terça-feira, 10 de novembro de 2009

Atividade de Geografia-E.Fundamental 9° ano

XIX. Revolução técnico-científica/VII. Sistemas técnicos OP—13— Sistemas técnicos.. R.A—11— O túnel do tempo: os sistemas técnicos mudando a vida das pessoas
A atividade 1 consiste em identificar, no texto, as palavras que dão significado aos sistemas técnicos inventados pelo homem, localizando-os no tempo histórico e mostrando sua relevância. Exemplo: “Computador - sistema técnico ---> tecnologia da informação; origem ---> década de 1970; implicações ---> revolução na forma de gerar, processar e transmitir a informação.”
A atividade 2 é um desafio que consiste em identificar as palavras que expressam as inovações tecnológicas no período entre 1988 (data do poema de Drummond) e 2005. Exemplo: telefone celular, notebook ou laptop, biodíesel, clonagem, entre outros.

Entre Palavras -- Carlos Drummond de Andrade.
“Entre coisas e palavras - principalmente entre palavras - circulamos. A maioria delas não figura nos dicionários de há trinta anos, ou figura com outras acepções. A todo momento impõe-se tomar conhecimento de novas palavras e combinações de.Você que me lê, preste atenção. Não deixe passar nenhuma palavra ou locução atual, pelo seu ouvido, sem registrá-la. Amanhã, pode precisar dela. E cuidado ao conversar com seu avô; talvez ele não entenda o que você diz.O malote, o cassete, o spray, o fuscão, o copião, a Vemaguet, a chacrete, o linóleo, o nylon, o nycron, o ditafone, a informática, a dublagem, o sinteco, o telex... existiam em 1940 ? Ponha aí o computador, os anticoncepcionais, os mísseis, a motoneta, o Velo-Solex, o biquini, o módulo lunar, o antibiótico, o enfarte, a acupuntura, a biônica, o acrílico, o tá legal, o apartheid, o som pop, a arte pop, as estruturas e infra-estrutura.Não esqueça também (seria imperdoável) o Terceiro Mundo, a descapitalização, o desenvolvimento,o unissex, o bandeirinha, o mass media, o Ibope, a renda per capita, a mixagem.Só ? Não. Tem seu lugar ao sol a metalinguagem, o servomecanismo, as algias, a coca-cola, o superego, a Futurologia,a homeostasia, a Adecif, a Transamazônica , a Sudene, o Incra, a Unesco, o Isop, a OEA e a ONU.Estão reclamando, porque não citei a conotação, o conglomerado, a diagramação, o ideogema, o idioleto, o ICM, a IBM, o falou, as operações triangulares, o zoom e a guitara elétrica. (...) Olhe aí a fila - quem? Embreagem, defasagem, barra tensora, vela de ignição, engarrafamento, Detran, poliéster, filhotes de bonificação , letra imobiliária, conservacionismo, carnet da girafa, poluição.(...) Fundos de investimentos, e daí? Também os de incentivos fiscais, know how. Barbeador elétrico de noventa microrranhuras. Fenolite-Baquelit. LP e CD. Alimentos supercongelados. Viagens pelo crediário. Circuito fechado de TV na Rodoviária . Argh ! Pow ! Click ! Não havia nada disso no jornal do tempo de Venceslau Brás, ou mesmo, de Washington Luis. Algumas dessas coisas começam a aparecer sob Getúlio Vargas. Hoje estão ali na esquina, para consumo geral. A enumeração caótica não é uma invenção crítica de Leo Spitzer. Está aí, na vida de todos os dias. Entre palavras circulamos, vivemos, morremos, e palavras somos, finalmente, mas com que significado ?”
1-Identifique, no poema e circulem de vermelho, as palavras que representam objetos técnicos antigos.
2- Identifique, no poema e circulem de azul, as palavras que representam objetos técnicos do nosso tempo.
3- Que palavras fazem parte do cotidiano dos colegas, em casa, na escola e em outros lugares, como usuários de sistemas técnicos? Registrem-nas.
4- Selecionem um objeto técnico (por ex. TV) para investigar
5)Sobre a Revolução técnico científica ou 3ª Revolução industrial ,marque V ou F :
(  )iniciou-se ligo após a II guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
(  )ocorreu na segunda metade do séc XX
( )aumenta o processo de produção nas indústrias provocando um enorme desemprego
( )desenvolveu-se a tecnologia de ponta e a robótica.
( )substituição da mão de obra)e aumentando o lucro dos donos dos meios de produção e das grandes empresas.
( )Uma das conseqüências dessa revolução é que a mão de obra migrou para o setor terciário,que requer mais estudo e conhecimento.
( )É caracterizada pelas indústrias avançadas, associadas a centros de pesquisa, formada pelos chamados "cérebros" (cientistas)- e marcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".-
6) Numere:
( 1 ) 1ª fase da R.Industrial.
( 2 ) 2ª fase da R.Industrial.
( 3 ) 3ª fase da R.Industrial.
( ) desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( ) tear mecânico; máquina a vapor; fundição do ferro; progressos na agricultura.
( ) dínamo; petróleo; motor de combustão interna; máquinas automáticas.
Marque x na resposta certa:
7-Sabendo que sistema técnico é o conjunto de meios instrumentais e sociais, que se realiza na vida social e, ao mesmo tempo, se produz e se cria o espaço geográfico.podemos dizer que todos os itens abaixo foram sistemas técnicos no Brasil e que o mais antigo meio de transformação do espaço foi:
( )pecuária ( ) cotonicultura ( ) extrativismo do pau- brasil ( ) agroindústria ( ) turismo.
8- Revolução tecnológica: o mundo passou por 3 revoluções tecnológicas: a primeira, foi a revolução industrial, baseada no recurso energético:-------------------------; a segunda baseada no -------------------- fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a -----------------------------baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da informação.
Respectivamente ,foram as bases das fases das 3 revoluções Industriais:
(a) carvão,petróleo e informatização(computadores)
(b) carvão, informatização(computadores) e petróleo
(c)petróleo ,carvão e informatização(computadores)
9-)Cruzadinha
3 R *
4 E
1 V
8 O
11 L
9 U
12 Ç
16 Ã
14 O
2 *
6 I
5 N
20 D
10 U
13 S
18 T
19 R
15 I
7 A - x
17 L x
1- Na 1ª Revolução Industrial,---------------------e trens a vapor (facilitou o transporte de pessoas e cargas)
2- péssimas condições de trabalho- salários baixos e castigos físicos- caracterizavam o trabalho ------------
3-No Neocolonialismo ,os europeus dividem a -------------------------- entre si- Inicia-se uma época de violência e exploração em busca de matérias-primas e recursos vegetais.
4-A -----------------------------------chegou na frente e foi o 1º país a se industrializar.
O processo da industrialização exigiu:
5- desenvolvimento técnico e -------------------------------------
6- investimento de grandes --------------------------------.
7- fornecimento de--------------------------------------------
8- ----------------------------------------------------para os produtos transformados
A Revolução Industrial proporcionou:
9- a passagem da sociedade rural para a sociedade ---------------------------------
10- a mecanização da indústria e da --------------------------------------------
11- o desenvolvimento do sistema ------------------------------
12- o desenvolvimento dos transportes e -----------------------------------------------
13- a expansão do ----------------------------------------
Situação nas fábricas:
14-carga ----------------------------------- elevada.
15- ausência de ------------------------------------.
16- barulho e -----------------------------------
As reações dos trabalhadores foram:
17-O ------------------------------- -- os trabalhadores quebraram as máquinas.
18- Criaram as trade unions ,o que deu origem aos --------------------------(luta por direitos)-
19- Foi seguido o ------------------------------que dava direitos políticos para os trabalhadores .
20-A Revolução Industrial surgiu da necessidade de ----------------cada vez mais e mais rápido.
Poluição—ludismo----Capitalismo----Navios-—científico----infantil/feminino-—direitos----capitais-fabrli---África / Ásia---matéria prima---consumidores—Inglaterra---comunicações.---industrial---agricultura—horária---sindicatos—cartismo—produzir.
Meio técnico-científico –é a interdependência da ciência e da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo.Esse meio é marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo, migrações, tercerização e urbanização
10) De acordo com o texto acima podemos considerar como verdadeiras quais das alternativas abaixo?
(a) com a industrialização aumentou a urbanização.
(b ) com a industrialização diminuiu a necessidade de pessoas nas fabricas que robotizaram o trabalho.
(c ) a terceirização do trabalho é uma das conseqüências da Ver.Industrial
11-Auto-avaliação: Elaborar um texto de síntese do aprendizado abordando
...O que aprendi sobre os sistemas técnicos e as transformações no mundo que me permite dizer que o mundo hoje é mais artificial, ou seja, mais técnico-científico e informacional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário