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segunda-feira, 14 de março de 2011

PLANO DE ENSINO 6º ano Geografia


PLANO DE ENSINO

6º ano – Ensino Fundamental. (Revisão)
E. E. “ “.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:
    

REVISÃO DIAGNÓSTICA 6º ANO GEOFRAFIA.  Matéria do 5º ano, séries iniciais

TÓPICOS
DESCRITORES. 5º ano
HABILIDADES
CONTEÚDO

TÓPICO-1. ESPAÇO VIVIDO E PERCEBIDO

TÓPICO-2. ESPAÇO REPRESENTADO

TÓPICO-3. O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS

D1 - Agrupar pessoas por sexo, idade, cor.
D10 - Descrever as atividades profissionais.
D11 - Associar as profissões aos locais de trabalho, campo e cidade.
D12 - Indicar atividades de lazer.
D16 - Identificar os meios de transporte.
D18 - Diferenciar os principais meios de comunicação.
D23 - Interpretar o Estatuto da Criança e do Adolescente
D26 - Identificar elementos à direita e à esquerda.
D29 - Identificar o leste utilizando-se de uma figura.
D31 - Identificar na rosa-dos-ventos os pontos cardeais e colaterais.
D42 - Identificar, a partir do mapa político do Brasil e dos pontos cardeais e colaterais, os estados vizinhos ao seu.
D43 – Reconhecer elementos do ambiente do campo ou da cidade.
D44 - Reconhecer, a partir de uma lista de produtos, se são  produzidos no  campo ou na cidade.
D45 - Caracterizar a vida na cidade e/ou no campo.
D49 - Reconhecer elementos da natureza.
D52 - Identificar as estações do ano.
D56 - Reconhecer, a partir de um desenho, os principais tipos de formação vegetal
(florestas, campos, cerrado, caatinga, vegetação de montanha, deserto e tundra).
D57 - Reconhecer, a partir de um mapa-mundi, os continentes, os oceanos.
D67 - Indicar, no mapa político da América do Sul, o Brasil.
Reconhecer a importância do estudo da geografia.
Identificar paisagem natural e cultural.
Identificar Estados e capitais do Brasil.
Reconhecer regiões do IBGE.
Identificar a América.
Identificar paralelos e meridianos.
Identificar continentes e oceanos.
Figuras cartográficas (tipos de gráficos e mapas)
Campo e cidade
Direitos da criança.
Meios de comunicação.
Pontos cardeais e rosa dos ventos.
Paisagem natural e cultural.
Continentes e oceanos.
Vegetação.
Relevo.


PLANO DE ENSINO

6º ano – Ensino Fundamental. (1º Bimestre.)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia.
PROFESSORA:
  

Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer      

Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 1. Território e territorialidade

Tópico: 2. Paisagens do cotidiano

Temas complementares:
• Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras.
• A qualidade de vida e o crescimento populacional.
• Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades.
• O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países.
Complementar I. Região e regionalização

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1.1.Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade.

2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes .

2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar

Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas
D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios.
D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização.
D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa.
D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.
D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às
transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.

1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos(produção do espaço urbano do lazer).
2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer.
3. As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei.
4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das Igrejas, a ciclovia como território do lazer, as Vias Públicas(em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada.
-paisagem urbana as territorialidades construídas em diferentes temporalidades no centro das metrópoles como as gangues, mendigos, crianças de rua e outros sujeitos excluídos do processo de produção.
-territórios urbanos preservados e os depredados,
- papel das políticas públicas na revitalização ou abandono.
- pichações, mendicância, violência do trânsito, comércio informal (classes sociais  excluídas).

Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC


       PLANO DE ENSINO


6º ano – Ensino Fundamental. (2º Bimestre.)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:






Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 3. Cidadania e direitos sociais

Tópico 4. Lazer

Tópico 5. Segregação espacial

Temas complementares:
• Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras.
• A qualidade de vida e o crescimento populacional.
• Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades.
• O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países.

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3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo.
4.1.Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais.
4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer.
5.1.Identificar as questões que envolvem a segregação espacial em imagens, textos e na observação da vida cotidiana.
5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.

Interpretação de textos;
Arguição oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas
Cruzadinha
Exercício de fixação.

D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.
D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às
transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo
processo de industrialização.
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações
provocadas pelo crescimento das cidades.
Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania.
•A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de cada região, de diferentes povos.
• Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo.
•países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural;
•noções de trabalho, emprego e desemprego;
•noções de público e privado;
•diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países.
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC








PLANO DE ENSINO

6º ano – Ensino Fundamental. (3º Bimestre.)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:



Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Eixo Temático II  Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 6. Redes e circulação

Tópico 7. Turismo

Tópico 8. Cultura e natureza

Temas complementares:
• Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras.
• A qualidade de vida e o crescimento populacional.
• Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades.
• O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países.
Complementar III. Patrimônio e ambiente
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6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano.

7.1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas.

8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta;

- Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação.
-Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos.
- Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos.
Interpretação de  textos e imagens
Bingo;
Arguição   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas
Elaboração de jornal, reconto e reconstituição da história.
Cruzadinha
Exercício de fixação.

D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia.
 D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.
D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às
transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo
processo de industrialização.
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações
provocadas pelo crescimento das cidades.
- Fenômenos urbanos
- guetos.
- manifestações populares
- trabalho e a falta de trabalho, o emprego e o desemprego,
-  economia informal,


Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC










PLANO DE ENSINO


6º ano – Ensino Fundamental. (4º Bimestre.)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:


Eixo Temático II  Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro.
Eixo Temático IV Meio Ambiente e Cidadania Planetária
Tema 4 : Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade BIL
Eixo Temático I Geografias do Cotidiano Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer       IDADES
Tópicos
Aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 10. Cultura e natureza

Tópico 19. Agenda 21

Tópico 20. Padrão de produção e consumo

Temas complementares
• Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras.
• A qualidade de vida e o crescimento populacional.
• Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades.
• O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países.
Complementar IV. Espacialidade
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10.1.Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrológicos e as transformações culturais regionais.
10.2.Reconhecer os aspectos principais dos diferentes tipos de clima no mundo e no Brasil.
19.1. Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis.
19.2. Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade.
20.1.Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade.
- Comparar fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade.
- Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los.
Interpretação de  textos e imagens
Bingo;
Arguição   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas
Reconto e reconstituição da história.
Cruzadinha
Exercício de fixação.
D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, ou poesias.
D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia.
D54 - Comparar, observando o planisfério, as principais áreas de reserva e produção de
petróleo, cobre, ferro, manganês, carvão, bauxita e cassiterita.
D55 - Comparar os processos de produção de energia da termelétrica e da hidrelétrica.
D56 - Identificar os países, a partir de gráficos, quanto à utilização das diversas fontes de
energia.
D57 - Analisar as condições ambientais necessárias para a construção de hidrelétrica.
D58 - Reconhecer os riscos ambientais das usinas nucleares ou das usinas hidrelétricas
•O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro: importância dos saberes e fazeres - Patrimônio humano, artístico e científico brasileiro (biomas brasileiros). - Povos indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas.
• Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de energia.
• Medidas de conservação dos ambientes naturais (reservas extrativistas).
- Manejo sustentável dos recursos florestais amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria
-  Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC

Um comentário:

  1. Olá!boa tarde, gostaria de que possível você me enviasse os descritores de geografia.

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