domingo, 30 de setembro de 2012

Avaliação de História Período Joanino

                                                         E.E “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

PROFESSOR:
ALUNO (A): _______________________________Nº_______
DATA: _________________
1. A chegada da família real ao Brasil acarretou profundas modificações à vida da colônia. Analise as modificações a seguir e classifique como verdadeiras (V) as que realmente foram decorrentes da chegada da família real e como falsas (F) as que não foram.
(   ) O fim do monopólio colonial, com a abertura do comércio com a Inglaterra.
(   ) O deslocamento do eixo político da colônia do nordeste para o sudeste, depois que o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Império Lusitano e concentrou todas as funções políticas e administrativas da metrópole.
(   ) As mudanças na vida cultural do Rio de Janeiro, com a presença de artistas europeus e a implantação de bibliotecas, instituições científicas e colégios, além do desenvolvimento da imprensa.
(  ) A separação entre a Igreja e o Estado, quando o catolicismo deixou de ser a religião oficial e foi estabelecida a liberdade de culto para toda a colônia.
A seqüência correta de classificação é
A)  F, V, V, F.
B)  V, F, F, V.
C)  V, V, F, F.
D)  V, V, V, F.

2. Considerando a História do Brasil, a Inconfidência Mineira não foi única que se revoltou contra a Coroa. Ela se coloca ao lado da Conjuração Baiana, 1798.
a) ambas propunham a abolição do trabalho escravo nas atividades mais dinâmicas da economia.
b) impulsionaram  o desenvolvimento industrial urbano brasileiro, acarretando o aumento da demanda por produtos importados da Europa.
c) ambas tiveram o mesmo objetivo inspirado pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade o de tornar o Brasil independente de Portugal  
d) ambas foram  formadas pelas elites coloniais, alterando a ordem constitucional brasileira com a derrubada da monarquia constitucional e a proclamação da república jacobina.
3. Observe a imagem.
(FERREZ, G. Iconografia do Rio de Janeiro - 1530-1890. V. 2. RJ: Casa Jorge Editorial, 2001. p. 7.)
O desenho de Franz Josef Frunhbeck, feito entre 1817 e 1818, mostra o passeio público do Rio de Janeiro, construído sob um antigo mangue, conhecido como Lagoa do Boqueirão, e reformado por D. João VI.
Da análise da imagem, infere-se que a presença da família real portuguesa no Rio de Janeiro contribuiu para
a) distanciar a população do modelo de vida europeu.
b) fazer da cidade um espaço de preservação ambiental.
c) melhorar as condições de vida dos escravos urbanos.
d) modernizar a cidade em atendimento às necessidades da Corte.
  4.  A vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, marcou o início do processo que culminou, anos mais tarde, na Independência. Uma das medidas mais significativas tomadas pelo monarca português no Brasil foi a chamada “abertura dos portos”, que representava o rompimento de um dos principais vínculos coloniais, caracterizado
a) pelo pacto colonial que limitava a produção colonial no Brasil e na metrópole.
b) pelo pacto colonial que taxava os produtos coloniais acima dos produtos da metrópole.
c) pelo pacto colonial que representava o exclusivismo comercial que só permitia que o Brasil comercializasse com Portugal.
d) pelo pacto colonial que impedia a colônia de fornecer produtos para a metrópole.
5. Na América Portuguesa, no final do século XVIII, estouraram vários motins contestatórios à colonização. Embora lutassem contra o domínio colonial, esses movimentos se diferenciavam bastante, tanto em suas reivindicações, quanto em sua formação social. A defesa da abolição da escravidão e a participação de negros são características da
a) Conjuração Baiana.
b) Inconfidência Mineira.
c) Revolução Farroupilha.
d) Revolta Felipe dos Santos
6. A crise do sistema colonial foi marcada no Brasil por contestações diversas que comprovam as aspirações de liberdade do nosso povo. Entre as revoltas, podemos destacar as Conjurações Mineira e Baiana, que tiveram em comum a
a) influência das ideias iluministas e da Revolução Francesa.
b) liderança composta por membros da elite colonial.
c) proposta de abolição da escravidão.
d) revolta pela cobrança dos impostos atrasados.
7. [...] Toda pessoa, de qualquer condição, que levar para fora do Distrito da Minas ouro em pó ou em barra, que não seja fundido nas Casas Reais de Fundição e que não seja aprovado por guias, incorrerá na pena de perdimento de todo o ouro extraviado e de outro tanto mais. (DUARTE, G. D. Jornada para o nosso tempo. B. H: Editora Lê,1997,p.65.) Essa medida da coroa portuguesa levou os mineradores a se rebelarem, pressionando o governador das minas a suspender a execução das determinações da metrópole. O movimento contra as casas de fundição ficou conhecido com
a) Conjuração Baiana.                              
b) Guerra dos Emboabas.
c) Inconfidência Mineira.                            
d) Revolta Felipe dos Santos.
 8. Funcionário do governo saindo de sua casa, acompanhado por toda a família
Obra de Debret
(http://goo.gl/PrJSJ. Acesso 14/06/2011.)



Jean Baptiste Debret foi responsável pela organização da exposição de arte no Brasil em 1829. Ele documentou, por meio de sua arte, a sociedade brasileira do século XIX. Da análise da disposição das personagens na gravura feita pelo artista, infere-se que
a) a atividade desempenhada e a cor contribuíam para classificar os escravos uniformemente.
b) a busca da afirmação do poder masculino na chamada sociedade patriarcal se dava nas esferas do poder público e do privado.
c) a família de setores médios da sociedade era formada por um número reduzido de pessoas.
d) a participação das mulheres em assuntos domésticos era reduzida.

09. O motivo da vinda da Família Real para o Brasil decorreu, entre outros fatores:
 a) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
d) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
10.  Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
 a) declarar a libertação dos escravos;
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia.
11. No século XIX, a Revolução Industrial alcançou outros países europeus. Na França, teve impulso na época de Napoleão Bonaparte que passou a ter a Inglaterra como grande rival. No contexto dessa rivalidade, Napoleão Bonaparte, em 1806, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL que estabelecia: 
a)   a proibição dos países europeus de comercializarem com a Inglaterra.
b)    o acordo entre a França e Alemanha para destruir o sólido comércio inglês na Europa.
c)    a ordem de invadir a Inglaterra e tomar posse de suas poderosas indústrias.
d)   o tratado entre a França e o restante da Europa para impedir o avanço industrial na Inglaterra.
12.  Em 1.821, D. João VI, tem que voltar a Portugal, em função de um conturbado movimento que por lá acontecia, que ficou conhecido como:
a-Revolta dos alfaiates
b- revolução de Avis
c-Revolta do Porto
d- Revolta da chibata.

 Observe a charge:   


13. A charge se refere ao seguinte fato histórico

a)   União Ibérica
b)   Abertura dos Portos
c)   Independência do Brasil
d)   Recolonização do Brasil

14- O fato histórico a que a charge se refere tem como resultado

a)   o aumento da produção manufatureira no Brasil.
b)   o acordo entre Portugal e Inglaterra para derrotar Napoleão.
c)    o fim do monopólio português sobre o comércio brasileiro.
d)    a criação de industrias automobilísticas no Brasil.
15-Observe as imagens:


A presença da Corte Portuguesa no Brasil (1.808 a 1.820) gerou grandes transformações na vida econômica, política e sociocultural brasileira, tais como, EXCETO:

(a) Abertura do banco do Brasil e da Casa da Moeda
(b) Melhorias das condições financeiras para toda população.
(c) Criação  da Biblioteca Real e da escola de medicina.
(d) Inauguração do jardim Botânico e observatório astronômico.

Bandeiras dos Estados Brasileiros

Colora as Bandeiras das cores corretas e pesquise a história de cada bandeira.













Prova de História Chegada dos Portugueses

ESCOLA ESTADUAL “DR JOAQUIM VILELA “

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE  HISTÓRIA       6º ANO
Aluno: ______________________________ n°: __ Turma: _____ Data: __
Professor: _______________________________
Valor:__________ 
Nota: __________

1)Entre as opções abaixo assinale a opção que representa parte da cultura indígena
a) andar bem vestido com roupas de peles de animais.
b) alimentavam de  massas , doces , sucos e enlatados.
c) acreditavam em muitos  deuses , eram politeístas.
d) usavam armas potentes como as usadas nas guerras atuais.
2) Entre os indígenas era comum a prática da poligamia,isto quer dizer que eles
a) comiam carne humana em rituais antropofágicos.
b) casavam com  mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
c) dançavam e cantavam nos rituais funerários.
d) escolhiam  o chefe da tribo pela coragem.

3)  Sobre os índios brasileiros marque a opção correta.
a) Falavam  várias línguas , escreviam e liam corretamente.
b) Habitavam todo o território brasileiro.
c) Viviam somente no interior do Brasil.
d) Viviam da caça, da pesca, da coleta e do comércio.

4) Relacione as colunas .
1- comer carne humana              (    ) arco e flecha.
2- personagem  religioso            (    )  politeísta.
3- religião                                  (    )união matrimonial com mais de uma  pessoa
4- casamento                             (    ) milho ,mandioca ,guaraná ,cacau
5- principais alimentos                (    ) antropofagia.
6- armas                                     (    ) pajé.

5) Os tupis – guaranis chamavam os outros índios que não falavam sua língua 
( tupi-guarani) e que moravam no interior do Brasil de
a) cacique .                           
b)  pajé.                      
c) tapuia.                      
d) tupi.
6 ) Complete as frases para que fiquem corretas.
Os nativos foram chamados de  ________porque os europeus pensaram  ter chegado ás Índias.
Atualmente existe _________índios no território do Brasil.
As principais causas do extermínio dos índios  foram ____________,    ______________e guerras.
Os índios preferem viver nas____________ para  estarem em contato com a natureza.
Quando os ________________chegaram ao Brasil, o território já estava ocupado pelos___________.

7- Observe os desenhos e responda
   
Quais foram os três grandes grupos étnicos que formaram a sociedade brasileira?
___________________, ____________________e ________________________.

8—Observe os desenho abaixo  e produza um pequeno texto observando a sequência.
 
9-Sobre a sociedade indígena, relacione:
1-tipo de moradia                                   (   ) tupi guarani
2- Chefe indígena                                   (   ) curumim 
3- Índio criança                                      (   ) pajé  
4- Raiz que servia de alimento                (   ) oca
5- Curandeiro                                        (   ) mandioca
6- Língua falada                                     (   ) cacique 

10- Relacione as colunas de acordo com as datas comemorativas do mês de Abril:
(   )19 de Abril                      (    )comemoramos o dia do  Brasil
(    )21 de Abril                     (    ) comemoramos o dia Índio
(    )22 de Abril                     (    ) comemoramos o dia de Tiradentes.

11 -Encontre no caça-palavras as palavras de origem africana e indígena:
   
                                                         Boa Sorte!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prova de GeografiaTÓPICO7- TURISMO, TÓPICO 8. CULTURA E NATUREZA, TÓPICO 9 – SOCIODIVERSIDADE - Complementar:VII. Sistemas técnicos

E.E.”Dr. JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÃO DE   GEOGRAFIA                                       DATA:__/__/__
ALUNO (A):________________Nº___                             SÉRIE: _______ 
 PROFESSOR: ____________
 TÓPICO7- TURISMO, TÓPICO 8. CULTURA E NATUREZA, TÓPICO 9 – SOCIODIVERSIDADE -      Complementar:VII. Sistemas técnicos                                                                                                             


1- O turismo sustentável e insustentável causa impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico.  Relacione quanto ao turismo sustentável.
(1) Sociocultural
(2) socioambiental
(3) socioeconômico
(   ) Gera emprego e renda,  desenvolvimento e  inserção social da comunidade local
(   ) Preserva os ecossistemas . Revitaliza, através da preservação, conservação e restauração do patrimônio natural e cultural
(   ) Resgata raízes culturais da identidade cultural. Respeita as características culturais da população e da arquitetura das construções, não distorcendo o seu significado artístico
2- Encontre no diagrama a infraestrutura que deve ser oferecida pelo turismo. (9 palavras)
S
A
N
E
A
M
E
N
T
O
O
A
E
A
S
D
E
F
R
T
Y
H
G
B
G
H
O
S
P
E
D
A
G
E
M
V
U
E
T
R
O
P
S
N
A
R
T
G
R
Q
E
R
T
Y
U
L
Y
U
Y
T
A
A
R
T
E
Z
A
N
A
T
O
F
N
A
S
D
F
G
H
J
H
Z
A
D
Ç
C
O
M
E
R
C
I
O
E
E
S
A
L
I
M
E
N
T
A
Ç
Ã
O
R
C
O
M
U
N
I
C
A
Ç
A
O
A
3- Marque
(1) para aspectos positivos do turismo

(2) para aspectos negativos

(   ) Turismo sexual
(   ) Preservação das belezas naturais
(   ) Especulação imobiliária
(   ) Isolamento da comunidade
(   ) Investimento em infraestrutura
(   ) Desenvolvimento da economia
(   ) Emprego pouco qualificado e com baixa remuneração
(   ) Emprego apenas sazonal
(   ) Destruição ambiental
(   ) Mudança de hábitos dos animais
(   ) Doenças transmitidas de uma região para outra
(   ) Consumismo exagerado

4- De acordo com as charges, liste 7 problemas causados pelo turismo insustentável.


1-
2-
3-
4-
5-
6-
7-




5- De acordo com seus conhecimentos, marque (X) na informação correta.
1- Patrimônio Cultural é
(   ) o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, é preservado porque é importante par a  identidade da cultura de um povo.
(   ) é o bem natural que, dado seu valor econômico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade.
(   ) é o bem que satisfaz as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras de satisfazerem as suas.

2- O que é diversidade cultural?
(   ) São diferenças que existem entre as espécies animais , tais como: tamanho, pelo ou pele, aquático ou terrestre, mamífero ou réptil, etc.
(   ) são diferenças que existem entre os seres humanos, tais como: a linguagem,  danças, vestuário, crenças, e outras tradições como a organização da sociedade
(   ) É a importância de se proteger o patrimônio cultural como um bem de grande valor em termos de biodiversidade.
3- O que é uma Cultura turista ecologizada?
(   ) é a cultura que usa os bens naturais de maneira a satisfazer suas necessidades, sem se preocupar com as gerações futuras.
(   ) é o valor econômico ou paisagístico que merece ser protegido pela sociedade.
(   ) é conhecer previamente o seu destino turístico para compreender e respeitar a diversidade cultural e o ambiente dos povos dos lugares  aprendendo  a se comportar como hóspede e prevenir os impactos ambientais negativos.

4- O que é desenvolvimento Sustentável?
(   ) é um desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras.
(   ) é um desenvolvimento que impossibilita as pessoas de usarem os recursos naturais para que esses não desapareçam.
(   ) é um desenvolvimento que impossibilita um uso razoável dos recursos da terra e deixa de maneira intocada espécies e habitats naturais.

6- Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado, no mapa, aos Biomas correspondentes.
a) 1 – Amazônia, 2 – Caatinga, 6 – Pampa ou campos.
b) 3 – Caatinga, 5 – Pantanal, 2 – Cerrado.
c) 2 – Amazônia, 6 – Mata Atlântica, 5 – Pampa.
c) 4 - Cerrado, 5 – Caatinga, 2 – Mata Atlântica.
 
7- RELACIONE:                                                                                                                                                             
(1)Bioma Amazônia                                 
(2)Bioma Mata Atlântica   
(3)Bioma Caatinga                               
(4)Bioma Cerrado                                     
(5)Bioma Pantanal   

           
  (6)Bioma Pampa       
(   ) Bioma definido pela chuva e calor.                                                                                                                                     (   ) Maior superfície inundável do mundo                                                                                                                                
(   ) É a maior floresta equatorial do planeta.                                                                                                      
(   ) É vegetação de campo.     
(   ) Bioma de MG
(   ) Apresenta árvores tortas.                                                                                                                                                     
(   ) É o bioma mais seco.      
(   ) É o bioma mais destruído, só resta 8%.
(   )  Começou a ser destruído quando os portugueses
 chegaram ao Brasil.    




10- De acordo com as características da vegetação, marque (X) na resposta certa.
a) É uma vegetação rasteira que predomina principalmente no rio grande do sul, sendo aproveitada para a criação de gado.
 a) Cerrado.                     b) Campo.
c) Araucária.                    d) Mangue.
b) Crescem árvores pouco elevadas, de tronco retorcido e folhas grossas. Suas áreas vêm sendo utilizadas para a agricultura (principalmente café, soja e milho) e pastagens
a) Caatinga;                                b) Campos Limpos;
c) Cerrado;                                  d) Floresta Equatorial;
c) Acontece no sul do país. É formada quase totalmente por uma única espécie de árvore. Dessas árvores é retirada a celulose, matéria prima para a fabricação do papel. 
a) Cerrado.                      b) Campo.
c) Araucária.                    d) Mangue.
11. Complete o quadro com um exemplo de produção de um determinado produto, desde sua retirada na natureza, sua transformação, distribuição e venda
Imagem Geoprofessora
12- Explique com suas palavras a representação abaixo sobre como seria um ciclo produtivo ideal: 
Imagem Geoprofessora

  
13. Relacione as colunas, com referencia aos setores da economia:
(A) Atividades Primárias                  (B) Atividades Secundárias     (C) Atividades Terciárias
(   ) Setor onde a matéria-prima é transformada em um produto, através das indústrias.
(   ) Setor onde abrange as atividades de comércio e serviços de produtos industrializados.
(   ) Setor no qual são produzidos ou retirados na natureza as matérias-primas.

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog