Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

sábado, 17 de outubro de 2009

Descritores de Língua Portuguesa em Geografia e História,

GEOGRAFIA


Linguagem cartográfica
Desenvolver a capacidade de fazer a leitura do espaço, utilizando-se da linguagem cartográfica como forma de orientação,locomoção e localização.Contextualização sócio-espacial
Sentir-se membro integrante da humanidade,consciente das contradições historicamente construídas e sujeitas a mudanças que estará capacitado a propor.
Situar-se no espaço e no tempo sentindo-se sujeito da organização e capaz, através do pensamento reflexivo, de interferir na construção e reconstrução destes.
Perceber-se como ser humano agente de sua história e da história universal, podendo assim contribuir no desenvolvimento individual e coletivo.Interação/ação
Compreender a dinâmica das mudanças sociais ao longo do tempo e do espaço, para intervir e interagir como agente modificador via conhecimento adquirido, na busca de melhor qualidade de vida.
Compreender o processo de desenvolvimento da sociedade, como sendo decorrente das relações espaciais homem-naturezasociedade em seus desdobramentos, a fim de que possa ousar propor mudanças ou resistir às imposições.
Perceber as relações do local/global como espaços de conflitos, de forças antagônicas na busca do entendimento dos processos socioeconômicos, nas quais o agente está inserido, promovendo justiça social,distribuição econômica e equilíbrio ambiental.
Entender os fatores que geram a mobilidade social, buscando formas de mudança (autogestão)preservando a identidade num mundo globalizado.
Utilizar o conhecimento ecológico, para organizar propostas de utilização racional dos recursos energéticos e hídricos, na melhoria da qualidade de vida da sociedade atual e gerações futuras, atuando na transformação e na preservação do meio.
HISTÓRIA
Ser humano situado no tempo e no espaço
Entender-se como sujeito histórico situado no tempo e no espaço, interagindo nas relações sociais e nos princípios da cidadania.
Compreender a organização das sociedades nos diferentes tempos e espaços.
Entender o mundo em que vive e dimensionaros vários e simultâneos tempos históricos.
Ser humano sujeito da história
Perceber-se como um ser político socialmente ativo.
Compreender as relações de produção e suainfluência na formação da sociedade.
Aplicar o conhecimento histórico no cotidiano de suas relações sociais e culturais.
Situar-se como agente construtor da História,numa sociedade em constante transformação, relacionando presente –passado – presente, numa perspectiva local –global – local.
Agir como um sujeito livre, crítico e autônomo,capaz de intervir nas relações sociais existentes.
Ser humano cultural e social
Valorizar a herança histórico-cultural percebendo suas interferências no mundo contemporâneo.
Construir identidades pessoal e social,desenvolvendo valores e atitudes,respeitando a diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário