quinta-feira, 22 de novembro de 2012

complementar XV. Diversidade cultural

complementar  XV. Diversidade cultural
 Habilidades:

Localizar, identificar e descrever os fenômenos relevantes da paisagem cultural que se expressam no movimento da globalização.-Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades regionais avaliando-os em relação à sua extinção e descaracterização do modo de vida.

-Entender como os povos, constroem suas identidades com as paisagens e as regiões demarcando sua territorialidade e espacialidade.Sequencia 1- Sondagem para saber o conhecimento prévio do aluno  (perguntar se eles conhecer algumas características que são marcantes em cada região, roupa, religiosidade, sotaque, cor da pele, formação histórica, etc)2- Introduzir (expor conteúdo) aula expositiva dialogada3- sistematizar com o trabalho de interpretação de texto (anexo), 3- Produção de diálogos(duplas) sobre a características de cada região onde mostre porque ela participa mais ou menos do processo de globalização, que em cada região, roupa, religiosidade, sotaque, cor da pele, formação histórica eram mais marcantes e hoje se perderam ou diminuíram, mostrar os fenômenos culturais que mais expressam a identidade em cada região, roupa, religiosidade, sotaque, cor da pele, formação histórica e como a paisagem de cada região interfere  na formação cultural (urbanização do sudeste e vegetação de cerrado, caatinga e sertão no nordeste, campos e clima subtropical  no sul, floresta no norte)4- consolidar com exposição pelos alunos do diálogo que fizeram.(vou filmar os diálogos e depois apresentar para eles e claro colocar no Facebook rsrsr)

espero que seja últil


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TÓPICO 21. REPRESSÃO, RESISTÊNCIA POLÍTICA E PRODUÇÃO CULTURAL NO BRASIL













Sequencia didática
1- sondagem
2- conceitos do tópico (caça palavras) o professor conceitua com os alunos numa aula expositiva dialogada.
3- interpretação dos textos, 
4- interpretação das musicas
5- criação de uma síntese da historia da ditadura militar(baseado nas imagens)
6-  “Roda de discussão” para que cada dupla apresente e discuta o resultado de seu trabalho.

sábado, 17 de novembro de 2012

Avaliação de Sociologia 3. Tópico Indústria Cultural 4. Tópico 4- CBC. As manifestações culturais e políticas dos jovens nas assimetrias do espaço urbano brasileiro



Avaliação de Sociologia 2 - Tópico: Indústria Cultural. Tópico 4 CBC 4. As manifestações culturais e políticas dos jovens nas assimetrias do espaço urbano brasileiro




Gabarito: D, B, A, C, D, B, C, C, D, D

Avaliação de Sociologia - Desigualdades Sociais. Tópico 1- 1. Raça e seus efeitos sobre desigualdade e discriminação racial no Brasil; Raça e mobilidade social.


Atividades primeira guerra mundial

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog