Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Atividade sobre a Inconfidência Mineira e a Revolução Americana


A INCONFIDÊNCIA MINEIRA aconteceria em Minas Gerais, 1789, durante o  ciclo do ouro e significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão de Portugal no período colonial.. No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de impostos. Além disso, a metrópole  decretou uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. Portugal  proibia o funcionamento de indústrias fabris no Brasil.
Causas . Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses. Aqueles que eram pegos com ouro “ilegal” (sem  ter pagado o imposto”) sofria duras penas, podendo até ser degredado (enviado a força para o território africano) enforcado pelo crime de “lesa majestade” (crimes contra o rei).
A exploração, o ouro começou a diminuir  mas, mesmo assim Portugal  não diminuía  as cobranças.Portugal criou a Derrama (cada região deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole  se não pagasse os soldados da coroa entrariam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido).
Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação no povo e nos donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela idéias de liberdade que vinham do iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a conquista da Independência do Brasil.
O grupo de Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, e outros da elite mineira. Eles  queriam a liberdade do Brasil em relação a Portugal e implantar o governo republicano. Não defendiam a libertação dos escravos.Os inconfidentes haviam marcado o dia do movimento para uma data em a derrama seria executada. Desta forma, poderiam contar com o apoio de parte da população que estaria revoltada. Porém, um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, traiu delatou o movimento para as autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa. Todos os inconfidentes foram presos, e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. Alguns foram  degredados para a África, outros foram  prisão, só Tiradentes foi condenado a forca em praça pública.Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência.







18
.
.
.
I
.
.



















5
.
N
.
.
.
.
.
.
.
.




13
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
C
.
.
X
.
.
X
.
.
.
.
.
.









3
.
O
.
.
.
.
.
.













8
.
.
.
N
.
.


















20
.
.
F
.
.
.
.
.
.
.
.
.












2
.
I
.
.
.
.
.
.
.















9
D
.
.
.
.
.
.









6
.
.
.
.
X
.
.
E
.
.
.
.
.
.















19
.
N
.
.
.
.
.
.
.





21
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
C
.
.



















10
.
I
.
.
.
.
.
.
.
.










16
.
.
.
.
A
.
.
.












4
.
.
.
.
.
.
.
X
.
.
.
.
.
.













12
.
.
.
M
.
.
.
.
.
.














11
.
.
I
.
.


















1
.
.
N
.
.
.
.
.
.
















7
E
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.





14
.
.
.
.
.
.
I
.
.


















17
.
.
R
.
.
.

















15
.
.
A
.
.
.










Complete as lacunas abaixo e preencha a cruzadinha:
1-     A economia da época da Inconfidência Mineira era a ------------------------
2-     A Inconfidência Mineira  significou a luta do povo brasileiro pela ----------------------------em relação a Portugal
3-     Metrópole do Brasil no período colonial------------------------------------------------
4-     Dois tipos de impostos cobrados  por Portugal dos colonos brasileiros---------------------------e------------------------
5-      Portugal proibia que o Brasil tivesse -----------------------------------
6-     Nome do crime quando alguém “roubava” o rei-------------------
7-     Os criminosos na época da colônia eram condenados a morte por-------------------------------
8-     O -------------------era um imposto pago a Portugal por quem encontrava ouro no Brasil.
9-     A-----------------seria um imposto pago a Portugal e quem não conseguisse pagar teria seus bens apreendidos.
10-  Nome do líder da inconfidência Mineira----------------------------------
11-  Todos os integrantes do movimento pela inconfidência Mineira eram da -------------------colonial (os mais ricos)
12-  A inconfidência Mineira foi Influenciada por ideais do ----------------------------europeu.
13-  Para os inconfidentes a solução para o fim das explorações de Portugal sobre a colônia seria a ---------  --------
14-  O objetivo da inconfidência Mineira era fazer o Brasil se tornar independente de Portugal e proclamar a --------
15-  A inconfidência Mineira não chegou a acontecer porque o movimento foi ----------------------.
16-  A inconfidência Mineira não queria a libertação dos--------------------------.
17-  Joaquim Silvério dos Reis traiu a Inconfidência Mineira em troca do--------------de suas dívidas com Portugal.
18-  Muitos participantes do movimento mineiro foram degredados para a ---------------------
19-  De todos os participantes do movimento só Tiradentes foi-------------------------------.
20-  Todos os participantes do movimento foram presos pelo crime de ----------------------ao  rei.
21-  A Inconfidência Mineira não aconteceu, fracassou, mas é um exemplo da luta dos brasileiros pela ---------------------.

REVOLUÇÃO AMERICANA: Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela Inglaterra. Os ingleses usavam as colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais que não tenham na Europa, cobravam  impostos e taxas. Os ingleses começaram a colonizar os EUA no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização:
1-As Colônias do Norte : colonizada por protestantes, que fugiam das perseguições religiosas queriam  transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias, chamaram o lugar de Nova Inglaterra e implantaram a colônia de povoamento com: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo interno.2-As Colônias do Sul : sofreram colônia de exploração. Seguiam o Pacto Colonial. Era baseada no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
Guerra dos Sete Anos- Aconteceu entre a Inglaterra e a França  as duas queriam territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos do norte. Com o aumento das taxas e impostos.
Leis criadas pela Inglaterra que prejudicaram os EUA, causando as revoltas pela independência: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa),  Lei do Selo ( todo produto deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).
Primeiro Congresso da Filadélfia foi feito para os colonos tomarem medidas diante do que estava acontecendo, não tinha caráter separatista, queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia. Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, e adotou mais medidas controladoras e restritivas como as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, a Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. Essas leis  geraram muita revolta influenciando o processo de independência.
Segundo Congresso da Filadélfia- Em 1776, os colonos se reuniram com o objetivo de conquistar a independência. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência e declarou guerra. A Guerra de Independência foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha. George Washington se tornou o 1º presidente.
Constituição dos Estados Unidos- Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com  características iluministas. Garantia a propriedade privada, manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.
1-     Sobre o texto acima marque V ou F.
a)     (   ) Revolução Americana foi o nome dado ao processo de independência dos EUA.
b)     (   ) Os EUA foram colonizados(dominados) pela Inglaterra. (daí o idioma inglês) 
c)     (   ) A guerra dos 7 anos aconteceu entre Inglaterra  e França. Foi uma disputa por terras dos EUA.
d)     (   ) As leis e impostos criados pela Inglaterra acabaram influenciando na perda da sua principal colônia (EUA)
e)     (   ) Durante o 2º Congresso de Filadélfia foi decidido a Independência dos EUA.
f)      (   ) Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos EUA
g)     (   ) George Washington foi o 1º presidente dos EUA.
h)     (   ) Os EUA se tornaram Independentes em 4 de julho de 1776.
i)      (   ) A constituição dos EUA teve ideais Iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade, mas manteve a escravidão.

2-     Numere (1) para colônia de exploração e (2) para colônia de povoamento
 (   )minifúndio(pequena propriedade)
 (   ) colonizada por protestantes
(   ) Nova Inglaterra
(   ) Sul dos EUA e toda América Latina
(   ) baseada na exploração agrícola e mineral
(   ) trabalho escravo
 (   ) latifúndio(grande propriedade)
(   )queriam prosperar o lugar
(   ) produção para consumo interno
(   ) baseada no comércio
(   ) trabalho livre
(   ) policultura
(   ) Norte dos EUA
(   ) produção para exportação.
(   ) pacto colonial.
(   ) monocultura




2 comentários: