MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
HISTÓRIA – 9º ANO ENSINO
FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
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I - HISTÓRIA DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL
E MIGRAÇÕES(étnica, cultural e social
e Migrações em Minas Gerais e Brasil)
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D1
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Compreender a importância do estudo da História para
a formação cidadã.
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D2
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Identificar a diversidade populacional brasileira
através dos processos migratórios, conceituando cultura, mestiçagem,
hibridismo e suas manifestações.
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D3
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Distinguir História e Pré-Hstória e a origem dos
diferentes povoadores, sua evolução e diversidade.
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D4
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Identificar as características da colonização na
América e as bases do capitalismo industrial.
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D5
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Identificar as especificidades dos povos indígenas
brasileiros à época da chegada dos europeus.
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D6
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Caracterizar a presença africana no Brasil colonial,
diferenciando o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na
América Portuguesa.
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D7
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Conceituar e identificar os processos da expansão
colonizadora portuguesa.
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D8
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Relacionar
as atividades econômicas internas e a acumulação de capital na Colônia: abastecimento interno, tráfico
negreiro, escravidão de índios e negros.
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D9
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Compreender o processo de implantação da
agromanufatura do açúcar no Nordeste brasileiro.
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D10
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Analisar a formação da sociedade brasileira,
estabelecendo relações entre as ações dos missionários católicos, escravidão
e poder local.
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D11
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Analisar as disputas sobre o território
sul-americano entre Portugal e outras potências européias no séc.XVIII por meio
dos principais tratados.
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D12
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Identificar a origem dos imigrantes que chegaram no
Brasil e em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.
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II - CONSTRUÇÃO
DO BRASIL: TERRITÓRIO, ESTADO E NAÇÃO
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D13
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Compreender a importância das revoluções
contemporâneas para a construção da cidadania no mundo e no Brasil.
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D14
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Analisar o sistema capitalista emergentes , o progresso científico-tecnológico e a nova
organização dos trabalhadores.
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D15
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Analisar as influências dos ideais liberais no
Brasil colonial.
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D16
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Analisar os antecedentes históricos da vinda da
família real portuguesa para o Brasil e as alterações políticas e sociais
ocorridas no território brasileiro.
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D17
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Caracterizar a Constituição Brasileira de 1824 e
suas implicações na sociedade brasileira.
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D18
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Analisar e caracterizar os conflitos políticos e
sociais no Brasil Imperial.
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D19
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Relacionar o fim do tráfico de escravos aos
interesses ingleses e as medidas favoráveis à abolição, tomadas pelo governo
brasileiro a partir de 1850.
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D20
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Compreender a educação no Brasil Império como
formadora de uma identidade nacional excludente e elitista.
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III - BRASIL, NAÇÃO REPUBLICANA
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D21
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Conceituar e compreender os termos oligarquia,
clientelismo, coronelismo e federalismo, relacionando-os ao regime
republicano brasileiro.
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D22
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Identificar as características da Constituição de
1891 e suas implicações.
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D23
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Estabelecer relação entre o ideal republicano,
modernidade e o processo de urbanização e industrialização no Brasil.
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D24
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Identificar os conflitos políticos e eleitorais na
República Velha.
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D25
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Identificar características dos movimentos sociais
na República Velha e as novas
ideologias partidárias no Brasil.
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IV - NAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA NO BRASIL
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D26
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Compreender o processo de crise do sistema
oligárquico brasileiro.
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D27
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Relacionar e caracterizar o governo autoritário de
Vargas aos regimes totalitários.
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D28
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Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial
e a industrialização no Brasil.
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D29
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Identeficar características do governo do presidente
Eurico Gaspar Dutra.
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D30
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Identificar características do governo JK.
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D31
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Identificar características do presidente Jânio
Quadros.
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D32
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Identificar características de regimes políticos e a
implantação da ditadura militar no Brasil.
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D33
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Identificar o quadro econômico e social no
Brasil durante a ditadura militar.
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D34
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Identificar características dos governos militares no Brasil.
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D35
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Reconhecer os avanços da cidadania expressos na
Constituição de 1988.
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D36
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Analisar as tensões e reinvidicações sociais no
Brasil atual.
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D37
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Relacionar os governos neoliberais da década de
1990.
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D38
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Analisar a atual conjuntura política e econômica
brasileira.
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quarta-feira, 9 de maio de 2012
Matriz de referência de História...PIP II Descritores
Matriz de referência de Geografia..PIP II Descritores
MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
GEOGRAFIA – 9º
ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E
SEUS DESCRITORES
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I – GEOGRAFIAS DO COTIDIANO
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D1
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Comparar paisagem urbana e rural a partir da
observação de imagens de diferentes tempos.
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D2
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Identificar nas paisagens urbanas e rurais suas
oportunidades de trabalho, lazer e cultura.
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D3
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Identificar os tipos de relações sociais
existentes no território considerando estratégias de segregação e exclusão
das populações marginalizadas.
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D4
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Reconhecer impactos ambientais produzidos pela
relação sociedade e natureza nos cotidianos urbano e rural.
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D5
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Identificar as redes que possibilitam a circulação
de informações, mercadorias e pessoas no mundo linhada a Revolução
tecno-científica.
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D6
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Identificar o IDH local e/ou regional considerando
o uso e a apropriação do espaço.
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II- A SOCIODIVERSIDADE DAS
PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO-CULTURAIS
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D7
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Distinguir parâmetros de turismo sustentável e
insustentável.
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D8
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Reconhecer a dinâmica cultural moldada em
diferentes paisagens no Brasil e no mundo.
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D9
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Identificar o impacto das transformações culturais
nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
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D10
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Reconhecer e localizar o patrimônio histórico,
cultural e natural brasileiro.
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D11
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Compreender a dinâmica da população brasileira e
mundial.
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D12
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Identificar os elementos da natureza em seus
aspectos geológicos e geomorfológicos e hidrológicos.
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D13
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Reconhecer os aspectos principais dos diferentes
tipos de clima no Brasil e no mundo.
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III – GLOBALIZAÇÃO E
REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
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D14
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Identificar as diferentes formas de regionalização
do especo mundial e brasileiro.
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D15
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Relacionar a “Antiga” e a Nova Ordem Mundial na
lógica da globalização e da fragmentação.
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D16
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Localizar conflitos mundiais, movimentos
separatistas, étnicos e religiosos.
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D17
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Identificar os avanços técnicos da Terceira
Revolução Industrial (técnico-científica).
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D18
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Identificar as formas de organização industrial
desde a Segunda Revolução Industrial até os dias atuais.
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D19
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Identificar as crises e conflitos de fronteiras,
relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o
processo de fragmentação mundial.
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D20
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Ler e interpretar documentos que discutem os
impactos da globalização no espaço geográfico.
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IV – MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
PLANETÁRIA
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D21
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Reconhecer e comparar os padrões culturais de
consumo estabelecidos pela globalização em detrimento às identidades
regionais.
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D22
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Reconhecer as diferentes técnicas de produção de
alimentos e seus impactos no espaço geográfico.
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D23
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Relacionar o consumo da natureza e a
sustentabilidade ambiental.
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D24
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Reconhecer na Agenda XXI a importância de suas
diretrizes na construção de sociedades sustentáveis.
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D25
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Compreender a relação entre padrão de consumo,
desequilíbrio dos ecossistemas e problemas ambientais contemporâneos.
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D26
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Reconhecer a importância da Conferência das Nações
Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na difusão da temática
ambiental em nível planetário.
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D27
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Identificar políticas públicas que compõem o
Programa Nacional da Biodiversidade.
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V- CARTOGRAFIA
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D28
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Identificar em diferentes tipos de mapa seus
elementos (legenda, escala, orientação, fonte, título).
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D29
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Localizar fenômenos naturais, socioeconômicos e
culturais em diferentes tipos de mapas.
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D30
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Reconhecer a ocorrência de um fenômeno no espaço à
partir dos mecanismos de orientação (rosa dos ventos, bússola, GPS,
coordenadas geográficas).
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D31
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Interpretar em gráficos e tabelas diferentes
fenômenos geográficos.
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quinta-feira, 3 de maio de 2012
Atividades de fixação de Geografia- loteria geográfica
Loteria Geográfica.
Faça um (X) na coluna que você considera verdadeira.
Coluna 1
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Coluna 2
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Coluna 3
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1- Região do Brasil que tem a maioria da população negra
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Região Norte
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Região Nordeste
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Região Sul
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2- Região do Brasil que tem a maioria da população branca
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Região Norte
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Região Nordeste
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Região Sul
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3 – O clima equatorial é predominante...
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Na região sul
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Na região norte
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No pólo norte
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4 – A vegetação predominante no Brasil é...
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Caatinga
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Cerrado
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Floresta Amazônica
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5 – A Região mais fria do Brasil é
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Região Sul
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Região Sudeste
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Região Centro Oeste
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6 – O relevo predominante em Boa Esperança é...
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Planalto
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Vales
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Serras
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7 – O clima predominante em Boa Esperança é.
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Tropical de Altitude
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Temperado
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Subtropical
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9- Região do Brasil que tem a maioria da população indígena
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Região Norte
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Região Nordeste
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Região Sul
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9 – Estudo das águas doces e salgadas de uma região.
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Hidrografia
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Hidrologia
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Hidroestatística
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10- Regionalizar significa
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Separar de acordo com as características
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Dividir o Brasil em partes
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Estudo das regiões do mundo
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11-Criação de porcos
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porcocultura
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Suinocultura
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Bovinocultura
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12-Ato de plantar e colher
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Jardinagem
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Floricultura
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Agricultura
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13- Criação de animais
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Agropecuária
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Pecuária
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Agropastoril
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14-Clima predominante no Brasil
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Tropical
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Temperado
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Glacial
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15-Município é
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Zona Rural
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Zona Urbana
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O conjunto da cidade e do campo
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Atividade sobre origem do povo brasileiro
Observe a imagem e responda as questões abaixo
a) Qual a origem da povoação do Brasil.
a) Qual a origem da povoação do Brasil.
b) Que etnia resultou da mistura desses povos?
c) O que é miscigenação?
d) Em que região do Brasil cada etnia e predominante? E qual a origem de cada etnia nessas regiões?
e) O que foi a política do Branqueamento?
e) O que foi a política do Branqueamento?
Atividades Brasil divisão regional do IBGE
. Brasil divisão do IBGE
a) Observe o mapa atual com a divisão política e regional do Brasil, segundo o IBGE. Numere no mapa as 5 regiões brasileiras de acordo com a sua localização.
(1) Sudeste
(2) Nordeste (3) Sul
(4) Norte
(5) Centro-Oeste
b) – Coloque um (X) na região onde está localizado o estado de Minas Gerais.
c) – Coloque um (O) na região onde está localizado o maior estado brasileiro.
d) – Coloque um (#) na região onde fica a capital do Brasil.
e ) Coloque do lado LESTE o nome do oceano que banha o Brasil.
f) Numere os Estados de acordo com as regiões do Brasil e diga a que Estado se refere a sigla.
( ) SE_____________________( ) PE____________________
( ) AC_____________________( ) RR____________________ ( ) RO_____________________( ) MG____________________
( ) MT_____________________( ) SC_____________________
( ) RN_____________________( ) RS_____________________
( ) PA______________________( ) PB_____________________ |
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