São conhecidas como revoluções
liberais aquelas iniciadas no
século XVIII, que se desenvolveram no século XIX, e possuíam forte influência
do Iluminismo.
1750 – Revolução Industrial
REVOLUÇÃO AMERICANA: Antes da Independência, os EUA eram formados
por treze colônias controladas pela Inglaterra. Os
ingleses usavam as colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais
que não tenham na Europa, cobravam impostos e
taxas. Os ingleses começaram a colonizar os EUA no século XVII. A colônia
recebeu dois tipos de colonização:
1-As
Colônias do Norte :
colonizada por protestantes, que fugiam das perseguições religiosas
queriam transformar a região num
próspero lugar para a habitação de suas famílias, chamaram o lugar de Nova
Inglaterra e implantaram a colônia de povoamento com: mão-de-obra livre,
economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo
interno.2-As Colônias do Sul : sofreram colônia de exploração.
Seguiam o Pacto Colonial. Era baseada no latifúndio, mão-de-obra escrava,
produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
Guerra
dos Sete Anos- Aconteceu
entre a Inglaterra e a França
as duas queriam territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu
vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas
dos colonos do norte. Com o aumento das taxas e impostos.
Leis criadas pela
Inglaterra que prejudicaram os EUA, causando as revoltas pela independência: Lei do Chá (deu o
monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei
do Selo ( todo produto deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do
Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).
Primeiro
Congresso da Filadélfia
foi feito para os colonos tomarem medidas
diante do que estava acontecendo, não tinha caráter separatista, queriam o
fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na
vida política da colônia. Porém, o rei inglês George III não aceitou as
propostas do congresso, e adotou mais medidas controladoras e restritivas
como as Leis Intoleráveis. Uma
destas leis, a Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono era obrigado a
fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. Essas
leis geraram muita revolta
influenciando o processo de independência.
Segundo
Congresso da Filadélfia- Em 1776, os colonos se reuniram com o objetivo de
conquistar a independência. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de
Independência dos Estados Unidos. Porém, a Inglaterra não aceitou a
independência e declarou guerra. A Guerra de Independência foi vencida pelos
Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha. George
Washington se tornou o 1º presidente.
Constituição
dos Estados Unidos- Em 1787, ficou pronta a Constituição dos
Estados Unidos com
características iluministas.
Garantia a propriedade privada, manteve a escravidão, optou pelo sistema de
república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do
cidadão.
|
1-
Sobre o texto acima marque V ou F.
a)
( )
Revolução Americana foi o nome dado ao processo de independência dos EUA.
b)
( ) Os EUA
foram colonizados(dominados) pela Inglaterra. (daí o idioma inglês)
c)
( ) A guerra
dos 7 anos aconteceu entre Inglaterra e
França. Foi uma disputa por terras dos EUA.
d)
( ) As leis
e impostos criados pela Inglaterra acabaram influenciando na perda da sua
principal colônia (EUA)
e)
( ) Durante
o 2º Congresso de Filadélfia foi decidido a Independência dos EUA.
f)
( ) Thomas
Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos EUA
g)
( ) George
Washington foi o 1º presidente dos EUA.
h)
( ) Os EUA
se tornaram Independentes em 4 de julho de 1776.
i)
( ) A
constituição dos EUA teve ideais Iluministas de liberdade, igualdade e
fraternidade, mas manteve a escravidão.
2-
Numere (1) para colônia de exploração e (2) para
colônia de povoamento
( )minifúndio(pequena propriedade)
( ) colonizada por protestantes
( ) Nova
Inglaterra
( ) Sul
dos EUA e toda América Latina
( )
baseada na exploração agrícola e mineral
|
( )
trabalho escravo
( ) latifúndio(grande propriedade)
( )queriam
prosperar o lugar
( )
produção para consumo interno
( )
baseada no comércio
|
( )
trabalho livre
( )
policultura
( ) Norte
dos EUA
( )
produção para exportação.
( ) pacto
colonial.
( )
monocultura
|
Revolução Francesa
Os
franceses do séc. XVIII, viviam uma situação de extrema injustiça social. A
França era uma monarquia absolutista (o rei controlava a economia, a justiça,
a política e até a religião dos súditos. Não existia democracia ( os
trabalhadores não votavam)
Os
oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão) ou condenados à guilhotina. A
sociedade era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social,
estava o clero.
Abaixo a nobreza (rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros
nobres). A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores,
camponeses e burguesia) que,
sustentava toda a sociedade com seu trabalho e pagamento de impostos.
Os trabalhadores desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A
burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação
política maior e mais liberdade econômica. Isso deu início a Revolução Francesa (14/07/1789) .
O povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início da revolução, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.O lema
dos
revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Durante
a revolução grande parte da nobreza
deixou a França, porém a família real( rei Luis XVI e Maria Antonieta) foi
capturada e
guilhotinada.
O clero teve os bens( da igreja) confiscados.
Em
1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais e
promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que garantia direitos iguais aos cidadãos, além
de participação política para o povo.
Girondinos e Jacobinos-Após a revolução, o
terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com
opiniões diversificadas. Os girondinos, representavam a alta burguesia e
queriam evitar a participação dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
Os
jacobinos
representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no
governo. Liderados por Robespierre e
Saint-Just,
eram radicais e defendiam mudanças na sociedade que beneficiassem os pobres.
A Fase do
Terror -Os
radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e
organização as guardas nacionais. Estas
recebem
ordens para matar os oposicionistas do
novo governo. Muitos foram condenados a morte.
A burguesia no poder -Os girondinos
assumem o poder e começam a instalar um governo burguês. Uma nova
Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus
direitos políticos e econômico. O general Napoleão
Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de
Brumário. Com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um
governo burguês Napoleão assumi o
cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.
Conclusão- A Revolução Francesa
significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo
ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A
vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou. Por outro lado, a burguesia
conduziu o
processo
de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade
burguesa e capitalista foram
estabelecidas. A Revolução influenciou
com seus ideais iluministas
a independência de alguns países da América Espanhola e a Inconfidência
Mineira no Brasil.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1-Quando
o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos
súditos a monarquia é-----------------------------------
2-
Quando o povo não vota falta a ---------------------------------
3
– O nome do local onde os opositores políticos eram presos durante a
Revolução Francesa era-----------------------------------.
4- Os condenados á morte na frança
eram-----------------------------------------.
5-
A sociedade francesa era estratificada, composta pelo clero, nobreza e trabalhadores que sustentava a todos com seu
trabalho e pagamento de -6- Os
------------------------------------ eram chamados de terceiro estado.
7-
A --------------------------------participou da revolução porque
desejava participação política e mais
liberdade econômica.
8-
------------------------------ era rei da França durante a revolução e foi
guilhotinado
9-
O que marcou o início da revolução foi a
----------------------------------------------------
10-
O ------------------- da Revolução Francesa era “Liberdade, igualdade e
fraternidade”.
11-
Durante a revolução grande a família
real foi guilhotinada e o clero teve os bens ------------------------------.
12-
A Assembléia Constituinte promulgou a Declaração dos ------------------- do
Homem e do Cidadão
13-
A declaração dos direitos Humanos
garantia direitos iguais aos --------------------- e participação
política.
14-
Depois da revolução o povo assume o poder apoiados pelos -------------------
que defendiam uma maior participação popular no governo.
15-
Os girondinos não queriam a
participação dos trabalhadores colocaram------------------- ------------------no poder.
16-
--------------------------------------- era o principal líder dos jacobinos.
17-
A época da revolução marcada pela organização da guarda nacional e pelo
assassinado de muitos foi chamada de --------- ----------------
18-
A Revolução Francesa pôs fim ao absolutismo e aos ---------------------------
da nobreza. O povo ganhou direitos e passou a ser respeitado.
19-
A Revolução influenciou com seus
ideais iluministas
a independência de alguns países e a ------------------ --------------------no Brasil.
