segunda-feira, 14 de março de 2011

PLANO DE ENSINO 8º ano Geografia


PLANO DE ENSINO

8º ano – Ensino Fundamental. (Revisão)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:





REVISÃO DIAGNÓSTICA 8º ANO GEOFRAFIA.  Matéria do 7º ano

TÓPICOS
DESCRITORES.
HABILIDADES
CONTEÚDO

Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Tópico1. Território e territorialidade
Tópico: 2. Paisagens do cotidiano
Eixo Temático II  Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro   
Complementar: V. Território e territorialidade
Tópico 3. Cidadania e direitos sociais
Tópico 5. Segregação espacial
Eixo Temático II  Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro               
Tópico 7. Turismo
Tópico 8. Cultura e natureza
Tópico 9. Sociodiversidade

D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios.
D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização.
D66 - Comparar as características dos domínios naturais do Brasil.
D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho.
D5 - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as produtoras de matérias-primas.
D14 - Associar a questão da migração campo-cidade no mundo capitalista industrializado com a mecanização do campo, observando uma gravura.
D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.


Compreender a vida na cidade e no campo.
Interpretar  paisagens urbanas e rurais.
Identificar as fronteiras culturais do território brasileiro, localizando-as no mapa.
Fronteiras do território brasileiro -
Reconhecer na paisagem urbana e rural.
Explicar os tipos de relações sociais  entre os lugares e a  população
.Identificar a ação da cultura sobre a natureza do planeta;
. Compreender o conceito de espacialidade municipal e regional
Limites
 Fronteiras/ periferia
Bairros – favelas
Paisagens do cotidiano (discotecas, bares, teatros)
 Espaço público e privado
Paisagem urbana
. As fronteiras culturais do território brasileiro.
Regionalidade
 •A paisagem urbana e rural:
•noções de trabalho, emprego e desemprego;
 Diferentes bairros, cidades, países.
Patrimônios culturais e ambientais 
- patrimônio natural.
- uso da água, da vegetação, do solo, do relevo, do clima. 
- florestas, bioma, ecossistema, manejo, impacto ambiental e sustentabilidade.
- desmatamento suas conseqüências.
- florestas tropicais.
- ecossistemas e os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima.
- Saber identificar as zonas térmicas da Terra.
- Ter noção de impactos ambientais, patrimônio ambiental  
Conjunto de coisas naturais (montanhas, rios, lagos, vales, planícies, florestas, campos)
-espaço geográfico (pontes, viadutos, automóveis, caminhões, aviões, fábricas, tecnopólos, fazendas modernas, portos, estradas de rodagem, estradas de ferro, aeroportos, cidades, telefone celular, notebook ou laptop, biodiesel, clonagem)
  Paisagem cultural
 Produção das paisagens
 (clima, vegetação, fauna, água, solo)
 ( alimentação, trabalho,  festas, convívio, crenças religiosas)
PLANO DE ENSINO

8º ano – Ensino Fundamental. (1º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:



Eixo Temático I Geografias do Cotidiano
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
EIXO TEMÁTICO II  SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS
TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
EIXO TEMÁTICO III GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
TEMA 3 : REDESENHANDO O MAPA DO MUNDO: NOVAS REGIONALIZAÇÕES
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo

Tópico: 2. Paisagens do cotidiano

Tópico 3. Cidadania e direitos sociais

Tópico 4. Lazer

Complementar: XI. Fronteiras

4




4

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2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes . 2.2.Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar.
3.1.Reconhecer na paisagem urbana e rural, a cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à cidadania.
4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer.
 - Identificar e mapear as fronteiras políticas, raciais, econômicas, religiosas, lingüísticas, localizando suas territorialidades e desterritorialidades.
-Problematizar as questões raciais, políticas, religiosas e de gênero analisando suas repercussões em escala nacional, local e internacional.
- Prognosticar sobre o futuro dos países em crise e conflito de fronteiras, relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o processo de fragmentação mundial.

Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas
D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios.
D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização.
D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa.
D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D26 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista socioeconômico
D22 - Identificar, através do planisfério, as áreas de predomínio das principais religiões do
mundo (islamismo, cristianismo, judaísmo, hinduísmo e budismo).
D23 - Concluir, a partir de um texto, as características culturais de um país islâmico.
• Paisagens urbanas que evidenciam as diferentes formas de trabalho no espaço.
• Paisagens urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer.
• As paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza.
• O trabalho e o lazer nas paisagens de diferentes tempos e espaços.
• Relações entre cultura e trabalho na identidade de um lugar.
• Serviços de infra-estrutura, oportunidades de trabalho, de lazer e direitos à cidadania.
•Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou mesmo movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania.
•As conferências temáticas sobre a cidade.
•A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de cada região, de diferentes povos.
• Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo.
•países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural;
•noções de trabalho, emprego e desemprego;
•noções de público e privado;
•diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países.
•Os fatores que explicam a distribuição, localização e freqüência das atividades que evidenciam a vida 24 horas relacionadas ao lazer: teatros, shows, bares, discotecas, cinemas, espaços culturais diversificados.
•O lazer relacionado à saúde- os parques, as caminhadas, as quadras, o esporte.
•Os espaços públicos de lazer por idade: parquinhos e praças com espaços para idosos.
•O lazer privado relacionado ao novo mercado: a terceira idade.
•O lazer relacionado ao turismo- com todos os desdobramentos que se coloca na transformação de natureza ou patrimônio histórico, festas, em produtos turísticos- a festa de São João, por exemplo.
•A dimensão econômica do lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais, em especial jogos virtuais.
•A espacialidade e territorialidade do lazer: quadras, parques, cinemas, casas de show e diferentes espetáculos, sem desconsiderar a produção pública do lazer através dos espetáculos promovidos em praças com patrocínio, muitas vezes, do setor privado.
1. A noção de fronteira e sua importância na delimitação do espaço.
2. As fronteiras naturais e artificiais que identificam e demarcam povos, grupos sociais, culturas.
3. As fronteiras políticas, nacionais e internacionais.
4. O movimento ilegal nas fronteiras do narcotráfico.
5. As fronteiras políticas, econômicas, religiosas, étnicas nas regiões montanhosas da Caxemira, Cáucaso, Andes e Bálcãs.
6. A questão de gênero e as fronteiras.
7. As fronteiras européias à imigração africana e asiática.
a) à questão basca;
b) ao desmembramento da ex-Iugoslávia;
c) à territorialidade do mundo islâmico e os conflitos do Oriente Médio;
d) à tensão étnica em vários países africanos, em especial, Ruanda e Burundi;
e) aos desafios dos chechenos à dominação russa;
f) à violência do narcotráfico;
g) à questão de gênero no mundo islâmico
Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC

                   PLANO DE ENSINO

8º ano – Ensino Fundamental. (2º Bimestre)
E. E. “Dr Joaquim Vilela“.

DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:


EIXO TEMÁTICO I GEOGRAFIAS DO COTIDIANO
TEMA 1 : COTIDIANO DE CONVIVÊNCIA, TRABALHO E LAZER
EIXO TEMÁTICO II  SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS
TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
EIXO TEMÁTICO III GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
TEMA 3 : REDESENHANDO O MAPA DO MUNDO: NOVAS REGIONALIZAÇÕES
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 5. Segregação espacial

Tópico 6. Redes e circulação

Tópico 7. Turismo

Complementar: XII. Impactos ambientais e sustentabilidade

 Complementar: XIII. Território e redes

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6
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5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
6.1.Reconhecer as redes que possibilitam a circulação de informações, mercadorias e pessoas.
6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano.
7 .1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas.
7.2.Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico.

- Ler e interpretar documentos que discutem os impactos negativos da globalização econômica na paisagem natural e cultural, propondo alternativas de uso sustentável do planeta Terra.
- Avaliar a qualidade de vida resultante dos avanços tecnológicos, tendo como referência o uso sustentável dos recursos do planeta.
- Identificar o uso sustentável dos recursos naturais e culturais por empresas que atuam no terceiro setor, modificando o comportamento empresarial diante da necessidade de processos ambientalmente mais sustentáveis.
-Identificar o conceito de território explicando-o através das noções de exclusão, marginalização, segregação, identidade, relacionando-o à complexidade dos cotidianos das cidades em suas divisões e demarcações espaciais.
- Localizar em fotos os fenômenos da simultaneidade e instantaneidade das informações e compreender a importância desses recursos no entendimento das paisagens excluídas ou desterritorializadas e incluídas ou territorializadas.
- Compreender o papel das redes virtuais na vida dos adolescentes e analisar a exclusão e a inclusão digital.


Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações
provocadas pelo crescimento das cidades.
D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho.

 •Planejamento urbano e necessidades locais da população: a distribuição dos serviços, loteamentos, equipamentos públicos, praças, parques.
•Loteamentos periféricos: aspectos de infra-estrutura urbana e serviços relacionados do local ao centro urbano.
•Condomínios fechados, guetos e favelas.
•As territorialidades e os grupos sociais marginalizados socialmente.
•Os enfoques citados relacionados com o conceito demandam que os alunos percebam para além de suas representações sobre a produção do espaço. Isso significa a necessidade de um diagnóstico sobre os serviços e equipamentos públicos, a noção de direitos sociais e deveres do governo em relação aos serviços equipamentos, discussão sobre o uso e consumo dos espaços públicos com a ordem de respeito a leis e ao meio ambiente e sobretudo, uma grande reflexão sobre a finalidade da vida urbana e da sociabilidade.
•O papel dos transportes e comunicações no passado e no presente.
• O Brasil e o mundo conectado em redes.
• Da globalização eletrônica às gerações cibernéticas.
• O espaço e a cultura da interatividade na era digital.
• A geografia e o trânsito: do caos aos movimentos solidários.
• Os serviços inteligentes inovando os transportes e as comunicações
• A inclusão digital contribuindo na formação da cidadania e redução da violência.
O meio técnico-científico-informacional vem renovando a infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias, rodovias, ferrovias, refinarias,dutos e as telecomunicações no território, em escala local, nacional e global.
- Avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, relacionando-os à exclusão em que permanecem parte significativa da população brasileira e mundial.
• A relevância de um código de postura para uso e consumo dos espaços de turismo e lazer com vistas à preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares.
• Os parâmetros de turismo sustentável e insustentável explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico.
• Leitura de mapas lugares turísticos e de elaboração de mapeamentos turísticos.
• Os impactos negativos da globalização econômica na paisagem natural e cultural: quem paga a conta do consumo sem reservas e sem preservação.
• A qualidade de vida resultante dos avanços tecnológicos: tanto no movimento de desterritorialização, quanto no surgimento de novos arranjos espaciais.
• O uso sustentável dos recursos do planeta; as possibilidades dos industriais que estão participando da construção de uma lógica de sustentabilidade.
• As empresas que atuam no terceiro setor: o comportamento empresarial e a sustentabilidade.
1. As telecomunicações e a democratização da informatização.
2. A civilização do consumo e as desigualdades sociais.
3. O impacto da internet na sociedade brasileira e mundial.
4. A exclusão digital e a desigualdade social.
5. A inclusão digital e a cidadania.
6. As noções de políticas públicas a serviço da inclusão digital e o papel das ONGs.
7. O papel das redes virtuais na vida dos adolescentes, recriando novas identidades culturais.
8. Os projetos de inclusão digital nos países pobres e ricos com enfoque no Brasil: empresas, Estado e ONGs.

Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC

  
PLANO DE ENSINO

8º ano – Ensino Fundamental. (3º Bimestre)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:



EIXO TEMÁTICO II  SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO- CULTURAIS
TEMA 2 : PATRIMÔNIOS AMBIENTAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
EIXO TEMÁTICO III GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
TEMA 3: REDESENHANDO O MAPA DO MUNDO: NOVAS REGIONALIZAÇÕES

Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 9. Sociodiversidade

Tópico 11. Regionalização e mercados

Tópico 12. Nova Ordem Mundial

Complementar: XIV. Globalização

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8



6
9.3. Identificar em mapas, gráficos e fotos a população brasileira e mundial, em seu crescimento, tendências e distribuição.

11.1.Compreender as formas de regionalizar o mundo, analisando os principais critérios de classificações.
11.2.Reconhecer nas formas de produção regional o desenvolvimento desigual do território brasileiro.

12.1.Analisar em mapas temáticos a nova Ordem ou Desordem Mundial referenciando-se na lógica da globalização e fragmentação.

-Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.), na representação dos fatos e fenômenos relacionados à globalização política, econômica, cultural.
- Selecionar temas e aspectos da espacialidade das cidades que informam as transformações sob a ótica da globalização. 
- Analisar e comparar as singularidades e generalidades de cada lugar, paisagem, território, região no processo de globalização.

Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas

D4 - Reconhecer que a produção industrial exige cada vez mais quantidade versus velocidade, a partir de uma charge ou história em quadrinhos.
D5 - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as produtoras de matérias-primas.
D6 - Identificar os países que mais investem em ciência e tecnologia, através de um mapa.
D7 - Interpretar um gráfico de barras sobre investimentos em ciência e tecnologia, considerando a interdependência entre os países.
D8 - Descrever o funcionamento e atribuições da ONU, Banco Mundial, OEA e de seus principais organismos.
D9 - Justificar a criação de organizações não-governamentais para o exercício da cidadania, a partir da leitura e interpretação.
D35 - Explicar os objetivos do NAFTA
D29 - Explicar os objetivos do MERCOSUL
 • A sociodiversidade das paisagens.
• O impacto das transformações culturais das sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
- festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do Rosário.
-descrever  a linha do Equador  em seus aspectos relevantes  da paisagem natural e cultural, reconhecendo a biodiversidade e sociodiversidade desse lugar, no Brasil e no mundo.
- Analisar o clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à sociodiversidade do Equador./  costumes, hábitos e valores.
- Compreender a identidade  dos povos da Floresta  e ribeirinhos, problematizando o uso  das unidades de conservação.
- ecossistemas e os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima.
- Saber identificar as zonas térmicas da Terra.
- Ter noção de biodiversidade e sociodiversidade.
- Saber comparar diferentes culturas.
- Ter noção de impactos ambientais, patrimônio ambiental  e  desenvolvimento sustentável.
• O papel das transnacionais e a ampliação das corporações e do protecionismo de mercado
• A globalização e a flexibilização das economias nacionais para mercadorias e investimentos estrangeiros
• Desregulamentação dos fluxos de capitais/mercadorias/serviços/informações
• As políticas de privatizações e medidas econômicas neoliberais
• O papel do FMI e a desarticulação e dependência dos países pobres
• A explosão comercial no mundo e a participação brasileira nesse fluxo de comércio
•O Brasil no mercado internacional: protecionismo, parcerias e disputas
• As integrações regionais com enfoque no mercado brasileiro e no Mercosul
• O futuro das integrações regionais: MERCOSUL, EU, APEC, ASEAN, NAFTA
1. O enfraquecimento das antigas potências e a descolonização
2. O mundo bipolar: o bloco ocidental capitalista liderado pelos EUA; o bloco oriental socialista liderado pela URSS; OTAN, Pacto de Varsóvia;a corrida armamentista e espacial;programa “Guerra nas estrelas”; divisão do mundo: países desenvolvidos capitalistas, socialistas e subdesenvolvidos
3. Crise do mundo socialista: glasnost, Perestroika, queda do muro de Berlim
4. A ordem econômica dos megablocos substituindo a lógica dos primeiro, segundo e terceiro mundo na perspectiva da integração de mercados e acordos comerciais
5. A desordem mundial: o choque das civilizações e as fronteiras raciais, políticas, religiosas e de gênero criadas pelos países do Norte em relação à imigração dos países pobres.
- Analisar em mapas temáticos a nova Ordem ou Desordem Mundial referenciando-se na lógica da globalização e fragmentação.
 - Investigar sobre as  múltiplas intervenções geopolíticas:  Guerras mundiais, Guerra Fria e a crise do mundo socialista, entendendo  as profundas transformações no cenário mundial com o surgimento de novos Estados e a onda nacionalista;
- Reconhecer na hegemonia geopolítica dos EUA focos da fragmentação no mundo;
- Identificar a nova organização do mundo capitalista em blocos econômicos, diferenciando-os em suas potencialidaddes e contradições;
- Interpretar as mudanças econômicas e a emergência da China no cenário mundial globalizado.
- Compreender a flexibilização das fronteiras dos Estados-Nação na nova ordem e desordem mundial.

Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC


PLANO DE ENSINO

8º ano – Ensino Fundamental. (4º Bimestre)
E. E. ““.
DISCIPLINA- Geografia
PROFESSORA:

   
EIXO TEMÁTICO III GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
TEMA 3 : REDESENHANDO O MAPA DO MUNDO: NOVAS REGIONALIZAÇÕES
EIXO TEMÁTICO IV MEIO AMBIENTE E CIDADANIA PLANETÁRIA
TEMA 4 : AMBIENTE, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
EIXO TEMÁTICO III GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
TEMA 3 : REDESENHANDO O MAPA DO MUNDO: NOVAS REGIONALIZAÇÕES
Tópicos
aulas
Habilidades
Estratégias
Descritores
Conteúdo
Tópico 13. Revolução técnico-científica


Tópico 16. Desenvolvimento sustentável

Tópico 20. Padrão de produção e consumo

Complementar: XV. Diversidade cultural

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4


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13.1.Compreender e aplicar noções e conceitos básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades.
13.2.Ler e interpretar textos, documentos e vídeos que discutem o avanço técnico e a pesquisa científica da terceira revolução industrial.

16.1. Explicar a relação existente entre o consumo da natureza e a sustentabilidade ambiental.
16.2.Diferenciar as características técnicas dos produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional.

20.2.Explicar a relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais contemporâneos.
20.3.Reconhecer padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista

-Localizar, identificar e descrever os fenômenos relevantes da paisagem cultural que se expressam no movimento da globalização.
-Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à sua extinção e descaracterização do modo de vida.
-Entender como os povos do Equador, dos desertos quentes e gelados, constroem suas identidades com as paisagens e as regiões demarcando sua territorialidade e espacialidade.

Interpretação de textos;
Bingo;
Arguição  -   oral;
Aulas expositivas;
Prova relâmpago,
Prova Escrita;
Trabalhos em classe
e extra classe;
Interpretação de charges, mapas,
gráficos,tabelas
D75 - Analisar os aspectos positivos e negativos do Proálcool.
D76 - Associar a produção agroindustrial com a expansão da mão-de-obra assalariada no campo (bóia-fria), através de textos, charges e letras de música.
D78 - Identificar, a partir de mapas viários, os fluxos de mercadorias e pessoas pelo território brasileiro.
D79 - Avaliar a importância dos portos e aeroportos para a economia brasileira.
D80 - Avaliar a importância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na luta pela reforma agrária no Brasil.
D81 - Descrever as desigualdades regionais do Brasil, do ponto de vista socioeconômico ou étnico-cultural, a partir dos dados organizados em tabelas ou mapas. 
D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho.
D5 - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as produtoras de matérias-primas.
D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, letras de música ou poesias.
D14 - Associar a questão da migração campo-cidade no mundo capitalista industrializado com a mecanização do campo, observando uma gravura.
D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.
D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia.

1. Os antecedentes da revolução técnico-científica
• As duas primeiras revoluções industriais
• A recuperação econômica da Europa, em especial a Alemanha.
• A recuperação do Japão
• A competição entre os grandes conglomerados capitalistas
• A corrida armamentista e a disputa aeroespacial (EUA/URSS)
2. A terceira revolução industrial
As inovações nos serviços e indústrias e seus impactos socioeconômicos, políticos, ambientais, culturais a partir do uso da microeletrônica, informática, robótica, biotecnologia introduzidas pelas multinacionais.
3. O desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil: perspectivas e impactos.

• Características técnicas dos produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional.
• O uso e abuso do consumo de atratividades naturais e culturais pelo turismo de massa e as formas sustentáveis/insustentáveis de relacionamento entre turista e meio ambiente.
• A territorialização dos bens naturais e sócio-culturais pelo ecoturismo e as possibilidades e limites do uso sustentado de áreas naturais.

• Os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares, avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade.
• A relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais contemporâneos.
• Os padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista.

Aspectos o meio técnico científico informacional impregnou aquele grupo, sua cultura, e se expressa em seu habitat.
Os fenômenos culturais que explicam as identidades regionais de vários povos da Terra.
A extinção e descaracterização do modo de vida dos povos da terra que não se desenvolveram de acordo com o movimento da globalização.
A construção das identidades dos povos com suas paisagens e regiões em destaque com as questões climáticas.

Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
Observação Trabalhar os DESCRITORES em alguns casos de forma isolada, porque a maioria não se relaciona ao CBC

3 comentários:

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