PLANO DE ENSINO
1º ano – Ensino Médio. (Revisão)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
REVISÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO GEOFRAFIA. Matéria do 9º ano | |||
TÓPICOS | DESCRITORES. | HABILIDADES | CONTEÚDO |
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer Tópico 3. Cidadania e direitos sociais Tópico 4. Lazer Tópico 6. Redes e circulação Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tema 3 : Redesenhando o Mapa do Mundo: novas Regionalizações Tópico 11. Regionalização e mercados Eixo Temático IV Meio Ambiente e Cidadania Planetária Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade Complementar: XVI. Sociedades sustentáveis. Tópico 13. Revolução técnico-científica Tópico 14. Redes técnicas das telecomunicações Tópico 15. Fragmentação Eixo Temático IV Meio Ambiente e Cidadania Planetária Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade Complementar: XVII. Ordem Ambiental Internacional Tópico 17. Indústria e meio ambiente | D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização. D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa. D10 - Relacionar a organização do espaço às transformações da indústria. Industrialização recente e tardia. D12 - Compreender a importância do processo de industrialização para a caracterização do mundo contemporâneo. D14 - Associar a questão da migração campo-cidade no mundo capitalista industrializado com a mecanização do campo. D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. D25 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista étnico e cultural. D26 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista socioeconômico. D28 - Descrever as desigualdades regionais dos países latino-americanos, do ponto de vista socioeconômico. D31 - Explicar os mecanismos de dominação dos EUA nos países latino-americanos, a partir da leitura de textos. D41 - Descrever as desigualdades nos países emergentes. | .Ler e interpretar em mapas sobre os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo. - Reconhecer as redes que possibilitam a circulação de informações, mercadorias e pessoas. - Compreender as formas de regionalizar o mundo, analisando os principais critérios de classificações. - Interpretar textos que discutem o avanço técnico e a pesquisa científica da terceira revolução industrial. - Identificar os símbolos da nova revolução tecnológica: computador, robô, transgênicos, conhecendo as vantagens e desvantagens do seu uso e consumo. - Reconhecer os conflitos explicando o que é fragmentação. | Direitos sociais Identidade regional e nacional Nacionalidade Noções de trabalho, emprego e desemprego; Noções de público e privado; Diferenças sociais e econômicas(países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes) - mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais. Telecomunicações Transportes aéreos/ferroviários/rodoviários/aquaviários meio técnico-científico, era da informação, mundo digital. Globalização Fronteiras Infovias - espaço cibernético mundial - infoespaço – - Revolução técnico-científica – -Terceira Revolução Industrial /– tecnologia /- informação - tecnopólos • As duas primeiras revoluções industriais • A recuperação econômica da Alemanha. • A recuperação do Japão • A corrida armamentista e a disputa aeroespacial (EUA/URSS) • A terceira revolução industrial As áreas de exclusão: favelas guetos, países subdesenvolvidos. - G-7/ - capitalismo |
PLANO DE ENSINO
1º ano – Ensino Médio. (1º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
EIXO TEMÁTICO I - PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DO URBANO TEMA 1 : O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEO: A CIDADE, A METRÓPOLE, O TRABALHO, O LAZER E A CULTURA | ||||
Tópicos | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO-- OP1/RA2 TÓPICO-2. CIDADE E METRÓPOLE---OP2/ RA1 TÓPICO -3. TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE—OP4/ RA4 TÓPICO - 4. REDES E REGIÃO---OP3/ RA3 | . Relacionar crescimento urbano e mudanças na vida das cidades. . Interpretar as práticas socioespaciais no processo de urbanização contemporâneo (Turismo, o lazer e a cultura). .Identificar os fenômenos urbanos relacionados à metropolização. .Explicar a distribuição, localização e freqüência das atividades que evidenciam “vida 24 horas”, tais como serviços de saúde, “deliverys”, hipermercados. . Reconhecer contradições expressas nas espacialidades urbanas, tais como: acampamentos, sem-teto, centros de reciclagem, “shoppings” populares, aglomerados. . Compreender as mudanças nas relações de trabalho na cidade. . Relacionar o índice de emprego e desemprego às