quarta-feira, 9 de maio de 2012

Matriz de referência de Geografia..PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
GEOGRAFIA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E SEUS DESCRITORES
I – GEOGRAFIAS DO COTIDIANO
D1
Comparar paisagem urbana e rural a partir da observação de imagens de diferentes tempos.
D2
Identificar nas paisagens urbanas e rurais suas oportunidades de trabalho, lazer e cultura.
D3
Identificar os tipos de relações sociais existentes no território considerando estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
D4
Reconhecer impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbano e rural.
D5
Identificar as redes que possibilitam a circulação de informações, mercadorias e pessoas no mundo linhada a Revolução tecno-científica.
D6
Identificar o IDH local e/ou regional considerando o uso e a apropriação do espaço.
II- A SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO-CULTURAIS
D7
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável.
D8
Reconhecer a dinâmica cultural moldada em diferentes paisagens no Brasil e no mundo.
D9
Identificar o impacto das transformações culturais nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
D10
Reconhecer e localizar o patrimônio histórico, cultural e natural brasileiro.
D11
Compreender a dinâmica da população brasileira e mundial.
D12
Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos e geomorfológicos e hidrológicos.
D13
Reconhecer os aspectos principais dos diferentes tipos de clima no Brasil e no mundo.
III – GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
D14
Identificar as diferentes formas de regionalização do especo mundial e brasileiro.
D15
Relacionar a “Antiga” e a Nova Ordem Mundial na lógica da globalização e da fragmentação.
D16
Localizar conflitos mundiais, movimentos separatistas, étnicos e religiosos.
D17
Identificar os avanços técnicos da Terceira Revolução Industrial (técnico-científica).
D18
Identificar as formas de organização industrial desde a Segunda Revolução Industrial até os dias atuais.
D19
Identificar as crises e conflitos de fronteiras, relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o processo de fragmentação mundial.
D20
Ler e interpretar documentos que discutem os impactos da globalização no espaço geográfico.
IV – MEIO AMBIENTE E CIDADANIA PLANETÁRIA
D21
Reconhecer e comparar os padrões culturais de consumo estabelecidos pela globalização em detrimento às identidades regionais.
D22
Reconhecer as diferentes técnicas de produção de alimentos e seus impactos no espaço geográfico.
D23
Relacionar o consumo da natureza e a sustentabilidade ambiental.
D24
Reconhecer na Agenda XXI a importância de suas diretrizes na construção de sociedades sustentáveis.
D25
Compreender a relação entre padrão de consumo, desequilíbrio dos ecossistemas e problemas ambientais contemporâneos.
D26
Reconhecer a importância da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na difusão da temática ambiental em nível planetário.
D27
Identificar políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade.
V- CARTOGRAFIA
D28
Identificar em diferentes tipos de mapa seus elementos (legenda, escala, orientação, fonte, título).
D29
Localizar fenômenos naturais, socioeconômicos e culturais em diferentes tipos de mapas.
D30
Reconhecer a ocorrência de um fenômeno no espaço à partir dos mecanismos de orientação (rosa dos ventos, bússola, GPS, coordenadas geográficas).
D31
Interpretar em gráficos e tabelas diferentes fenômenos geográficos.

2 comentários:

  1. Professora, existe algum site oficial com todos os descritores de Geografia? De onde tirastes estes? O que significam as letras (O) e (B) do lado dos descritores que encontramos em outros sites? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. esseas matrizes são apenas para 9 ano

    ResponderExcluir

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog