Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Atividades sobre Regimes Totalitários, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria

   
REGIMES TOTALITÀRIOS:
Definição-Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante, não há espaço para a prática da democracia ou direitos individuais. O líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Exemplos de países que adotaram o totalitarismo: Itália, Alemanha, Espanha e Portugal (1930 a 1940).
Características:- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);- Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL-
Motivo - surgimento de governos totalitários com fortes objetivos expansionistas. Na Alemanha o nazismo de Hitler, na Itália Fascismo de Benito Mussolini, o Japão também queria expandir seus domínios. Os três, expansionistas, uniram-se no  Eixo.
O Início- O marco inicial da guerra ocorreu em 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e EUA) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).
Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes:- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo.  Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no (Havaí). Após este fato, considerado traição  os EUA entraram no conflito, fortalecendo e sendo decisivo para a vitória dos aliados. Vitória que teve ajuda do rigoroso frio russo aumentando as  perdas alemãs. O Brasil também participa diretamente, enviando para a Itália  os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
Final e Consequências- O conflito terminou em 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar a rendição, ainda sofreu um forte ataque dos EUA, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki.
O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus. Com o final do conflito, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também a Guerra Fria, colocando em lados opostos, EUA e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
GUERRA FRIA: tem início após a Segunda Guerra Mundial, EUA e União Soviética disputam a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética com sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. E Estados Unidos,  defendia a expansão do capitalismo, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. A definição de GUERRA FRIA é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre EUA e URSS. Mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares e um conflito direto significaria o fim da vida no planeta Terra. Porém ambos alimentaram conflitos em outros países como Coréia e Vietnã.
Paz Armada-
 As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre os dois, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. Nesta época, formaram-se dois blocos militares com objetivo de defender os países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (EUA) e o  Pacto de Varsóvia (URSS).
Corrida Espacial-
 EUA e URSS tiveram grandes avanços espaciais. Os dois queriam mostrar ao mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço, em 1969, os EUA manda o primeiro homem a lua.
Caça as Bruxas- Os EUA tinham uma forte política de combate ao comunismo, usando  cinema televisão, jornais, propagandas e até as histórias em quadrinhos como formadores de opinião. Na URSS   Partido Comunista  perseguia, prendia e até matava aqueles que eram contra o governo. Para isso, contavam com serviços de espionagem CIA nos EUA e KGB na URSS.
"Cortina de Ferro"- Após a Guerra, a Alemanha foi dividida em duas pelos países vencedores. A República Democrática da Alemanha, capital Berlim ( para URSS, socialista) e República Federal da Alemanha, capital Bonn ( EUA, capitalista). Em 1949 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas: uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro". 
Plano Marshall e COMECON- As duas potências criaram planos para desenvolver os países membros. EUA criaram o Plano Marshall, oferecendo ajuda para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra e o COMECON, criado pela URSS  garantia auxílio aos países socialistas.
Envolvimentos Indiretos:
Guerra da Coréia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o socialismo. O sul da Coréia resiste com o apoio dos EUA. A guerra termina com a divisão da Coréia. A Coréia do Norte sob influência soviética se torna socialista, e Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã: Ocorreu de 1959 a 1975 e teve intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de   todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas morreram. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 
Fim da Guerra Fria- A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Encontre no diagrama as palavras que se referem a falta de democracia que acontecia nos países totalitários:
C
E
N
S
U
R
A
A
S
D
F
G
H
J
K
L
A
S
D
F
G
I
J
C
N
T
R
O
L
E
D
A
C
O
M
U
N
I
C
A
Ç
Ã
O
A
A
A
Q
W
E
R
T
Y
U
I
O
A
S
D
O
I
R
A
T
I
L
A
T
O
T
A
S
A
S
G
H
J
K
L
Ç
K
L
K
L
A
S
D
F
H
J
K
Ç
O
E
X
A
L
T
A
Ç
Ã
O
A
O
L
Í
D
E
R
Q
W
E
R
T
Y
U
E
L
E
I
Ç
Õ
E
S
M
A
N
I
P
U
L
A
D
A
S
Q
W
E
Q
A
S
D
F
G
H
J
K
F
A
L
T
A
D
E
E
L
E
I
Ç
Õ
E
S
Q
W
E
R
T
Y
U
I
O
R
E
P
R
E
S
S
Ã
O
Q
W
E
R
T
E
X
C
E
S
S
I
V
O
U
S
O
M
I
L
I
T
A
R
Q
W
E
R



Sobre a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, marque V ou F
(   ) Nazismo e fascismo foram partidos totalitários
(   ) A Alemanha venceu a II Guerra.
(   ) A II Guerra começou quando a Alemanha invadiu a Polônia.
(   ) O Brasil não se envolveu na II Guerra Mundial.
(   ) O frio rigoroso da Rússia ajudou a derrotar a Alemanha.
(   ) As cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, foram atingidas pela bomba atômica.
(   ) Durante a II Guerra mais de seis milhões de judeus foram exterminados pelo racismo alemão.
(   ) A II guerra aconteceu porque países como Alemanha e Itália queriam  expandir seus territórios.
(   ) Alemanha, Itália e Japão queriam aumentar seus territórios, por isso se uniram e deram início a II guerra mundial.
(   ) Inglaterra, URSS, França e EUA, formaram o grupo dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).
(   ) Os EUA entraram na guerra depois que o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor.
 (    O Brasil participou da guerra enviando para a Itália  os pracinhas da FEB. Os soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
(   ) Alemanha,  e Japão não se renderam depois da derrota na guerra, por isso foram atacados com a bomba atômica.
 (   ) Depois da II guerra foi criado a ONU(Organização das nações unidas) com o objetivo de promover a PAZ.
(   ) Depois da Guerra os vencedores EUA E URSS se tornaram rivais e deram início a Guerra Fria, uma disputa  entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos queriam influenciar o mundo com seus pensamentos.

Na GUERRA FRIA, EUA e União Soviética disputam a hegemonia política, econômica e militar no mundo, sem o uso de armas
entre si.Marque (1) para o que se refere a URSS e (2) para o que se refere a EUA
 (   ) criaram a OTAN
(   ) democracia
(   ) economia de mercado
(   ) maior igualdade social
(   ) economia planificada
 (   ) lançaram o foguete Sputnik
 (   ) partido único (Partido Comunista)
(   ) criaram o pacto de Varsóvia.
(   ) propriedade privada.
(   ) sistema socialista
(   ) sistema capitalista
(   ) falta de democracia.
(   ) perdeu a guerra do Vietnã.
(   ) primeiro homem na lua
(   ) primeiro ser vivo no espaço

Sobre a Guerra Fria, marque (X) nas alternativas verdadeiras:
(   ) A Alemanha capitalista tinha capital em Boon.
(   ) A Alemanha socialista tinha capital em Berlim.
 (   ) Durante a guerra Fria, na URSS só existia um partido político: o Partido Comunista-PC.
(   ) KGB era a força de espionagem da URSS durante a Guerra Fria.
(   ) Muro de Berlim foi chamado de “Muro da Vergonha” e de “Cortina de Ferro”
 (   ) CIA era a força de espionagem dos EUA durante a Guerra Fria.
(   ) A guerra fria acabou por causa da falta de democracia e atraso econômico do lado socialista.
(   ) EUA e URSS tentaram, durante a Guerra Fria, implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
(   ) GUERRA FRIA foi um conflito ideológico, sem o uso de armas diretamente entre EUA e URSS.
 (   ) Se EUA e URSS tivessem usado armas durante a GUERRA FRIA, poderia ter posto   fim a vida no planeta Terra por causa das centenas de armas nucleares que possuíam.
(   ) EUA e URSS não usaram armas entre si, mas usaram em outros países como Coréia e Vietnã.
(  
 ) Depois da 2ª guerra a Alemanha foi dividida entre os países vencedores (EUA e URSS)
(   ) Os EUA venceram a guerra Fria. Prova disso é que hoje o capitalismo e global.

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª
(   ) Cortina de Ferro
(   ) Corrida Espacial
(   )Caça as Bruxas
(   )Paz Armada
(   ) Plano Marshall
  ) Comecon
(   ) EUA e URSS tiveram grandes avanços espaciais para mostrar ao mundo qual era o sistema mais avançado.
(   ) Foi o muro de Berlin que dividia a Alemanha entre EUA e URSS. De um lado capitalista e do outro socialista.
(   ) Os EUA perseguiam os comunistas e URSS perseguia os capitalistas.
(   ) Plano de reconstrução dos países capitalistas afetados pela Segunda Guerra
(   ) Plano para ajudar os países socialistas.
(   ) Enquanto houvesse um equilíbrio bélico  entre EUA e URSS a paz estaria garantida, porque um tinha medo do ataque do outro.

 Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Guerra da Coreia e Guerra do Vietnã aconteceram durante a Guerra Fria.
Sobre esses acontecimentos marque V ou F.
(   ) Esses conflitos tiveram influência capitalista ou socialista.
(   ) EUA e URSS temiam usar armas entre si, mas usaram armar em conflitos como Guerra da Coreia e Guerra do Vietnã.
(   ) Com o fim da guerra da Coreia o país saiu dividido em duas coreias: uma socialista e outra capitalista e assim parmanece até hoje.
(   ) O Vietnã ganhou a guerra contra os EUA e adotou um sistema socialista.
(   ) Os vietcongues eram soldados vietnamitas que lutaram contra os EUA.
Relacione os líderes ao país dos partidos fascistas e ao nome e símbolo do regime.
( 1) Alemanha     
  (2)  Brasil
 (3) Itália-             
 (4)Portugal   
(5)Espanha                                                                        
(   ) Mussolini.              
 (   ) Adolf Hitler         
 (   )Franco                   
 (   )Salazar               
 (   ) Plínio Salgado          
 )Nazismo                  )Franquismo
 )Fascismo             
    )Salazarismo
 (  )Integralismo
(   ) Suástica
(   ) Galinhas Verdes
(  
 ) Fascio
Relacione idéias e características do Nazi-fascismo:
(1)Totalitarismo   (2)Nacionalismo   (3)Militarismo   (4)Censura   (5)Propaganda  (6)Violência contra as minorias   (7)Anti-socialismo
(   )ideologia baseada na idéia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.
 (  
 )Defendiam o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos. 
 (   )na Alemanha, perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, negros, homossexuais e deficientes físicos. 
(   ) Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que criticavam o governo eram presos e  mortos.
(  
 )usavam os meios de comunicação para divulgar suas ideologias. 
(  
 )regime político antidemocrático que concentrava poderes totais nas mãos do líder que podia tomar qualquer  decisão
(   )altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Objetivo de expansão territorial através de guerras. Os jovens eram treinados e preparados fisicamente para a guerra. Culto à força física


Nenhum comentário:

Postar um comentário