mudanças estruturais, em processo, no mundo do trabalho. . Relacionar o crescimento da economia informal com o surgimento de novas territorialidades, como a dos camelôs, e espacialidades, como os shoppings populares. . Reconhecer na hierarquia urbana as funções e centralidades das redes. . Reconhecer as relações das metrópoles com as cidades globais como poderosos entroncamentos de múltiplas redes, tais como, o mercado financeiro e as telecomunicações. | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D7 - Associar as áreas urbanas e industriais no Brasil e no mundo, localizando-as no planisfério. D8 - Indicar as características do modo de vida da sociedade urbano-industrial D11 - Explicar o desemprego estrutural como decorrência do desenvolvimento da sociedade urbano-industrial. D12 - Analisar as origens da economia informal na sociedade urbano-industrial, com o auxílio de textos. D14 - Analisar e comparar as principais políticas demográficas contemporâneas. D15 - Comparar pirâmides etárias típicas de países desenvolvidos e países subdesenvolvidos. D55 - Analisar, através de mapas, as áreas de conflitos de terras no Brasil, da década de 70 até os dias atuais. D56 - Caracterizar o movimento dos trabalhadores rurais sem terra – MST – no contexto da luta pela terra e reforma agrária no país. D57 - Analisar a estrutura fundiária brasileira e a violência no campo. D47 - Analisar o impacto ambiental nos ambientes litorâneos provocado pela expansão urbano-industrial, utilizando-se de textos da legislação atual e de artigos de jornal. D48 - Estabelecer correlações entre a monocultura (cana de açúcar, soja, laranja, ou café) as relações de trabalho e a migração campo-cidade D49 - Relacionar a posição do Brasil na produção mundial dos principais minérios, de acordo com tabelas e gráficos. D50 - Analisar, através de gráficos, tabelas e mapas, a evolução da balança comercial brasileira ao longo do tempo. D51 - Relacionar dados da modernização da agropecuária nas diversas regiões brasileiras com um mapa que represente estas áreas. D52 - Compreender a circulação de mercadorias através da rede rodoviária, ferroviária, hidroviária ou aeroviária, utilizando-se de mapas e textos. | • O desdobramento das cidades e suas periferias, o ritmo da urbanização, a evolução dos modos de vida colocando de certa forma em questão o modelo de urbanidade que constitui a “cidade européia” • O crescimento, a explosão da mobilidade espacial e o crescimento da economia informal diante dos desafios dos avanços tecnológicos em modelos de políticas excludentes • Os diferentes tipos de transporte e as novas tecnologias no âmbito de um desenvolvimento sustentável das cidades • O avanço das comunicações, das redes, e o espaço virtual com o teletrabalho. • A cidade educativa •A cidade digital: novos signos e novas espacialidades • Os fenômenos urbanos, sua distribuição e freqüência em diferentes escalas •As conferências mundiais sobre as cidades: os assentamentos e as habitações subnormais • Os fenômenos urbanos relacionados à globalização e questões que envolvem os blocos regionais no tocante às cidades: as cidades globais ou mundiais. • Desenvolvimento local e desenvolvimento regional: interações, redes. • Identidades locais, o mundo cultural que dá vida própria à cidade e localiza outras partes do mundo no espaço de algumas metrópoles, como os guetos • A incorporação de tecnologias nos cotidianos urbanos e a necessidade de novas qualificações para a inclusão social • Os fenômenos de não trabalho na mudança do mundo do trabalho: os diferentes tempos urbanos • A base territorial de poder dos serviços, comércio e indústria:as empresas e seu alcance político e econômico • O crescimento da economia informal: os desafios para as políticas urbanas • A vida 24 horas nos cotidianos urbanos de grandes metrópoles: trabalho, lazer, fluxos, segurança As cidades globais na rede urbana: os entroncamentos, os nós, os fluxos e a possibilidade de circulação de informações, pessoas, capital e mercadorias. • As redes de capital: a centralização de serviços e de atividades culturais • O crescimento desordenado e a cidade ilegal • A hierarquia de funções na rede urbana contemporânea, ou a centralização do poder financeiro • As cidades digitais e o ciberespaço; uma rede em construção |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
1º ano – Ensino Médio. (2º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
EIXO TEMÁTICO II AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO RURAL TEMA 2 : AS NOVAS TERRITORIALIDADES NO CAMPO | ||||
Tópicos | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
TÓPICO -5. ESPACIALIDADE RURAL—OP5/ RA7 TÓPICO -6. PRODUÇÃO E TECNOLOGIA NO CAMPO—OP7 / RA5 TÓPICO -7. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPO--- OP6 / RA6 | . Reconhecer os fenômenos espaciais que evidenciam as transformações no mundo rural. . Interpretar textos, mapas, gráficos, imagens, charges e tabelas como formas de representação dos fenômenos espaciais que expressam as transformações da vida no campo. . Compreender a organização da produção agropecuária sob a ótica da tradição, da modernidade e da sustentabilidade ambiental. . Avaliar as transformações no mundo rural brasileiro a partir do crescimento do agronegócio. . Criticar os impasses na Organização Mundial do Comércio (OMC) no que diz respeito à inserção de agroprodutos dos países emergentes no mercado dos países ricos. . Analisar a participação das multinacionais no campo e seu papel nas exportações brasileiras. . Compreender a re-apropriação da Natureza na perspectiva de valores relacionados à diversidade biológica, heterogeneidade cultural, pluralidade política e democracia participativa. . Reconhecer a região do cerrado brasileiro como espaço de produção, decorrente da implantação das novas tecnologias, avaliando seus impactos ambientais na ótica da sustentabilidade. . Identificar na agricultura familiar o uso de técnicas agroecológicas, a produção de alimentos orgânicos e a organização em cooperativas. | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D1 - Diferenciar, conceitualmente, paisagem e espaço geográfico. D2 - Inferir, observando paisagens, relações de trabalho e relações políticas. D44 - Concluir, através de análises de tabelas e gráficos, como o uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes químicos e máquinas agrícolas trazem dependências na relação campo-cidade e degradação do meio ambiente. D45 - Relacionar o Sertão nordestino e a indústria da seca. D46 - Analisar, através de tabelas, gráficos e mapas, a expansão da agricultura moderna no cerrado brasileiro. D13 - Analisar os impactos ambientais (lixo, inversão térmica, ilhas de calor, poluição do ar) nos grandes centros urbanos. | • os movimentos sociais contextualizados no meio rural • as relações de dependência do produtor à agroindústria • o agroturismo como alternativa para utilização do espaço • a pluriatividade, cujos produtores deixam de ser trabalhadores agrícolas especializados para se transformarem em trabalhadores que reúnem formas de ocupação em diferentes ramos de atividades – agrícolas e não-agrícolas • As etapas de desenvolvimento da agricultura: do padrão agrário latifúndio-minifúndio para o padrão agrário indústria-agricultura • As alterações dos fatores de produção agrícola: de terra, capital e trabalho para ciência, tecnologia e informação • O padrão agrário moderno e suas implicações socioespaciais • Os indicadores de modernização, incluindo a mecanização, fertilizantes, adubos químicos, força de trabalho • O complexo agroindustrial configurado no chamado agronegócio, responsável por grande parte das exportações brasileiras • A agroindustrialização, permitindo a financeirização do capital no campo • relação entre a biodiversidade e a modernização agrícola: a destruição das matas altera os microclimas e o regime de chuvas e os pássaros e os animais ameaçados de extinção • impacto nos solos resultante da modernização: - compactação (equipamentos pesados agridem a estrutura física dos solos), aceleração dos processos erosivos, semi-aridez, desertificação, irrigação intensiva provocando a salinização, comprometendo o futuro da atividade agrícola • impacto nas águas: contaminação das águas superficiais e subterrâneas por resíduos de produtos químicos, causando mortandades coletivas de peixes, resultante dos dejetos industriais expelidos pela agroindústria, dos resíduos de agrotóxicos, cujas águas do subsolo estão sendo poluídas por resíduos de adubos químicos • o descontrole das pragas e doenças, associado às condições do solo e seu manejo e ao uso de agrotóxicos: o aumento no desequilíbrio do ecossistema cria uma dependência pelo produto químico, a perda da qualidade biológica dos alimentos e suas conseqüências na saúde humana • a contaminação dos alimentos e do homem por resíduos de agrotóxicos, tornando o consumo de certos produtos arriscado para a saúde humana • efeitos globais resultantes de desmatamento, poluição das águas, degradação dos solos (mudanças climáticas) • as queimadas, além de matarem a população de inimigos naturais e de prejudicarem a vida microbiana e destruírem a matéria orgânica do solo, agravam o acúmulo de gás carbônico na atmosfera, que, por sua vez, influencia na radiação solar e na temperatura da terra • as conseqüências de assimilação de um modelo importado: a Revolução Verde • a modernização da agricultura expressando a penetração do capital no campo: a indústria que produz para a agricultura (máquinas e implementos agrícolas, agrotóxicos, sementes selecionadas) |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
1º ano – Ensino Médio. (3º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
EIXO TEMÁTICO III - MUTAÇÕES NO MUNDO NATURAL TEMA 3 : A RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA EM QUESTÃO | ||||
Tópicos | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
TÓPICO -8. FONTES DE ENERGIA--- OP9/ RA10 TÓPICO -9. ORDEM AMBIENTAL INTERNACIONAL---OP10 /RA11 TÓPICO -10. AQUECIMENTO GLOBAL /OP-----RA8 TÓPICO -11. DOMÍNIOS DE NATUREZA NO BRASIL---OP8 / RA9 | . Compreender os impasses da sociedade contemporânea sob a ótica da produção e do consumo de energia. . Comparar dados de mapas temáticos, gráficos, imagens, textos e tabelas sobre a atual matriz energética da sociedade industrial (hidrocarbonetos e gás natural, biomassa, carvão mineral, álcool etílico, nuclear, hidráulica, eólica, solar, geotérmica), segundo os parâmetros da sustentabilidade ambiental. . Localizar a distribuição do uso de tecnologias energéticas limpas (solar, eólica e geotérmica) e de tecnologias alternativas (álcool etílico, biomassa, nuclear, biodiesel), avaliando os impactos ambientais gerados pelas tecnologias alternativas. . Compreender a geopolítica do petróleo e do gás natural no contexto contemporâneo. . Explicar a geopolítica do petróleo contextualizando-a no atual cenário de distribuição espacial, produção, consumo, comércio e reservas. . Explicar a geopolítica do gás natural na América do Sul, no atual cenário de distribuição espacial, reservas, produção, consumo e comércio. . Reconhecer na sociedade global instrumentos de políticas ambientais. . Confrontar as políticas públicas a respeito das fontes energéticas com o compromisso do governo brasileiro frente aos acordos firmados nas rodadas de negociações da Ordem Ambiental Internacional. . Problematizar o renascimento do uso da energia nuclear como alternativa de contenção de emissões de gases de efeito estufa. . Avaliar o uso, o consumo e a geopolítica da água e as políticas ambientais a ela relacionadas. . Explicar os desdobramentos da matriz energética da sociedade industrial, considerando seus impactos sobre o aquecimento global. . Avaliar as mudanças climáticas a partir do aquecimento global. . Compreender a polêmica que envolve os problemas de natureza socioambiental e econômica em torno da matriz energética da sociedade industrial versus aquecimento global. . Reconhecer os domínios de natureza que compõem o território brasileiro, avaliando a interferência humana na exploração de seus recursos. . Avaliar os domínios da Caatinga e do Cerrado sob a ótica da originalidade climática, hidrológica e pedológica, relacionando as possibilidades e os limites de seu uso pela agricultura. . Interpretar textos, mapas, gráficos e tabelas que tratam da indústria extrativa mineral brasileira, segundo sua localização, empresas, reservas e contribuição no PIB. | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D87 - Analisar as conseqüências da diminuição da camada de ozônio para a vida na Terra. D88 - Analisar as razões do crescimento do movimento ambientalista no mundo, com base em artigos de jornais e revistas. D89 - Avaliar, através de textos, gráficos e tabelas, a importância dos recursos hídricos para a vida dos seres humanos D90 - Compreender as transformações ambientais decorrentes do efeito estufa. D91 - Relacionar as práticas turísticas em diferentes áreas do globo com as características ambientais dos lugares. D84 - Comparar os principais usos e formas de ocupação dos diversos domínios naturais e suas implicações socioambientais. D82 - Comparar as classificações climáticas. D79 - Compreender o processo de formação do solo e sua degradação. D80 - Explicar a circulação geral da atmosfera relacionando-a com a pluviosidade, tipos climáticos e com a movimentação das massas de ar. D81 - Relacionar as estações do ano com o movimento de translação e inclinação do eixo da Terra. D76 - Compreender a Teoria das Placas Tectônicas e suas implicações, observando esquemas gráficos e através de mapas. D77 - Relacionar a estrutura geológica e as riquezas minerais. D39 - Associar o mapa hipsométrico, o mapa das bacias hidrográficas e o potencial energético dos rios brasileiros. D40 - Comparar as classificações do relevo brasileiro, segundo os geógrafos Aroldo de Azevedo, Aziz Ab‘Saber e Jurandyr Ross D41 - Correlacionar as reservas minerais do país com a estrutura geológica. D42 - Descrever um perfil de vegetação da floresta amazônica, da Mata Atlântica, do Cerrado, Caatinga e Araucária. D43 - Localizar no mapa do Brasil a área de domínio da Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Campos e Mata dos Pinhais. | • A atual matriz energética da sociedade industrial nos mapas temáticos, comparação de dados • A geopolítica do petróleo, contextualizando-a ao futuro da energia dos hidrocabonetos no atual cenário de produção, consumo, poluição e reservas • A nova geração de tecnologias energéticas do século XXI, suas vantagens e desvantagens - A mudança de matriz energética e o programa do "Sequestro do Carbono" com as proposições acordadas no Protocolo de Kyoto (1997), posicionando-se frente ao proposto - O significado do programa "Seqüestro do Carbono" proposto pelo Protocolo de Kyoto, avaliando o desenvolvimento desses programas no território brasileiro - As políticas públicas em nível nacional e internacional, seus acordos e controles de gestão ambiental para o resguardo do patrimônio ambiental do planeta • Paisagens que evidenciam a dinâmica terrestre e seu uso como atratividade das áreas turísticas. Impactos do vulcanismo em regiões da terra. Os tornados, furacões e suas conseqüências. • Causas e efeitos dos fenômenos El Niño e La Niña e sua relação com as mudanças climáticas globais. • Impactos do aquecimento global na dinâmica terrestre • Mecanismo da formação de ilhas de calor, da chuva ácida e do efeito estufa • Aumento de concentração na atmosfera do dióxido de carbono (CO2) proveniente da queima de combustíveis fósseis e de outros gases de efeito estufa emitidos por atividades humanas. • Problemas de natureza social, natural e econômica, do local ao global, que o envolvem a mudança climática a partir do aquecimento global; • Postura dos países que não assinaram o Protocolo de Kyoto. • Os domínios de natureza que compõem o território brasileiro avaliando a interferência humana nos grandes domínios florestais do país; • Os domínios da caatinga e do cerrado sob a ótica da originalidade climática, hidrológica e pedológica e sua relação com as possibilidades e os limites de seu uso pela agricultura; • Os domínios de natureza do Brasil Meridional e o condicionante climático e geológico. |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
PLANO DE ENSINO
1º ano – Ensino Médio. (4º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
EIXO TEMÁTICO IV OS CENÁRIOS DA GLOBALIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO TEMA 4: AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL: OS TERRITÓRIOS NAS NOVAS REGIONALIZAÇÕES | ||||
Tópicos | Habilidades | Estratégias | Descritores | Conteúdo |
TÓPICO -12. GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO---OP11/ RA12 TÓPICO -13. COMÉRCIO INTERNACIONAL---OP13/ RA14 e 15 TÓPICO -14. REORDENAMENTO DO TERRITÓRIO—OP12 / RA16 | . Compreender a produção do espaço na tensão da globalização e da fragmentação. . Reconhecer as novas ordens e desordens política, econômica e cultural decorrentes das relações de poder em diferentes formas de regionalização do espaço mundial, tais como: blocos econômicos; aglomerados de exclusão asiático, africano, latino-americano; territórios múltiplos do terrorismo e do genocídio. . Interpretar na mídia impressa, visual e digital as representações das novas regionalizações do espaço na fragmentação, tais como conflitos e migrações. . Compreender a organização do capital no espaço da produção global. . Interpretar a expansão econômica da China no comércio mundial, analisando sua produção no ranking do capitalismo global. . Explicar o mecanismo de inclusão e exclusão de territórios industriais na nova dinâmica do capitalismo informacional e global. . Indicar a interdependência entre governos, empresas, trabalho no espaço da produção, segundo as fronteiras flexíveis da globalização. . Explicar os novos ordenamentos espaciais exigidos pelas indústrias de alta tecnologia. . Analisar o reordenamento espacial das indústrias de alta tecnologia no território brasileiro, avaliando suas possibilidades e limites no contexto das novas fronteiras do capitalismo global. | Interpretação de textos; Bingo; Arguição - oral; Aulas expositivas; Prova relâmpago, Prova Escrita; Trabalhos em classe e extra classe; Interpretação de charges, mapas, gráficos,tabelas | D17 - Analisar os principais deslocamentos populacionais no mundo. D18 - Analisar as principais teorias racistas (apartheid, anti-semismo e o neonazismo),com o auxílio de textos. D19 - Avaliar a questão racial no Brasil, com o auxílio de textos e dados socioeconômicos da população negra ou indígena. D20 - Explicar os principais conflitos étnicos e religiosos do mundo atual. D34 - Analisar historicamente a formação dos Blocos Econômicos como a União Européia, NAFTA, o MERCOSUL e dos Tigres Asiáticos (Nic’s). D35 - Explicar o funcionamento da União Européia, do NAFTA e do MERCOSUL D53 - Descrever as migrações populacionais e classificá-las em relação aos espaços e seus deslocamentos ao longo do tempo. D54 - Analisar as migrações internacionais e internas e seus fluxos no espaço brasileiro. D24 - Identificar as principais características do modo de produção socialista, com o auxílio de textos. D25 - Comparar as experiências socialistas da URSS com a da Iugoslávia e a da China. D26 - Relacionar a crise do modelo soviético com a situação socioeconômica de Cuba. D28 - Reconhecer as transformações que a revolução comunista provocou na China. D31 - Explicar as crises do capitalismo Monopolista no mundo pós-guerra. D32 - Explicar os fatores responsáveis pelo colapso do Welfare State e as condições históricas do desenvolvimento da política neoliberal. D33 - Explicar o funcionamento do Sistema Financeiro Internacional e seus principais agentes. D9 - Analisar as transformações provocadas no mundo do trabalho decorrentes da inovação tecnológica e do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. D10 - Relacionar o processo de terciarização e terceirização das sociedades urbanoindustriais D21 - Relacionar trustes, cartéis, holdings e dumpings com a ação das corporações transnacionais. D22 - Analisar o processo de transformação do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, destacando o papel crescente do capital financeiro, a partir de 1930. D23 - Associar a atuação do capital financeiro e das grandes corporações transnacionais com o processo de internacionalização da economia. | • A migração e as novas territorializações multiculturais na espacialidade das metrópoles • A ciranda financeira e o processo de inclusão e exclusão de países emergentes • O conflito das identidades regionais e os novos destinos geográficos • A resistência islâmica, hinduísta, budista, cristã ortodoxa no processo de globalização e fragmentação • A singularidade e identidade cultural dos povos que habitam a região equatorial • Das resistências culturais indígenas latino-americanas às aborígenes australianas • O IDH e as regionalizações da desigualdade no planeta • O papel das Zonas de Econômicas Especiais (ZEEs) e os rumos da abertura econômica da China no comércio mundial • A Organização Mundial do Comércio – OMC e o papel dos países emergentes, dentre eles, o Brasil • O Brasil e o comércio internacional: o crescimento do agronegócio • As barreiras técnicas ao comércio internacional e a formação de grupos e alianças • Localização e distribuição das indústrias, meios de transporte e telecomunicações nos mapas temáticos no movimento de reordenação de suas tipologias; • A lógica das novas espacialidades criadas pelos tecnopólos no movimento de regionalização e globalização; • O reordenamento territorial da indústria nos países industrializados nas três revoluções industriais. Os novos tecnopólos. As zonas econômicas especiais. |
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC
olá tem como me mandar por email?sou prof de geografia e adorei este planejamento.toledoguaxupe@hotmail.com
ResponderExcluirteria como você me mandar seu planejamento por email, gostei muito meu email é gilbertogomesvieira@hotmail.com
ResponderExcluirQuerida Cláudia,
ResponderExcluirGosto muito do seu blog, tem me ajudado muito nas elaborações de atividades, fico feliz por ter pessoas como vc, que compartilha o conhecimento.Gostaria muito que você enviasse para o meu email, caso vc tenho 2º e 3º ano ensino médio de Geografia.
meu email... nilmaleao@hotmail.com
Abraços
NIlma
Obrigada seu planejamento e muito bom...
ResponderExcluirTem como me enviar o planejamento por e-mail, sou professora de geografia e história, seu conteudo é otimo. Obrigado. E-mail////; sibramos1980@hotmail.com
ResponderExcluir. Excelente!!! Você me envia por e-mail? Leciono aulas de geografia para o 1º ano do ensino médio.
ResponderExcluirarenataaugustadonascimento@yahoo.com.br
Obrigada
Renata
professora muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos...
ResponderExcluirProfessora Claudia,parabéns por compartilhar o seu conhecimento,pois tenho aproveitado muito as suas atividades e gostaria se possível, que me enviasse por e-mail o planejamento do 2º e 3º ano do E.Médio de Geografia.
ResponderExcluirObrigada.E-mail--roselymatos1@ymail.com