1º Bimestre Geografia 8º ano   Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico: 2. Paisagens do cotidiano 2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em   suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos   diferentes .4 a / 6º ano 4 a/ 7º ano  4   a / 8º ano 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana   e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar. Conceituar: paisagens do   cotidiano (discotecas, bares, teatros) - qualidade de vida diferente e   desiguais - vida rural - - trabalho, emprego e desemprego – espaço público e   privado – Favelas – periferia - conquistas de cidadania - - setor terciário e   serviços “serviços inteligentes” -  Globalização - ONG - Infra-estrutura   urbana(energia elétrica, saneamento básico, sistema viário, serviços   sociais)- Massificação( influencia dos meios de comunicação rádio, TV,   cinema, jornais, revistas, outdoors, propagandas) - Paisagem urbana -   Serviços inteligentes (Revolução  técnico-científico-informacional). O que ensinar • Paisagens urbanas que evidenciam as diferentes formas de trabalho no   espaço. • Paisagens urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer. • As paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza. • O trabalho e o lazer nas paisagens de diferentes tempos e espaços. • Relações entre cultura e trabalho na identidade de um lugar. • Serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer e   direitos à cidadania. - paisagens urbanas  e suas oportunidades de trabalho e lazer. - acesso a serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de   lazer associando-os aos direitos à cidadania. Tópico 3. Cidadania e direitos sociais 3.1.Reconhecer na paisagem urbana e rural, a   cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à   cidadania. 3 a/ 7º e 4 a/ 8º Conceituar:  - direitos sociais - nacionalidade,   regionalidade, localidade - cidadania – direitos humanos – cidadão- direitos   civis - Galeras –Gangues –Funk – carecas -  skinheads – Movimento   Hip hop -  O que ensinar •Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos:   ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou mesmo movimentos   relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania. •As conferências temáticas sobre a cidade. •A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura   e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de   cada região, de diferentes povos. • Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. •países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos   diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural; •noções de trabalho, emprego e desemprego; •noções de público e privado; •diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes   bairros, cidades, países. - ações de   solidariedade no espaço de vivência. -  rebeldia, os   sentimentos e a corporeidade dos jovens.: gangues, galeras, movimento Hip   hop, Funk, carecas,etc  - os jovens e a sociedade de  consumo. - a violência entre os jovens. -  drogas e os conflitos   o mundo da cultura, das músicas, do lazer. - a  busca   do mundo do trabalho - a construção da cidadania participativa: movimentos   políticos, ONGs, Grêmios, esporte, etc. Tópico 4. Lazer 4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos   que representam a espacialidade e territorialidade do lazer. 4 a/ 6º ano,  4 a/ 8º ano OP 4   Lazer Conceituar: lazer - identidade regional, nacional,   regionalidade , cultura -- vida globalizada espacialidade do lazer (bandas   para os jovens,  hap,  hip hop, o rock, teatro, feiras típicas -   manifestação cultural de cada povo, nação, etnia - lazer na cidade e no   campo- - vida 24 horas(produzindo tempos desiguais e atividades diferenciadas   por aqueles que usufruem o lazer, e os que o produzem (turismo, arte,   exposições, eventos, teatro, balé, shows). - Lazer produtivo O que ensinar •Os fatores que explicam a distribuição, localização e freqüência das   atividades que evidenciam a vida 24 horas relacionadas ao lazer: teatros,   shows, bares, discotecas, cinemas, espaços culturais diversificados. •O lazer relacionado à saúde- os parques, as caminhadas, as quadras, o   esporte. •Os espaços públicos de lazer por idade: parquinhos e praças com   espaços para idosos. •O lazer privado relacionado ao novo mercado: a terceira idade. •O lazer relacionado ao turismo- com todos os desdobramentos que se   coloca na transformação de natureza ou patrimônio histórico, festas, em   produtos turísticos- a festa de São João, por exemplo. •A dimensão econômica do lazer na sociedade atual tendo como   referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais,   em especial jogos virtuais. •A espacialidade e territorialidade do lazer: quadras, parques,   cinemas, casas de show e diferentes espetáculos, sem desconsiderar a produção   pública do lazer através dos espetáculos promovidos em praças com patrocínio,   muitas vezes, do setor privado.  - mundialização de   fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais.  Eixo Temático III Globalização   e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações        8º ano Temas complementares: • A globalização e a nova ordem mundial em diferentes momentos históricos e suas marcas nos municípios mineiros. • Conflitos étnicos redesenham o mapa do mundo. • A sociedade do conhecimento, a inclusão digital e as redes técnicas de telecomunicação. • A territorialidade das multinacionais com o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação. • Identidades culturais regionais: paisagens que se expressam no movimento da globalização. • O futuro dos países em crise e conflito de fronteiras. • Minas Gerais no movimento da globalização: as redes técnicas. Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Complementar: XI. Fronteiras - Identificar e mapear as fronteiras políticas,   raciais, econômicas, religiosas, lingüísticas, localizando suas   territorialidades e desterritorialidades. -Problematizar as questões raciais, políticas,   religiosas e de gênero analisando suas repercussões em escala nacional, local   e internacional. - Prognosticar sobre o futuro dos países em crise   e conflito de fronteiras, relacionando seus problemas territoriais,   econômicos e culturais com o processo de fragmentação mundial. OP- 29 Fronteiras Conceituar: - fronteiras ocultas se manifestam na questão feminina (de gênero), na   negritude (raça), na classe social (rico/pobre),  - discriminação e instabilidade gerando conflitos religiosos, étnicos,   políticos/estratégicos, culturais, econômicos, nacionais. limites/fronteiras que dividem lugar, região, território; limites   territoriais que demarcam domínios como as fronteiras agrícolas, as   fronteiras urbanas, as fronteiras políticas, as fronteiras raciais, as   fronteiras religiosas, as fronteiras lingüísticas, múltiplas fronteiras em   movimento. O que ensinar 1. A noção de fronteira e sua importância na delimitação do espaço. 2. As fronteiras naturais e artificiais que identificam e demarcam   povos, grupos sociais, culturas. 3. As fronteiras políticas, nacionais e internacionais. 4. O movimento ilegal nas fronteiras do narcotráfico. 5. As fronteiras políticas, econômicas, religiosas, étnicas nas   regiões montanhosas da Caxemira, Cáucaso, Andes e Bálcãs. 6. A questão de gênero e as fronteiras. 7. As fronteiras européias à imigração africana e asiática. a) à questão basca; b) ao desmembramento da ex-Iugoslávia; c) à territorialidade do mundo islâmico e os conflitos do Oriente   Médio; d) à tensão étnica em vários países africanos, em especial, Ruanda e   Burundi; e) aos desafios dos chechenos à dominação russa; f) à violência do narcotráfico; g) à questão de gênero no mundo islâmico. RA-16 As fronteiras da   exclusão social- Identificar os   motivos e razões que levam as pessoas a migrar. DESCRITORES: PIP 6. FORMAS DE   REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA ESPAÇO-TEMPORAL 6.1 Sistema de   referência: coordenadas geográficas D82   - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios.  D83   - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua   localização.  D84   - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando   um mapa.  6.2 Fusos horários e   sistema de orientação: pontos cardeais e colaterais D85   - Relacionar a forma da Terra e o movimento de rotação com a definição de   horários locais. D86   - Aplicar, a partir de um planisfério, os fusos horários para estabelecer   diferenças horárias entre localidades.  6.3 Tipos de mapas   temáticos D87   - Interpretar cartogramas, cartodiagramas, anamorfoses geográficas e mapas de   isolinhas (isotermas, isoietas e isóbaras).  |   
2º Bimestre Geografia 8º ano   Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 5.   Segregação espacial 5.2.Explicar os tipos de relações sociais   existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de   segregação e exclusão das populações marginalizadas. 4 a/ 6º ano, 4 a/ 7º ano, 4 a/ 8º ano OP- 5 Segregação espacial Conceituar:  -   segregação socioespacial (bailes funks, forrós, restaurantes, shoppings,   condomínios fechados, favelas) - fragmentação da metrópole - centros urbanos   – Fronteiras – Identidade - Etnia – Genocídio -  O que   ensinar •Planejamento urbano e necessidades locais da população: a   distribuição dos serviços, loteamentos, equipamentos públicos, praças,   parques. •Loteamentos periféricos: aspectos de infra-estrutura urbana e   serviços relacionados do local ao centro urbano. •Condomínios fechados, guetos e favelas. •As territorialidades e os grupos sociais marginalizados   socialmente. •Os enfoques citados relacionados com o conceito demandam que   os alunos percebam para além de suas representações sobre a produção do   espaço. Isso significa a necessidade de um diagnóstico sobre os serviços e   equipamentos públicos, a noção de direitos sociais e deveres do governo em   relação aos serviços equipamentos, discussão sobre o uso e consumo dos   espaços públicos com a ordem de respeito a leis e ao meio ambiente e   sobretudo, uma grande reflexão sobre a finalidade da vida urbana e da   sociabilidade. - exclusão das populações marginalizadas. - discriminação, segregação praticadas no espaço. - Diferenciar grupos ou classes sociais de acordo com a cor,   crença religiosa, língua, relações políticas. Tópico 6.   Redes e circulação 6.1.Reconhecer as redes que possibilitam a   circulação de informações, mercadorias e pessoas. 6 a/ 8º ano,  6 a/ 9º ano 6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem   o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano   urbano. 4 a/ 6º ano,  6 a/ 8º ano OP- 8 Redes e circulação Conceituar:-  telecomunicações, fluxos   aéreos/ferroviários/rodoviários/aquaviários, meio técnico-científico, era da   informação, mundo digital, globalização, fluxo financeiro, circulação de   mercadorias, fluxo comercial, fluxo de pessoas -- redes técnicas(comunicações   e dos transportes -  fronteiras -  meios de transporte e comunicação -   comércio internacional - velocidade das informações -  interações entre culturas, povos, cidades,   países –Infovias - espaço cibernético mundial -  infoespaço – Fibra ótica -   Redes telemáticas –- Inclusão digital - oftwares livres -- Exclusão digital   –- Rede solidária - Terceiro setor -  Transnacionalização de   capital –Economia mundo -  Globalização O que ensinar •O papel dos transportes e comunicações no passado e no presente. • O Brasil e o mundo conectado em redes. • Da globalização eletrônica às gerações cibernéticas. • O espaço e a cultura da interatividade na era digital. • A geografia e o trânsito: do caos aos movimentos solidários. • Os serviços inteligentes inovando os transportes e as comunicações • A inclusão digital contribuindo na formação da cidadania e redução   da violência. O meio técnico-científico-informacional vem renovando a   infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias,   rodovias, ferrovias, refinarias,dutos e as telecomunicações no território, em   escala local, nacional e global.  - Avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, relacionando-os   à exclusão em que permanecem parte significativa da população brasileira e   mundial. RA-3 Redes e   circulação Eixo Temático II  Sociodiversidade   das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro Tópico 7.   Turismo 7.1. Explicar a relevância de uma cultura de   turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural   dos lugares e regiões turísticas. 8 a/   6º ano,  3 a/ 8º ano 7.2.Distinguir parâmetros de turismo sustentável   e insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural,   socioambiental e socioeconômico. 4 a/   7º ano,  3 a/ 8º ano OP- 16 Turismo  Conceituar:- patrimônios   culturais e ambientais  - diversidade   cultural - ocupação do tempo livre - viagens turísticas - lugares   turistificados - infra-estruturas (saneamento, segurança, equipamentos de hospedagem,   lazer, alimentação, meios de comunicações e transportes, artesanato, recursos   humanos, comércio) - educação patrimonial e ambiental - patrimônios natural e   cultural  - natureza preservada e aspectos históricos (tradições, valores,   crenças, festas, ritos, costumes) - Programa Nacional de   Municipalização do Turismo - Turismo com base local - Cultura turística   ecologizada -  Cultura turística -   Desenvolvimento sustentável – O que ensinar • A relevância de um código de postura para uso e consumo dos espaços   de turismo e lazer com vistas à preservação da natureza e do patrimônio   cultural dos lugares. • Os parâmetros de turismo sustentável e insustentável explicando os   impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico. • Leitura de mapas lugares turísticos e de elaboração de mapeamentos   turísticos. Eixo   Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas   Regionalizações        8º ano Complementar: XII. Impactos ambientais e sustentabilidade - Ler e   interpretar documentos que discutem os impactos negativos da globalização   econômica na paisagem natural e cultural, propondo alternativas de uso   sustentável do planeta Terra. - Avaliar a   qualidade de vida resultante dos avanços tecnológicos, tendo como referência   o uso sustentável dos recursos do planeta. - Identificar o   uso sustentável dos recursos naturais e culturais por empresas que atuam no   terceiro setor, modificando o comportamento empresarial diante da necessidade   de processos ambientalmente mais sustentáveis. Conceituar:- impactos socioambientais    - desenvolvimento insustentável - - recursos naturais – - poluição- -   movimento ambientalista – Matriz energética - Energias do futuro – Energia renovável – Energia   não renovável – Energia alternativa - Impactos ambientais – O que ensinar • Os impactos negativos da   globalização econômica na paisagem natural e cultural: quem paga a conta do   consumo sem reservas e sem preservação. • A qualidade de vida   resultante dos avanços tecnológicos: tanto no movimento de   desterritorialização, quanto no surgimento de novos arranjos espaciais. • O uso sustentável dos   recursos do planeta; as possibilidades dos industriais que estão participando   da construção de uma lógica de sustentabilidade. • As empresas que atuam no   terceiro setor: o comportamento empresarial e a sustentabilidade. - Conhecer a importância da   sustentabilidade relacionada ao patrimônio natural: água, solo, clima. - Problematizar a importância da   energia para a qualidade de vida urbana e rural, avaliando o uso dos bens   naturais - Identificar os diversos impactos   das atividades econômicas no planeta Terra. - Noções de ecossistema, bacia   hidrográfica,  impacto ambiental e sustentabilidade. - Conhecer o significado de   energia, hidrelétrica, apagão, horário de verão através da mídia e do uso/   convivência  Complementar:   XIII. Território e redes -Identificar   o conceito de território explicando-o através das noções de exclusão,   marginalização, segregação, identidade, relacionando-o à complexidade dos   cotidianos das cidades em suas divisões e demarcações espaciais. - Localizar em   fotos os fenômenos da simultaneidade e instantaneidade das informações e   compreender a importância desses recursos no entendimento das paisagens   excluídas ou desterritorializadas e incluídas ou territorializadas. - Compreender o   papel das redes virtuais na vida dos adolescentes e analisar a exclusão e a   inclusão digital. OP- 26 Território e redes Conceituar: - informação, transmitida pela rede   da comunicação -- sociedade da informação mundializada -- infovias a serviço   do capital em buscam em sua velocidade, instantaneidade e modernidade difusa,    - território (espaço definido e   delimitado por e a partir de relações de poder)  - rede (fluxos, conexões entre   lugares, por meio de produtos, idéias, pessoas, trabalho, cultura,   informação, lazer, fluxo financeiro, fusões de transnacionais)  - encurtar as distância(utilizar a   informática e redes de computadores) • ao território aplicado à escola,   à cidade, à rua, à favela e espaços como o Fórum Social Mundial e Fórum de   Davos; • à rede técnica como os fluxos de   idéias que contribuem na construção do conhecimento e da sociedade da   informação; • à globalização perversa que   exclui os pobres e analfabetos. • à era digital e as possibilidades   da inclusão digital nos países pobres, sobretudo, nas áreas de risco O que ensinar 1. As telecomunicações e a   democratização da informatização. 2. A civilização do consumo e as   desigualdades sociais. 3. O impacto da internet na   sociedade brasileira e mundial. 4. A exclusão digital e a   desigualdade social. 5. A inclusão digital e a   cidadania. 6. As noções de políticas públicas   a serviço da inclusão digital e o papel das ONGs. 7. O papel das redes virtuais na   vida dos adolescentes, recriando novas identidades culturais. 8. Os projetos de inclusão digital   nos países pobres e ricos com enfoque no Brasil: empresas, Estado e ONGs. RA-3 Redes e   circulação DESCRITORES: PIP 1. DIVISÃO   INTERNACIONAL E TERRITORIAL DO TRABALHO 1.1 Os sistemas de   produção no espaço mundial e as transformações no mundo do trabalho D1   - Compreender a transformação do espaço mundial provocada pela Divisão   Internacional do Trabalho.  D2   - Indicar as características do sistema de produção capitalista ou   socialista.  D3   - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão   territorial do trabalho.    |   
3º Bimestre Geografia 8º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático II  Sociodiversidade   das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro Tópico 9.   Sociodiversidade 9.3. Identificar em mapas, gráficos e fotos a   população brasileira e mundial, em seu crescimento, tendências e   distribuição. 6 a/ 7º ano, 4 a/ 8º ano OP-18 Sociodiversidade  Conceituar: -   sociodiversidade - patrimônio histórico-cultural brasileiro – 170 línguas   nativas - - antropólogos  O que ensinar • A sociodiversidade das paisagens em sua espacialidade municipal e   regional. • Localização, distribuição e freqüência dos grupos sociodiversos no   conjunto da população brasileira. • O impacto das transformações culturais das sociedades tradicionais   provocadas pela mudança nos hábitos de consumo. - festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do Rosário. -descrever  a linha do   Equador  em seus aspectos relevantes  da paisagem natural   e cultural, reconhecendo a biodiversidade e sociodiversidade desse lugar, no   Brasil e no mundo. - Analisar o clima, a vegetação, os   solos, as águas relacionando esses elementos à sociodiversidade do Equador. - Estabelecer relações entre o modo   de vida dos povos do Equador, no que se refere  ás tradições,   costumes, hábitos e valores. -  Entender como os povos   do Equador  constroem suas identidades  com as   paisagens  e as regiões, demarcando sua territorialidade e   espacialidade, no Brasil e no mundo - Compreender a   identidade  dos povos da Floresta  e ribeirinhos,   problematizando o uso  das unidades de conservação. - ecossistemas e os biomas, flora,   fauna, solo, relevo, solo, clima. - Saber identificar as zonas   térmicas da Terra. - Ter noção de biodiversidade e   sociodiversidade. - Saber comparar diferentes   culturas. - Ter noção de impactos ambientais,   patrimônio ambiental  e  desenvolvimento sustentável. Eixo Temático III Globalização   e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações Tópico 11.   Regionalização e mercados 11.1.Compreender as formas de regionalizar o   mundo, analisando os principais critérios de classificações. 11.2.Reconhecer nas formas de produção regional o   desenvolvimento desigual do território brasileiro. 8 a/ 8º ano,  6 a/ 9º ano OP- 21 Regionalização e mercados  Conceituar: - Acordo Geral de   Tarifas e Comércio (GATT) - Organização Mundial do Comércio (OMC) –-   desigualdade entre os países – - protecionismo dos países ricos – MERCOSUL- -   blocos econômicos – - EU - ALCA - - globalização -   O que ensinar • O papel das transnacionais e a ampliação das corporações e do   protecionismo de mercado • A globalização e a flexibilização das economias nacionais para   mercadorias e investimentos estrangeiros • Desregulamentação dos fluxos de   capitais/mercadorias/serviços/informações • As políticas de privatizações e medidas econômicas neoliberais • O papel do FMI e a desarticulação e dependência dos países pobres • A explosão comercial no mundo e a participação brasileira nesse   fluxo de comércio •O Brasil no mercado internacional: protecionismo, parcerias e   disputas • As integrações regionais com enfoque no mercado brasileiro e no Mercosul • O futuro das integrações regionais: MERCOSUL, EU, APEC, ASEAN, NAFTA Tópico 12.   Nova Ordem Mundial 12.1.Analisar em mapas temáticos a nova Ordem ou   Desordem Mundial referenciando-se na lógica da globalização e fragmentação. 6 a/ 8º ano  OP- 22 Nova ordem mundial  Conceituar: - onda   nacionalista -  desordem geopolítica -   fundamentalismo religioso - a hegemonia geopolítica dos EUA -  nova organização do mundo capitalista em   blocos econômicos - emergência da China –- nova ordem internacional - blocos   econômicos - desenvolvimento tecnológico - monopolar/bipolar – G   20 – rodada de Doha -  O que ensinar 1. O enfraquecimento das antigas potências e a descolonização 2. O mundo bipolar: o bloco ocidental capitalista liderado pelos EUA;   o bloco oriental socialista liderado pela URSS; OTAN, Pacto de Varsóvia;a   corrida armamentista e espacial;programa “Guerra nas estrelas”; divisão do   mundo: países desenvolvidos capitalistas, socialistas e subdesenvolvidos 3. Crise do mundo socialista: glasnost, Perestroika, queda do muro de   Berlim 4. A ordem econômica dos megablocos substituindo a lógica dos   primeiro, segundo e terceiro mundo na perspectiva da integração de mercados e   acordos comerciais 5. A desordem mundial: o choque das civilizações e as fronteiras   raciais, políticas, religiosas e de gênero criadas pelos países do Norte em   relação à imigração dos países pobres. - Analisar em   mapas temáticos a nova Ordem ou Desordem Mundial referenciando-se na lógica da   globalização e fragmentação.  - Investigar sobre as  múltiplas   intervenções geopolíticas:  Guerras   mundiais, Guerra Fria e a crise do mundo socialista, entendendo  as profundas transformações no   cenário mundial com o surgimento de novos Estados e a onda nacionalista; - Reconhecer na hegemonia geopolítica dos EUA focos da   fragmentação no mundo; - Identificar a nova organização do mundo capitalista em   blocos econômicos, diferenciando-os em suas potencialidaddes e contradições; - Interpretar as mudanças econômicas e a emergência da China   no cenário mundial globalizado. - Compreender a flexibilização das fronteiras dos   Estados-Nação na nova ordem e desordem mundial. Eixo Temático III Globalização   e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações        8º ano Temas complementares: • A globalização e a nova ordem mundial em diferentes momentos históricos e suas marcas nos municípios mineiros. • Conflitos étnicos redesenham o mapa do mundo. • A sociedade do conhecimento, a inclusão digital e as redes técnicas de telecomunicação. • A territorialidade das multinacionais com o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação. • Identidades culturais regionais: paisagens que se expressam no movimento da globalização. • O futuro dos países em crise e conflito de fronteiras. • Minas Gerais no movimento da globalização: as redes técnicas. Globalização e Regionalização no Mundo   Contemporâneo Complementar: XIV. Globalização -Ler, analisar e interpretar os códigos específicos   da Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.), na representação dos fatos e   fenômenos relacionados à globalização política, econômica, cultural. - Selecionar temas e aspectos da espacialidade   das cidades que informam as transformações sob a ótica da globalização.  - Analisar e comparar as singularidades e   generalidades de cada lugar, paisagem, território, região no processo de   globalização. OP- 27 Globalização Conceituar: - globalização - internacionalização   do mundo capitalista -  “mercado   global” – Expectativa de vida - Pobreza absoluta –Analfabeto funcional   –Relatório de desenvolvimento Humano –IDH - expectativa de vida - - informática, cibernética e eletrônica e de ações que dão sustentação   a um mercado dito global.  - sistema de infovias (comunicação por fax, internet, telefonia,   televisão integrados numa rede global por meio de satélites e computadores -  Os megaconglomerados   transnacionais, a expansão dos fluxos financeiros que operam no mercado de   ações comandando o cassino global da geração de lucro e a mundialização do   comércio:  O que ensinar • O uso dos códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos,   tabelas, etc.), na representação dos fatos e fenômenos relacionados à   globalização política, econômica, cultural. • A espacialidade das cidades que informam as transformações sob a ótica   da globalização. • As singularidades e generalidades de cada lugar, paisagem,   território, região no processo de globalização. - Os indicadores sociais e políticos que identificam a   exclusão e inclusão da pobreza no espaço da cidade e do campo. - Conhecer os problemas que causam a pobreza  e ampliam a diferença entre ricos e   pobres no Brasil. - Identificar e classificar a população brasileira por   meio de sua  renda   familiar, educação e escolaridade. DESCRITORES:   PIP D4   - Reconhecer que a produção industrial exige cada vez mais quantidade versus   velocidade, a partir de uma charge ou história em quadrinhos.  D5   - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as   produtoras de matérias-primas.  D6   - Identificar os países que mais investem em ciência e tecnologia, através de   um mapa.  D7   - Interpretar um gráfico de barras sobre investimentos em ciência e   tecnologia, considerando a interdependência entre os países.  1.2 Agentes do Sistema Mundial: os   Estados-nação, Organismos Internacionais, as grandes corporações empresariais   e as Organizações Não- Governamentais (ONGs) D8   - Descrever o funcionamento e atribuições da ONU, Banco Mundial, OEA e de   seus principais organismos.  D9   - Justificar a criação de organizações não-governamentais para o exercício da   cidadania, a partir da leitura e interpretação.  |   
4º Bimestre Geografia 8º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático III Globalização   e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações Tópico 13.   Revolução técnico-científica 13.1.Compreender e aplicar noções e conceitos   básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades. 13.2.Ler e interpretar textos, documentos e   vídeos que discutem o avanço técnico e a pesquisa científica da terceira   revolução industrial. 6 a/ 8º   ano,  4 a/ 9º ano OP- 23 Revolução técnico científica  Conceituar:- revolução   técnico-científica - -Terceira Revolução Industrial – tecnologia – ciência -   informação, - integração - modernidade - tecnologia de ponta - serviços   inteligentes - a integração e interdependência do mercado, tecnopólos,   produção flexível, terceirização, robótica, microeletrônica, desemprego   estrutural – globalização - mundo high tech – indústria – comércio -   serviços  -- tecnologia e o capitalismo   informacional/global –  Terceirização -   competição tecnológica - flexibilidade dos mercados -  consumismo desregrado - - redes ilegais   (tráfico de órgãos humanos; ambiental na apropriação indevida dos elementos   da natureza; cultural na descaracterização e homogeneização de tradições,   hábitos, modos de vida) -  O que ensinar 1. Os antecedentes da revolução técnico-científica • As duas primeiras revoluções industriais • A recuperação econômica da Europa, em especial a Alemanha. • A recuperação do Japão • A competição entre os grandes conglomerados capitalistas • A corrida armamentista e a disputa aeroespacial (EUA/URSS) 2. A terceira revolução industrial As inovações nos serviços e indústrias e seus impactos   socioeconômicos, políticos, ambientais, culturais a partir do uso da   microeletrônica, informática, robótica, biotecnologia introduzidas pelas   multinacionais. 3. O desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil: perspectivas   e impactos. - Identificar os símbolos da nova revolução tecnológica:  computador, robô,   transgênicos, conhecendo as vantagens e desvantagens  do seu uso e consumo. Eixo Temático IV Meio   Ambiente e Cidadania Planetária Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade Tópico 16.   Desenvolvimento sustentável 16.1. Explicar a relação existente entre o   consumo da natureza e a sustentabilidade ambiental. 4 a/ 8º ano 16.2.Diferenciar as características técnicas dos   produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura   convencional. 4 a/ 8º ano Conceituar:- Desenvolvimento   Sustentável - "Nosso Futuro Comum"-Cúpula da Terra/Rio-92. -   sustentabilidade - depredação da natureza    - “insustentabilidade”  O que ensinar • Características técnicas dos produtos alimentícios de origem   agroecológica daqueles de uma lavoura convencional. • O uso e abuso do consumo de atratividades naturais e culturais pelo   turismo de massa e as formas sustentáveis/insustentáveis de relacionamento   entre turista e meio ambiente. • A territorialização dos bens naturais e sócio-culturais pelo   ecoturismo e as possibilidades e limites do uso sustentado de áreas naturais.  - Conhecer os modos de poluição do planeta   Terra. Tópico 20.   Padrão de produção e consumo 20.2.Explicar a relação entre padrão de consumo,   desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais   contemporâneos. 4 a/ 8º ano 20.3.Reconhecer padrões de produção e de consumo   que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista. 6 a/ 8º ano,  8 a/ 9º ano Conceituar: Hipótese de Gaia –Aquecimento   global –Socioesfera –Sociedade de consumo –Sociedade do desperdício –-problemas   ambientais contemporâneos - UNESCO e PNUMD -     - pluralidade cultural e    etnoconhecimento (sustentabilidade cultural). - poluição da água, ar, solo; o buraco na camada de ozônio; o aumento   dos gases de efeito estufa; as mudanças climáticas; o El Nino e La Nina,   ilhas de calor, inversão térmica.  - Ordem Ambiental Internacional, o Protocolo de Kyoto,  O que ensinar • Os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares,   avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. • A relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas   terrestres e problemas ambientais contemporâneos. • Os padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um   estilo poluidor e consumista. -Noções de ecossistemas -sustentabilidade - problemas   ambientais contemporâneos – sociedades sustentáveis - consumismo., sociedade   de consumo. -Diferenciar as características técnicas dos produtos   alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional. Eixo Temático III Globalização   e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações        8º ano Complementar: XV. Diversidade cultural -Localizar, identificar e descrever os fenômenos   relevantes da paisagem cultural que se expressam no movimento da   globalização. -Reconhecer os fenômenos culturais que explicam   as identidades regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à   sua extinção e descaracterização do modo de vida. -Entender como os povos do Equador, dos desertos   quentes e gelados, constroem suas identidades com as paisagens e as regiões   demarcando sua territorialidade e espacialidade. OP- 24 Diversidade cultural  Conceituar: - diversidades   culturais – - globalização -  -   movimento de fronteiras - - fragmentação - cultura,  identidades étnicas e nacionais,  nacionalidade, nação e território, - Fibra   ótica: - Redes telemáticas –- Inclusão digital - - Exclusão digital –-   Rede solidária – Planeta interligado O quê ensinar Aspectos o meio técnico científico informacional impregnou aquele   grupo, sua cultura, e se expressa em seu habitat. Os fenômenos culturais que explicam as identidades regionais de vários povos da Terra. A extinção e descaracterização do modo de vida dos povos da terra que não se desenvolveram de acordo com o movimento da globalização. A construção das identidades dos povos com suas paisagens e regiões em destaque com as questões climáticas. RA-23 Seqüências   didáticas: as redes virtuais recriando novas identidades culturais e redes de   solidariedade - Identificar o conceito de rede na dimensão socioespacial. - Explicar o papel das redes e sua territorialização e   desterritorialização no espaço mundial. - Enumerar as redes técnicas da globalização, classificando-as   de acordo com sua função no processo de ordenamento do capital. - Noções de meios de comunicação e transporte que compõem as   telecomunicações e sua importância na vida do homem moderno. - Identificar as mudanças mundiais resultantes do   movimento/circulação das idéias, pessoas, produtos. - Identificar, no movimento  sociocultural  da sociedade, o papel da  informatização. - Ter noção de sociedade da informação e identificar seus   elementos. - Diferenciar a rede técnica das telecomunicações das redes   ilegais da sociedade. D22   - Identificar, através do planisfério, as áreas de predomínio das principais   religiões do mundo (islamismo, cristianismo, judaísmo, hinduísmo e budismo). D23   - Concluir, a partir de um texto, as características culturais de um país   islâmico.  3.2 Os países   africanos- D24   - Reconhecer o papel da colonização na organização do espaço africano. D25   - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de   vista étnico e cultural.  D26   - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de   vista socioeconômico.  3.3 Os países   latino-americanos-D27   - Relacionar a configuração territorial da América Latina com o processo de   colonização da América espanhola e portuguesa.  D28   - Descrever as desigualdades regionais dos países latino-americanos, do ponto   de vista socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas.  D29   - Explicar os objetivos do MERCOSUL.  3.4 Os EUA e o   Canadá-D30   - Descrever o processo de expansão territorial dos EUA.  D31   - Explicar os mecanismos de dominação dos EUA nos países latino-americanos, a   partir da leitura de textos.  D32   - Identificar em mapas as áreas industriais dos EUA e do Canadá.  D33   - Compreender o espaço agrário americano organizado em cinturões   agroindustriais (belts).  D34   - Estabelecer relações entre a economia canadense e mexicana com a economia   americana.  D35   - Explicar os objetivos do NAFTA.  3.5 Os países   europeus-D36   - Descrever as desigualdades regionais dos países europeus, do ponto de vista   étnico e cultural.  D37   - Analisar as desigualdades regionais dos países europeus, do ponto de vista   socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas. D38   - Explicar os objetivos da União Européia.  D40   - Interpretar, a partir de textos, o processo de constituição, crise e   desintegração da URSS.  D42   - Descrever as desigualdades regionais na China, do ponto de vista étnico e   cultural, utilizando-se de mapas.  3.8 O Japão- D43 - Compreender as   transformações econômicas do Japão no pós-guerra, a partir da leitura de   textos.   |   
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