A
S
X
A
C
X
Y
G
S
A
E
E
X
M
L
K
H
F
S
D
C
L
X
C
T
H
D
S
D
E
R
R
E
T
I
M
E
N
T
O
P
O
L
A
R


Desequilíbrio Ecológico --
A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Causas--A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas. Ex:Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies.
ATIVIDADES:
1- Quando acontece o desequilíbrio ecológico?
2- Quem  provoca o desequilíbrio ecológico?
3- Que ações provocam o desequilíbrio ecológico?
Sabemos que o desequilíbrio ecológico provoca reação em cadeia então, observe o exemplo de desequilíbrio ecológico dado no texto pesquise outro e copie aqui.

Atividades sobre agenda 21


Atividades Agenda 21


Agenda 21  É um conjunto de resoluções tomadas na Conferência Internacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD)- a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) contou com a participação de 179 países e resultou em medidas para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. Na Agenda 21 cada país definiu as bases para a preservação do meio ambiente em seu território, possibilitando o desenvolvimento sustentável.
Principais temas tratados na Agenda 21
Combate à pobreza.
- Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável.
Sustentabilidade e crescimento demográfico.
- Proteção da atmosfera.
- Planejamento e ordenação no uso dosrecursos da terra.
- Combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo.
- Combate à desertificação e seca.
- Preservação dos diversos ecossistemas do planeta com atenção especial aos ecossistemas frágeis.
- Desenvolvimento rural com sustentabilidade.
- Preservação dos recursos hídricos, principalmente das fontes de água docedo planeta.
- Conservação da biodiversidade no planeta.
- Tratamento e destinação responsável dos diversos tipos de resíduos (sólidos, orgânicos, hospitalares, tóxicos, radioativos).
- Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável.
Educação como forma de conscientização para as questões de proteção ao meio ambiente.
De acordo com o texto acima responda as questões com sim ou não
--------------- A Agenda 21 só trata de assuntos referentes a Natureza.
-------------- A Agenda 21 é um conjunto de leis que foram elaboradas na CNUMAD, durante a ECO 92, no RJ.
--------------A Agenda 21 quer que pare o crescimento econômico para que o meio ambiente seja poupado.
--------------Na Agenda 21 foi proposto aos países que o desenvolvimento seja sustentável de modo que os recursos naturais sejam usados, mas poupados para as gerações futuras.
------------O crescimento demográfico, ou seja, aumento da população não interfere no meio ambiente.
-----------Um dos acordos da agenda 21 é o tratamento e destinação do lixo.
----------A educação pode ajudar na proteção do meio ambiente desde que a pessoa tenha consciência da necessidade da preservação.
Encontre no diagrama os temas tratados na Agenda 21, as palavras estão em negrito no texto acima
S
O
A
Z
D
A
R
E
F
S
O
M
T
A
C
U
K
N
X
E
C
E
D
A
E
A
B
M
G
O
S
I
S
G
S
V
S
U
S
C
S
I
E
U
M
T
J
D
C
E
C
Í
C
D
A
A
O
I
A
B
E
H
F
X
R
V
D
A
F
A
O
D
O
D
A
N
G
G
C
T
C
U
Ç
D
S
T
I
A
O
T
T
F
H
X
I
V
O
Ã
F
A
N
V
M
C
E
A
S
H
C
F
C
S
O
D
S
E
E
B
E
A
B
A
S
X
I
V
A
Q
S
A
M
R
I
Q
P
I
S
O
C
C
C
S
W
O
S
A
S
E
A
O
L
D
S
X
A
V
A
Q
C
A
T
I
N
S
B
I
F
R
C
Ç
C
S
W
I
S
A
D
T
A
R
D
G
U
X
Ã
V
A
Q
R
A
M
A
E
S
E
A
H
C
C
O
C
S
W
D
S
S
D
A
S
Z
D
J
E
X
B
V
A
Q
I
A
E
E
S
S
A
E
K
R
U
R
A
L
W
H
S
D
A
A
A
Ç
3-Observe a ilustração acima e relacione com a Agenda 21


















Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog