1º Bimestre Geografia 8º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico: 2. Paisagens do cotidiano 2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes .4 a / 6º ano 4 a/ 7º ano 4 a / 8º ano 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar. Conceituar: paisagens do cotidiano (discotecas, bares, teatros) - qualidade de vida diferente e desiguais - vida rural - - trabalho, emprego e desemprego – espaço público e privado – Favelas – periferia - conquistas de cidadania - - setor terciário e serviços “serviços inteligentes” - Globalização - ONG - Infra-estrutura urbana(energia elétrica, saneamento básico, sistema viário, serviços sociais)- Massificação( influencia dos meios de comunicação rádio, TV, cinema, jornais, revistas, outdoors, propagandas) - Paisagem urbana - Serviços inteligentes (Revolução técnico-científico-informacional). O que ensinar • Paisagens urbanas que evidenciam as diferentes formas de trabalho no espaço. • Paisagens urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer. • As paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza. • O trabalho e o lazer nas paisagens de diferentes tempos e espaços. • Relações entre cultura e trabalho na identidade de um lugar. • Serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer e direitos à cidadania. - paisagens urbanas e suas oportunidades de trabalho e lazer. - acesso a serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer associando-os aos direitos à cidadania. Tópico 3. Cidadania e direitos sociais 3.1.Reconhecer na paisagem urbana e rural, a cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à cidadania. 3 a/ 7º e 4 a/ 8º Conceituar: - direitos sociais - nacionalidade, regionalidade, localidade - cidadania – direitos humanos – cidadão- direitos civis - Galeras –Gangues –Funk – carecas - skinheads – Movimento Hip hop - O que ensinar •Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou mesmo movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania. •As conferências temáticas sobre a cidade. •A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de cada região, de diferentes povos. • Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. •países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural; •noções de trabalho, emprego e desemprego; •noções de público e privado; •diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países. - ações de solidariedade no espaço de vivência. - rebeldia, os sentimentos e a corporeidade dos jovens.: gangues, galeras, movimento Hip hop, Funk, carecas,etc - os jovens e a sociedade de consumo. - a violência entre os jovens. - drogas e os conflitos o mundo da cultura, das músicas, do lazer. - a busca do mundo do trabalho - a construção da cidadania participativa: movimentos políticos, ONGs, Grêmios, esporte, etc. Tópico 4. Lazer 4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer. 4 a/ 6º ano, 4 a/ 8º ano OP 4 Lazer Conceituar: lazer - identidade regional, nacional, regionalidade , cultura -- vida globalizada espacialidade do lazer (bandas para os jovens, hap, hip hop, o rock, teatro, feiras típicas - manifestação cultural de cada povo, nação, etnia - lazer na cidade e no campo- - vida 24 horas(produzindo tempos desiguais e atividades diferenciadas por aqueles que usufruem o lazer, e os que o produzem (turismo, arte, exposições, eventos, teatro, balé, shows). - Lazer produtivo O que ensinar •Os fatores que explicam a distribuição, localização e freqüência das atividades que evidenciam a vida 24 horas relacionadas ao lazer: teatros, shows, bares, discotecas, cinemas, espaços culturais diversificados. •O lazer relacionado à saúde- os parques, as caminhadas, as quadras, o esporte. •Os espaços públicos de lazer por idade: parquinhos e praças com espaços para idosos. •O lazer privado relacionado ao novo mercado: a terceira idade. •O lazer relacionado ao turismo- com todos os desdobramentos que se coloca na transformação de natureza ou patrimônio histórico, festas, em produtos turísticos- a festa de São João, por exemplo. •A dimensão econômica do lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais, em especial jogos virtuais. •A espacialidade e territorialidade do lazer: quadras, parques, cinemas, casas de show e diferentes espetáculos, sem desconsiderar a produção pública do lazer através dos espetáculos promovidos em praças com patrocínio, muitas vezes, do setor privado. - mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais. Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações 8º ano Temas complementares: • A globalização e a nova ordem mundial em diferentes momentos históricos e suas marcas nos municípios mineiros. • Conflitos étnicos redesenham o mapa do mundo. • A sociedade do conhecimento, a inclusão digital e as redes técnicas de telecomunicação. • A territorialidade das multinacionais com o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação. • Identidades culturais regionais: paisagens que se expressam no movimento da globalização. • O futuro dos países em crise e conflito de fronteiras. • Minas Gerais no movimento da globalização: as redes técnicas. Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Complementar: XI. Fronteiras - Identificar e mapear as fronteiras políticas, raciais, econômicas, religiosas, lingüísticas, localizando suas territorialidades e desterritorialidades. -Problematizar as questões raciais, políticas, religiosas e de gênero analisando suas repercussões em escala nacional, local e internacional. - Prognosticar sobre o futuro dos países em crise e conflito de fronteiras, relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o processo de fragmentação mundial. OP- 29 Fronteiras Conceituar: - fronteiras ocultas se manifestam na questão feminina (de gênero), na negritude (raça), na classe social (rico/pobre), - discriminação e instabilidade gerando conflitos religiosos, étnicos, políticos/estratégicos, culturais, econômicos, nacionais. limites/fronteiras que dividem lugar, região, território; limites territoriais que demarcam domínios como as fronteiras agrícolas, as fronteiras urbanas, as fronteiras políticas, as fronteiras raciais, as fronteiras religiosas, as fronteiras lingüísticas, múltiplas fronteiras em movimento. O que ensinar 1. A noção de fronteira e sua importância na delimitação do espaço. 2. As fronteiras naturais e artificiais que identificam e demarcam povos, grupos sociais, culturas. 3. As fronteiras políticas, nacionais e internacionais. 4. O movimento ilegal nas fronteiras do narcotráfico. 5. As fronteiras políticas, econômicas, religiosas, étnicas nas regiões montanhosas da Caxemira, Cáucaso, Andes e Bálcãs. 6. A questão de gênero e as fronteiras. 7. As fronteiras européias à imigração africana e asiática. a) à questão basca; b) ao desmembramento da ex-Iugoslávia; c) à territorialidade do mundo islâmico e os conflitos do Oriente Médio; d) à tensão étnica em vários países africanos, em especial, Ruanda e Burundi; e) aos desafios dos chechenos à dominação russa; f) à violência do narcotráfico; g) à questão de gênero no mundo islâmico. RA-16 As fronteiras da exclusão social- Identificar os motivos e razões que levam as pessoas a migrar. DESCRITORES: PIP 6. FORMAS DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA ESPAÇO-TEMPORAL 6.1 Sistema de referência: coordenadas geográficas D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização. D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa. 6.2 Fusos horários e sistema de orientação: pontos cardeais e colaterais D85 - Relacionar a forma da Terra e o movimento de rotação com a definição de horários locais. D86 - Aplicar, a partir de um planisfério, os fusos horários para estabelecer diferenças horárias entre localidades. 6.3 Tipos de mapas temáticos D87 - Interpretar cartogramas, cartodiagramas, anamorfoses geográficas e mapas de isolinhas (isotermas, isoietas e isóbaras). |
2º Bimestre Geografia 8º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 5. Segregação espacial 5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas. 4 a/ 6º ano, 4 a/ 7º ano, 4 a/ 8º ano OP- 5 Segregação espacial Conceituar: - segregação socioespacial (bailes funks, forrós, restaurantes, shoppings, condomínios fechados, favelas) - fragmentação da metrópole - centros urbanos – Fronteiras – Identidade - Etnia – Genocídio - O que ensinar •Planejamento urbano e necessidades locais da população: a distribuição dos serviços, loteamentos, equipamentos públicos, praças, parques. •Loteamentos periféricos: aspectos de infra-estrutura urbana e serviços relacionados do local ao centro urbano. •Condomínios fechados, guetos e favelas. •As territorialidades e os grupos sociais marginalizados socialmente. •Os enfoques citados relacionados com o conceito demandam que os alunos percebam para além de suas representações sobre a produção do espaço. Isso significa a necessidade de um diagnóstico sobre os serviços e equipamentos públicos, a noção de direitos sociais e deveres do governo em relação aos serviços equipamentos, discussão sobre o uso e consumo dos espaços públicos com a ordem de respeito a leis e ao meio ambiente e sobretudo, uma grande reflexão sobre a finalidade da vida urbana e da sociabilidade. - exclusão das populações marginalizadas. - discriminação, segregação praticadas no espaço. - Diferenciar grupos ou classes sociais de acordo com a cor, crença religiosa, língua, relações políticas. Tópico 6. Redes e circulação 6.1.Reconhecer as redes que possibilitam a circulação de informações, mercadorias e pessoas. 6 a/ 8º ano, 6 a/ 9º ano 6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano. 4 a/ 6º ano, 6 a/ 8º ano OP- 8 Redes e circulação Conceituar:- telecomunicações, fluxos aéreos/ferroviários/rodoviários/aquaviários, meio técnico-científico, era da informação, mundo digital, globalização, fluxo financeiro, circulação de mercadorias, fluxo comercial, fluxo de pessoas -- redes técnicas(comunicações e dos transportes - fronteiras - meios de transporte e comunicação - comércio internacional - velocidade das informações - interações entre culturas, povos, cidades, países –Infovias - espaço cibernético mundial - infoespaço – Fibra ótica - Redes telemáticas –- Inclusão digital - oftwares livres -- Exclusão digital –- Rede solidária - Terceiro setor - Transnacionalização de capital –Economia mundo - Globalização O que ensinar •O papel dos transportes e comunicações no passado e no presente. • O Brasil e o mundo conectado em redes. • Da globalização eletrônica às gerações cibernéticas. • O espaço e a cultura da interatividade na era digital. • A geografia e o trânsito: do caos aos movimentos solidários. • Os serviços inteligentes inovando os transportes e as comunicações • A inclusão digital contribuindo na formação da cidadania e redução da violência. O meio técnico-científico-informacional vem renovando a infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias, rodovias, ferrovias, refinarias,dutos e as telecomunicações no território, em escala local, nacional e global. - Avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, relacionando-os à exclusão em que permanecem parte significativa da população brasileira e mundial. RA-3 Redes e circulação Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro Tópico 7. Turismo 7.1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas. 8 a/ 6º ano, 3 a/ 8º ano 7.2.Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico. 4 a/ 7º ano, 3 a/ 8º ano OP- 16 Turismo Conceituar:- patrimônios culturais e ambientais - diversidade cultural - ocupação do tempo livre - viagens turísticas - lugares turistificados - infra-estruturas (saneamento, segurança, equipamentos de hospedagem, lazer, alimentação, meios de comunicações e transportes, artesanato, recursos humanos, comércio) - educação patrimonial e ambiental - patrimônios natural e cultural - natureza preservada e aspectos históricos (tradições, valores, crenças, festas, ritos, costumes) - Programa Nacional de Municipalização do Turismo - Turismo com base local - Cultura turística ecologizada - Cultura turística - Desenvolvimento sustentável – O que ensinar • A relevância de um código de postura para uso e consumo dos espaços de turismo e lazer com vistas à preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares. • Os parâmetros de turismo sustentável e insustentável explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico. • Leitura de mapas lugares turísticos e de elaboração de mapeamentos turísticos. Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações 8º ano Complementar: XII. Impactos ambientais e sustentabilidade - Ler e interpretar documentos que discutem os impactos negativos da globalização econômica na paisagem natural e cultural, propondo alternativas de uso sustentável do planeta Terra. - Avaliar a qualidade de vida resultante dos avanços tecnológicos, tendo como referência o uso sustentável dos recursos do planeta. - Identificar o uso sustentável dos recursos naturais e culturais por empresas que atuam no terceiro setor, modificando o comportamento empresarial diante da necessidade de processos ambientalmente mais sustentáveis. Conceituar:- impactos socioambientais - desenvolvimento insustentável - - recursos naturais – - poluição- - movimento ambientalista – Matriz energética - Energias do futuro – Energia renovável – Energia não renovável – Energia alternativa - Impactos ambientais – O que ensinar • Os impactos negativos da globalização econômica na paisagem natural e cultural: quem paga a conta do consumo sem reservas e sem preservação. • A qualidade de vida resultante dos avanços tecnológicos: tanto no movimento de desterritorialização, quanto no surgimento de novos arranjos espaciais. • O uso sustentável dos recursos do planeta; as possibilidades dos industriais que estão participando da construção de uma lógica de sustentabilidade. • As empresas que atuam no terceiro setor: o comportamento empresarial e a sustentabilidade. - Conhecer a importância da sustentabilidade relacionada ao patrimônio natural: água, solo, clima. - Problematizar a importância da energia para a qualidade de vida urbana e rural, avaliando o uso dos bens naturais - Identificar os diversos impactos das atividades econômicas no planeta Terra. - Noções de ecossistema, bacia hidrográfica, impacto ambiental e sustentabilidade. - Conhecer o significado de energia, hidrelétrica, apagão, horário de verão através da mídia e do uso/ convivência Complementar: XIII. Território e redes -Identificar o conceito de território explicando-o através das noções de exclusão, marginalização, segregação, identidade, relacionando-o à complexidade dos cotidianos das cidades em suas divisões e demarcações espaciais. - Localizar em fotos os fenômenos da simultaneidade e instantaneidade das informações e compreender a importância desses recursos no entendimento das paisagens excluídas ou desterritorializadas e incluídas ou territorializadas. - Compreender o papel das redes virtuais na vida dos adolescentes e analisar a exclusão e a inclusão digital. OP- 26 Território e redes Conceituar: - informação, transmitida pela rede da comunicação -- sociedade da informação mundializada -- infovias a serviço do capital em buscam em sua velocidade, instantaneidade e modernidade difusa, - território (espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder) - rede (fluxos, conexões entre lugares, por meio de produtos, idéias, pessoas, trabalho, cultura, informação, lazer, fluxo financeiro, fusões de transnacionais) - encurtar as distância(utilizar a informática e redes de computadores) • ao território aplicado à escola, à cidade, à rua, à favela e espaços como o Fórum Social Mundial e Fórum de Davos; • à rede técnica como os fluxos de idéias que contribuem na construção do conhecimento e da sociedade da informação; • à globalização perversa que exclui os pobres e analfabetos. • à era digital e as possibilidades da inclusão digital nos países pobres, sobretudo, nas áreas de risco O que ensinar 1. As telecomunicações e a democratização da informatização. 2. A civilização do consumo e as desigualdades sociais. 3. O impacto da internet na sociedade brasileira e mundial. 4. A exclusão digital e a desigualdade social. 5. A inclusão digital e a cidadania. 6. As noções de políticas públicas a serviço da inclusão digital e o papel das ONGs. 7. O papel das redes virtuais na vida dos adolescentes, recriando novas identidades culturais. 8. Os projetos de inclusão digital nos países pobres e ricos com enfoque no Brasil: empresas, Estado e ONGs. RA-3 Redes e circulação DESCRITORES: PIP 1. DIVISÃO INTERNACIONAL E TERRITORIAL DO TRABALHO 1.1 Os sistemas de produção no espaço mundial e as transformações no mundo do trabalho D1 - Compreender a transformação do espaço mundial provocada pela Divisão Internacional do Trabalho. D2 - Indicar as características do sistema de produção capitalista ou socialista. D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho. |
3º Bimestre Geografia 8º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro Tópico 9. Sociodiversidade 9.3. Identificar em mapas, gráficos e fotos a população brasileira e mundial, em seu crescimento, tendências e distribuição. 6 a/ 7º ano, 4 a/ 8º ano OP-18 Sociodiversidade Conceituar: - sociodiversidade - patrimônio histórico-cultural brasileiro – 170 línguas nativas - - antropólogos O que ensinar • A sociodiversidade das paisagens em sua espacialidade municipal e regional. • Localização, distribuição e freqüência dos grupos sociodiversos no conjunto da população brasileira. • O impacto das transformações culturais das sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo. - festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do Rosário. -descrever a linha do Equador em seus aspectos relevantes da paisagem natural e cultural, reconhecendo a biodiversidade e sociodiversidade desse lugar, no Brasil e no mundo. - Analisar o clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à sociodiversidade do Equador. - Estabelecer relações entre o modo de vida dos povos do Equador, no que se refere ás tradições, costumes, hábitos e valores. - Entender como os povos do Equador constroem suas identidades com as paisagens e as regiões, demarcando sua territorialidade e espacialidade, no Brasil e no mundo - Compreender a identidade dos povos da Floresta e ribeirinhos, problematizando o uso das unidades de conservação. - ecossistemas e os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima. - Saber identificar as zonas térmicas da Terra. - Ter noção de biodiversidade e sociodiversidade. - Saber comparar diferentes culturas. - Ter noção de impactos ambientais, patrimônio ambiental e desenvolvimento sustentável. Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações Tópico 11. Regionalização e mercados 11.1.Compreender as formas de regionalizar o mundo, analisando os principais critérios de classificações. 11.2.Reconhecer nas formas de produção regional o desenvolvimento desigual do território brasileiro. 8 a/ 8º ano, 6 a/ 9º ano OP- 21 Regionalização e mercados Conceituar: - Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) - Organização Mundial do Comércio (OMC) –- desigualdade entre os países – - protecionismo dos países ricos – MERCOSUL- - blocos econômicos – - EU - ALCA - - globalização - O que ensinar • O papel das transnacionais e a ampliação das corporações e do protecionismo de mercado • A globalização e a flexibilização das economias nacionais para mercadorias e investimentos estrangeiros • Desregulamentação dos fluxos de capitais/mercadorias/serviços/informações • As políticas de privatizações e medidas econômicas neoliberais • O papel do FMI e a desarticulação e dependência dos países pobres • A explosão comercial no mundo e a participação brasileira nesse fluxo de comércio •O Brasil no mercado internacional: protecionismo, parcerias e disputas • As integrações regionais com enfoque no mercado brasileiro e no Mercosul • O futuro das integrações regionais: MERCOSUL, EU, APEC, ASEAN, NAFTA Tópico 12. Nova Ordem Mundial 12.1.Analisar em mapas temáticos a nova Ordem ou Desordem Mundial referenciando-se na lógica da globalização e fragmentação. 6 a/ 8º ano OP- 22 Nova ordem mundial Conceituar: - onda nacionalista - desordem geopolítica - fundamentalismo religioso - a hegemonia geopolítica dos EUA - nova organização do mundo capitalista em blocos econômicos - emergência da China –- nova ordem internacional - blocos econômicos - desenvolvimento tecnológico - monopolar/bipolar – G 20 – rodada de Doha - O que ensinar 1. O enfraquecimento das antigas potências e a descolonização 2. O mundo bipolar: o bloco ocidental capitalista liderado pelos EUA; o bloco oriental socialista liderado pela URSS; OTAN, Pacto de Varsóvia;a corrida armamentista e espacial;programa “Guerra nas estrelas”; divisão do mundo: países desenvolvidos capitalistas, socialistas e subdesenvolvidos 3. Crise do mundo socialista: glasnost, Perestroika, queda do muro de Berlim 4. A ordem econômica dos megablocos substituindo a lógica dos primeiro, segundo e terceiro mundo na perspectiva da integração de mercados e acordos comerciais 5. A desordem mundial: o choque das civilizações e as fronteiras raciais, políticas, religiosas e de gênero criadas pelos países do Norte em relação à imigração dos países pobres. - Analisar em mapas temáticos a nova Ordem ou Desordem Mundial referenciando-se na lógica da globalização e fragmentação. - Investigar sobre as múltiplas intervenções geopolíticas: Guerras mundiais, Guerra Fria e a crise do mundo socialista, entendendo as profundas transformações no cenário mundial com o surgimento de novos Estados e a onda nacionalista; - Reconhecer na hegemonia geopolítica dos EUA focos da fragmentação no mundo; - Identificar a nova organização do mundo capitalista em blocos econômicos, diferenciando-os em suas potencialidaddes e contradições; - Interpretar as mudanças econômicas e a emergência da China no cenário mundial globalizado. - Compreender a flexibilização das fronteiras dos Estados-Nação na nova ordem e desordem mundial. Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações 8º ano Temas complementares: • A globalização e a nova ordem mundial em diferentes momentos históricos e suas marcas nos municípios mineiros. • Conflitos étnicos redesenham o mapa do mundo. • A sociedade do conhecimento, a inclusão digital e as redes técnicas de telecomunicação. • A territorialidade das multinacionais com o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação. • Identidades culturais regionais: paisagens que se expressam no movimento da globalização. • O futuro dos países em crise e conflito de fronteiras. • Minas Gerais no movimento da globalização: as redes técnicas. Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Complementar: XIV. Globalização -Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.), na representação dos fatos e fenômenos relacionados à globalização política, econômica, cultural. - Selecionar temas e aspectos da espacialidade das cidades que informam as transformações sob a ótica da globalização. - Analisar e comparar as singularidades e generalidades de cada lugar, paisagem, território, região no processo de globalização. OP- 27 Globalização Conceituar: - globalização - internacionalização do mundo capitalista - “mercado global” – Expectativa de vida - Pobreza absoluta –Analfabeto funcional –Relatório de desenvolvimento Humano –IDH - expectativa de vida - - informática, cibernética e eletrônica e de ações que dão sustentação a um mercado dito global. - sistema de infovias (comunicação por fax, internet, telefonia, televisão integrados numa rede global por meio de satélites e computadores - Os megaconglomerados transnacionais, a expansão dos fluxos financeiros que operam no mercado de ações comandando o cassino global da geração de lucro e a mundialização do comércio: O que ensinar • O uso dos códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas, etc.), na representação dos fatos e fenômenos relacionados à globalização política, econômica, cultural. • A espacialidade das cidades que informam as transformações sob a ótica da globalização. • As singularidades e generalidades de cada lugar, paisagem, território, região no processo de globalização. - Os indicadores sociais e políticos que identificam a exclusão e inclusão da pobreza no espaço da cidade e do campo. - Conhecer os problemas que causam a pobreza e ampliam a diferença entre ricos e pobres no Brasil. - Identificar e classificar a população brasileira por meio de sua renda familiar, educação e escolaridade. DESCRITORES: PIP D4 - Reconhecer que a produção industrial exige cada vez mais quantidade versus velocidade, a partir de uma charge ou história em quadrinhos. D5 - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as produtoras de matérias-primas. D6 - Identificar os países que mais investem em ciência e tecnologia, através de um mapa. D7 - Interpretar um gráfico de barras sobre investimentos em ciência e tecnologia, considerando a interdependência entre os países. 1.2 Agentes do Sistema Mundial: os Estados-nação, Organismos Internacionais, as grandes corporações empresariais e as Organizações Não- Governamentais (ONGs) D8 - Descrever o funcionamento e atribuições da ONU, Banco Mundial, OEA e de seus principais organismos. D9 - Justificar a criação de organizações não-governamentais para o exercício da cidadania, a partir da leitura e interpretação. |
4º Bimestre Geografia 8º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações Tópico 13. Revolução técnico-científica 13.1.Compreender e aplicar noções e conceitos básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades. 13.2.Ler e interpretar textos, documentos e vídeos que discutem o avanço técnico e a pesquisa científica da terceira revolução industrial. 6 a/ 8º ano, 4 a/ 9º ano OP- 23 Revolução técnico científica Conceituar:- revolução técnico-científica - -Terceira Revolução Industrial – tecnologia – ciência - informação, - integração - modernidade - tecnologia de ponta - serviços inteligentes - a integração e interdependência do mercado, tecnopólos, produção flexível, terceirização, robótica, microeletrônica, desemprego estrutural – globalização - mundo high tech – indústria – comércio - serviços -- tecnologia e o capitalismo informacional/global – Terceirização - competição tecnológica - flexibilidade dos mercados - consumismo desregrado - - redes ilegais (tráfico de órgãos humanos; ambiental na apropriação indevida dos elementos da natureza; cultural na descaracterização e homogeneização de tradições, hábitos, modos de vida) - O que ensinar 1. Os antecedentes da revolução técnico-científica • As duas primeiras revoluções industriais • A recuperação econômica da Europa, em especial a Alemanha. • A recuperação do Japão • A competição entre os grandes conglomerados capitalistas • A corrida armamentista e a disputa aeroespacial (EUA/URSS) 2. A terceira revolução industrial As inovações nos serviços e indústrias e seus impactos socioeconômicos, políticos, ambientais, culturais a partir do uso da microeletrônica, informática, robótica, biotecnologia introduzidas pelas multinacionais. 3. O desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil: perspectivas e impactos. - Identificar os símbolos da nova revolução tecnológica: computador, robô, transgênicos, conhecendo as vantagens e desvantagens do seu uso e consumo. Eixo Temático IV Meio Ambiente e Cidadania Planetária Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade Tópico 16. Desenvolvimento sustentável 16.1. Explicar a relação existente entre o consumo da natureza e a sustentabilidade ambiental. 4 a/ 8º ano 16.2.Diferenciar as características técnicas dos produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional. 4 a/ 8º ano Conceituar:- Desenvolvimento Sustentável - "Nosso Futuro Comum"-Cúpula da Terra/Rio-92. - sustentabilidade - depredação da natureza - “insustentabilidade” O que ensinar • Características técnicas dos produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional. • O uso e abuso do consumo de atratividades naturais e culturais pelo turismo de massa e as formas sustentáveis/insustentáveis de relacionamento entre turista e meio ambiente. • A territorialização dos bens naturais e sócio-culturais pelo ecoturismo e as possibilidades e limites do uso sustentado de áreas naturais. - Conhecer os modos de poluição do planeta Terra. Tópico 20. Padrão de produção e consumo 20.2.Explicar a relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais contemporâneos. 4 a/ 8º ano 20.3.Reconhecer padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista. 6 a/ 8º ano, 8 a/ 9º ano Conceituar: Hipótese de Gaia –Aquecimento global –Socioesfera –Sociedade de consumo –Sociedade do desperdício –-problemas ambientais contemporâneos - UNESCO e PNUMD - - pluralidade cultural e etnoconhecimento (sustentabilidade cultural). - poluição da água, ar, solo; o buraco na camada de ozônio; o aumento dos gases de efeito estufa; as mudanças climáticas; o El Nino e La Nina, ilhas de calor, inversão térmica. - Ordem Ambiental Internacional, o Protocolo de Kyoto, O que ensinar • Os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares, avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. • A relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais contemporâneos. • Os padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista. -Noções de ecossistemas -sustentabilidade - problemas ambientais contemporâneos – sociedades sustentáveis - consumismo., sociedade de consumo. -Diferenciar as características técnicas dos produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional. Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações 8º ano Complementar: XV. Diversidade cultural -Localizar, identificar e descrever os fenômenos relevantes da paisagem cultural que se expressam no movimento da globalização. -Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à sua extinção e descaracterização do modo de vida. -Entender como os povos do Equador, dos desertos quentes e gelados, constroem suas identidades com as paisagens e as regiões demarcando sua territorialidade e espacialidade. OP- 24 Diversidade cultural Conceituar: - diversidades culturais – - globalização - - movimento de fronteiras - - fragmentação - cultura, identidades étnicas e nacionais, nacionalidade, nação e território, - Fibra ótica: - Redes telemáticas –- Inclusão digital - - Exclusão digital –- Rede solidária – Planeta interligado O quê ensinar Aspectos o meio técnico científico informacional impregnou aquele grupo, sua cultura, e se expressa em seu habitat. Os fenômenos culturais que explicam as identidades regionais de vários povos da Terra. A extinção e descaracterização do modo de vida dos povos da terra que não se desenvolveram de acordo com o movimento da globalização. A construção das identidades dos povos com suas paisagens e regiões em destaque com as questões climáticas. RA-23 Seqüências didáticas: as redes virtuais recriando novas identidades culturais e redes de solidariedade - Identificar o conceito de rede na dimensão socioespacial. - Explicar o papel das redes e sua territorialização e desterritorialização no espaço mundial. - Enumerar as redes técnicas da globalização, classificando-as de acordo com sua função no processo de ordenamento do capital. - Noções de meios de comunicação e transporte que compõem as telecomunicações e sua importância na vida do homem moderno. - Identificar as mudanças mundiais resultantes do movimento/circulação das idéias, pessoas, produtos. - Identificar, no movimento sociocultural da sociedade, o papel da informatização. - Ter noção de sociedade da informação e identificar seus elementos. - Diferenciar a rede técnica das telecomunicações das redes ilegais da sociedade. D22 - Identificar, através do planisfério, as áreas de predomínio das principais religiões do mundo (islamismo, cristianismo, judaísmo, hinduísmo e budismo). D23 - Concluir, a partir de um texto, as características culturais de um país islâmico. 3.2 Os países africanos- D24 - Reconhecer o papel da colonização na organização do espaço africano. D25 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista étnico e cultural. D26 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista socioeconômico. 3.3 Os países latino-americanos-D27 - Relacionar a configuração territorial da América Latina com o processo de colonização da América espanhola e portuguesa. D28 - Descrever as desigualdades regionais dos países latino-americanos, do ponto de vista socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas. D29 - Explicar os objetivos do MERCOSUL. 3.4 Os EUA e o Canadá-D30 - Descrever o processo de expansão territorial dos EUA. D31 - Explicar os mecanismos de dominação dos EUA nos países latino-americanos, a partir da leitura de textos. D32 - Identificar em mapas as áreas industriais dos EUA e do Canadá. D33 - Compreender o espaço agrário americano organizado em cinturões agroindustriais (belts). D34 - Estabelecer relações entre a economia canadense e mexicana com a economia americana. D35 - Explicar os objetivos do NAFTA. 3.5 Os países europeus-D36 - Descrever as desigualdades regionais dos países europeus, do ponto de vista étnico e cultural. D37 - Analisar as desigualdades regionais dos países europeus, do ponto de vista socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas. D38 - Explicar os objetivos da União Européia. D40 - Interpretar, a partir de textos, o processo de constituição, crise e desintegração da URSS. D42 - Descrever as desigualdades regionais na China, do ponto de vista étnico e cultural, utilizando-se de mapas. 3.8 O Japão- D43 - Compreender as transformações econômicas do Japão no pós-guerra, a partir da leitura de textos. |
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