1º Bimestre Geografia 6º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 1. Território e territorialidade 1.1.Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade. 6 a/ 6º ano OP 1 Território e territorialidade Conceituar: Demarcações de poder, legal e ilegal, nos espaços cotidianos - territórios como propriedade coletiva, pública, idéia de posse – limites – fronteiras – vizinhança – territorialidade - qualidade de vida conflituosa e insegura - bairros – favelas - auto-estradas - limite de poder de instituições, grupos sociais, gangs, estados, regiões e países - povo e de nação – Territorialidade - Fronteiras - Desterritorializados: (exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras)- Reterritorializados O que ensinar 1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos(produção do espaço urbano do lazer). 2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer. 3. As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei. 4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das Igrejas, a ciclovia como território do lazer, as Vias Públicas(em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada. -paisagem urbana as territorialidades construídas em diferentes temporalidades no centro das metrópoles como as gangues, mendigos, crianças de rua e outros sujeitos excluídos do processo de produção. -territórios urbanos preservados e os depredados, - papel das políticas públicas na revitalização ou abandono. - pichações, mendicância, violência do trânsito, comércio informal (classes sociais excluídas). Tópico: 2. Paisagens do cotidiano 2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes .4 a / 6º ano 4 a/ 7º ano 4 a / 8º ano 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar Conceituar: paisagens do cotidiano (discotecas, bares, teatros) - qualidade de vida diferente e desiguais - vida rural - - trabalho, emprego e desemprego – espaço público e privado – Favelas – periferia - conquistas de cidadania - - setor terciário e serviços “serviços inteligentes” - Globalização - ONG - Infra-estrutura urbana(energia elétrica, saneamento básico, sistema viário, serviços sociais)- Massificação( influencia dos meios de comunicação rádio, TV, cinema, jornais, revistas, outdoors, propagandas) - Paisagem urbana - Serviços inteligentes (Revolução técnico-científico-informacional). O que ensinar • Paisagens urbanas que evidenciam as diferentes formas de trabalho no espaço. • Paisagens urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer. • As paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza. • O trabalho e o lazer nas paisagens de diferentes tempos e espaços. • Relações entre cultura e trabalho na identidade de um lugar. • Serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer e direitos à cidadania. - paisagens urbanas e suas oportunidades de trabalho e lazer. - acesso a serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer associando-os aos direitos à cidadania. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar I. Região e regionalização - Ler mapas temáticos sabendo extrair deles elementos de comparação e análise dos aspectos evidenciados no tema estudado. 6 a/ 6º ano - Compreender a relação entre as características econômicas das sociedades e a produção do espaço. - Comparar o Índice de Desenvolvimento Humano (IHD) local e/ ou regional com a capacidade de uso e apropriação do espaço. OP- 10 Região e regionalização Conceituar: - território, lugar, paisagem – socioambientais - desenvolvimento sustentável - Desenvolvimento Humano- - ONU - migração campo/cidade - fluxo de investimentos – produtividade - direção do comércio e serviços, qualificação profissional, escolarização, nível tecnológico no reordenamento do território - indicadores econômicos - IDH- exclusão social - “SEM( “ teto, transporte, energia, escola, alimentação, saúde, trabalho) O que ensinar • A noção de região e regionalização no recorte da realidade socioespacial do espaço de vivência, do Brasil e do mundo. • Os indicadores sociais e políticos que identificam a exclusão e inclusão da pobreza no espaço da cidade e do campo. • A relação entre as características econômicas da sociedade e a construção do espaço geográfico no processo de globalização fragmentação. • A comparação entre o Índice de Desenvolvimento Humano no espaço local e o regional referente à (des) territorialização do espaço. • O “grito dos excluídos” no campo e na cidade. • Um mundo possível com qualidade de vida,participação política, direito à segurança e à sustentabilidade. DESCRITORES: PIP D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização. D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa. D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. |
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
2º Bimestre Geografia 6º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 3. Cidadania e direitos sociais 3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. 4 a/ 6º, 6 a/ 7º, --- 4 a/ 9º Conceituar: - direitos sociais - nacionalidade, regionalidade, localidade - cidadania – direitos humanos – cidadão- direitos civis - Galeras –Gangues –Funk – carecas - skinheads – Movimento Hip hop - O que ensinar •Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou mesmo movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania. •As conferências temáticas sobre a cidade. •A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de cada região, de diferentes povos. • Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. •países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural; •noções de trabalho, emprego e desemprego; •noções de público e privado; •diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países. - ações de solidariedade no espaço de vivência. - rebeldia, os sentimentos e a corporeidade dos jovens.: gangues, galeras, movimento Hip hop, Funk, carecas,etc - os jovens e a sociedade de consumo. - a violência entre os jovens. - drogas e os conflitos o mundo da cultura, das músicas, do lazer. - a busca do mundo do trabalho - a construção da cidadania participativa: movimentos políticos, ONGs, Grêmios, esporte, etc. Tópico 4. Lazer 4.1.Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais. 4 a/ 6º ano, 4 a/ 9º ano 4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer. 4 a/ 6º ano, 4 a/ 8º ano OP 4 Lazer Conceituar: lazer - identidade regional, nacional, regionalidade , cultura -- vida globalizada espacialidade do lazer (bandas para os jovens, hap, hip hop, o rock, teatro, feiras típicas - manifestação cultural de cada povo, nação, etnia - lazer na cidade e no campo- - vida 24 horas(produzindo tempos desiguais e atividades diferenciadas por aqueles que usufruem o lazer, e os que o produzem (turismo, arte, exposições, eventos, teatro, balé, shows). - Lazer produtivo O que ensinar •Os fatores que explicam a distribuição, localização e freqüência das atividades que evidenciam a vida 24 horas relacionadas ao lazer: teatros, shows, bares, discotecas, cinemas, espaços culturais diversificados. •O lazer relacionado à saúde- os parques, as caminhadas, as quadras, o esporte. •Os espaços públicos de lazer por idade: parquinhos e praças com espaços para idosos. •O lazer privado relacionado ao novo mercado: a terceira idade. •O lazer relacionado ao turismo- com todos os desdobramentos que se coloca na transformação de natureza ou patrimônio histórico, festas, em produtos turísticos- a festa de São João, por exemplo. •A dimensão econômica do lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais, em especial jogos virtuais. •A espacialidade e territorialidade do lazer: quadras, parques, cinemas, casas de show e diferentes espetáculos, sem desconsiderar a produção pública do lazer através dos espetáculos promovidos em praças com patrocínio, muitas vezes, do setor privado. - mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais. Tópico 5. Segregação espacial 5.1.Identificar as questões que envolvem a segregação espacial em imagens, textos e na observação da vida cotidiana. 8 a/ 6º ano 5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas. 4 a/ 6º ano, 4 a/ 7º ano, 4 a/ 8º ano OP- 5 Segregação espacial Conceituar: - segregação socioespacial (bailes funks, forrós, restaurantes, shoppings, condomínios fechados, favelas) - fragmentação da metrópole - centros urbanos – Fronteiras – Identidade - Etnia – Genocídio - O que ensinar •Planejamento urbano e necessidades locais da população: a distribuição dos serviços, loteamentos, equipamentos públicos, praças, parques. •Loteamentos periféricos: aspectos de infra-estrutura urbana e serviços relacionados do local ao centro urbano. •Condomínios fechados, guetos e favelas. •As territorialidades e os grupos sociais marginalizados socialmente. •Os enfoques citados relacionados com o conceito demandam que os alunos percebam para além de suas representações sobre a produção do espaço. Isso significa a necessidade de um diagnóstico sobre os serviços e equipamentos públicos, a noção de direitos sociais e deveres do governo em relação aos serviços equipamentos, discussão sobre o uso e consumo dos espaços públicos com a ordem de respeito a leis e ao meio ambiente e sobretudo, uma grande reflexão sobre a finalidade da vida urbana e da sociabilidade. - exclusão das populações marginalizadas. - discriminação, segregação praticadas no espaço. - Diferenciar grupos ou classes sociais de acordo com a cor, crença religiosa, língua, relações políticas. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar II. Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e urbanidade - Interpretar gráficos, fotos e tabelas que expressem fenômenos urbanos da urbanidade e do entretenimento. - Identificar, conhecer e avaliar os laços de identidade da cidade com o cidadão, as manifestações populares e o trabalho, assim como a falta de trabalho e a repressão às manifestações, em textos e fotos. - Comparar as marcas da mudança na produção do espaço urbano através da análise de fotos de ruas, avenidas, praças que revelam a urbanidade. Conceituar: segregação espacial - urbano – cidade - qualidade de vida. O que ensinar · Leitura de fotos, imagens e mapas que expressem fenômenos urbanos da urbanidade e entretenimento. E de falta de urbanidade e entretenimento: o que evidencia a cidade partida: os guetos. · Ensinar: os laços de identidade da cidade com o cidadão, as manifestações populares e os arranjos resultantes da repressão às manifestações principalmente dos escravos. O trabalho e a falta de trabalho, o emprego e o desemprego, a economia informal, os camelódromos, as produções de mercados através de (esportes). DESCRITORES: PIP D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. |
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
3º Bimestre Geografia 6º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 6. Redes e circulação 6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano. 4 a/ 6º ano, 6 a/ 8º ano OP- 8 Redes e circulação Conceituar:- telecomunicações, fluxos aéreos/ferroviários/rodoviários/aquaviários, meio técnico-científico, era da informação, mundo digital, globalização, fluxo financeiro, circulação de mercadorias, fluxo comercial, fluxo de pessoas -- redes técnicas(comunicações e dos transportes - fronteiras - meios de transporte e comunicação - comércio internacional - velocidade das informações - interações entre culturas, povos, cidades, países –Infovias - espaço cibernético mundial - infoespaço – Fibra ótica - Redes telemáticas –- Inclusão digital - oftwares livres -- Exclusão digital –- Rede solidária - Terceiro setor - Transnacionalização de capital –Economia mundo - Globalização O que ensinar •O papel dos transportes e comunicações no passado e no presente. • O Brasil e o mundo conectado em redes. • Da globalização eletrônica às gerações cibernéticas. • O espaço e a cultura da interatividade na era digital. • A geografia e o trânsito: do caos aos movimentos solidários. • Os serviços inteligentes inovando os transportes e as comunicações • A inclusão digital contribuindo na formação da cidadania e redução da violência. O meio técnico-científico-informacional vem renovando a infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias, rodovias, ferrovias, refinarias,dutos e as telecomunicações no território, em escala local, nacional e global. - Avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, relacionando-os à exclusão em que permanecem parte significativa da população brasileira e mundial. RA-3 Redes e circulação Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro Tópico 7. Turismo 7.1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas. 8 a/ 6º ano, 3 a/ 8º ano OP- 16 Turismo Conceituar:- patrimônios culturais e ambientais - diversidade cultural - ocupação do tempo livre - viagens turísticas - lugares turistificados - infra-estruturas (saneamento, segurança, equipamentos de hospedagem, lazer, alimentação, meios de comunicações e transportes, artesanato, recursos humanos, comércio) - educação patrimonial e ambiental - patrimônios natural e cultural - natureza preservada e aspectos históricos (tradições, valores, crenças, festas, ritos, costumes) - Programa Nacional de Municipalização do Turismo - Turismo com base local - Cultura turística ecologizada - Cultura turística - Desenvolvimento sustentável – O que ensinar • A relevância de um código de postura para uso e consumo dos espaços de turismo e lazer com vistas à preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares. • Os parâmetros de turismo sustentável e insustentável explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico. • Leitura de mapas lugares turísticos e de elaboração de mapeamentos turísticos. Tópico 8. Cultura e natureza 8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta; 6 a/ 6º ano OP20 Cultura e natureza Conceituar: - fragmentação - - exclusão de Cultura e Natureza –- problemas ambientais contemporâneos -- sustentabilidade - insustentabilidade – O que ensinar • A ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta. • A sustentabilidade cultural a partir da ótica do respeito à diversidade de conhecimentos, tecnologias e práticas de adaptação do homem ao meio. • O cotidiano das comunidades tradicionais do Brasil referenciada na cultura do mundo vivido que orienta as relações cultura e natureza. Leia-o e discuta-o com a turma. • Representação individual das idéias destacadas do texto "Carta do Cacique Seatle", usando de diversas linguagens, tais como: história em quadrinhos, desenhos, pintura, escultura, charges, colagem de imagens, reconto. Cada aluno deverá escolher dois entre os nove itens apresentados. A apresentação na classe envolverá discussão, avaliação coletiva e exposição dos trabalhos. Ao final, colecionar a produção sob a forma de um livro para ser utilizado como material didático nos próximos anos letivos. - patrimônio natural. - uso da água, da vegetação, do solo, do relevo, do clima. - florestas, bioma, ecossistema, manejo, impacto ambiental e sustentabilidade. - desmatamento suas conseqüências. - florestas tropicais. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar III. Patrimônio e ambiente - Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação. -Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos. - Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos. Conceituar: patrimônio - grafiteiros – pichadores – preservação - patrimônios urbanos e suas revitalizações -Orçamento Participativo - justiça social -- sustentabilidade urbana -- políticas públicas urbanas – cidade - revitalização do espaço urbano - - bairros, centro, periferia, distritos, regionais - direitos e deveres do cidadão -- periferia Patrimônio - Impactos ambientais na cidade - IEPHA: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico - IPHAN: Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – O que ensinar: • as construções patrimoniais e seu valor cultural associado à preservação do espaço urbano. •os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos. •os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos. .patrimônio cultural brasileiro - artigo 216 da Constituição Federal de 1988 (“bens de natureza material e imaterial) . Tipo de impactos ambientais, os resultantes da atividade industrial e queima de combustíveis fósseis de veículos automotores que poluem o ar e provocam chuva ácida danificando o patrimônio, quanto os gerados pela intensa transformação da natureza pela crescente urbanização. DESCRITORES: PIP D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. |
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
4º Bimestre Geografia 6º ano Ensino Fundamental. Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro Tópico 10. Cultura e natureza 10.1.Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrológicos e as transformações culturais regionais. 8 a/ 6º ano 10.2.Reconhecer os aspectos principais dos diferentes tipos de clima no mundo e no Brasil. OP- 17 Região cultural Conceituar: - Região cultural – 1) O Nordeste Agrário do Litoral – 2) O Mediterrâneo Pastoril (subdividida em 4 sub-áreas: os sertões, os babaçuais e carnaubais, as terras úmidas e o agreste) - 3) A Amazônia; 4) O Planalto Minerador; 5) Centro-Oeste; 6) Extremo Sul Pastoril; 7) A área de colonização estrangeira (imigrantes alemães, italianos, poloneses, russos e, mais recentemente, holandeses e japoneses); 8) A área do café; 9) A faixa urbano-industrial; 10) A Área Salineira (áreas litorâneas dos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte); 11) A Área do Cacau (região do sul da Bahia); 12) A Área de Pesca. Região cultural segundo - - Darcy Ribeiro (1995): 1) o Brasil da cultura sertaneja do nordeste e do centro, baseada na produção do couro e do gado; 2) o Brasil da cultura crioula do litoral, baseada nos engenhos de açúcar; 3) o Brasil da cultura cabocla da Amazônia, baseada nos seringais e na pesca dos rios; 4) o Brasil caipira do Sudeste e Centro, baseado na economia do café e da subsistência e nascida dos bandeirantes; 5) o Brasil da cultura gaúcha das estâncias de gado e da cultura agrícola dos imigrantes no sul do país. Região cultural segundo -- Diegues as regiões culturais seriam: a) Região Central: berço da mineração e a única que carrega consigo os traços contidos no discurso da mineiridade; b) Norte e Nordeste: cuja influência viria, sobretudo, da Bahia; c) Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: São Paulo e Goiás, donde surge a idéia da produção do caipira do centro do Brasil; d) Sul de Minas: ligado a São Paulo. O que ensinar • Semelhanças e diferenças entre as regiões culturais de diferentes identidades. • Aspectos relevantes do regionalismo mineiro urbano e rural manifestado em sua sociodiversidade. • Os regionalismos brasileiros sob a perspectiva dos critérios geopolíticos, geoeconômicos e geoculturais. Eixo Temático IV Meio Ambiente e Cidadania Planetária Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade Tópico 19. Agenda 21 19.1. Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis. 19.2. Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade.8 a/ 6º,6 a/ 9º OP- 35 Agenda 21 Conceituar:- Agenda 21 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (ECO-92) a) Cidades Sustentáveis – b) Agricultura Sustentável: c) Infra-estrutura e Integração Regional: d) Gestão dos Recursos Naturais: e) Redução das Desigualdades Sociais: f) Desenvolvimento Científico e Tecnológico: O que ensinar •O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro: importância dos saberes e fazeres (conquistas tecnológicas) elaborados e acumulados por populações tradicionais em seus diversos campos, como a botânica, a medicina, a astronomia, a filosofia e a literatura, bem como suas especificidades sociais e territoriais. Por se tratar de um patrimônio humano, artístico e científico brasileiro é relevante conhecê-los e protegê-los com medidas eficazes de combate à biopirataria. Elas vivem em todos os biomas brasileiros. São os povos indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas. • Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de energia. • Entre as medidas de conservação dos ambientes naturais destaca-se a criação de reservas extrativistas. Nessa abordagem colocar-se-á em questão a importância do manejo sustentável dos recursos florestais amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria, ou seja, saque indevido das riquezas naturais, que movimenta por ano no mundo cerca de US$ 60 bilhões, segundo estimativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). -Avaliar as políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentável sob a ótica das recomendações propostas pela Agenda 21. -Identificar as medidas para a conservação dos ambientes naturais expostos na Agenda 21 e analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade. Tópico 20. Padrão de produção e consumo 20.1.Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. 6 a/ 6º ano, 6 a/ 7º ano Conceituar: Hipótese de Gaia –Aquecimento global –Socioesfera –Sociedade de consumo –Sociedade do desperdício – -problemas ambientais contemporâneos - UNESCO e PNUMD - - pluralidade cultural e etnoconhecimento (sustentabilidade cultural). - poluição da água, ar, solo; o buraco na camada de ozônio; o aumento dos gases de efeito estufa; as mudanças climáticas; o El Nino e La Nina, ilhas de calor, inversão térmica. - Ordem Ambiental Internacional, o Protocolo de Kyoto, O que ensinar • Os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares, avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade. • A relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais contemporâneos. • Os padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista. -Noções de ecossistemas -sustentabilidade - problemas ambientais contemporâneos – sociedades sustentáveis - consumismo., sociedade de consumo. -Diferenciar as características técnicas dos produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional. Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 6º ano Temas complementares: • Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras. • A qualidade de vida e o crescimento populacional. • Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades. • O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países. Complementar IV. Espacialidade - Comparar fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade. - Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los. OP- 7 Espacialidade Conceituar: - lugar, paisagem, sociedade, natureza - cidade, lazer, qualidade de vida urbana - diferentes paisagens – espacialidade - -movimento de mundialização - meio-técnico-científico-informacional - -justiça social e ambiental - sociedade sustentável - Espacialidade urbana – Equipamentos urbanos de lazer e cultura: (clubes, cinema, quadras, teatros, praças, shopping, parques, Zoológico, bibliotecas, circo , planetário, museu, casa de espetáculos, biblioteca, centros culturais, feiras de artesanato e cultura, etc.) O que ensinar • As práticas sociais dos cotidianos dos alunos e de outros adolescentes em diferentes tempos e lugares: o estudo de uma paisagem e o funcionamento de um lugar e suas articulações com o mundo circundante em determinado período • As permanências e mudanças expressas em diferentes práticas espaciais de vários tempos e lugares. • Os arranjos espaciais dos cotidianos urbanos. • As novas urbanidades expressas nos espaços públicos. • As práticas espaciais relacionadas aos espaços privados de uso público. RA-7 Construção de maquete sobre a espacialidade do lazer urbano - lugares de consumo , de lazer, de cultura na dimensão estética, afetiva, de estranhamento, de exclusão e inclusão.- público e privado nos equipamentos de lazer da cidade.- organização de uma cidade: bairros, centro, periferia, áreas de serviço, de comércio, de preservação do meio ambiente. DESCRITORERS: PIP D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, ou poesias. D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. D54 - Comparar, observando o planisfério, as principais áreas de reserva e produção de petróleo, cobre, ferro, manganês, carvão, bauxita e cassiterita. D55 - Comparar os processos de produção de energia da termelétrica e da hidrelétrica. D56 - Identificar os países, a partir de gráficos, quanto à utilização das diversas fontes de energia. D57 - Analisar as condições ambientais necessárias para a construção de hidrelétrica. D58 - Reconhecer os riscos ambientais das usinas nucleares ou das usinas hidrelétricas |
Cláudia gostei muito de seu plano de ensino,está totalmente de acordo com o CBC,gostaria que me enviasse com os descritores,pois quando entro no blog não consigo visualizar tudo.É excelente seu material,tem ajudado muito.Meu emai é heloalvarengacardoso@hotmail.com
ResponderExcluirSeria de todos os anos do ensino fundamentalII(6º,7º,8º e 9º)Desde já agradeço.
ResponderExcluirPlano de ensino com os descritores.Parabéns pelo seu trabalho.Se tiver como enviar pelo email
heloalvarengacardoso@hotmail.com
Parabéns pelo trabalho. Gostaria que você me enviasse o Planejamento de Geografia 6º ano de acordo com CBC e descritores, pois não achei no seu blog. Somente tem do 7, 8 e 9º. Desde já, agradecida.
ResponderExcluirDeixe e-mail, por favor...
ResponderExcluirsimonecorreia@61gmail.com
ExcluirGostaria que você me enviasse o Planejamento de Geografia 6ºao 9º ano de acordo com CBC e descritores, pois não achei no seu blog. Somente tem do 7, 8 e 9º. Desde já, agradecida.
ResponderExcluiremail para resposta:celinhareginalopes@yahoo.com.br
ExcluirOla Claudia gosta de atividades sobre as materias , lazer , Cidadania e direito sociais
ResponderExcluirSegrecacao espacial,Redes e circulacao sera que vc poderia me enviar meu mail e Marta.pedrosantana@yahoo.com obrigado adorei seu site muito interessante ...
olá Claudia poderia me enviar este plano por email ? silverioantonio_1@hotmail.com
ResponderExcluirOlá Claúdia! Voce me enviaria os planos do 6º, 7º, 8º e 9º ano? O email é: marluciaoliveira²live.com. Um abraço!
ResponderExcluirtenho um irmão autista como posso ajuda-lo a aprender geografia? Ele vai entrar no 6ºano.
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