|
Afinal o que é uma Revolução? O significado do termo Revolução (do latim revolutio, "uma volta") é uma transformação radical que têm lugar num período relativamente curto de tempo. No conceito da História acrescenta-se ao significado de Revolução os fatos históricos com quebras ou rupturas radicais seja no campo social, no poder ou nas estruturas organizacionais. Revoluções sempre fizeram parte do processo civilizatório da humanidade, algumas foram denominados de marcos ou divisores de épocas. O século XVIII foi chamado de a Era das Revoluções. Comumente as pessoas acham que cidadania significa ter o direito de votar na época das eleições. Entretanto, o conceito de cidadania é mais amplo. Os direitos do cidadão não surgem ao acaso, estes são resultado das lutas de indivíduos que desejavam um mundo mais justo, sem opressão e com maiores oportunidades. Os direitos que hoje desfrutamos foram e continuam sendo objeto de disputas de interesses entre governo, forças políticas, classes sociais dominantes e movimentos populares, muitos deles conseguidos através das revoluções. Atualmente o direito das pessoas como o de ter sua religião, de igualdade étnica, de igualdade de gênero, de voto, enfim de professarem livremente seus ideais tornou-se possível em virtude da luta e até da morte de muitos no passado que não se intimidaram diante das injustiças e sonharam com um tempo em que todos seremos iguais. |
||
Os
recursos tecnológicos hoje disponíveis nos computadores, telefones celulares,
Iphones, etc., são resultados de milhares de anos de experimentos da
inventividade humana. Desde a invenção das primitivas ferramentas da
Era Neolítica ao fantástico advento da tecnologia de transmissão sem fio
(wi-fi) a humanidade vem acumulando conhecimentos e a medida que o tempo
passa tornam-se cada vez mais complexos e sofisticados. Contudo há
períodos na História em que estes conhecimentos aceleram o ritmo com mudanças
rápidas e abrangentes em diversas áreas da atividade humana. Um
destes períodos iniciou-se na Inglaterra, por volta de 1750 e recebeu
a denominação de Revolução Industrial. Qual a importância em
compreendermos a Revolução Industrial? Se pretendemos entender os mecanismos
de funcionamento do sistema capitalista na atualidade é fundamental
que conheçamos o advento da Revolução Industrial. Principalmente no aspecto
relacionado às relações de trabalho. A Revolução Industrial ocorreu
por uma necessidade da burguesia(classe dos comerciantes). Através
de dois lances: a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa a
burguesia inglesa deu o golpe final do poder absoluto do rei e apropriou-se do poder
político. Aliado a isto está o surgimento de inventos como o tear
hidráulico, o trem e o barco a vapor que contribuíram para
uma importante transformação: a substituição da força física
(manufatura) pela força mecânica (máquina) ou seja o trabalho da
manufatura passar a ser realizado nas fábricas.
O Barco
e a locomotiva a vapor além
do tear automático foram as invenções mais importantes durante da
Revolução Industrial.
A
Inglaterra foi o berço da Revolução Industrial e algumas condições ajudaram-na a ser
a pioneira:
- Acúmulo de capitais (conseguido através da exploração das colônias, principalmente na América do Norte) - Mão de obra disponível (falta de terra na zona rural em virtude dos cercamentos obrigou os camponeses a migrar para as cidades e se tornarem força de trabalho nas fábricas) . - Estado liberal burguês (a burguesia ocupava o poder político) | ||
Na
primeira Revolução Industrial aconteceu um desenvolvimento nos
setores têxtil, siderúrgico e agrícola, que gerou
transformações econômicas, políticas, sociais e culturais
como:
-Consolidação
do Capitalismo.
-Afirmação do Liberalismo.
-Urbanização.
-Questão social e novas idéias.
Sobre a
questão social e o surgimento de novas idéias é importante ressaltar que
os desdobramentos sociais ocorreram a partir
do rearranjo de classes sociais no capitalismo moderno ou
seja o surgimento de duas novas classes com interesses opostos: a
burguesia industrial e a classe trabalhadora (proletariado). Contra
o modelo de exploração da força de trabalho pelo capitalista
(burguesia industrial) as doutrinas socialistas passam a
denunciar as condições de trabalho aviltantes dos que produzem a
riqueza, no caso os trabalhadores, mas não compartilham desta. Assim
está lançada a pedra fundamental do Socialismo.
|
Duas classes sociais em conflito. Burguesia x
Trabalhador
|
|
ATIVIDADES1
1- De acordo com o texto, qual o significado
de Revolução?
2- De
acordo com o texto, coloque V ou F
( ) Algumas revoluções foram marcos na
divisão da história
( ) O século XVIII foi chamado de a Era
das Revoluções.
( ) Cidadania significa ter o direito de votar na época das eleições.
( ) Os direitos alcançados pelos cidadãos
são resultado das lutas e revoluções dos indivíduos por um mundo mais justo,
sem opressão e com maiores oportunidades.
( ) Os direitos foram e continuam sendo
objeto de oferecidos ao povo pelos governantes.
( ) São exemplos de direitos alcançados
pelos cidadãos o de ter sua religião,
de igualdade étnica, de igualdade de gênero, de voto
|
ATIVIDADES2
1- De
que época são as primeiras ferramentas utilizadas pelo homem?
2- Qual
é a tecnologia mais sofisticada apresentada no texto?
3- Onde
se iniciou a revolução Industrial? Quando?
4- Quem
era a burguesia na época do início da Revolução Industrial? E hoje, quem é a
burguesia?
5- Que
condições ajudaram a Inglaterra a ser a pioneira na industrialização?
6- Que
setores se desenvolveram com a primeira Revolução Industrial?
7- Que
transformações econômicas, políticas, sociais e culturais
aconteceram com a primeira Revolução Industrial?
8- Que
classes sociais surgiram com a primeira Revolução Industrial?
9- O
que é o proletariado?
10-
Quem eram os capitalistas durante a primeira Revolução Industrial?
11-
Quem produz a riqueza?
12-
Coloque V ou F
( ) A tecnologia de computadores, telefones
celulares, Iphones, etc., são resultados de milhares de anos de experimentos
da inventividade humana.
( ) A Revolução Industrial foi facilitada
porque a burguesia lutou pelo fim do absolutismo e tomou o poder na
Inglaterra
( )Os inventos que facilitaram a Rer. Industrial
foram o tear hidráulico,o trem e o barco a vapor
( ) Com a Revolução Industrial houve a
substituição da força física (manufatura) pela força mecânica (máquina)
( ) As doutrinas socialistas apoiavam as más
condições de trabalho do proletariado
|
|
TEXTO 1
A vinda da família real
portuguesa para o Brasil se deu no ano de 1808, após a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte
a Portugal. (Essa
invasão foi causada porque a França não conseguiu derrotar a Inglaterra em uma disputa militar, fato pelo
qual Napoleão proibiu que os países da Europa Continental fizessem qualquer
tipo de comércio com os ingleses. Para isso criou um decreto
que constituía o “bloqueio continental”. Dom João não teve outra alternativa senão fugir
com sua família e parte da corte para as terras brasileiras, vieram um total
de dez mil pessoas) Após sua chegada ao Brasil, dom João decretou que os portos brasileiros
fossem abertos para o comércio com todas as nações com as quais mantinham
relações cordiais, inclusive com a Inglaterra. Antes
dessa decisão o Brasil só mantinha comércio com Portugal e
suas colônias. Esse foi um fato importante
para a nossa independência, pois, a partir daí, os portos do Brasil foram
autorizados a fazer comércio com outros países e não mais só com Portugal,
como era no Pacto Colonial. Com essa abertura houve o rompimento do pacto
colonial e a revogação das leis feitas por rainha dona Maria (mãe de D João
VI)
A
família real permaneceu por um mês na Bahia,
fazendo melhoras na região,como: a criação da Escola
de Cirurgia – que mais tarde
tornou-se faculdade de medicina do estado; a criação da Junta do Comércio –
virando a associação comercial; a criação do Passeio Público e a construção do Teatro São João –
a melhor casa de espetáculos do país.
Em
seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi instalada a sede do governo
de Portugal, por mais de treze anos. Com isso, o Rio de Janeiro cresceu muito
e o estado obteve novas estruturas.
As principais benfeitorias
foram: o Banco do Brasil, a Academia Militar e da Marinha, a Imprensa Régia,
a Academia de Belas Artes, o Jardim Botânico, o Museu da Biblioteca Nacional,
além de outros museus, bibliotecas, teatros e escolas,
o que fortaleceu a idéia de valorizar nossa cultura.
O Brasil, que até então, era tido como colônia, passou a ser Reino Unido a Portugal e Algarves, tendo suas capitanias transformadas em províncias, o Brasil tornou-se sede e Portugal passou a ter papel secundário.
Com
o falecimento da mãe de D. João, a então rainha de Portugal, este teve que
assumir o trono do país, administrando o mesmo daqui do Brasil, enviando suas
ordens através dos mensageiros. Mas, com a derrota de Napoleão, aconteceu uma revolta em Portugal,
os portugueses que se diziam liberais exijam o retorno imediato do rei ao seu
país de origem e o retorno do pacto colonial para o Brasil, ou seja, a famosa
Revolução do Porto exigia que o Brasil voltasse a fazer comércio somente com
Portugal. Os comerciantes tupiniquins não queriam o retorno do pacto. Logo o
rei voltou a Portugal deixando o seu filho Pedro no comando da colônia.com
isso dom Pedro Primeiro atuou no episódio conhecido como dia do fico, fazendo
com que acontecesse uma série de transformações, levando a independência do
país.
|
TEXTO 2
A
chamada Revolução do Porto foi um movimento liberal que acarretou
consequências tanto na História de Portugal como na História do Brasil.
Iniciado
na cidade do Porto no dia 24 de Agosto de 1820, cuja burguesia mercantil se
ressentia dos efeitos do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas
(1808), que deslocara para o Brasil parte expressiva da vida econômica
metropolitana, o movimento reivindicatório logo se espalhou, sem
resistências, para outros centros urbanos de Portugal, consolidando-se com a
adesão de Lisboa.
Iniciado
pela guarnição do Porto, irritada com a falta de pagamento, e por
comerciantes descontentes daquela cidade, conseguiu o apoio de quase todas as
camadas sociais: o Clero, a Nobreza e o Exército português. Entre as suas
reivindicações, exigiu:
1-
a volta de D João VI e o imediato retorno da Corte para o reino, visto como
forma de restaurar a dignidade metropolitana;
2-
o estabelecimento, em Portugal, de uma Monarquia constitucional; e a
restauração da exclusividade de comércio com o Brasil (reinstauração do Pacto
Colonial).
O
movimento, vitorioso, ficaria conhecido como Revolução do Porto ou Revolução
Liberal do Porto. Como consequências, D.
João VI e a corte retornaram a Portugal no ano de 1821. D. João deixou em seu
lugar, no Brasil, o filho D. Pedro como príncipe regente. Diante do
progressivo aumento da pressão para a recolonização do Brasil, D. Pedro I proclamou sua independência em 07 de setembro de 1822.
|
Atividades: 1-
1- Quando a família Real veio para o Brasil?
2- Quem trouxe a Família Real para o Brasil?
3- Por que a Família Real veio para o Brasil?
4- O que foi o
Bloqueio Continental?
5- O que foi a
abertura dos Portos?
6- O que foi o
Pacto Colonial?
7- Que
benfeitorias D. João VI fez no Brasil? (Bahia e Rio de Janeiro)
8- Com a vinda
de D. João, como ficou a situação política do Brasil e de Portugal?
9- Por que D.
João teve que retornar para Portugal?
|
10- Complete com o nome da Família real
a) ____________________, a Louca, era mãe de D João,
________________________era filho, ____________________era neto
e a Princesa __________________era bisneta de D João.
11- Quem eram os comerciantes tupiniquins e porque eles
não queriam a volta do Pacto Colonial?
12- Qual foi a conseqüência da Revolta do Porto?
13- Quais eram as reivindicações dos revoltosos do
Porto?
14- Que assumiu o trono no lugar de D João? O que essa
pessoa precisou fazer para se tornar rei do Brasil?
|
Atividades: 2-
1- O que os dois textos têm em comum?
2- Em que contexto se dá a volta de D João á Portugal?
3- De acordo com os textos qual foi a principal motivação para a Independência do
Brasil?
Durante o século XIX, a sociedade européia
passou por uma reorganização política.
Nesse período, a burguesia (que eram os comerciantes) se tornou a classe social hegemônica, alcançando o poder em diversos países, fato que permitiu a expansão do capitalismo. Em 1830, as revoluções foram responsáveis pela eliminação do Antigo Regime (Absolutismo) na França e pela independência da Bélgica. Os dois países tornaram-se monarquias constitucionais, A alta burguesia teve papel preponderante no Estado, e deu início a industrialização.
Em
1848, novas revoluções ocorreram e foram
denominadas Primavera dos Povos,
pois tiveram participação dos populares, em parte influenciadas pelas idéias
socialistas. No entanto a ideologia predominante e que comandou os movimentos
do período foi o liberalismo. LIBERALISMO é um conjunto de princípios e teorias políticas de
defesa da liberdade política e econômica. Os liberais são contrários ao forte
controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
Os princípios básicos do liberalismo
são: - Defesa da propriedade privada; -
Liberdade econômica (livre mercado); - Mínima participação do Estado nos
assuntos econômicos da nação (governo limitado); - Igualdade perante a lei
(estado de direito).
A grande "onda revolucionária" -o
liberalismo- produziu transformações na França, com a proclamação da 2ª
República e a formação de um governo de coalizão com a participação de
socialistas. Os poloneses e os húngaros buscavam a independência. Alemães e
italianos lutavam pela unificação. Na Inglaterra, a classe operária organizou
o movimento cartista, que lutou por direitos políticos e trabalhistas.
O operariado passou a se organizar e a participar efetivamente da luta por direitos e pelo poder, mas foi a burguesia quem passou a controlar o Estado e impor a sua hegemonia. As revoluções liberais foram uma reação as tendências conservadoras impostas pelo Congresso de Viena (que restaurou o absolutismo), foram revoluções motivadas pelos ideais do liberalismo que exigia respeito aos direitos dos cidadãos e à Constituição, acabando com o que restava do absolutismo na Europa, pelo nacionalismo que dava direito dos povos dominados de criarem seus próprios países e pelo socialismo científico, defendido pelo proletariado. A crise social e econômica desse período possibilitou a luta da burguesia (1830) e uma aliança temporária entre a burguesia e o operariado (1848) para derrubar os governos absolutistas (autoritários). Em alguns países como na França e na Áustria, a revolução foi bem sucedida e só a burguesia foi beneficiada, enquanto em países como a Alemanha e a Itália a revolução fracassou (impedindo a unificação nacional e a chegada da burguesia ao poder). |
Atividades:
1-
De acordo com o texto, quem eram os burgueses?
2-
De acordo com o texto, que fato permitiu a expansão do capitalismo?
3-
De acordo com o texto, o que foi o antigo regime?
4-
De acordo com o texto, quais foram as conseqüências das revoluções de 1830?
5-
De acordo com o texto, quem foi responsável pelo da industrialização?
6-
Por que as revoluções de 1848 foram denominadas de Primavera dos povos?
7-
Qual era a ideologia dos revolucionários populares?
8-
O que é liberalismo?
|
9-
De acordo com o texto, a que os liberais são contrários?
10-
Quais são os princípios básicos do liberalismo?
11-
No texto, o que foi chamado de “a grande onda revolucionária”?
12-
Que transformações buscavam os países
abaixo, com as revoluções liberais?
a)
França__________________ b) Polônia e Hungria_____________________
c)
Alemanha e Itália_______________d) Inglaterra_______________________
13- Com as revoluções liberais, o que aconteceu com
a)
o proletariado?
b)
a burguesia?
14-
De acordo com o texto, o que foram as revoluções liberais?
15-
De acordo com o texto, o que motivou as revoluções liberais?
16-
De acordo com o texto, proletariado e burguesia fizeram uma aliança
temporária. Qual foi o motivo dessa aliança?
|
Revolução
de 1868 ou La Gloriosa foi um levantamento revolucionário
que ocorreu na Espanha em 1868 e implicou o destronamento da rainha Isabel II e o começo do período
denominado Sexênio Democrático.
Havia
uma crise política e uma grave crise econômica. A Rainha e sua monarquia
tornaram-se foco das críticas sobre os principais problemas do país.
Os
rebeldes propunham o derrocamento de Isabel II e o
estabelecimento de um governo mais eficaz para a Espanha.
Então
as forças navais amotinaram-se contra o governo de Isabel II. O proclama dos
generais sublevados dizia :
Os militares queriam a
continuação da monarquia e visavam somente substituir a Constituição e o rei,
os burgueses, mais radicais, queriam a revolução burguesa e a soberania nacional. Os camponeses,
chamados andaluzes, queriam a Revolução Social. Grande parte do exército
desertou, mudando para o lado dos revolucionários, pois queria o progresso da
Espanha.
A
Espanha carecia de uma direção política forte e clara, para encontrar o
melhor governo que substituísse Isabel.
A
procura de um Rei apropriado demonstrou ser problemática para as Cortes. Os republicanos aceitariam o monarca
se este fosse uma pessoa capaz e acatasse a Constituição. Juan Prim, o eterno
rebelde contra os governos isabelinos, foi nomeado dirigente do
governo, e o general Serrano seria regente, e sua é a frase: «Encontrar
um rei democrático na Europa é tão difícil quanto encontrar um ateio no céu!».
Muitos propunham o jovem filho de Isabel, Afonso (que posteriormente seria o
Rei Afonso XII da Espanha). Finalmente
optou-se por um rei italiano, Amadeu de Sabóia
|
Atividades:
1-
O que foi a revolução conhecida como La Gloriosa?
2- Porque a La Gloriosa aconteceu?
3-
O que os revoltosos da Espanha propunham com esse levante?
4- Que exigências estavam contidas no proclama
dos revoltosos?
|
5-
Quem eram os andaluzes?
6-
Sobre o texto acima, marque V ou F
( ) Os militares da Espanha, exigiam o fim
da monarquia e inicio da república?
( ) Os camponeses queriam uma revolução
social
( ) A rainha da Espanha foi tirada do
governo, porém foi difícil conseguir um rei que a substituísse.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário