Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Atividade de Geografia-E.Fundamental 7° ano

7º ano 2 Tópico complementar—VI . Populacões tradicionais-- OP—14-- Populacões tradicionais-- R.A—
características das culturas tradicionais:
• Dependência e até simbiose com a natureza, os ciclos naturais e os recursos naturais renováveis a partir do qual se constrói um "modo de vida";
• Conhecimento aprofundado da natureza e de seus ciclos que se reflete na elaboração de estratégias de uso e de manejo dos recursos naturais. Esse conhecimento é transferido de geração em geração por via oral;
• Noção de território ou espaço onde o grupo se reproduz econômica e socialmente;
• Moradia e ocupação desse território por várias gerações, ainda que alguns membros individuais possam ter-se deslocado para os centros urbanos e voltado para a terra dos seus antepassados;
• Importância das atividades de subsistência, ainda que a produção de mercadorias possa estar mais ou menos desenvolvida, o que implica numa relação com o mercado;
• Reduzida acumulação de capital;
• Importância dada à unidade familiar, doméstica ou comunal e às relações de parentesco ou de compadrio para o exercício das atividades econômicas, sociais e culturais;
• Importância de mito e rituais associados à caça, à pesca e a atividades extrativistas;
• A tecnologia utilizada é relativamente simples, de impacto limitado sobre o meio ambiente. Há uma reduzida divisão técnica e social do trabalho, sobressaindo o trabalho artesanal. Nele, o produtor e sua família, dominam o processo de trabalho até o produto final;
• Fraco poder político, que em geral reside com os grupos de poder dos centros urbanos;
• Auto-identificação ou identificação pelos outro de se pertencer a uma cultura distinta das outras.
Sugere-se o resgate e a sistematização em texto coletivo dos conhecimentos prévios dos alunos sobre “populações tradicionais”, tendo como referência questões como as que seguem.
1. Que conhecimentos vocês têm sobre os povos quilombolas, indígenas, caiçaras, ribeirinhos denominados por “populações tradicionais”?
2. O que denominamos por tradicional encerra valores que podem e devem ser perpetuados. Em relação às populações tradicionais quê tradições e culturas seriam esses?
3. Que sistema de valores constitui a essência de uma população tradicional?
4. Por serem "ilhas" de biodiversidade as áreas onde vivem as populações tradicionais têm sido alvo da biopirataria internacional. O que vocês sabem sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário