Tópico 17 Fundamentalismos étnicos, religiosos e ambientalistas: o choque entre o multiculturalismo e a intolerância Conceitos de etnia, cultura, fundamentalismo e multiculturalismo e alteridade, conflitos contemporâneos. “As sociedades contemporâneas são heterogêneas, compostas por diferentes grupos humanos, interesses contrapostos, classes e identidades culturais em conflito. Vivemos em sociedades nas quais os diferentes estão quase que permanentemente em contato. Os diferentes são obrigados ao encontro e à convivência. E são assim também as escolas.As idéias multiculturalistas discutem como podemos entender e até resolver os problemas gerados pela heterogeneidade cultural, política, religiosa, étnica, racial, comportamental, econômica, já que teremos que conviver de alguma maneira”.PRAXEDES,Walter. In: A diversidade humana na escola: reconhecimento, multiculturalismo e tolerância. Revista Espaço Acadêmico, n° 42, novembro de 2004. “O multiculturalismo é a nova cultura do espaço global, uma cultura dinâmica que se refaz com e através dos fluxos globalizantes, modificando e reconstruindo as interações e colocando como desafio a conciliação de uma diversidade de costumes, concepções e valores, sem o perigo de se excluir as formas diferentes de se manifestar (...). Ao rejeitar todo o preconceito ou hierarquia, o multiculturalismo baseia-se no respeito ao ponto de vista, às interpretações e atitudes do Outro, constituindo-se numa fonte de possibilidades de transformação e de criação cultural. Sendo assim, evidencia-nos um entendimento dinâmico de cultura, a qual deixa de ser um conjunto de características rígidas transmitidas de geração em geração, e passa a ser uma elaboração coletiva que se reconstrói a partir de denominadores interculturais “. SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. In: Multiculturalismo: tolerância ou respeito pelo outro? Jornal A Razão, 26 de junho de 2003. “A problematização do conceito de cultura de modo a considerá-la uma elaboração coletiva, em transformação constante, em que a cultura dos imigrantes e das minorias são aspectos específicos a ter em conta nas mudanças das sociedades e dos indivíduos. É esta perspectiva de cultura na diversidade que está implícita a um multiculturalismo crítico que vise mudanças culturais, que conceitualize e questione a hegemonia do grupo étnico dominante, que dê lugar á expressão das culturas minoritárias e que, finalmente, promova a igualdade real de oportunidades”. CARDOSO, Carlos Manoel Neves. In: Antropologia e Multiculturalismo. Multicultural n° 5, 1995. “Fundamentalismo não é uma doutrina (...) Fundamentalismo representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista. Sendo assim, imediatamente surge grave conseqüência: quem se sente portador de uma verdade absoluta não pode tolerar outra verdade, e seu destino é a intolerância. E a intolerância gera o desprezo do outro, e o desprezo, a agressividade, e a agressividade, a guerra contra o erro a ser combatido e exterminado. Irrompem conflitos com incontáveis vítimas”. BOFF, Leonardo. In: Fundamentalismo a globalização e o futuro da humanidade, Rio de Janeiro: ed. Sextante, 2002. ATIVIDADE a) Quais são as principais propostas do multiculturalismo? b) O que as idéias multiculturalistas desejam? c) Como a cultura é vista de acordo com as idéias multiculturalistas? d) Como o multiculturalismo vê as minorias? e) O que é fundamentalismo? f) Como os fundamentalistas vêem o "outro", aquele que é diferente? g) Quais são os conflitos fundamentalistas existentes no mundo hoje? Os conflitos podem se referir a questões étnicas, religiosas e ambientalistas. h) Quais são as atitudes que prevalecem no mundo hoje. As pessoas conseguem respeitar as diferenças? i) Para você o que poderia ser feito para tentar resolver os conflitos atuais existentes no mundo? |
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Atividade sobre Tópico 17 Fundamentalismos étnicos, religiosos e ambientalistas: o choque entre o multiculturalismo e a intolerância
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fale comigo - Cláudia
Arquivo do blog
-
▼
2009
(32)
-
▼
novembro
(14)
-
▼
nov. 10
(12)
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 8° ano
- Atividade de História 2º ano Ensino Médio
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 7° ano
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 9° ano
- Atividade de História 3º ano Ensino Médio
- Atividade sobre Tópico 17 Fundamentalismos étnicos...
- Atividade de História sobre o TÓPICO 16 A CONSTITU...
- Atividade de História Tópico 15 Do Estado do bem-e...
- Atividade de História sobre o tópico 14. Partidos ...
- Atividade de História 1º ano Ensino Médio
- Atividade de Geografia-
- IX. SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS-- OP—15 7º ano
-
▼
nov. 10
(12)
-
▼
novembro
(14)
cadee as respostas?? kkk precisamos da resposta as atividades ja temos.
ResponderExcluir