|     1º Bimestre Geografia 6º ano   Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 1. Território e territorialidade 1.1.Reconhecer em imagens/fotos de tempos   diferentes as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano e rural,   sabendo explicar a sua temporalidade. 6 a/ 6º ano OP 1 Território e   territorialidade Conceituar:  Demarcações de poder, legal e ilegal, nos   espaços cotidianos - territórios como propriedade coletiva, pública, idéia de   posse – limites – fronteiras – vizinhança – territorialidade - qualidade de   vida conflituosa e insegura -  bairros   – favelas - auto-estradas - limite de poder de instituições, grupos sociais,   gangs, estados, regiões e países - povo e de nação – Territorialidade -  Fronteiras -   Desterritorializados: (exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem   Terras)- Reterritorializados O que ensinar 1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer   em diferentes escalas e tempos(produção   do espaço urbano do lazer). 2. As relações de poder implícitas na produção do espaço   urbano, em especial no tocante ao lazer. 3. As noções de território e territorialidade em situações que   produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os   territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da   lei. 4. Os processos de preservação e depredação do território   expressos na paisagem: os territórios das Igrejas, a ciclovia como território   do lazer, as Vias Públicas(em algumas cidades em certos horários fechadas)   para a caminhada. -paisagem urbana as   territorialidades construídas em diferentes temporalidades no centro das   metrópoles como as gangues, mendigos, crianças de rua e outros sujeitos   excluídos do processo de produção. -territórios urbanos preservados e   os depredados, - papel das políticas públicas na   revitalização ou abandono. - pichações, mendicância, violência   do trânsito, comércio informal (classes sociais  excluídas). Tópico: 2. Paisagens do cotidiano 2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em   suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos   diferentes .4 a / 6º ano 4 a/ 7º ano  4   a / 8º ano 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana   e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar Conceituar: paisagens do   cotidiano (discotecas, bares, teatros) - qualidade de vida diferente e   desiguais - vida rural - - trabalho, emprego e desemprego – espaço público e   privado – Favelas – periferia - conquistas de cidadania - - setor terciário e   serviços “serviços inteligentes” -  Globalização - ONG - Infra-estrutura   urbana(energia elétrica, saneamento básico, sistema viário, serviços   sociais)- Massificação( influencia dos meios de comunicação rádio, TV,   cinema, jornais, revistas, outdoors, propagandas) - Paisagem urbana -   Serviços inteligentes (Revolução  técnico-científico-informacional). O que ensinar • Paisagens urbanas que evidenciam as diferentes formas de trabalho no   espaço. • Paisagens urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer. • As paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza. • O trabalho e o lazer nas paisagens de diferentes tempos e espaços. • Relações entre cultura e trabalho na identidade de um lugar. • Serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer e   direitos à cidadania. - paisagens urbanas  e suas oportunidades de trabalho e lazer. - acesso a serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de   lazer associando-os aos direitos à cidadania. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 :   Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer       6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar I. Região e regionalização - Ler mapas temáticos sabendo extrair deles   elementos de comparação e análise dos aspectos evidenciados no tema estudado.   6 a/ 6º ano - Compreender a relação entre as características   econômicas das sociedades e a produção do espaço. - Comparar o Índice de Desenvolvimento Humano   (IHD) local e/ ou regional com a capacidade de uso e apropriação do espaço. OP- 10 Região e regionalização Conceituar: -   território,  lugar,  paisagem – socioambientais - desenvolvimento   sustentável - Desenvolvimento Humano- - ONU -    migração campo/cidade - fluxo de investimentos – produtividade -  direção do comércio e serviços,   qualificação profissional, escolarização, nível tecnológico no reordenamento   do território - indicadores econômicos -    IDH-  exclusão social -  “SEM( “ teto, transporte, energia, escola,   alimentação, saúde, trabalho)  O que ensinar • A noção de região e regionalização no recorte da realidade   socioespacial do espaço de vivência, do Brasil e do mundo. • Os indicadores sociais e políticos que identificam a exclusão e   inclusão da pobreza no espaço da cidade e do campo. • A relação entre as características econômicas da sociedade e a   construção do espaço geográfico no processo de globalização fragmentação. • A comparação entre o Índice de Desenvolvimento Humano no espaço   local e o regional referente à (des) territorialização do espaço. • O “grito dos excluídos” no campo e na cidade. • Um mundo possível com qualidade de vida,participação política,   direito à segurança e à sustentabilidade. DESCRITORES: PIP D82   - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios.   D83 - Identificar no mapa, dadas as   coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização.  D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um   determinado lugar, observando um mapa.  D16 -   Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.  D18 -   Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações   da cidade provocadas pelo processo de industrialização.   |   
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
|     2º Bimestre Geografia 6º ano   Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 3. Cidadania e direitos sociais 3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas   os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. 4 a/ 6º,  6   a/ 7º, --- 4 a/ 9º Conceituar:  - direitos sociais - nacionalidade,   regionalidade, localidade - cidadania – direitos humanos – cidadão- direitos   civis - Galeras –Gangues –Funk – carecas -  skinheads – Movimento   Hip hop -  O que ensinar •Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos:   ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou mesmo movimentos   relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania. •As conferências temáticas sobre a cidade. •A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura   e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de   cada região, de diferentes povos. • Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. •países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos   diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural; •noções de trabalho, emprego e desemprego; •noções de público e privado; •diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes   bairros, cidades, países. - ações   de solidariedade no espaço de vivência. -  rebeldia, os   sentimentos e a corporeidade dos jovens.: gangues, galeras, movimento Hip   hop, Funk, carecas,etc  - os jovens e a sociedade de  consumo. - a violência entre os jovens. -  drogas e os conflitos   o mundo da cultura, das músicas, do lazer. - a  busca   do mundo do trabalho - a construção da cidadania participativa: movimentos   políticos, ONGs, Grêmios, esporte, etc. Tópico 4. Lazer 4.1.Explicar o lazer na sociedade atual tendo   como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e   culturais. 4 a/ 6º ano,  4 a/ 9º ano 4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos   que representam a espacialidade e territorialidade do lazer. 4 a/ 6º ano,  4 a/ 8º ano OP 4   Lazer Conceituar: lazer - identidade regional, nacional,   regionalidade , cultura -- vida globalizada espacialidade do lazer (bandas   para os jovens,  hap,  hip hop, o rock, teatro, feiras típicas -   manifestação cultural de cada povo, nação, etnia - lazer na cidade e no campo-   - vida 24 horas(produzindo tempos desiguais e atividades diferenciadas por   aqueles que usufruem o lazer, e os que o produzem (turismo, arte, exposições,   eventos, teatro, balé, shows). - Lazer   produtivo O que ensinar •Os fatores que explicam a distribuição, localização e freqüência das   atividades que evidenciam a vida 24 horas relacionadas ao lazer: teatros,   shows, bares, discotecas, cinemas, espaços culturais diversificados. •O lazer relacionado à saúde- os parques, as caminhadas, as quadras, o   esporte. •Os espaços públicos de lazer por idade: parquinhos e praças com   espaços para idosos. •O lazer privado relacionado ao novo mercado: a terceira idade. •O lazer relacionado ao turismo- com todos os desdobramentos que se   coloca na transformação de natureza ou patrimônio histórico, festas, em   produtos turísticos- a festa de São João, por exemplo. •A dimensão econômica do lazer na sociedade atual tendo como   referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais,   em especial jogos virtuais. •A espacialidade e territorialidade do lazer: quadras, parques,   cinemas, casas de show e diferentes espetáculos, sem desconsiderar a produção   pública do lazer através dos espetáculos promovidos em praças com patrocínio,   muitas vezes, do setor privado.  - mundialização de   fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais. Tópico 5.   Segregação espacial 5.1.Identificar as questões que envolvem a   segregação espacial em imagens, textos e na observação da vida cotidiana. 8 a/ 6º ano 5.2.Explicar os tipos de relações sociais   existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de   segregação e exclusão das populações marginalizadas. 4 a/ 6º ano, 4 a/ 7º ano, 4 a/ 8º ano OP- 5 Segregação espacial Conceituar:  -   segregação socioespacial (bailes funks, forrós, restaurantes, shoppings,   condomínios fechados, favelas) - fragmentação da metrópole - centros urbanos   – Fronteiras – Identidade - Etnia – Genocídio -  O que   ensinar •Planejamento urbano e necessidades locais da população: a   distribuição dos serviços, loteamentos, equipamentos públicos, praças,   parques. •Loteamentos periféricos: aspectos de infra-estrutura urbana e   serviços relacionados do local ao centro urbano. •Condomínios fechados, guetos e favelas. •As territorialidades e os grupos sociais marginalizados   socialmente. •Os enfoques citados relacionados com o conceito demandam que   os alunos percebam para além de suas representações sobre a produção do   espaço. Isso significa a necessidade de um diagnóstico sobre os serviços e   equipamentos públicos, a noção de direitos sociais e deveres do governo em   relação aos serviços equipamentos, discussão sobre o uso e consumo dos   espaços públicos com a ordem de respeito a leis e ao meio ambiente e   sobretudo, uma grande reflexão sobre a finalidade da vida urbana e da   sociabilidade. - exclusão das populações marginalizadas. - discriminação, segregação praticadas no espaço. - Diferenciar grupos ou classes sociais de acordo com a cor,   crença religiosa, língua, relações políticas. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 :   Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer       6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 :   Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer       6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar II. Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e   urbanidade - Interpretar gráficos, fotos e tabelas que   expressem fenômenos urbanos da urbanidade e do entretenimento. - Identificar, conhecer e avaliar os laços de   identidade da cidade com o cidadão, as manifestações populares e o trabalho,   assim como a falta de trabalho e a repressão às manifestações, em textos e   fotos. - Comparar as marcas da mudança na produção do   espaço urbano através da análise de fotos de ruas, avenidas, praças que   revelam a urbanidade. Conceituar: segregação   espacial -  urbano – cidade -  qualidade de vida.  O que ensinar ·           Leitura de fotos, imagens e mapas que expressem   fenômenos urbanos da urbanidade e entretenimento. E de falta de urbanidade e   entretenimento: o que evidencia a cidade partida: os guetos. ·           Ensinar: os laços de identidade da cidade com o   cidadão, as manifestações populares e os arranjos resultantes da repressão às   manifestações principalmente dos escravos. O trabalho e a falta de trabalho,   o emprego e o desemprego, a economia informal, os camelódromos, as produções   de mercados através de (esportes). DESCRITORES: PIP D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.  D18 -   Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações   da cidade provocadas pelo processo de industrialização.  D19 -   Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas   pelo processo   de industrialização.  D20 -   Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.    D21 -   Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas   pelo crescimento das cidades.  |   
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
|     3º Bimestre Geografia 6º ano   Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 6.   Redes e circulação 6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem   o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano   urbano. 4 a/ 6º ano,  6 a/ 8º ano OP- 8 Redes e circulação Conceituar:-  telecomunicações, fluxos   aéreos/ferroviários/rodoviários/aquaviários, meio técnico-científico, era da   informação, mundo digital, globalização, fluxo financeiro, circulação de   mercadorias, fluxo comercial, fluxo de pessoas -- redes técnicas(comunicações   e dos transportes -  fronteiras -  meios de transporte e comunicação -   comércio internacional - velocidade das informações -  interações entre culturas, povos, cidades,   países –Infovias - espaço cibernético mundial -  infoespaço – Fibra ótica -   Redes telemáticas –- Inclusão digital - oftwares livres -- Exclusão digital   –- Rede solidária - Terceiro setor -  Transnacionalização de   capital –Economia mundo -  Globalização O que ensinar •O papel dos transportes e comunicações no passado e no presente. • O Brasil e o mundo conectado em redes. • Da globalização eletrônica às gerações cibernéticas. • O espaço e a cultura da interatividade na era digital. • A geografia e o trânsito: do caos aos movimentos solidários. • Os serviços inteligentes inovando os transportes e as comunicações • A inclusão digital contribuindo na formação da cidadania e redução   da violência. O meio técnico-científico-informacional vem renovando a   infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias,   rodovias, ferrovias, refinarias,dutos e as telecomunicações no território, em   escala local, nacional e global.  - Avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, relacionando-os   à exclusão em que permanecem parte significativa da população brasileira e   mundial. RA-3 Redes e   circulação Eixo Temático II  Sociodiversidade   das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro Tópico 7.   Turismo 7.1. Explicar a relevância de uma cultura de   turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural   dos lugares e regiões turísticas. 8 a/   6º ano,  3 a/ 8º ano OP- 16 Turismo  Conceituar:- patrimônios   culturais e ambientais  - diversidade   cultural - ocupação do tempo livre - viagens turísticas - lugares   turistificados - infra-estruturas (saneamento, segurança, equipamentos de   hospedagem, lazer, alimentação, meios de comunicações e transportes,   artesanato, recursos humanos, comércio) - educação patrimonial e ambiental -   patrimônios natural e cultural  - natureza preservada e aspectos históricos (tradições, valores,   crenças, festas, ritos, costumes) - Programa Nacional de   Municipalização do Turismo - Turismo com base local - Cultura turística   ecologizada -  Cultura turística -   Desenvolvimento sustentável – O que ensinar • A relevância de um código de postura para uso e consumo dos espaços   de turismo e lazer com vistas à preservação da natureza e do patrimônio cultural   dos lugares. • Os parâmetros de turismo sustentável e insustentável explicando os   impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico. • Leitura de mapas lugares turísticos e de elaboração de mapeamentos   turísticos. Tópico 8.   Cultura e natureza 8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da   cultura sobre a natureza do planeta; 6   a/ 6º ano OP20 Cultura e natureza  Conceituar: - fragmentação -   - exclusão de Cultura e Natureza –- problemas ambientais contemporâneos --   sustentabilidade - insustentabilidade –  O que ensinar • A ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta. • A sustentabilidade cultural a partir da ótica do respeito à   diversidade de conhecimentos, tecnologias e práticas de adaptação do homem ao   meio. • O cotidiano das comunidades tradicionais do Brasil referenciada na   cultura do mundo vivido que orienta as relações cultura e natureza. Leia-o e discuta-o com a turma. • Representação individual das idéias destacadas do texto   "Carta do Cacique Seatle", usando de diversas linguagens, tais como:   história em quadrinhos, desenhos, pintura, escultura, charges, colagem de   imagens, reconto. Cada aluno deverá escolher dois entre os nove itens   apresentados. A apresentação na classe envolverá discussão, avaliação   coletiva e exposição dos trabalhos. Ao final, colecionar a produção sob a   forma de um livro para ser utilizado como material didático nos próximos anos   letivos. - patrimônio natural. - uso da água, da vegetação, do solo,   do relevo, do clima.  - florestas, bioma, ecossistema,   manejo, impacto ambiental e sustentabilidade. - desmatamento suas conseqüências. - florestas tropicais. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 :   Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer       6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar III. Patrimônio e ambiente - Identificar no espaço urbano as construções   patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação. -Analisar os impactos ambientais produzidos pela   relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos. - Analisar os impactos advindos das   transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas   ambientais urbanos. Conceituar: patrimônio -   grafiteiros – pichadores – preservação -   patrimônios urbanos e suas revitalizações -Orçamento Participativo -  justiça social -- sustentabilidade urbana   -- políticas públicas urbanas – cidade - revitalização do espaço urbano - -   bairros, centro, periferia, distritos, regionais - direitos e deveres do   cidadão -- periferia Patrimônio - Impactos ambientais na   cidade -  IEPHA: Instituto do   Patrimônio  Histórico e Artístico - IPHAN: Patrimônio Histórico e   Artístico Nacional – O que ensinar: • as construções patrimoniais e seu valor cultural associado à   preservação do espaço urbano. •os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza   nos cotidianos urbanos. •os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio,   propondo soluções para os problemas ambientais urbanos. .patrimônio   cultural brasileiro - artigo 216 da Constituição Federal de 1988 (“bens de   natureza material e imaterial)   . Tipo de impactos   ambientais, os resultantes da atividade industrial e queima de combustíveis   fósseis de veículos automotores que poluem o ar e provocam chuva ácida   danificando o patrimônio, quanto os gerados pela intensa transformação da   natureza pela crescente urbanização.  DESCRITORES: PIP  D59 - Reconhecer a necessidade de   preservação da biodiversidade da Amazônia.   D16 - Compreender o processo de   metropolização no Brasil e no mundo.  D18 -   Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações   da cidade provocadas pelo processo de industrialização.  D19 -   Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas   pelo processo   de industrialização.  D20 -   Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.    D21 -   Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas   pelo crescimento das cidades.  |   
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
|     4º Bimestre   Geografia 6º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático II  Sociodiversidade   das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro Tópico 10.   Cultura e natureza 10.1.Identificar os elementos da natureza em seus   aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrológicos e as transformações   culturais regionais. 8 a/ 6º ano 10.2.Reconhecer os aspectos principais dos   diferentes tipos de clima no mundo e no Brasil. OP- 17 Região cultural Conceituar:  - Região cultural  – 1) O   Nordeste Agrário do Litoral – 2) O Mediterrâneo Pastoril (subdividida em 4   sub-áreas: os sertões, os babaçuais e carnaubais, as terras úmidas e o   agreste) -  3) A Amazônia; 4) O   Planalto Minerador; 5) Centro-Oeste; 6) Extremo Sul Pastoril; 7) A área de   colonização estrangeira (imigrantes alemães, italianos, poloneses, russos e,   mais recentemente, holandeses e japoneses); 8) A área do café; 9) A faixa   urbano-industrial; 10) A Área Salineira (áreas litorâneas dos estados do Rio   de Janeiro e Rio Grande do Norte); 11) A Área do Cacau (região do sul da   Bahia); 12) A Área de Pesca.  Região cultural  segundo - - Darcy Ribeiro (1995): 1) o   Brasil da cultura sertaneja do nordeste e do centro, baseada na produção do   couro e do gado; 2) o Brasil da cultura crioula do litoral, baseada nos   engenhos de açúcar; 3) o Brasil da cultura cabocla da Amazônia, baseada nos   seringais e na pesca dos rios; 4) o Brasil caipira do Sudeste e Centro,   baseado na economia do café e da subsistência e nascida dos bandeirantes; 5)   o Brasil da cultura gaúcha das estâncias de gado e da cultura agrícola dos   imigrantes no sul do país.  Região cultural  segundo -- Diegues as regiões culturais   seriam: a) Região Central: berço da mineração e a única que carrega consigo   os traços contidos no discurso da mineiridade; b) Norte e Nordeste: cuja   influência viria, sobretudo, da Bahia; c) Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba:   São Paulo e Goiás, donde surge a idéia da produção do caipira do centro do   Brasil; d) Sul de Minas: ligado a São Paulo. O que ensinar • Semelhanças e diferenças entre as regiões culturais de diferentes   identidades. • Aspectos relevantes do regionalismo mineiro urbano e rural   manifestado em sua sociodiversidade. • Os regionalismos brasileiros sob a perspectiva dos critérios geopolíticos,   geoeconômicos e geoculturais. Eixo Temático IV Meio   Ambiente e Cidadania Planetária Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade Tópico 19.   Agenda 21 19.1. Conhecer na Agenda XXI, a importância de   suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis. 19.2. Analisar as políticas públicas que compõem   o Programa Nacional da Biodiversidade.8   a/ 6º,6 a/ 9º  OP- 35 Agenda 21  Conceituar:-   Agenda 21 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e   Desenvolvimento Humano (ECO-92)  a)   Cidades Sustentáveis –  b) Agricultura Sustentável:  c) Infra-estrutura e Integração   Regional:   d) Gestão dos Recursos Naturais:  e) Redução das Desigualdades Sociais:  f) Desenvolvimento Científico e Tecnológico:   O que ensinar •O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro:   importância dos saberes e fazeres (conquistas tecnológicas) elaborados e   acumulados por populações tradicionais em seus diversos campos, como a   botânica, a medicina, a astronomia, a filosofia e a literatura, bem como suas   especificidades sociais e territoriais. Por se tratar de um patrimônio   humano, artístico e científico brasileiro é relevante conhecê-los e   protegê-los com medidas eficazes de combate à biopirataria. Elas vivem em   todos os biomas brasileiros. São os povos indígenas, seringueiros,   quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas. • Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do   desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e   análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de   energia. • Entre as medidas de conservação dos ambientes naturais   destaca-se a criação de reservas extrativistas. Nessa abordagem colocar-se-á   em questão a importância do manejo sustentável dos recursos florestais   amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria, ou seja,   saque indevido das riquezas naturais, que movimenta por ano no mundo cerca de   US$ 60 bilhões, segundo estimativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente   e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  -Avaliar as políticas   públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento   sustentável sob a ótica das recomendações propostas pela Agenda 21.  -Identificar as medidas para   a conservação dos ambientes naturais expostos na Agenda 21 e analisar as   políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade. Tópico 20.   Padrão de produção e consumo 20.1.Identificar os padrões de produção e consumo   em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. 6 a/ 6º ano,  6 a/ 7º ano Conceituar: Hipótese de Gaia –Aquecimento   global –Socioesfera –Sociedade de consumo –Sociedade do desperdício – -problemas ambientais contemporâneos - UNESCO e PNUMD -   - pluralidade cultural e    etnoconhecimento (sustentabilidade cultural). - poluição da água, ar, solo; o buraco na camada de ozônio; o aumento   dos gases de efeito estufa; as mudanças climáticas; o El Nino e La Nina,   ilhas de calor, inversão térmica.  - Ordem Ambiental Internacional, o Protocolo de Kyoto,  O que ensinar • Os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares,   avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. • A relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas   terrestres e problemas ambientais contemporâneos. • Os padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um   estilo poluidor e consumista. -Noções de ecossistemas -sustentabilidade - problemas   ambientais contemporâneos – sociedades sustentáveis - consumismo., sociedade   de consumo. -Diferenciar as características técnicas dos produtos   alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional. Eixo Temático I Geografias   do Cotidiano Tema 1 :   Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer       6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar IV. Espacialidade - Comparar fotos de ruas, avenidas e praças,   identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade. - Identificar os arranjos espaciais que se   manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los. OP- 7 Espacialidade Conceituar: - lugar,   paisagem, sociedade, natureza - cidade,  lazer, qualidade de vida  urbana -   diferentes paisagens – espacialidade -    -movimento de mundialização -    meio-técnico-científico-informacional    - -justiça social e ambiental - sociedade sustentável  -   Espacialidade urbana – Equipamentos urbanos de   lazer e cultura: (clubes, cinema,   quadras, teatros, praças,   shopping, parques, Zoológico, bibliotecas, circo , planetário, museu, casa de   espetáculos, biblioteca,  centros culturais, feiras de artesanato e   cultura, etc.) O que ensinar • As práticas sociais dos cotidianos dos alunos e de outros   adolescentes em diferentes tempos e lugares: o estudo de uma paisagem e o   funcionamento de um lugar e suas articulações com o mundo circundante em   determinado período • As permanências e mudanças expressas em diferentes práticas   espaciais de vários tempos e lugares. • Os arranjos espaciais dos cotidianos urbanos. • As novas urbanidades expressas nos espaços públicos. • As práticas espaciais relacionadas aos espaços privados de   uso público. RA-7 Construção de   maquete sobre a espacialidade do lazer urbano                                                                                      - lugares de   consumo , de lazer, de cultura  na dimensão estética, afetiva, de   estranhamento, de exclusão e inclusão.- público e privado nos equipamentos de   lazer da cidade.- organização de uma cidade: bairros, centro, periferia,   áreas de serviço, de comércio, de preservação do meio ambiente. DESCRITORERS: PIP  D13   - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de   industrialização, através de charge, ou poesias. D59 -   Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia.    D54 -   Comparar, observando o planisfério, as principais áreas de reserva e produção   de petróleo,   cobre, ferro, manganês, carvão, bauxita e cassiterita.  D55 -   Comparar os processos de produção de energia da termelétrica e da   hidrelétrica.  D56 -   Identificar os países, a partir de gráficos, quanto à utilização das diversas   fontes de energia.    D57 -   Analisar as condições ambientais necessárias para a construção de   hidrelétrica.  D58 -   Reconhecer os riscos ambientais das usinas nucleares ou das usinas   hidrelétricas  |   
Cláudia gostei muito de seu plano de ensino,está totalmente de acordo com o CBC,gostaria que me enviasse com os descritores,pois quando entro no blog não consigo visualizar tudo.É excelente seu material,tem ajudado muito.Meu emai é heloalvarengacardoso@hotmail.com
ResponderExcluirSeria de todos os anos do ensino fundamentalII(6º,7º,8º e 9º)Desde já agradeço.
ResponderExcluirPlano de ensino com os descritores.Parabéns pelo seu trabalho.Se tiver como enviar pelo email
heloalvarengacardoso@hotmail.com
Parabéns pelo trabalho. Gostaria que você me enviasse o Planejamento de Geografia 6º ano de acordo com CBC e descritores, pois não achei no seu blog. Somente tem do 7, 8 e 9º. Desde já, agradecida.
ResponderExcluirDeixe e-mail, por favor...
ResponderExcluirsimonecorreia@61gmail.com
ExcluirGostaria que você me enviasse o Planejamento de Geografia 6ºao 9º ano de acordo com CBC e descritores, pois não achei no seu blog. Somente tem do 7, 8 e 9º. Desde já, agradecida.
ResponderExcluiremail para resposta:celinhareginalopes@yahoo.com.br
ExcluirOla Claudia gosta de atividades sobre as materias , lazer , Cidadania e direito sociais
ResponderExcluirSegrecacao espacial,Redes e circulacao sera que vc poderia me enviar meu mail e Marta.pedrosantana@yahoo.com obrigado adorei seu site muito interessante ...
olá Claudia poderia me enviar este plano por email ? silverioantonio_1@hotmail.com
ResponderExcluirOlá Claúdia! Voce me enviaria os planos do 6º, 7º, 8º e 9º ano? O email é: marluciaoliveira²live.com. Um abraço!
ResponderExcluirtenho um irmão autista como posso ajuda-lo a aprender geografia? Ele vai entrar no 6ºano.
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